Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo

Resenhas - Olhos d'água

Gabi021 10/06/2024

Olhos d'água seriam os meus?
A Conceição me esmurrou fortemente com essa coletânea de contos árduos, porém verdadeiros. Sinto que sempre estamos pendendo na balança da realidade, e o maior baque é quando ela nos é mais uma vez, escancarada. Da sua forma nua, crua e sangrenta.

Em "Olhos d'água" nos deparamos com histórias que vão nos apresentar uma pequena parcela do sofrimento e angústia vivido por pessoas pretas, periféricas e que vivem sempre com a vida por um fio.
Mulheres, crianças e até mesmo homens lidando com realidades cruéis e fazendo de tudo para sobreviverem à mesma, a qual estão inseridos e muitas vezes, presos.

É um livro que mesmo de forma poética, mantém o peso ideal dos acontecimentos, trazendo à tona reflexões fortes que nos pegam de maneira desprevenida. Arrisco a dizer que todos deveriam ter acesso à essa leitura rica, pois vale demais a pena. Nos obriga a enxergar a vida e as pessoas de outra perspectiva e a sensibilizar nosso olhar para com essas.

Me emocionei grandemente em vários contos, pensando que talvez os olhos d'água fossem os meus... Sei que sempre levarei essa experiência marcante junto a mim, sempre torcendo para que outras pessoas possam desfrutar da mesma sensação e do mesmo impacto.

A escrita da Conceição Evaristo é impecável e sem filtros. Espero ansiosamente para ler outras obras da autora! 🖤

Juliana 10/06/2024

Eu já tinha bastante expectativa em relação a esse livro porque eu sempre vejo elogios, sei da importância da Conceição Evaristo e ainda não tinha encaixado nas minhas leituras.

É um livro de contos, que não necessariamente é meu gênero preferido, mas esse me tocou demais (queria até trabalhar ele em escola). Todos eles falam sobre racismo, desigualdade e a maioria fala sobre ser mulher negra (não tenho certeza se são todos que falam, por isso a maioria). O livro é profundamente triste e humano.

Acho que ele está muito de acordo com a discussão de Literatura como direito humano, não só por abordar essa temática, mas porque a arte pode ajudar muito a visualizar questões que só a abordagem mais racional não dá conta. Mais do que dar a voz para essas narrativas, elas dialogam com nosso subjetivo e podem auxiliar a construir uma sociedade mais humana e sensível.

Joyce585 10/06/2024

Que mulher genial, que escrita maravilhosa
Esse é um livro que trás uma série de contos da Conceição Evaristo. A escrita é sensível, as vezes crua, mas sempre nos faz refletir sobre a realidade. A cada conto eu só conseguia pensar: ?mdsss, que mulher genial, que escrita maravilhosa?. Recomendo demais a leitura. É um livro curto, mas recomendo que a leitura seja feita com calma para conseguir absorver bem cada história.

R.Merrighi 09/06/2024

Olhos D'água
"De que cor eram os olhos de minha mãe?"

Esse livro é magnífico, estranhamente e tristemente real. Aborda a infância, a morte, os sonhos, o desejo, o racismo, a brutalidade, a inocência, a saudade, a humanidade, o medo, a escassez ect. A leitura é uma mistura de tristeza, genialidade e reflexões, com certeza vale a pena!

Mauricio 09/06/2024

Contos reais, trágicos e poéticos
Conceição Evaristo neste curto livro de curtos contos foi capaz de mostrar que a poesia resiste, mesmo no meio dos subúrbios, da violência, do machismo, da fome, da tristeza, da prostituição, e de outras chagas que teimam em assombrar as populações mais desfavorecidas, especialmente a das mulheres pretas periféricas.
São contos em que há uma mistura da realidade dessa vida dura com um certo tom de mistério onde as vidas vão aos poucos se revelando e o que é revelado quase ou sempre é uma tragédia, mas é aí em que a poesia se mistura com o íntimo e os desejos dos personagens e o que prevalece é a beleza de um texto fabuloso.
Fiquei com muita vontade de ler mais Conceição Evaristo!

