A Lista

A Lista Cecelia Ahern

Resenhas - A lista

Leitor Sagaz 15/10/2015

Confesso que me surpreendi com o enredo
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

Oi, sagazes!
Meus amores me desculpem a falta de postagens no blog esse mês, ainda estou me adaptando a essa rotina de faculdade, trabalho, casa e blog, mas assim que passar essa adaptação as coisas por aqui voltarão ao normal.

Vou deixar de arrumar desculpas e vou logo falar desse livro que me causou uma inquietação das grandes, não é sempre que amo e odeio um livro na mesma intensidade. (rs)

Kitty Logan está vivendo uma fase de cão, sua vida pessoal e profissional estão em ruinas, abandonada pelo namorado em seu momento mais difícil as únicas pessoas com quem ela pode contar nesse momento são seu amigo Steve com quem ela fez o favor de brigar e a sua mentora/chefe Constance que está internada em um hospital, lutando contra o Câncer.

Nesse primeiro momento da leitura me deparei com um problema, o livro não tinha diálogo algum, a Kitty que contava sua história se autodepreciava e não consegui ir adiante na leitura, estanquei, me irritava os personagens e a escrita da Cecilia e larguei o livro em um canto escuro na minha estante. ¬¬ (rs)

"Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar”.

Passado esse momento de raiva eu peguei o livro novamente e fiquei olhando para a capa, olhando os nomes e a curiosidade se abateu sobre mim e decidi retomar a leitura, não li as primeiras 100 páginas novamente continuei a leitura de onde tinha parado e foi naquele momento que eu descobrir uma das mais belas histórias que já li.

O livro tomou uma rota diferente, me vi devorando página por página e a Kitty pareceu ganhar vida depois que recebeu a missão de escrever a última matéria em homenagem a sua amiga, Constance havia morrido e deixado em posse de Kitty uma lista que continha o nome de 100 pessoas que ela desejaria entrevistar, e a partir dessa lista Kitty se lançou em uma missão de vida ou morte.

"As pessoas não se consideram interessantes ou as pessoas que não se consideram interessantes normalmente são as mais interessantes".

Percebo agora que terminei o livro, que teria feito uma grande besteira se tivesse desistido no começo, teria perdido a mensagem principal da história. Todas as decisões que a Kitty fez a levaram aquele determinado ponto da sua vida, talvez no final das contas tenha valido a pena todo o sofrimento pelo qual passou, porque acredito que aprendemos com a dor. Fico claro que a mensagem do livro é sobre o autoconhecimento, sobre a importância de ser autêntico, sobre conhecer o próximo e no processo ser feliz.

Eu tive o prazer de conhecer esses personagens maravilhosos que compõe a história da Cecilia junto com a Kitty, fico muito feliz e encantada e guardo a satisfação de poder ter reconhecido alguns deles na minha vida.

“Faria 85 anos na semana seguinte; é claro que ela tinha inúmeras histórias, e é claro que tinha segredos, todo mundo tem. A questão era tentar decidir qual deles Kitty poderia escutar e, depois de todo esse tempo, qual Birdie desejava contar.”

Finalizo dizendo que é o primeiro livro da autora que leio, mas com esse ficou claro que preciso ler seus outros romances. Parabéns a editora pelo trabalho maravilhosos que fizeram com a capa do livro, não encontrei erros e os desenhos nas folhas deram um charme todo especial. Então depois de tudo que falei, espero que tenha brotado em você a vontade de ler esse livro tão especial.

Beijocas da Deebs!

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/08/resenha-lista-cecilia-ahern.html

PorEssasPáginas 08/10/2015

Após arruinar a vida de um homem com uma matéria falsa, Kitty perde seu emprego, namorado e a si mesma. Pouco depois perde sua melhor amiga e mentora Constance que lhe deixa dois últimos presentes – um emprego em seu jornal e uma lista com nomes de cem pessoas aparentemente sem relação umas com as outras.

