Suor

Resenhas - Suor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

André Egg 28/03/2013

Uma nova forma para o Romance Brasileiro
Este é um dos primeiros livros que Jorge Amado escreveu, publicado pela primeira vez em 1934.

Ali ele estava experimentando novas formas de romance, impingindo um cunho social à sua literatura, o que neste livro aparece muito bem no tratamento dos personagens. Não há pessoas como personagens principais. O personagem principal é um cortiço em Salvador e suas gentes multifacetadas.

Não é o melhor livro de Jorge Amado, mas eu considero uma das importantes experiências estéticas do modernismo brasileiro.

Escrevi uma resenha bem mais completa para o Amálgama:

Sarah 25/01/2013

Choque de realidade, que infelizmente ainda pode ser reconhecido nos dias de hoje, que o querido Jorge Amado soube descrever com os mínimos detalhes, a humildade, a sofreguidão e os sonhos do povo esquecido da Ladeira do Pelourinho 98.
Personagens que estão longe de chegar ao corriqueiro "felizes para sempre", que aliás não é o que vemos nos romances do escritor, mas com todo sofrimento da realidade em que vivem, aprenderam a se unir e lutar para tentarem conseguir uma vida melhor.

Gabii 16/11/2012

Muito bom mesmo.
Assim como Capitães da Areia, Suor de Jorge Amado não decepciona e apresenta um panorama amplo da vida em um cortiço de Salvador, mostrando todos os lugares possíveis e impossíveis aonde as pessoas habitam e vivem, seus desejos e suas inclinações.
As obras de Jorge Amado já possuem por natureza cunho social, mas neste livro ele se empenha em mostrar diferentes personagens e histórias se distanciando do modelo tradicional de escrita: normalmente existe um eixo para onde todas as ações dos personagens convergem, criando sempre um núcleo principal; Suor é diferente nesse aspecto, e apresenta uma narração mais curta de cada célula da história, deixando transparecer a antiga casa, não como um de cenário da história, e sim o apresentando como organismo vivo aonde todos os moradores se apresentam como uma parte de um todo que é o cortiço, o verdadeiro “personagem” principal.
Eu realmente recomendo este livro, ele é ótimo e de simples leitura.
Mais em:

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6