Cacau

Cacau Jorge Amado

Resenhas - Cacau

Nscalazans 26/12/2022

O inicial
Esse livro foi o pontapé para ler e entender outras histórias do autor Jorge Amado. O romance conquista pela combinação de crítica social, narrativa de cunho biográfico e retrato de época e lugar.

Rafael 06/02/2019

"Um dia..."
A minha impressão foi de que esse sim seria o primeiro romance trabalhado do autor, sendo País do Carnaval um experimento do tema. Cacau termina por iniciar aquilo que seria durante muito tempo o objeto de interesse de Amado: a luta pela sobrevivência frente à melancolia e as explorações sociais. O fim do livro deixa espaço para um quê de incompleto, porém duas palavras (logo nas últimas pagpági), chamaram minha atenção simbolizando a esperança de tempos melhores e que, segundo o autor, é a única coisa pelo qual os mais pobres ainda resistem.
Um dia...

Carlos Duarte 18/02/2020

[ Resenha ] Cacau
O livro retrata a vida de trabalhadores em uma fazenda de cacau, narrado por um protagonista alfabetizado, de família rica, que por um acaso tornou-se pobre e teve que apelar para o trabalho braçal.

O livro relata episódios de exploração por parte dos fazendeiros, em um período pós escravatura e com direitos trabalhistas inexistentes. É um bom livro, nos desperta uma reflexão incômoda sobre a divisão de classes.

Dadá 03/06/2020

Romance proletário
Segundo livro de Jorge Amado apresenta um engajamento social. Um livro que relata a pobreza sem romantismo ou beleza. Mas uma história ótima que te leva as fazendas de caucau do sul da Bahia na década de 30.

Wilson Jr 12/06/2020

O segundo romance escrito por Jorge Amado descreve as duras condições dos trabalhadores das fazendas de cacau da Ilhéus dos anos 30, que aos poucos e ao seu modo começam a despertar para uma consciência de classe.

Lari06 23/08/2023

Cacau.
Eu fiquei um pouco confusa com ele, e não é do tipo de leitura que eu acostumo a ler, mas é bem legal e tem história bem interessantes.

Bella 05/11/2020

Brasil
Um retrato cru da opressão e abusos sofridos pela classe trabalhadora dos cacauais do sul da Bahia, desde condições indignas de trabalho até fome e prostituição, com pano de fundo a luta de classes.

Mila 01/05/2022

Miséria e desertar para comunismo
Cacau, um dos primeiros romances de Jorge Amado mostra como seriam as próximas obras do autor: mostrando a miséria e vida difícil dos trabalhadores e pobres em contraste com a vida boa e maldade de senhores.
Uma obra que aborda a luta de classes e comunismo entre linhas, mas que diz claramente a importância do movimento.
Mais uma obra do autor favoritada.

LUCAS 11/05/2021

Consciência de Classe
Mais que uma narração da situação escravista em que viviam os trabalhadores dos cacauais, é uma história de reconhecimento de si próprio. José Cordeiro nasceu no melhor, viveu no pior e se resignou no cotiado de operário topográfico. Sabia o que era luta de classe sem escrituras ou filósofos para lhe contar. A luta de classe está intrinsecamente ligada ao âmago de todos nós: patrões ou empregados.

davioved 28/03/2022

Amarelo doce
Jorge Amado segue se afirmando em um dos meus preferidos. O popular, o povo o regional, o sertanejo, o interiorano, o que realmente forma, fundamenta e estruturariam nação é por ele tão bem retratado que torna algo de um século atrás próximo como atual. Mas é atual o que ele conta, sobretudo, a desigualdade. E a revolta, a exploração, a insatisfação, e os amores do povo?
Em cacau, como se revela no final, o que importa das memórias são as trajetórias de cada personagem, as tristezas de cada um, suas paixões mas também a forma como cada um chegou ao sofrimento, à penúria. E como cassino foge dela. Com o amarelo doce do mel proibido do cacau, seguimos na missão Jorge Amado.

CaioB 16/03/2022

Consciência de Classe
Está sendo uma delicia conhecer o nordeste pelas palavras de Jorge Amado, as páginas nos prendem com os seus personagens e casos tão verdadeiros, cheios de uma beleza crua onde a poesia vem com a naturalidade do real.
Cacau deixa claro o tema desde o seu prefácio, e desenvolve o seu enredo com pequenos acontecimentos que vão reafirmando o contexto sociopolítico do livro, contexto esse que é inimaginável para os habitantes da obra, mas quando são colocados em evidência transportam uma enxurrada de sentimentos que me fizeram entender todo aquele companheirismo e até então a desconhecida consciência de classe.
Esse livro me conectou com o Brasil e com as pessoas que aqui vivem cheias de histórias e lutas, e assim como os personagens do Jorge Amado, elas possuem uma riqueza simples cheia de força e esperança.

Ale 02/08/2021

É tranquilo de ler, mas bem militante. A gente conhece um pouco de como é a vida dos trabalhadores, "alugados" como são chamados, da zona cacaueira de Ilhéus, contada em primeira pessoa pelo Sergipano, sabemos seu nome apenas so fim do romance.
Não entendi nada do posfácio.

Matheus656 17/01/2024

Cacau
No geral, ?Cacau? é um experimento literário mais proeminente do que ?O país do carnaval?. Embora seja superficial, é uma obra importante para entender o pensamento e influência do autor. Todas as outras obras de Jorge Amado ? pelo menos da primeira fase ? derivam do cerne desse romance, e como consequência, a leitura dele deve ser considerada.

Lorena 25/11/2021

Segundo romance de Jorge Amado, traz um enredo interessante e militante nas (entre)linhas.
Retrata o cotidiano dos trabalhadores nas fazendas de cacau, apresentando suas relações interpessoais, sofrimentos e revoltas.
Leitura super curtinha e bacana de acompanhar ?