Após alguma relutância por parte de seus novos colegas de trabalho e do próprio marido de Constance – Bob o editor chefe – Kitty assume esta matéria e parte para tentar entender como essas pessoas estão ligadas e por qual motivo Constance lhe deixou esta lista.

Já aviso que Kitty não encontra todas as pessoas da lista – seria um livro enorme se ela fizesse isso- mas algumas das pessoas que ela encontra são muito interessantes como Achar e Jedrek – dois amigos tentando quebrar um recorde do Guiness de pedalinho – Birdie – uma senhora fora do comum e cheia de histórias engraçadíssimas – e Archie – o homem que pode escutar as preces das pessoas. Outros personagens possuem histórias igualmente boas, porém não tão bem exploradas como Eva Wu – especialista em dar presentes únicos para as pessoas – Colin McGuire – o homem que teve sua vida arruinada por Kitty – e Ambrose – uma especialista em borboletas extremamente tímida.

Como você pode perceber A Lista é recheado de bons personagens, cada um com uma história gritando para ser desenvolvida e com potencial muito bom. A autora consegue fazer isso até certo ponto, mas faltou alguém com maior potencial para realmente destrinchar essas histórias.

Voltando um pouco – lembram da pergunta que eu fiz? Será que Kitty vai dar conta do recado? Agora pense comigo, qual será a resposta para essa pergunta? É claro que sim, afinal esse é um livro de romance fraco, recheado de clichês que tinha potencial mas foi retalhado para obter mais cifras ou ganhar uma adaptação cinematográfica. Cecelia Ahern mostra que seu melhor trabalho realmente foi P.S Eu te Amo e que depois disso… ela se perdeu ou melhor – se vendeu. Explico.

O livro claramente é uma tentativa de adaptação para filme, diálogos muito rápidos e constantes, uma personagem inicialmente superficial e devastada encontrando a redenção e se tornando a super mulher, o melhor amigo rejeitado e com quedinha pela protagonista, e casaizinhos fofuchos saindo de todos os lados – com Kitty agindo como cupido pra não sairmos dos clichês. E o pior de tudo é que nós tinhámos histórias boas, personagens bons e isso é muito frustrante pois foi tudo pro ralo.

Agora você pode estar pensando: poxa Felipe o livro não é tão ruim assim, você que não gosta do gênero – de fato, romance pode não ser meu gênero favorito, mas está no meu ciclo de leituras, é sempre gostoso variar e ler um romance de vez em quando para arejar a cabeça. Não tinha muitas esperanças com A Lista – ou com qualquer outro romance da Novo Conceito para ser sincero – sabia quer seria um entretenimento simples e rápido. Mas A Lista abusa demais da cabeça do leitor. É uma salada de estereótipos de Hollywood descarada.

A Lista será lembrada? Dificilmente, com tantas opções de romance melhores por aí, dos clássicos até os atuais.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-sorteio-a-lista

