Cacau

Cacau Jorge Amado

Resenhas - Cacau

Elaine.Magalhaes 27/12/2023

O Mito do Eldorado, por meio do Cacau
O fruto em questão expande-se ao longo do romance como centro do universo. O cacau é fator determinante das relações da região dentro do contexto do livro e, ao longo da história, é retratado como algo que exercia uma fascinação doentia, onde as pessoas mergulhavam numa versão local do Mito do Eldorado. O cacau, aqui, define riquezas e pobrezas, mas também traz dor e tristezas e determinando os trajetos de personagens. A simbologia da busca por mudanças sejam elas de condições de vida, respeito, status. No contexto geral da estória podemos resumir que o cacau pode ser o centro mas ele é secundário pois todos os personagens buscam por mudanças em sua existência e muitas das vezes para conseguir essas mudanças, endeusamos coisas que causam dor e sofrimento unicamente para saciar nossas vaidades.

Uma leitura agradável e que vale a pena ser lida. Jorge Amado com suas críticas sociais continua mais vivo e atual do que nunca.

Natty 17/12/2023

Do Cacau pra o Rio de Janeiro
José Cordeiro que era rico quando criança, fica pobre anos depois e vai trabalhar na roça numa fazenda de cacau.Lá encontra outros trabalhadores,onde conversando percebe que os ricos cada vez enriquecem mais à custa da exploração dos pobres mais necessitados.
Bom,Jorge Amado é gênio pra escrever sobre a alma do povo nordestino:lutas,fraquezas,anseios...

Nota:????

@adriana_ lerlivros 29/11/2023

Ao ler Cacau de Jorge Amado, publicado em 1933, percebo que a nossa sociedade ainda não avançou, ainda flagramos com constância a exploração e a subjugação de trabalhadores.
Jorge Amado descreve de forma crua a vida dos trabalhadores na Fazenda Fraternidade do coronel Manuel Misael de Sousa Teles, praticamente trocando mão de obra por comida, aceitando trabalho infantil. O trabalhador nessas fazendas, é chamado de "alugado" objetificando o ser humano.
E como se tudo isso não bastasse, a humilhação também faz parte da rotina do trabalhador. Não poder comer o melhor, não ter suas crianças estudando, não poder sonhar em crescer e prosperar e isso atribuo ao medo de passar fome, ao analfabetismo, ao isolamento social, pois estes trabalhadores não saem das fazendas.
As notícias que recebiam vinham da boca do coronel ou do padre, que "sempre afirmava que eles deviam obedecer seus patrões, ameaçando com o inferno aqueles que se revoltassem."

Romulo 28/11/2023

É legal mas a história proletária não me pegou. No posfácio é falado que o livro é datado e realmente é. Mas deu para se divertir.

Mari 20/11/2023

José Cordeiro expõe as faces das lavouras de cacau no sul da Bahia, mostra a dura realidade dos trabalhadores braçais e a falta de perspectiva na vida dessas pessoas. Estas, muitas vezes analfabetas, são ludibriadas pelos coronéis da região e se veem presas a um destino de exploração. A história se passa no início do século XX, mas acredito que pouca coisa deve ter mudado. Como um fruto tão doce e saboroso pode compartilhar de tanta desigualdade social...

Perla.Campos 10/11/2023

Livro que conta a história miserável dos trabalhadores nas roças de cacau na Bahia. O coronelismo arraigado dos tempos versus o labor exploratório da mão de obra daqueles que nada tinham e de poucos sonhavam ter.

Steffani5 04/11/2023

Uma boa leitura
Gostei da história, do desenvolvimento, da narrativa, da escrita.

Em algumas passagens, foi difícil de ler, mas retrata a realidade que inconscientemente ignoramos.

Mais um livro lido do autor.

Crixtina 02/11/2023

Cacau
Cacau é o segundo romance de Jorge Amado, publicado em 1933, considerado pela crítica um romance-reportagem que traz à tona a situação das pessoas que dependiam do cacau, uns para manter a riqueza, outros para garantir o sustento diário.

