Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo

Resenhas - Olhos d'água

Jenesaispas 06/06/2024

Qual era a cor dos olhos da minha mãe?
Um livro difícil não do ponto de vista de vocabulário, mas do conteúdo em si. Ele aborda temas muito sérios e importantes. Apesar de se tratarem de contos ficcionais, são coisas que realmente ocorrem na vida real e nós nem nos damos conta porque está fora de nossa bolha.
Um livro difícil e angustiante, porém extremamente necessário.

luuas.reads 06/06/2024

Poético e brutal
Um dos meus favoritos do ano.

Real e doloroso, me emocionei em quase todos os contos. Impossível de largar esse livro!

Maria Clara 05/06/2024

A cor dos olhos da minha mãe era de olhos d'água.
Fenomenal! O lirismo em conjunto com o sofrimento da vida negra, as palavras demonstram emoções, que fazem o leitor mergulhar no momento e preencher seus olhos com água.

O rascimo é como uma faca laser, que dilacera, machuca e deixa a carne em pedaços. Ao mesmo tempo que o livro é poético também é doloroso.

Não consigo acreditar e nem pensar como podem pessoas dizer que o racismo não existe, que a escravidão nunca ocorreu, porém aconteceu e continua ocorrendo encoberta pela desigualdade social e racial.

No final, eu me pergunto, a cor dos olhos dos meus ancestrais negros e negras também eram de olhos d'água?

Ariana Xavier 05/06/2024

Olhos d'água
São contos cruéis, poéticos, reais e por isso, difíceis de ler.
Alguns contos me tocaram muito, em outros fiquei bem confusa.
É um livro incrível só não é muito para mim. rs

"E quando a dor vem encosta-se a nós, enquanto um olho chora, o outro espia o tempo procurando a solução."

isadormiu 04/06/2024

Aah esses olhos marejados
Chorar é algo tão simples tão fácil mas ao mesmo tempo consegue ser tão complexo e difícil?choramos por nossas tristezas mas também choramos por nossas conquistas?ah como é complicado chorar
esse livro me fez abrir os olhos para muitas coisas e muitas de minhas ações, mas não foi tudo aquilo que eu imaginava que seria, acho que coloquei minhas expectativas muito altas?quem sabe em um próximo choro

Lyne.Pacomio 04/06/2024

Pesado
Um livro cheio de dilemas sociais , sexuais e outros comportamentos humanos e vivência em favelas . Temos vários contos pesados porém com pesos diferentes. Apesar de entender o peso e a importância desse livro, a leitura não me pegou como eu gostaria. Porém achei a escrita maravilhosa e as histórias incríveis.

Fabiana.Ferreira 03/06/2024

?Eram tantas lágrimas, que me perguntei se minha mãe tinha olhos ou rios caudalosos sobre a face. ?
Cada conto desse livro é real, profundo e toca em nosso âmago.

Laura4016 03/06/2024

Interessante leitura
Ler contos não é muito o meu tipo ideal de leitura, esse foi meu primeiro contato com Conceição Evaristo, que reune mini contos sobre personagens subalternos.
Fala sobre diferentes historias, alguns contos se destacam mais como o ?Ana Davenga? que é sobre a esposa de um bandido, mostrando sua historia e como ela se relaciona com seu marido. Outro conto que me chamou atenção foi ?Quantos filhos Natalina teve??, bem interessante, mostrando outra realidade.
Vale a super a pena a leitura! Rapido e fluído! Da pra ler em uma tarde.

Ana Ju 02/06/2024

Uma obra repleta de pedradas
Honestamente não esperava nada menos de Conceição Evaristo.
A cada historia eu ficava mais impactada, a cada personagem introduzido eu me debruçava em tristeza, a cada conto eu mergulhava num mar de lágrimas pela realidade retratada.
A escrita maravilhosa e a imersão trazida em Olhos D'Água me fizeram refletir muito sobre a triste vivência não mostrada pelos jornais dos negros das favelas e abandonados pelo mundo. Apesar de ser algo que eu tenho completa consciência, segue sendo difícil engolir como essa é a vida da maioria dessas pessoas.
Obrigada pela lição e pelo choque tão necessário de realidade Conceição.

Juliane.Clarice 02/06/2024

"Minha mãe trazia, serenamente em si, águas correnteza. Por isso, prantos e prantos a enfeitar seu rosto. A cor dos olhos de minha mãe era cor de olhos d'água."

Conceição Evaristo consegue fazer a gente se envolver em cada história, de uma maneira tão simples e forte.
Não precisa de muito. Cada conto com sua emoção, com sua reflexão, com o mais puro cotidiano de muitos.

Incrível.

Eloiza.Teodoro 02/06/2024

Muito bom!
Acho que devemos valorizar mais as escritoras e escritores nacionais. Gostei muito da forma que a Evaristo narra essas histórias que tocaram meu coração e consciência. A forma meio poética em que ela escreve agarram nossa atenção. Pretendo ler mais livros da autora..

lujin 02/06/2024

Este livro evocou em mim uma mistura de tristeza e frustração. Compreendo sua importância na representação das dores e conflitos de pessoas afro-brasileiras na atualidade, mas, pessoalmente, não consegui apreciá-lo totalmente.

???
(esse livro eu concluí com o audiobook.)
maratona #mlv cidade das ilusões

legalaice 01/06/2024

Quanto de grandeza é necessário para pensar-criar-narrar vivências nunca escutadas, diminuídas pelo que insistimos em chamar de vida?
as palavras de Conceição afirmam o potencial universo de cada ser ordinário que samba numa roda, que espera um ônibus, que senta na porta de uma igreja, de quem acorda às 05:49 para ver o tempo e desejar um dia ensolarado.
pequenezas assim me levam a um estado meditativo sobre estar viva.
"...qualquer vida era um risco e o risco maior era o de não tentar viver." (p. 26)