Dani.Stfn 07/10/2015

Cecelia Ahern é mais conhecida como a escritora de P.S. Eu te Amo, então, esperava do livro A Lista algum romance água com açúcar para passar o tempo. Mas foi uma surpresa deliciosa descobrir uma história encantadora que vai bem além disso, mostrando que um romance é bom quando se tem bons personagens.
A história é sobre Katherine “Kitty” Logan, que tem 32 anos, uma carreira promissora em um programa de televisão chamado “Thirty Minutes” e é redatora na revista “Etcetera”. Ela acaba perdendo praticamente tudo quando acusa um professor de ter abusado de suas alunas erroneamente. Com um processo nas costas, ela acaba perdendo seu emprego no “Thirty Minutes”, seu namorado vai embora, todos estão decepcionados com ela, ela sofre ameaça constantemente e seu emprego na “Etcetera” está por um fio. Se isso não fosse ainda muito ruim, sua redatora-chefe e melhor amiga, Constance, está com câncer e nos seus últimos dias de vida.
É em uma visita ao hospital, que Constance diz que há uma lista de nomes guardadas em sua casa, na qual, baseada nela, Kitty precisa escrever uma matéria. Antes de saber do que se trata, Constance acaba morrendo e deixando Kitty com uma lista de cem nomes aleatórios. Decidida a descobrir todo esse mistério, Kitty convence o atual editor-chefe, Pete, a escrever essa matéria em homenagem a morte de Constance para a “Etcetera”. Mas será que em apenas duas semanas ela vai conseguir conversar com cem pessoas?
O ponto mais forte do livro – e que eu mencionei no começo – decididamente são os personagens. Kitty é tão bem descrita, que parece uma pessoa de verdade, daquelas que pode ser uma amiga, uma prima ou até você mesma(o). Ela possui vários defeitos – que é difícil não se identificar – e também várias qualidades. Não somente ela é bem descrita, como também vários dos personagens que vão aparecendo ao longo da história. Por ser jornalista, Kitty vai desvendando a alma de cada um dos personagens enquanto os entrevista e todos vão ganhando o coração do leitor com suas manias e histórias de vida.
Kitty é um dualismo. Ora é a jornalista ferrenha que acusou um homem inocente, ora é a jornalista que se importa com as pessoas. Aos poucos vamos vendo como ela se arrependeu do que foi feito e quer consertar as coisas.
Quanto ao mistério da lista de cem nomes – que te faz ler o livro rapidamente para descobrir –, não é um clímax enorme. Não é algo surpreendente ou uma grande virada, mas não faz perder a graça do livro. Acho que o único problema do livro é o final. Não é ruim, mas possui muito um “quê de final de novela” com todo mundo formando casal e terminando aparentemente feliz. Mesmo assim, A Lista é uma daquelas histórias lindas que aquecem o coração e nos fazem dar valor as pequenas coisas.
A edição feita pela Novo Conceito é muito bonita! A capa é linda e tem vários nomes da lista espalhados entre os ramos.

site: http://www.canalindicex.com/2015/07/livro-lista-de-cecelia-ahern.html

Juliana 04/10/2015

A Lista é o sétimo livro de Cecelia Ahern e o primeiro que eu li da autora. O livro conta a história de Kitty, uma jornalista que está em um péssimo momento. Após ter feito uma grande besteira no trabalho, ela vê sua vida profissional e pessoal desmoronando. Sem saber o que fazer, ela procura Constance, sua amiga e mentora, a editora da revista onde ela trabalha, para tentar encontrar uma solução. Constance é uma das pessoas que mais conhece Kitty e que acredita que ela poderia dar a volta por cima, porém, não há muito o que ela possa fazer, pois está em um leito de hospital, com câncer em estágio terminal.

Após sua morte, Kitty descobre uma lista com cem nomes que Constance deixou para ela. Mas são apenas estes nomes, sem nenhuma instrução, nenhuma informação adicional. Sem saber nada sobre estas pessoas, mas com pouco tempo para tentar colocar no papel a última ideia de sua amiga, Kitty começa a tentar desvendar o mistério por trás de cada nome dessa lista.

A história é uma delícia de ler. Confesso que eu fiquei esperando uma carga dramática enorme, considerando que a autora ficou famosa por escrever P. S. Eu te amo, que eu inclusive ainda não li, por motivos de não querer me colocar no lugar da personagem. Enfim. Peguei o livro conformada de estar prestes a enfrentar as lágrimas, mas encontrei uma narrativa leve, uma história descontraída e cheia de humor. Bem do jeitinho que eu gosto. Apesar de ter, sim, alguns elementos dramáticos, isto não tira a leveza da trama e nem deixa a história arrastada. Li o livro em pouquíssimo tempo, pois não conseguia largá-lo para nada!

A edição está linda. Gostei muito da capa e da ideia dos nomes, da cor e da textura. A tradução está muito bem feita e a revisão foi cuidadosa. Apesar de ser um livro de quase 400 páginas, acredito que todos lerão bem rapidinho, assim como eu. Vale muito a pena!

site: http://www.cafecomlivros.blog.br/2015/06/11/resenha-a-lista-cecelia-ahern/

Aline T.K.M. | @aline_tkm 01/10/2015

Otimista por excelência
Não é segredo aqui no blog que, dentre os autores best-sellers, Cecelia Ahern está entre os meus nomes favoritos. Seja pelos personagens tão humanos ou pelas tramas bem desenhadinhas e que geralmente abordam o amor – não necessariamente o amor homem-mulher –, abrir um livro da autora é sempre um momento feliz. Com A Lista, lançamento recente da Novo Conceito, não foi diferente.

