Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo

Resenhas - Olhos d'água

Dâma 23/05/2024

Conceição é de uma sensibilidade nesses contos de "escrevivência". Eu também amo palavras compostas, Bica!

"[...] Mas escrever funciona para mim como uma frebre incontrolável, que arde, arde, arde..."

Xaiomiðº 23/05/2024

Um livro incrível, poético e triste...
Uma leitura rápida e fluída, recomendo para todas as pessoas.

Beatriz 22/05/2024

Meus olhos não encheram d'água...
Um coletânea de contos que culminam na mais pura e cruel realidade.
Hoje me veio a memória a leitura coletiva na escola de um desses contos. Acredito que como a maioria das pessoas, possuo uma memória visual dos livros e fui teletransportada pra uma cena triste dentro de uma favela.
Vindo de uma realidade semelhante é inevitável se identificar, a autora retrata de forma muito realista o relacionamento com homens que estão na vida do crime, a vida como mãe, o racismo e outros temas muito importantes.
É uma leitura rápida, mas não achei prazerosa, sei que muitos se emocionaram ao ler, mas eu apreciei ela de outra forma, certos temas estão presentes para refletirmos e mudar nossas atitudes e esse é esse livro é um bom ponto de partida.

Julia5751 22/05/2024

O meu olho realmente ficou d?água lendo
São uma coletânea de contos que envolvem temas muito importantes da nossa sociedade, leitura essencial demais.
Os primeiros contos meu coração se despedaçou por completo, me cativaram muito. Os últimos nem tanto, mas são bons também.
Um clássico de vestibular muito bom para te fazer chorar

Erica.Barone 21/05/2024

Uma das melhores coletâneas de contos que já li. Com uma abordagem realista sobre racismo, pobreza, sobrevivência, alguns contos são bem pesados e trágicos, mas essenciais para que sejamos conscientes das dores das pessoas marginalizadas na nossa sociedade.

Jessica1248 21/05/2024

Um gole seco a cada história, a escrita desse livro é chocante, são histórias curtas mas que causam grandes impactos. Amei todas elas.

Beatriz 21/05/2024

Realidade nua e crua
Foi difícil não se emocionar em alguns momentos e sentir o peito rasgar ao meio.

Conceição Evaristo tem uma escrita fantástica e fluída.

EduardaCGP 20/05/2024

Intrigante
É intrigante como a autora consegue em tão poucas páginas trazer sentimentos tão fortes e emocionantes.
Personagens que carregam dores de outras vidas, marcados pela cultura e marginalidade. Livro forte, pesado, e muito necessário para estourar bolhas.

Silmara.Miquelof 20/05/2024

Muito bom!
Esse livro retrata muito bem como as pessoas negras são tratadas no nosso país. Muitos não têm acesso à escola, a empregos e a uma vida digna.

Gostei bastante da escrita da autora, o livro é bem estruturado, com várias histórias dentro dele, cada história com um personagem diferente passando por situações diferentes.

Recomendo a leitura.

Nathalia.RAcher 19/05/2024

Então, eu até gostei muito dos contos, na verdade gostei bastante. Mas o último, nossa achei desnecessário, tão tedioso, tava acostumada com o desenrolar do livro sendo as histórias curtinhas, e aí terminar com uma enorme que eu não entendi nada do começo ao fim. Enfim né.

Samara Silva 18/05/2024

Expõe a realidade nua e crua a ponto de provocar sensações físicas. Chorei um pouco mais a cada conto.

.GABI. 18/05/2024

Lembranças
Ler este livro despertou em mim um misto de nostalgia e afeto. Quando o conheci pela primeira vez, ainda no fundamental, lembro-me vívidamente da minha professora compartilhando um conto a cada aula.
Fiquei encantada com a maneira como ela lia, transmitindo emoções como amor, tristeza e raiva - sua interpretação era cativante. Foi por meio dela que descobri o prazer da leitura e da declamação de poemas, tanto os meus quanto os de outras pessoas.
Ao relê-lo hoje mais uma vez, os olhos cheios da água, foram os meus.

Prim 17/05/2024

Dor e esperança
Versão chata:

São contos que narram experiências do mundo com muita sensibilidade, mas sem deixar escapar a dor e a crueza das vidas reais ali representadas.

Versão mais real:

C@ral#o, o que foi isso que eu li?
Sinto que a minha redoma de privilégios sofreu avarias irreparáveis. Não dá para ler e não sentir alguma coisa quebrar aqui dentro do peito.

Ter a consciência de que o que eu considero dor não pode ser comparado com a dor em algumas realidades é até simples. Porém, perceber que a esperança é um privilégio, isso é bem diferente.

Para mim, e para a maior parte das pessoas que conheço provavelmente, pensar em uma solução para um problema, ou desejar algo que vá além da mudança da situação atual, ou mesmo esperar algo diferente da vida, são coisas normais. Isso envolve esperança e o "poder fazer escolhas".

Mas, e se essas coisas lhe são tolhidas?

Ninguém entende como se sobrevive, dia após dia, sem esperança, porém, milhares de pessoas são forçadas(!) a isso.

E aqueles que são privilegiados, na maioria das vezes, nem sequer têm noção de que isso acontece. Dizer que alguém tem uma vida difícil é um entendimento, mas ter consciência da dimensão dessa dificuldade... isso dá bem mais trabalho.

Todos os contos desse livro trabalham muito bem essas questões. A realidade não só é dolorosa, como, muitas vezes, não se tem sequer o privilégio de esperar um final... diferente do imposto pela sociedade, quiçá um final feliz.

Valeu muito a leitura.

Maria 17/05/2024

OLHOS D'ÁGUA
Eu estava com bastante expectativa sobre esse livro, muito indicando, dizendo que choraram horrores (como uma boa leitora, corri pra ler), que tinham muitos aprendizados, críticas e vivências.

Tiveram muitos contos que eu gostei, principalmente os primeiros: Olhos d'água, Ana Davenga, Lumbiá e Maria, mas depois desses a leitura ficou difícil, cansativa e arrastada

Demorei bastante para finalizar a leitura, embora o livro seja pequeno. Foi uma leitura boa, mas não extraordinária, como minhas expectativas apontaram.