Cacau

Cacau Jorge Amado

Resenhas - Cacau

TalesVR 02/06/2019

Romance proletário
O próprio Jorge Amado, em analise posterior, classificou ''Cacau'' como um romance proletário. Quem sou eu pra discordar? A estória é sobre um sergipano f#dido que prefere a luta de classes do que o amor pela sinházinha da fazenda do patrão. O livro retrata bem o cotidiano horroroso do trabalhador do cacau nos anos 20/30 e a sua luta pela sobrevivência. Seria chover no molhado dizer que é bom, Jorge Amado desde o início sempre é bom, e no seu segundo romance ele já ta matando a pau. O HOMEM É BOM MESMO!

custodiovitoria 29/07/2021

Jorge Amado nos apresenta às roças de cacau no sul da Bahia e a luta dos trabalhadores para sobreviver.

Segunda obra do autor, embora sejam feitas algumas críticas aos seus primeiros livros, Cacau me impressionou bastante.

Com uma narrativa fluída e personagens bem desenvolvidos, Jorge Amado transporta o leitor ao cotidiano difícil dos trabalhadores nas roças de Cacau, que descobrem a luta de classes.

A história me lembra, de certa forma, as histórias de meu avô. É uma boa leitura.

mari 17/06/2021

mutcho bom
a princípio fiquei com medo da leitura não fluir, mas achei a linguagem bem fácil e simples.
a história em si não tem muita movimentação, não que isso tenha afetado muito o entendimento.
em geral eu gostei bastante, terminei tudo em uma sentada :>

Thais.Gaspar 28/04/2024

Dura realidade
Dura realidade saber como foi a história do Cacau e pior ainda é perceber que esses fatos ainda são atuais. Parece que pouca coisa mudou ?

Bella 05/11/2020

Brasil
Um retrato cru da opressão e abusos sofridos pela classe trabalhadora dos cacauais do sul da Bahia, desde condições indignas de trabalho até fome e prostituição, com pano de fundo a luta de classes.

Rafael 06/02/2019

"Um dia..."
A minha impressão foi de que esse sim seria o primeiro romance trabalhado do autor, sendo País do Carnaval um experimento do tema. Cacau termina por iniciar aquilo que seria durante muito tempo o objeto de interesse de Amado: a luta pela sobrevivência frente à melancolia e as explorações sociais. O fim do livro deixa espaço para um quê de incompleto, porém duas palavras (logo nas últimas pagpági), chamaram minha atenção simbolizando a esperança de tempos melhores e que, segundo o autor, é a única coisa pelo qual os mais pobres ainda resistem.
Um dia...

LUCAS 11/05/2021

Consciência de Classe
Mais que uma narração da situação escravista em que viviam os trabalhadores dos cacauais, é uma história de reconhecimento de si próprio. José Cordeiro nasceu no melhor, viveu no pior e se resignou no cotiado de operário topográfico. Sabia o que era luta de classe sem escrituras ou filósofos para lhe contar. A luta de classe está intrinsecamente ligada ao âmago de todos nós: patrões ou empregados.

Dadá 03/06/2020

Romance proletário
Segundo livro de Jorge Amado apresenta um engajamento social. Um livro que relata a pobreza sem romantismo ou beleza. Mas uma história ótima que te leva as fazendas de caucau do sul da Bahia na década de 30.

Fogui 01/12/2016

Cacau - Jorge Amado
Título original: Cacau
Autor: Jorge Amado
Editora: Record
Ano: 1987

Lançado na década de 30, Cacau é o segundo romance do escritor baiano Jorge Amado. O texto tem muitas referencias ao engajamento ideológico do autor juventude, marcando um período em que sua literatura será comunista visando as relações sociais, principalmente a exploração do trabalhador.

Em Cacau a exploração do trabalhador rural é total, pois o trabalhador vive numa semiescravidão nas fazendas do sul da Bahia. As condições de trabalho são desumanas, eles corriam os ricos de contrair doenças e outros problemas comuns a uma roça de cacau, como ser picado por animais peçonhentos...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2016/09/cacau-jorge-amado.html

Inspirações Literárias 16/05/2024

Que todo leitor de Jorge Amado seja um militante social
Um mergulho na dura realidade econômica e social da exploração do cacau no estado da Bahia.

Uma narrativa de conscientização social e política.

As novas gerações precisam ler Jorge Amado, pois além de ser um patrimônio da literatura e cultura nacional apresenta em seus livros narrativas sociais de importância fundamental para o despertar da consciência social e humana, infelizmente, precisamos lutar pelo óbvio, os direitos humanos e o combate às desigualdades sociais e econômicas.

Ale 02/08/2021

É tranquilo de ler, mas bem militante. A gente conhece um pouco de como é a vida dos trabalhadores, "alugados" como são chamados, da zona cacaueira de Ilhéus, contada em primeira pessoa pelo Sergipano, sabemos seu nome apenas so fim do romance.
Não entendi nada do posfácio.

Thalles.Haydan 26/07/2018

Cacau
Simplesmente maravilhoso!!! Esse livro me mostrou um mundo que parece tão distante, mas ao mesmo tempo é tão perto... Eu me apaixonei pela história!!! Quando eu ganhei esse livro, eu não entendia uma vírgula do que o livro tratava, dai esse ano eu resolvi dar outra chance para o livro, afinal de contas, é Jorge Amado!!! E me impressionei!!! É simplesmente maravilhoso!!! Leiam, vcs não vão se arrepender!!! ??

Lorena 25/11/2021

Segundo romance de Jorge Amado, traz um enredo interessante e militante nas (entre)linhas.
Retrata o cotidiano dos trabalhadores nas fazendas de cacau, apresentando suas relações interpessoais, sofrimentos e revoltas.
Leitura super curtinha e bacana de acompanhar ?

Mila 01/05/2022

Miséria e desertar para comunismo
Cacau, um dos primeiros romances de Jorge Amado mostra como seriam as próximas obras do autor: mostrando a miséria e vida difícil dos trabalhadores e pobres em contraste com a vida boa e maldade de senhores.
Uma obra que aborda a luta de classes e comunismo entre linhas, mas que diz claramente a importância do movimento.
Mais uma obra do autor favoritada.

davioved 28/03/2022

Amarelo doce
Jorge Amado segue se afirmando em um dos meus preferidos. O popular, o povo o regional, o sertanejo, o interiorano, o que realmente forma, fundamenta e estruturariam nação é por ele tão bem retratado que torna algo de um século atrás próximo como atual. Mas é atual o que ele conta, sobretudo, a desigualdade. E a revolta, a exploração, a insatisfação, e os amores do povo?
Em cacau, como se revela no final, o que importa das memórias são as trajetórias de cada personagem, as tristezas de cada um, suas paixões mas também a forma como cada um chegou ao sofrimento, à penúria. E como cassino foge dela. Com o amarelo doce do mel proibido do cacau, seguimos na missão Jorge Amado.