Kitty Logan é uma jornalista nos seus trinta e pouquinhos anos que, por causa de um grande erro que cometeu, se vê envolvida em um escândalo. Com isso, sua carreira parece vir por água abaixo e até sua vida pessoal é amplamente afetada. Como se não bastasse, sua melhor amiga, chefe e mentora, Constance, está morrendo. Antes de partir, porém, Constance deixa para Kitty um projeto, algo que pode representar uma grande reviravolta em sua vida e carreira.

Trata-se da última matéria que Constance gostaria de ter escrito e, para concebê-la, Kitty herda apenas uma lista de cem nomes. Quem são essas pessoas? O que elas têm em comum? Para escrever o que pode ser a matéria mais importante de sua vida e um tributo a Constance, Kitty precisa ir atrás de cada uma dessas pessoas, ouvir suas histórias e encontrar nelas alguma conexão, algo de que será feita a matéria que deverá escrever – tudo isso em um prazo insano. O que ela não espera é que esse projeto a fará conhecer pessoas extraordinárias, donas de histórias que sem dúvida merecem ser contadas.

Gostosíssimo de ler, o livro vai descortinando as histórias dessas pessoas que a protagonista encontra, cujos nomes estão grafados na lista de Constance. Esses – a princípio – estranhos são gente de todo tipo: homens, mulheres, idosos, jovens, irlandeses ou imigrantes; suas trajetórias até poderiam ser consideradas banais por alguns, no entanto Kitty não tarda a perceber que em todas elas existe uma centelha muito especial, responsável por tornar única cada uma dessas vidas.

Foram vários os sentimentos experimentados aqui, mas a empatia e a crença em um objetivo foram os que mais se destacaram para mim. A protagonista realmente se envolve com cada uma das pessoas e histórias que passa a conhecer, Kitty se doa e acaba recebendo muito em troca. Inclusive, tudo isso a ajuda a reunir forças para lidar com os inúmeros problemas resultantes do escândalo em que esteve envolvida – a jornalista teve sua privacidade invadida, a entrada de seu apartamento é constantemente vandalizada e, além disso, ela é literalmente usada por conhecidos para obter informações sobre esse escândalo.

Claro que nessa história não podia faltar uma coisa: o amor! Kitty tem uma espécie de paixonite por seu grande amigo Steve. Esta historinha entre os dois se desenrola em paralelo com a trama central e, mesmo não sendo o foco, é impossível não torcer pelos dois.

Com prosa deliciosa e ágil, A Lista é um daqueles livros que deixam o coração quentinho, sabe? A trama é repleta de bons sentimentos, traz uma importante mensagem de redenção e resgata um pouco aquela coisa da “luz no fim do túnel”; perante um problemaço, existe uma maneira de dar a volta por cima e ainda aprender muito com isso. É o que acontece com Kitty, pois não só lhe é dada a chance para se recuperar do tombo, mas ela também aprende muito sobre o ser humano e sobre si mesma nessa jornada.

Otimista por excelência, A Lista mostra ao leitor que mesmo nas vidas “mais comuns” existe muito de especial, que cada indivíduo faz diferença em seu entorno. Todo mundo tem uma história que merece ser contada e sortudo é aquele que se detém para ouvi-la.

LEIA PORQUE...
A história é bonita e a escrita da autora é supergostosa, daquelas que a gente lê rapidinho, rapidinho. Não tem como não se identificar – nem que seja um pouquinho – com a Kitty e torcer muito para que dê tudo certo para ela!

DA EXPERIÊNCIA...
Gosto muito dos livros da Cecelia Ahern por vários motivos, e também porque sempre são os livros ideais para intercalar leituras mais densas. As experiências de leitura, inclusive com A Lista, são sempre muito boas, leves e temperadas com uma mensagem positiva.