CAMBARÃ 27/10/2023

Exploração
A história se passa na região cacaueira da Bahia, Brasil, e retrata a vida dos trabalhadores rurais que dependem da produção de cacau para sobreviver.
O personagem principal é o jovem Pedro Bala, um homem simples e corajoso que luta para melhorar sua condição de vida e a dos trabalhadores da região.
Pedro Bala enfrenta os desafios da exploração dos latifundiários e da influência dos coronéis, que governam o local com mão de ferro.
O enredo é bastante envolvente e cheio de reviravoltas, apresentando um retrato verossímil da dura realidade enfrentada pelos trabalhadores rurais na época.
Amado descreve com maestria as condições precárias de trabalho, a exploração dos patrões e a luta constante por justiça e igualdade.
Além disso, o livro também retrata o cotidiano e a cultura da região, trazendo elementos da música, dança e culinária típicas da Bahia.
Essa ambientação rica e autêntica dá ao leitor uma imersão completa na história.
A escrita de Jorge Amado é fluida e repleta de humor, mesmo em meio às dificuldades enfrentadas pelos personagens.
O autor utiliza uma linguagem coloquial e utiliza personagens carismáticos e cativantes, o que torna a leitura agradável e cativante.
Cacau é um livro que aborda temas importantes como a luta de classes, a corrupção e a busca por uma sociedade mais justa.
É uma obra que denuncia as injustiças sociais, mas também mostra a força e a resistência do povo brasileiro.
Em resumo, Cacau é um livro clássico da literatura brasileira que retrata a vida dos trabalhadores rurais na região cacaueira da Bahia.
Com uma narrativa envolvente, personagens marcantes e uma crítica social contundente, a obra de Jorge Amado é uma leitura imperdível para aqueles que buscam entender mais sobre a história e a cultura do Brasil.

sophiacompeaga 22/09/2023

Cacau?
Um verdadeiro romance proletário, extremamente lindo e cheio de luta de classes.
Aos socialistas: recomendo muintíssimo!

Rafael1906 07/09/2023

Um livro para olhar o Brasil.
Este romance narra a vida ordinária e sofrida dos trabalhadores que tratavam das plantações de cacau dos fazendeiros mais ricos e gordos da Bahia. Donos e senhores de tudo, os barrigudos esbanjavam suas fortunas enquanto o povo sofria fome, frio e doenças. A cachaça e a jaca eram os lenitivos da terra. Mulheres prostituídas, crianças empaludadas, homens violentados até a alma. A eterna luta de classes. Um dia... Um dia...

Lari06 23/08/2023

Cacau.
Eu fiquei um pouco confusa com ele, e não é do tipo de leitura que eu acostumo a ler, mas é bem legal e tem história bem interessantes.

maria 10/08/2023

Cacau desceu
Foi mutíssimo interessante ler um livro em que se passa e conta um pouquinho da história da minha região, aprendi muita coisa e li também muitas situações, falas, que eu vejo na vida real, sabe.
Os diálogos sendo escritos do jeitinho que nós, baianos, falamos foi perfectoo !!

Se puderem arranjar um tempinho para ler este livro, leiam ! Recomendo demais.

Lana 08/08/2023

"Cacau" é uma das obras mais conhecidas e importantes do famoso escritor brasileiro Jorge Amado. Ambientado na região cacaueira da Bahia, o livro retrata a decadência do ciclo do cacau e a exploração dos trabalhadores rurais.
Um dos pontos principais desta obra é a exploração do tema da desigualdade social. Amado retrata de maneira vívida as condições precárias de vida dos trabalhadores que, embora sejam fundamentais para a economia local, vivem em extrema pobreza. O autor mostra como os poderosos do setor do cacau enriquecem às custas do suor e sofrimento dessa classe trabalhadora, que está fadada a permanecer presa em um ciclo vicioso de exploração.
Outro destaque do livro é a forma magistral com que Amado desenvolve seus personagens. Sergipiano, o protagonista, é um homem astuto e sagaz, que mesmo diante das adversidades demonstra coragem e determinação. Sua força motriz é a luta contra a opressão e a busca por justiça.
Essa crítica social é fundamental para se compreender o contexto e os desafios enfrentados pelos trabalhadores da região.
A linguagem utilizada por Amado é cativante e envolvente. O autor utiliza-se do regionalismo baiano para dar autenticidade às falas dos personagens e tornar a narrativa ainda mais vívida. Além disso, seu estilo fluido e envolvente faz com que a leitura seja prazerosa e fluida.
Em suma, "Cacau" é uma obra-prima da literatura brasileira que aborda temas universais como a desigualdade social e o preconceito racial. Jorge Amado, através de uma narrativa envolvente e personagens marcantes, nos transporta para a região cacaueira da Bahia e nos faz refletir sobre as injustiças e dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores. É uma obra que, mesmo escrita há décadas, permanece atual e relevante.