Jesus, o maior psicólogo que já existiu

Jesus, o maior psicólogo que já existiu Mark W. Baker

Resenhas - Jesus, o Maior Psicólogo Que Já Existiu

Aline 11/02/2021

Jesus e sua sabedoria atemporal
Se você, assim como eu, sofre de algum transtorno psicológico, com certeza já ouviu a seguinte frase: você não precisa de um psicólogo, você precisa ler a Bíblia!
Esse livro vem mostrar que você pode sim se valer dos ensinamentos de Deus, porém melhor ainda é aliá-lo à ajuda de um profissional. Mark Baker prova que a sabedoria de Jesus é atemporal e pode ser usada como base para um tratamento psicológico sem que se corra o risco de ter a religião como um ídolo.
A obra é muito interessante e faz parte daqueles livros que valem a pena ser relidos.

Dhessa 07/02/2021

O segredo é olhar para si mesmo.
Sabe aquele livro que a gente sempre procura para reler seja por inteiro, um trecho ou capítulo? Então! "Jesus, o maior psicológo que já existiu" traz boas histórias, o que de fato é importante e, querendo ou não, um confronto com o nosso "eu". Leiam atentamente, vale a pena cada capítulo.

marianamanzano 26/01/2021

diferente do que eu pensava
no começo achei que esse livro seria só um jeito de se conectar com Jesus e tal, e já que não sou religiosa não me interessei. mas acabei pegando pra ler e estava enganada.
é bem centrado pro meio espiritual mas isso não me incomodou em nenhum momento, já que tirando o que o autor diz do contexto teológico faz sentido na psicologia (que foi meu maior interesse no livro).
indico pra quem se interessa por psico e por religião, mesmo que não por as duas juntas.
esse livro tem boas reflexões e indicações de obras das teorias que o autor cita, achei um positivismo.

Gerson 21/01/2021

Gostei muito da abordagem dos ensinamentos de Jesus Cristo em um contexto de terapias e acompanhamentos psicológicos expostos pelo autor.

Realmente é muito interessante e nos faz refletir muito acerca de pontos do Novo Testamento e demonstra que a a ciência, na forma da psicologia, e a religião podem sim ser complementares uma em relação a outra.

Recomendo.

Vexvee 18/01/2021

É muito interessante olhar para as parábolas bíblicas por uma perspectiva psicanalítica e ter suas interpretações destrinchadas pouco a pouco.

Bheatriz.Lessa 17/01/2021

Atinge bem o objetivo
O livro fala tanto da religiosidade que não crê na psicologia, como na psicologia que não acredita na influência da religião. E como se pode achar um equilíbrio entre a ciência e a fé, respeitando as particularidades de cada indivíduo. Mostra também através das parábolas e da vida de Jesus descrita na Bíblia como muitos métodos psicoterapeuticos já foram realizados por Cristo. Mostra como ser racional dentro da religião e como se utilizar da fé para o autoconhecimento.

Laninha 15/01/2021

Psicologia e o cristianismo
Eu esperava mais desse livro, mas não foi decepcionante. Mostra o Jesus que eu realmente acredito, Aquele que ama as pessoas independente de seus erros; Aquele que compreende as pessoas. Recomendo a leitura aos cristãos que ainda têm preconceito com a psicologia. Verão que religião e psicologia são perfeitamente compatíveis e que Jesus, realmente, é o maior psicólogo que já existiu.

milenaborges 14/01/2021

Jesus é o maior psicólogo que já existiu?
Mark nos traz uma perspectiva totalmente nova da abordagem psicanalítica, utilizando parábolas conhecidas da Bíblia para comprovar o seu ponto de que a psicologia e a religião contribuem uma com a outra. Como o mesmo relata no livro, a psicologia e a religião não convergem quando se trata de uma perspectiva profissional e espiritual, para muitos psicólogos seguidos pelas ideias de Freud, religião não se mistura com a psicologia. Como estudante de psicologia, já vi alguns professores falarem que a psicologia não pode ser comparada a religião enquanto meio de cura. Mas Mark nos traz a verdadeira realidade. Quando usadas da forma correta, psicologia e religião colaboram para o bem estar do indivíduo. Sem fanatismo, sem ideologias. Livro extremamente necessário para religiosos e psicólogos. Precisamos demistificar nas duas áreas que psicologia e religião são opostas. Porque, Jesus foi o maior psicólogo que já existiu!

Juliana @4livreira 14/01/2021

valiosa leitura!
Jesus, O Maior Psicólogo que já Existiu de Mark W. Baker é uma valiosa leitura! @Editorasextante ✨

O Dr. Mark traz, com sua bagagem como terapeuta por anos, uma visão atual e muito bem aliada do autoconhecimento com ajuda da psicologia e da espiritualidade. Eu recomendo a leitura tanto para quem acredita como para quem não. E justamente para quem não crê que o autor se direcionou ao abordar diversos casos e aspectos da vida de forma inteligente e racional.

