Cacau

Cacau Jorge Amado

Resenhas - Cacau

Junior Melo 18/12/2020

O Cacau é o ouro
Primeira obra de Jorge Amado que escolho pra ler, decidi ir por ordem de publicação dele, e foi um começo muito bom. Como conterrâneo de Jorge, nascido na mesma cidade, sou suspeito a falar a obra retrata a realidade da região muito bem, e infelizmente ainda é bastante atual. A obra tem alguns problemas de narrativa que acho que se devem pelo fato de ser uma de suas primeiras, mas nada muito negativo, mas o final foi bem anticlimático.

Nado 21/11/2020

Esse título de Jorge Amado traz ao leitor a realidade das fazendas e roças de cacau na Bahia. A história se passa há quase um século e mesmo assim, retrata a realidade atual de muitos brasileiros. Uma leitura extremamente válida e que mostra como os "donos do poder" exploravam e ainda exploram uma grande parcela da sociedade.
Recomendo a leitura.
Andre234 21/11/2020minha estante
AEEE!!! escolhi um livrão hein??

Nado 22/11/2020minha estante
Maravilhoso, Dé!

Natty 09/04/2023minha estante
Estou lendo com prazer e angústia,porque como você disse acima é uma realidade ainda atual,uma vez que há trabalhadores nas condições de escravos por aí nas fazendas do Brasil.

Bella 05/11/2020

Brasil
Um retrato cru da opressão e abusos sofridos pela classe trabalhadora dos cacauais do sul da Bahia, desde condições indignas de trabalho até fome e prostituição, com pano de fundo a luta de classes.

Locimar 04/09/2020

Não foi o primeiro do Jorge Amado que eu li mas gostei imensamente.

Fernando.Mazeo 19/08/2020

Luta de classes
Romance forte, um dos primeiros de Jorge Amado, para viver o clima de uma fazenda de cacau, com seus conflitos e herança da escravidão, que lá não foi totalmente abolida.
Marcus.Vinicius 02/09/2020minha estante
Quero muito ler esse livro. Pena que está esgotado!

Fernando.Mazeo 02/09/2020minha estante
Cara, eu comprei a versao digital na apple store

Chozas 26/07/2020

Simples e magnifico
Estou impressionado como li a história trazendo ela ao presente, acho que um bom livro faz isso, não te leva apenas ao passado, mas faz você ver as coisas no presente com coisas do passado, ou isso é ser transportado ao passado?!
Um conto rápido,numa denúncia de condições de emprego, uma luta sem teoria, uma história de amor e fidelidade, para com a classe.

Maycon.Felipe 17/06/2020

Primeiro e único livro que li até agora de Jorge Amado. Pretendo ler outras obras desse autor que, na minha opinião, merecia um ou dois prêmios nobéis da Literatura. Gosto como o protagonista (José Cordeiro) retrata a vida dos trabalhadores dos cacaueiros.

Wilson Jr 12/06/2020

O segundo romance escrito por Jorge Amado descreve as duras condições dos trabalhadores das fazendas de cacau da Ilhéus dos anos 30, que aos poucos e ao seu modo começam a despertar para uma consciência de classe.

Mariana Cunha 12/06/2020

Amado
Sempre nos presenteando com ótimas leituras... Cacau é o segundo livro que leio do autor, e só o que tenho a dizer: perfeito

Dadá 03/06/2020

Romance proletário
Segundo livro de Jorge Amado apresenta um engajamento social. Um livro que relata a pobreza sem romantismo ou beleza. Mas uma história ótima que te leva as fazendas de caucau do sul da Bahia na década de 30.

Carlos Duarte 18/02/2020

[ Resenha ] Cacau
O livro retrata a vida de trabalhadores em uma fazenda de cacau, narrado por um protagonista alfabetizado, de família rica, que por um acaso tornou-se pobre e teve que apelar para o trabalho braçal.

O livro relata episódios de exploração por parte dos fazendeiros, em um período pós escravatura e com direitos trabalhistas inexistentes. É um bom livro, nos desperta uma reflexão incômoda sobre a divisão de classes.

Lara Moreira 20/11/2019

O livro apresenta de forma clara a vida sofrida dos operários de cacau do sul da Bahia, com foco maior em Ilhéus. Esses operários vinham de diversas regiões do Nordeste para trabalhar na colheita de cacau e recebiam um salário péssimo pelo serviço prestado aos coronéis , além de quase nenhuma condição de sobrevivência (chegavam já devendo, e aumentavam a dívida a cada mês com os valores absurdos para conseguir o básico para comer). Viviam em casas de palha, algumas com tábuas de madeiras e ainda dividiam com outros operários na mesma situação, o que aglomeravam famílias e, precocemente, em sua maioria, as crianças ficavam expostas a vida sexual nesse convívio compartillhado. Jorge Amado descreve toda a vida dessas pessoas marginalizadas pela desigualdade e decorrentes da exploração braçal e psíquica, bem como a violência dos maus tratos e dos castigos, associados ao preconceito e o desconhecimento dos direitos. Sem dúvidas, um livro forte e necessário, que ainda atinge a realidade de muitas regiões do Nordeste, mudando apenas a monocultura de exploração.

TalesVR 02/06/2019

Romance proletário
O próprio Jorge Amado, em analise posterior, classificou ''Cacau'' como um romance proletário. Quem sou eu pra discordar? A estória é sobre um sergipano f#dido que prefere a luta de classes do que o amor pela sinházinha da fazenda do patrão. O livro retrata bem o cotidiano horroroso do trabalhador do cacau nos anos 20/30 e a sua luta pela sobrevivência. Seria chover no molhado dizer que é bom, Jorge Amado desde o início sempre é bom, e no seu segundo romance ele já ta matando a pau. O HOMEM É BOM MESMO!