Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo

Resenhas - Olhos d'água

Jessica 28/05/2024

Narra a história de uma mulher que relembra sua vida de lutas e perdas enquanto lava roupas em um rio.

Mar duh 28/05/2024

Leitura necessária
Li esse pela escola e foi uma das melhores leituras desse ano.Cada conto apresenta uma realidade dura de uma forma muito brutal e cheia de vários significados.
A várias coisas para se pensar e questionar, alguns podem considerar ele polêmico, mas não diminui a importância dele.
Conceição Evaristo é muito necessária no Ensino médio.

Mori5 28/05/2024

Maravilhoso, capítulo chocante e emocionantes, eu particularmente amei cada capítulo e o enredo e gostei como, começa e se encerrar sem deixa resquícios ou o capítulo vago

FlAvia1667 28/05/2024

A vida é capim, mato, lixo, é pele e cabelo. É e não é." O lado negativo desse livro é que ele é muito curto! Cada conto oferece uma riqueza imensa. Uma riqueza triste, uma riqueza de tragédias, nossas próprias tragédias. São contos íntimos de mulheres negras fortes, mulheres que refletem milhões de brasileiras. Há beleza nesses contos também, e muito amor: amor de mãe, amor de amantes, amor entre amigos, amores íntimos e profundos. Recomendo a leitura desses contos que devem ser lidos, absorvidos e sentidos profundamente!

kkphobia 28/05/2024

A gente combinamos de não morrer
Leitura simples e rápida, porém muito forte e extremamente importante pra formação de opinião moderna. Queria ter lido antes, bem antes de escrever qualquer redação sobre o tema de racismo estrutural, comunidades (favelas, como quiser chamar) e principalmente sobre crianças neste meio. Escrita muito boa dando ênfase à formação impecável da autora, uma diva.

deathxsouls 27/05/2024

Um livro com contos muito profundos que em vários momentos me fizeram refletir e sentir as tristes realidades que as pessoas enfrentam.

soubarroca 27/05/2024

Olhos d'Água, de Conceição Evaristo
Conceição traz de forma gradativa, em cada conto, uma realidade social que está muito distante de todos nós. Infelizmente, é o "normal" para muitas pessoas.

Fiquei desolada em diversos contos, acho que Maria foi o pior (e o melhor) de todos pq fez todo mundo chorar e o primeiro e o último foram singelo demais, uma esperança em meio ao caos.

O conto que menos gostei foi "quantos filhos natalina teve?". Eu entendo que tem essa questão de cada gestação é uma e que cada mulher reage de uma forma diferente, mas já me desceu aquela personagem. tipo, ela teve um filho com um cara que ela gostava e foi a pior coisa do mundo; depois ela foi estuprada, engravidou e achou a coisa mais legal e fofinha do mundo. minha filha????????? esse conto foi um tapa na minha cara e na cara de todas as meninas e mulheres que lutam e morrem por um aborto seguro depois de abuso.
Tais.Eliana 28/05/2024minha estante
Boa análise, concordo com sua opinião sobre o primeiro e último conto, e o conto da Maria é o melhor na minha opinião tbm.
Mas eu gostei muito do conto da Natalina justamente porque cada gravidez é única, mesmo para a mesma mulher. Na minha opinião ela vê a gravidez que veio do estrupo, como a liberdade do pensamento alheio, ela se sente livre porque ninguém vai se importar, nenhum homem ou mulher de maneira nenhuma, a primeira gravidez sem pressão.

soubarroca 28/05/2024minha estante
então, tais, eu fiz essa análise tbm. eu ainda percebi que a natalina teve essa reação justamente por ter matado o abusador. como forma de vingança, sabe. ela poderia viver aquele momento sabendo que não teria homem algum atrás dela ou esperando algo da gravidez ou, ainda, vivendo livremente após a violência cometida. interpretei e entendi todas essas mensagens que a conceição quis passar, mas ainda assim não gostei do conto (apesar de diferente e mostrar uma "quebra de expectativa). é um excelente conto e mostra a realidade de muitas meninas, mas não consegui engolir a narrativa :(

Johniere 27/05/2024

Olhos d'água: um livro urgente
Este livro de Conceição Evaristo nos apresenta um Brasil que sempre esteve aí, mas que a sociedade sempre fez questão de deixar, intencionalmente, à margem ou naquele quartinho de despejo, do qual tanto falou Carolina de Jesus . A escrevivência é nítida nas linhas de cada conto, ela ferve como o sangue nas veias e se espalha por todo corpo do livro.
Vale muito a leitura.

Fernanda 26/05/2024

Achei que seria de outra forma
O livro é até bacana porque a autora conta sobre a vida de várias pessoas diferentes e suas duras realidades. A leitura é boa pra gente parar pra refletir um pouco sobre as várias realidades que existem num mesmo lugar.

Antes de ler por alguma razão eu achei que seriam contos que de alguma forma se interligariam diretamente e jamais imaginei que teria coisas de sexo, mas como eu disse foi até bom pra expandir a noção de mundo existente na mente.

francezju 26/05/2024

Não sabia que esse era um livro de contos e descobri ao ler. apesar de gostar das histórias aqui, prefiro quando acompanho os personagens por mais tempo, pra ver o desenrolar do tempo e o desenvolvimento de tudo.
os contos apresentam diversas realidades e contextos difíceis nos quais muitas pessoas negras estão inseridas. são histórias fictícias que poderiam facilmente ser reais. a princípio achei que só teriam protagonistas femininas - como é na maior parte do livro - mas mais pro final tem alguns homens como figura central também.

Geovani.Moreno 26/05/2024

Vida sofrida
Há algum tempo meu exemplar estava na estante e dessa vez, foi chegado o momento de conhecer a obra da escritora Conceição Evaristo. Na coletânea de contos Olhos d?água, a escritora traz toda a carga emocional que envolve o racismo estrutural presente em nossa sociedade. Aqui não há lugar para romantização. Todos eles tem um tom melancólico e bem realista, nada esperançoso como diria Suassuna.
Com uma escrita fluida e em alguns contos algo poética, de fácil leitura. Apesar de boa a escrita, gostaria de ver as histórias mais aprofundadas. As histórias são curtas e fiquei com a sensação de que os personagens queriam dizer mais.
Gostei da leitura e já estou com outro livro da autora para ler.

Roxie 26/05/2024

Olhos d'água
Minha professora pediu pra gente ler o conto Maria pra aula de literatura, mas resolvi ler o livro todo e, nossa, foi muito forte!

tina. 26/05/2024

Li esse livro pra escola, e não achei uma leitura ruim! por serem vários contos (e serem curtos também), a leitura é rápida. A maioria é bem trágico e triste, o que eu realmente não precisava agora considerando as minhas leituras atuais KKKKKK mas, no geral, é bom!!

crosk 26/05/2024

Bem viceral
Eu tinha já escutado que esse livro era bom mas assim? sem palavras, leiam! Porque é algo que vai transcender tudo que você já leu.

Kathleen 26/05/2024

Olhos d'água é um livro em que a autora chama de "escrevivência". Conta com diversos contos e diversas narrativas, desde a descoberta da sexualidade, maternidade, infância e entre tantos temas. Conceição traz a crueza de uma sociedade marginal que busca novas perspectivas e às vezes até enlouquece com elas por não saber viver de outra dorme.
Apesar de não ter me apegado tanto a todos os contos, é impossível dar uma nota menor por todo o significado e toda a forma em que a narrativa é contada. Desenvolvendo os personagens, sua existência em tão poucas palavras.