É uma leitura profunda e difícil, do tipo de livro que lê o leitor e faz você refletir sobre sua vida e seus problemas citadinos, alisando suas atitudes e te mostrando tanto pela vista profissional de um medico como dos ensinamentos de Jesus e o Evangelho. É rápido e um texto bem fluido, a edição economica também esta impecável, agradável para ler. 📚

O autor traz 11 capítulos de temas diferentes e busca conciliar e aplicar as frases bíblicas com a análise psicológica de cada caso. Confesso que foi difícil largar, achei que deveria ter mais paginas. Além dos capítulos temos também um epílogo e notas durante a leitura.

Quanto ao pensamento e crença do autor, tenho minhas discordâncias e nem por isso afetou a leitura e o grande aprendizado que o livro traz.

Foi uma das melhores leituras de 2020. Estou buscando livros mais deste gênero de autoconhecimento e crescimento pessoal.

site: https://www.instagram.com/p/CJ9im4hj3Xn/

Débora 14/01/2021

Um pouco arrastado, mas muito bom.
Vale a pena a leitura para reflexão.

Tamyres016 30/12/2020

Ciência X Religião
Mark Baker propõe a reconciliação da ciência com a religião, explicando porquê os religiosos se sentem inseguros em relação à psicologia e vice versa.

São apresentados diversos exemplos de pessoas que procuraram a terapia por causa de algum problema que enfrentavam e como elas superaram esses problemas.

Todos os capítulos se iniciam com um versículo e eu achei muito interessante que o autor conseguiu explicar as atitudes de Jesus relacionando-as a problemas vistos hoje. Ele associa as palavras e ações de Cristo com as convicções que temos atualmente.

É impossível não se identificar com algum dos relatos do livro. Particularmente, me senti muito tocada em algumas histórias.

Mark traz os ensinamentos de Jesus sobre humildade, amor, relacionamentos saudáveis, autoconfiança, empatia, solidariedade e etc.

Jesus realmente foi o maior psicólogo que já existiu.

Algumas das frases que marquei foram:

"Para ele era claro que quanto mais aprendemos, mais deveríamos perceber que existem muitas coisas que ainda não sabemos."

"No topo da montanha nada cresce, mas quando olhamos para baixo notamos uma coisa interessante: todo o crescimento está nos vales."

"Aprendemos as verdades mais profundas através dos nossos relacionamentos."

"A terapia é mais do que um processo, é um relacionamento."

"Quando achamos que já chegamos, paramos de avançar."

"Aqueles que não aprendem com o passado vivem presos a ele."

"As pessoas sábias estão sempre preparadas para mudar de ideia e de atitude; as tolas, jamais."

"Seguir regras e executar rituais sem entender que eles se destinam a favorecer o relacionamento com Deus e com as outras pessoas é praticar uma religião vazia que não favorece o crescimento espiritual."

Luana 30/11/2020

Incrível!!
Amei esse livro e todos os ensinamentos que ele me passou.
Supeer indico.

Lua 07/11/2020

Estupendo! Sem dúvida um dos melhores que li na vida
O livro traz uma visão incrivelmente maravilhosa e sábia de trechos bíblicos. O autor tem total domínio sobre o que está falando, demonstra uma espiritualidade e compreensão indescritíveis. A cada parágrafo você vai se sentindo mais tocado e próximo de entender o desejo de Jesus para o ser humano. Alguns exemplos de vida tanto de pacientes quanto do próprio são citados para mostrar como cada versículo bíblico se encaixa em nossas vidas. Um livro que consegue de forma brilhante mostrar o quanto somos dependentes uns dos outros, do contato, do amor, da atenção e dos relacionamentos, de maneira saudável e simples. O autor transparece o quanto devemos ser sensíveis ao outro e a nós todos os dias.
Com certeza aprendi muito com ele, e já olho a vida por outro ângulo.
Recomendo muito.

BetoOliveira_autor 18/01/2021minha estante
Achei interessante o propósito do livro, na medida em que os relatos dos evangelhos se atentam a fatos da história de Jesus, não trazendo à baila os aspectos psicológicos das personagens. Por isso, pretendo ler a obra. Você sabe me informar em qual evangelho o autor trabalhou?
Desde já, obrigado pela dica.

Jaque 03/11/2020

Jesus, o maior psicólogo que já existiu
O escritor faz uma abordagem original da relação entre ciência e religião, ligando os principais ensinamentos de Jesus às descobertas da psicologia.
Scos 03/11/2020minha estante
Qual a nota?