Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo

Resenhas - Olhos d'água

iamatilda 26/05/2024

MUITO BOM MEU DEUS

virei oficialmente fã dessa mulher. a professora passou pra gente ler (é leitura obrigatória na Unicamp, fiquei muito triste por não fazer unicamp inclusive porque as leituras de lá dão de 100000 a 0 na fuvest, mas enfim....) e eu AMEI

Ela trata tudo com tanta esperteza, tão real, tão pesado.... é uma escrita tão boa, é excelente, eu amei muito

muito bom mesmo, quero ler tudo dela, TUDO

mary 25/05/2024

Nessa coletânea de contos, há vários deles que dão um nó na garganta e um aperto no coração, como o de Maria e o de Zaíta. Outros nem tanto, ao ponto de fazerem com que eu me perguntasse ?o que eu estou lendo??. De toda forma, há muitas realidades cruéis abordadas, mas que apesar disso são muito constantes na sociedade e acho que em relação a isso, o livro atende bem à essa premissa. Rapidinho de ler também, por serem contos fica mais fácil ler rápido, o que eu gosto muito particularmente!

Vitoria.Albernaz 25/05/2024

Que livro lindo e emocionante, o livro é dividido em contos, e cada conto aborda uma problematica. Quero ler mais livros dessa autora

Larissa3354 25/05/2024

Esse livro tem contos bem profundos e que nos fazem refletir, a escrita da Conceição é muito boa. O meu preferido foi a história da Maria, em geral é um bom livro.

FerreiraM12 24/05/2024

Bom livro
O livro segue uma sequência de contos que demonstram a vivência marginalizada de diversos personagens. Cada conto faz crítica(s) sob olhar completamente distinto, tocando em questões que, muita das vezes, escolhemos ignorar ou estamos mergulhados demais na ignorância do dia a dia para prestar atenção.

Em diversos segmentos, porém, senti um tipo de romantização para com a vivência sob a fome, o crime e a sexualidade infantil - claro que, parando pra analisar, provavelmente não era o intuito da autora, mas acabou acontecendo. Parecia que as mulheres de todos os contos eram tomadas por essa sexualidade voraz e irrepreensível, independente da idade, o que torna o conto quase que uma paródia do que ele mesmo quer criticar. Em outros momentos, vi uma certa invalidação de religiões não-africanas, caracterizando personagens cristões/católicos numa luz exclusivamente negativa e personagens sob religiões de origem africana como heróis unidimensionais. O que, em si, não seria um problema, se não fosse algo regrado por todo o livro, tornando os personagens mais rasos, previsíveis e francamente difíceis de se conectar.

Há contos ótimos nesse livro, ótimos mesmo, que lhe fazem pensar e muito sobre a realidade periférica brasileira, mas as próprias crenças da autora também permeiam os contos e devem ser levados em consideração por quem quer apreciar obra.

brunapg 24/05/2024

A luta devia ser maior ainda.
?Vidas Secas? ganhou um companheiro na seção ?top livros da minha vida?.
Eu não preciso fazer nenhum comentário sobre esse livro, ele fala por si.
Eu amei.
Todos deveriam ler.

Lilian 24/05/2024

Marcante. Histórias reais que poderiam ser ficção, mas infelizmente não são!!!! O ponto de vista de quem vive cada história abala qualquer um (tem 1 em especial). Extremamente necessária a leitura.

letresenhas 24/05/2024

Mal posso esperar pra ler tudo que a Conceição Evaristo já escreveu na vida! Esse livro curtinho cheio de contos sobre pessoas negras e marginalizadas me bateu de uma forma diferente. Com uma escrita fluida e personagens que CHOCAM você, foi um dos melhores lidos do ano.
Eu tive que parar várias vezes pra respirar porque as vezes o que eu estava lendo era tão forte que foi impossível ler de uma vez.

Dâma 23/05/2024

Conceição é de uma sensibilidade nesses contos de "escrevivência". Eu também amo palavras compostas, Bica!

"[...] Mas escrever funciona para mim como uma frebre incontrolável, que arde, arde, arde..."

Xaiomiðº 23/05/2024

Um livro incrível, poético e triste...
Uma leitura rápida e fluída, recomendo para todas as pessoas.

Beatriz 22/05/2024

Meus olhos não encheram d'água...
Um coletânea de contos que culminam na mais pura e cruel realidade.
Hoje me veio a memória a leitura coletiva na escola de um desses contos. Acredito que como a maioria das pessoas, possuo uma memória visual dos livros e fui teletransportada pra uma cena triste dentro de uma favela.
Vindo de uma realidade semelhante é inevitável se identificar, a autora retrata de forma muito realista o relacionamento com homens que estão na vida do crime, a vida como mãe, o racismo e outros temas muito importantes.
É uma leitura rápida, mas não achei prazerosa, sei que muitos se emocionaram ao ler, mas eu apreciei ela de outra forma, certos temas estão presentes para refletirmos e mudar nossas atitudes e esse é esse livro é um bom ponto de partida.

Julia5751 22/05/2024

O meu olho realmente ficou d?água lendo
São uma coletânea de contos que envolvem temas muito importantes da nossa sociedade, leitura essencial demais.
Os primeiros contos meu coração se despedaçou por completo, me cativaram muito. Os últimos nem tanto, mas são bons também.
Um clássico de vestibular muito bom para te fazer chorar