Lendas Negras

Lendas Negras Júlio Emílio Braz

Resenhas - Lendas Negras

Milla 26/01/2021

Sobre este livro...
É um livro bom, com leitura muito rápida e com bastante representatividade, como o título já diz "Lendas Negras", já dá para ter uma ideia sobre o que o livro se trata

Anna Paixão 28/04/2023

Lendas Negras como o próprio nome já demonstra é um livro de lendas. Lendas que contam sobre o continente africano.
São ao todo oito lendas com origem em: Botsuana, Angola, Mali, Tanzânia, África do Sul, Nigéria e Quênia. Todas curtas e em algumas percebi um elemento em comum os espíritos do mato.

Franciele 11/06/2022

Você se perde
As lendas não são massante, e possui um bom "moral da história" em cada lenda, o que faz com que você queira sempre ler a próxima logo.

Duda França 08/09/2023

Resumo do livro Lendas Negras
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? Estamos iniciando as leituras do mês de setembro e, pra começar, nada melhor do que um livro horripilante sobre o folclore africano.

? Em Lendas Negras, de Júlio Emílio Braz e Salmo Dansa, alguns contos assustadores são apresentados ao leitor, com ilustrações misteriosas, que se parecem com sombras.

? Desvende o folclore africano! A África tem uma infinidade de histórias místicas, e esse livro trás apenas algumas delas. Sabemos, infelizmente, que não é tão reconhecido, não vemos tantos livros sobre esse incrível tema, há quem acredite que nesse continente só existe pobreza, doenças e guerras, mas não, a África possui uma cultura riquíssima e deve ser admirada.

? Recomendo esse livro para os leitores que amam terror e horror, pra quem quer conhecer mais sobre o continente africano e até pro leitor que adora livros de mitologias.

? Já leu esse livro? Fale nos comentários!

MARTA CARVALHO 21/07/2022

Nosso povo é miscigenado e recebeu influência de várias etnias, mas a mais influente e que mais se expandiu é a mais desprezada. Em "Lendas Negras" há um resgate de alguns contos/lendas africanos ricos e cheios de significado e por muitos ignorados, afrodescendente ou não.
Os contos são curtos e de fácil compreensão e por isso deveriam ser passados aos mais jovens porque além do contato/conhecimento do folclore desse povo, há muitas lições ricas a serem aprendidas.
Uma leitura rápida e válida.

Luis Leitor 02/08/2010

Legal
Adorei ler sobre esse livro por que eu conheci mais sobre historias da Africa

Conan0 26/04/2021

Gostei
Esse é um infanto juvenil sobre lendas de origem africana. Achei bem legal por ser um tema pouco explorado, principalmente quando o público alvo são crianças/ pré-adolescentes.
Achei muito bom!
É um ótimo livro introdutório e a ilustração também é super legal!

Dani Ferraz 23/06/2021

"Lendas negras resgata essa herança esquecida ou premeditadamente ignorada..."
"Lendas negras resgata essa herança esquecida ou premeditadamente ignorada, apresentando-a a todos os dispostos a conhecer esse rico folclore e, quem sabe, despertar outros tantos a escrever mais sobre ele".

Este livro, escrito por Júlio Emílio Braz nos apresenta oito lendas africanas vindas de diversos países como Botsuana, Angola, Mali, Tanzânia, África do Sul e Nigéria. E como são gostosas de se ler!

O autor nos mostra em suas palavras que a África ainda é um mistério para muitos e são esses mistérios, o resgate das tradições culturais tão ricas em contextos, conteúdos e histórias que nos fazem mergulhar nas lendas apresentadas.

Em "Tsui’goob ou A batalha conta a morte" é impossível não sair lágrimas dos nossos olhos, assim como também saem do personagem. O ditado ou ensinamento/moral presente em "Quem perde o corpo é a língua", mais real impossível! Em "O homem-leão e o gado" e
"A menina e o barril" podemos notar o toque de magia, de encantamento que permeia algumas crenças. É possível identificar elementos tão inerentes ao comportamento humano, como por exemplo a persistente teimosia que nem sempre leva ao êxito em seu final nas lendas do "O demônio que engolia vidas", "Kigbo e os espíritos do mato" e "O homem que carrega a morte nas costas". E o que dizer da lenda "A viúva velha"? Os meios justificaram seu fim? Para ela a quem foi dado e tirado tudo mais de uma vez, estava claro que a felicidade não faria morada definitiva em seus dias...

Teimosia, encantamento, espíritos maus, espíritos protetores das florestas, a morte, povos zulu, chaga, mali, lendas, folclore, uma África rica, sábia, que comunga com a natureza as suas crenças e tradições e que nos é apresentada em uma linguagem fluida e cativante. Vale ressaltar que as ilustrações de Salmo Dansa representadas por misteriosas silhuetas se fundem na história de uma forma excepcional.

@litera2023 22/10/2022

Interessante!
Um livro cheio de cultura. Aqui o autor preocupou em passar para os leitores, as histórias africanas, mas além delas a cultura, o que a mídia não expõe.

Luana 22/12/2022

Uma leitura boa. Livro curto, mas interessante. As histórias são envolventes e algumas sobre algumas lendas conhecidas.

Dearibeiro 09/07/2023

Da infância
Um dos muitos livros que a escola me apresentou.
Me lembro de ter gostado quando li. Uma nostalgia rever essa capa.

Tati- Leitora 13/06/2020

Livro de criança também é bom
Acho que o único defeito desse livro é que ele é muito curto. Ele conta várias história folclóricas de várias regiões da África, todas foram muito bem contadas e são extremamente divertidas. As ilustrações presentes no livro inteiro são bem simples e ao mesmo tempo lindas. Eu amei!

Vanessa 14/10/2020

“Sempre me ressenti como afro-descente da inexistência de livros que falassem sobre a África ou que contassem suas histórias. Sem procurar muito, até hoje é bem mais fácil encontrar livros com lendas europeias, vikings, celtas, russas, japonesas. Nada contra. O homem é a somatória de suas experiências e de tudo o que lê. Quanto maior e mais diversificada sua leitura, melhor. De qualquer forma, a máxima não se aplica às lendas, histórias e culturas africanas”.
É assim que o autor Júlio Emílio Braz começa sua obra, já me fazendo perceber que eu deveria ter o lido anos atrás, quando um professor indicou na ficha de leitura da escola, mas ainda bem que eu deixei o livro na minha estante e agora pude ler.
Como o título já sugere, o que o autor faz é adaptar lendas de países africanos, mostrando a sabedoria de diversos povos. É uma leitura bem rápida, de algumas horas, mas riquíssima e cheia de ilustrações que criam o clima das histórias.
Um excelente livro para o público infanto-juvenil: vocabulário simples, histórias curtas e com uma temática bem pouca explorada, mas essencial para o conhecimento da nossa própria cultura.

Emily 18/12/2022

Ótima proposta
A proposta do livro é excelente e gostei muito, mas considerando que são contos foi escrito de forma complicada demais