Eva Ev 09/06/2024

Eu conclui ?Olhos D?Água? já fazem 10 dias e, até então, ainda não tinha conseguido reunir as palavras necessárias para escrever uma resenha sobre uma obra desse tamanho e potência - e creio ainda não as ter.

Sonhei com esse livro. Sonhei que precisava ler ele. Sonhei que devia comprar ele, mesmo sem ter lido Evaristo até então. Que grata estou por esse sonho, pois essa foi uma leitura que moveu a minha alma.

Em 15 crônicas, Conceição Evaristo desdobra poeticamente sua escrevivência e retrata a história de personagens pretos periféricos, alarmando nossa consciência para o fato de que cada oportunidade, rumo e desfecho seria diferente se - cruelmente - a cor da pele fosse outra.

É, sim, um choque de realidade doloroso, até para os mais conscientes, pois é um retrato do REAL, é uma escrita de sobrevivência, não é apenas ?teórico?!

Ana 09/06/2024

Que livro...
Gente, despertou tantas emoções em mim...
Ele é um livro que eu diria ser pesado por N fatores, já que ele retrata algo real e que ainda acontece muito aq no Brasil, um livro essencial para ser lido e ótimo para usar em vestibulares

Livia 08/06/2024

???????????????????????????????????????????????????

carolnepm 07/06/2024

Não sei oq dizer, é um livro muito importante, com muitos relatos de dor e sofrimento, por isso fiquei com dó de não dar uma nota maior. mas, talvez por ser tão pesado, não me prendeu tanto, senti falta de algo

rbwcah 06/06/2024

Um livro repleto de narrativas de situações reais, um livro importantíssimo para entendermos muito do que acontece na sociedade, e de alguma forma,
abrir os olhos de quem os mantém fechado, muito lindo!

Joyce 06/06/2024

Estou encantada com a escrita da Evaristo, sem dúvidas é uma prosa poética. O livro em si é ótimo; cada conto retrata um pouco das realidades das pessoas pretas que vivem em periferias.
Tendo em vista que a própria Evaristo relatou que suas obras são escrevivências, podemos perceber que a mesma escreve com a autoridade de quem já vivenciou e/ou presenciou muitas das violências (fome, desigualdades sociais, desestruturação familiar, abusos, etc.) retratadas no livro.
Este livro é uma lupa sobre as realidades sociais de muitos brasileiros.

Michele Rayane 06/06/2024

Livro com temas super necessário porém difíceis de ler
Mais uma leitura do clube para me fazer sair da caixinha!

Eu gostei desse livro porém com ressalvas. Os assuntos retratados são de super importância mas não consegui entender tanto por conta da escrita poética, não é o tipo de escrita que estou acostumada porém depois de ler e entender um pouco da obra as histórias ficaram mais claras.

Como eu comentei com as meninas do clube, eu gostaria que a autora tivesse trago uma única história e relações entre os personagens do que vários contos pois alguns contos eu gostei tanto que queria ter lido mais sobre.

No geral, é uma obra super importante de ser lida porém também precisa ser bem estudada.

Jenesaispas 06/06/2024

Qual era a cor dos olhos da minha mãe?
Um livro difícil não do ponto de vista de vocabulário, mas do conteúdo em si. Ele aborda temas muito sérios e importantes. Apesar de se tratarem de contos ficcionais, são coisas que realmente ocorrem na vida real e nós nem nos damos conta porque está fora de nossa bolha.
Um livro difícil e angustiante, porém extremamente necessário.

luuas.reads 06/06/2024

Poético e brutal
Um dos meus favoritos do ano.

Real e doloroso, me emocionei em quase todos os contos. Impossível de largar esse livro!