FEZ PENSAR EM...
Simplesmente Acontece, também da Cecelia Ahern – meu preferido da autora até agora. Nele, a protagonista também passa por poucas e boas, e enfrenta várias provações para conquistar o que deseja.

site: http://livrolab.blogspot.com

Lu 21/09/2015

O livro conta a história de Kitty, uma repórter que colocou sua carreia a perder quando decidiu fazer uma matéria sem saber se, realmente, os fatos eram reais ou verdadeiros. Agora, sua vida está arruinada, o melhor amigo está decepcionado com ela, o namorado a deixou do nada, sua amiga está gravemente doente e ela vem recebendo ameaças quase todos os dias.

Desejei "A Lista" por muito tempo e quando chegou , fiquei muito ansiosa para começar a leitura. Querendo ou não, esperava muito da história, queria saber qual era esse mistério e estava muito animada com toda essa mudança de vida que pode acontecer com Kitty através dessa lista, mas infelizmente, o livro não se desenrolou como eu esperava.

Quando Kitty encontra a lista de cem nomes e começa a sua caçada para desvendar o mistério que há entre eles, esperava que fosse algo mais dinâmico e emocionante, não via a hora de saber o que aqueles nomes tinham em comum, mas a caçada de Kitty é lenta, arrastada e por vezes nada interessante. Às vezes, me pegava pensando quando o livro começaria a ficar emocionante e depois de ler duzentas e cinquenta páginas, nada havia acontecido, os nomes ainda não tinham ligação e Kitty continuava completamente perdida em sua busca e em sua própria vida.

"A Lista" não foi o livro que eu esperava que fosse. As pessoas que Kitty encontra através da lista especial de Constance tem histórias lindas e, por vezes, muito sofridas para contar, mas o livro foca muito mais em contar a história de Kitty enquanto tenta se livrar dos problemas que ela mesma criou, do que na lista propriamente dita e isso me decepcionou um pouco.

Cecelia tem uma escrita gostosa de acompanhar, as páginas passam depressa, mas em algumas partes do livro a história não anda, Cecelia se perde em temas que são um pouco ou muito desinteressantes que poderiam ter sido excluídos do livro sem que fizessem falta à verdadeira história. Às vezes, me pegava presa a páginas e mais páginas de descrições ou devaneios dos personagens sem um diálogo sequer e isso me cansou um pouco, tornou a leitura lenta e, por vezes, chata.

A ideia de Cecelia com relação a lista de cem nomes é incrível, mas quando descobrimos o real motivo pelos quais Constance colocou cada nome naquela lista, ficamos decepcionados. Eu esperava que o mistério que envolvia a lista fosse mais impactante, assustador ou incrível e, no final do livro, até entendo porque os nomes estão naquela lista e o livro nos passa uma linda mensagem sobre como precisamos nos abrir e conhecer novas pessoas, mas isso ainda não justifica o resto do livro.

Mesmo com uma escrita gostosa, fatos que podem acontecer na vida de qualquer um e personagens incríveis, senti que "A Lista" entrega muito menos do que a sinopse nos promete, mas se você quer um livro leve e gostoso, "A Lista" é o livro perfeito.

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2015/05/a-lista-cecelia-ahern.html

Gio 09/09/2015

A Lista
“Ela estava começando a conhecer as pessoas mais a fundo, a camada que todos nós escondemos, o que havia por detrás da máscara, da gentileza social, da insegurança. Kitty sentiu que estava começando a chegar a parte mais valiosa.”
Cecelia Ahern sempre me surpreende, ela consegue transformar os assuntos mais básicos e essências da vida em livros lindos e profundos com muita a sutileza e simplicidade. Seu mais novo romance, A Lista ficou entre os meus favoritos dela, perdendo somente para P.S. Eu Te Amo.
A história envolve um mistério. Kitty Logan é uma jornalista talentosa que está afundando após cometer um grave erro: sua carreira está arruinada, seu namorado a deixou, seu melhor amigo está decepcionado com ela. Como se não bastasse, sua amiga e mentora Constance falece, deixando-a sem chão. Mas Kitty não tem tempo a perder com auto piedade e lamentações. Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty: uma lista com 100 nomes de pessoas desconhecidas que, de algum modo, se conectam. Kitty precisa descobrir o que as pessoas tem em comum e escrever a última matéria de sua mentora.
Acompanhar tantas vidas e transformação da personagem principal por meio de suas histórias, além de tentar desvendar o mistério, é o mais legal do livro. O final é incrível e emocionante, fecha com chave de ouro uma excelente leitura.
As mensagens passadas em “A Lista” são cheias de verdade e esperança e nos fazem refletir, não somente sobre nossas vidas daqueles ao nosso redor.

site: https://instagram.com/p/6BEIA_yt8F/?taken-by=monlivre

Bruna 23/08/2015

Kitty Logan é uma jornalista ambiciosa, que acabou cometendo um grave erro em rede nacional, e por isso está respondendo a um processo judicial. Kitty iniciou a carreira na revista Etcetera, de sua grande amiga e mentora, Constance. Constance é uma grande jornalista, que está hospital, com câncer terminal, e, antes de morrer, deixa uma última matéria para Kitty, numa tentativa de resgatar a jornalista sensível que a amiga era.

Com o processo, a suspensão na emissora de TV, a reputação em frangalhos, e a carreira indo para o buraco, e a decepção de seu melhor amigo, Kitty vê sua vida desmoronar diante de seus olhos. Assim, a Etcetera é sua única e última esperança. E a consciência pesada, e a dor da perda da amiga, levam Kitty a mergulhar de cabeça nessa última matéria de Constance, como uma homenagem a sua mentora.

Porém, as coisas não são tão fáceis assim, porque a única coisa que Constance deixa para Kitty é uma lista com 100 nomes, sem nenhuma anotação ou direção para encontra-las. Quem são essas pessoas? Qual a ligação entre elas? O que Constance pretendia ao colocar estes nomes na lista? Essas são algumas perguntas que dominam a mente de Kitty durante a produção da matéria, e sua tentativa de encontrar essas pessoas.

A cada nova pessoa que Kitty encontrava, éramos brindados com uma história única e profunda, e eu me perguntava qual a ligação entre elas. Criei algumas teorias, assim como Kitty, e quando a verdadeira conexão foi revelada, tudo que eu pensei foi: Constance, você é demais!

Essa é a premissa inicial de A lista, que foi meu primeiro contato com a escrita de Cecilia Aherm, e não poderia ter sido mais prazerosa. O livro é leve, divertido, mas passa uma mensagem linda e muito profunda. Mas você espera romance, esse não é seu livro. Há alguns casais na trama, mas o romance não é o foco, e é tratado de forma bem superficial. E sinceramente, não fez falta. Um livro não precisa de um casal lindo e meloso para ser ótimo, e A lista prova isso muito bem!

Kitty foi uma personagem que me conquistou aos poucos. Sua atitude defensiva e ambiciosa me incomodou muito no início. Ela cometeu um erro, uma grande burrada mesmo, e só se preocupava consigo e sua reputação. Não conseguia enxergar o quanto prejudicou outras pessoas. Mas, ao longo do livro, ela vai amadurecendo, e acompanhar essa evolução, e a forma como sua experiência com essa nova matéria, e como o contato com as pessoas da lista a modificaram, foi ótimo.

“Apesar de, depois, ter refletido e chegado à conclusão de que o abraço fora, sim, um comportamento antiprofissional, Kitty pensou que, às vezes, quando há pessoas envolvidas, um negócio tem de deixar de ser um negócio e o ser humano deve vencer.”
Pág. 184

A diagramação da Novo Conceito está impecável e cheia de cuidado. As páginas são amareladas, há desenhos no início de cada capítulo. A capa é linda, com detalhes em alto-relevo, e a orelha do livro é maior e roxa. Se havia erros de revisão ou tradução, realmente não percebi.

A lista é um livro sensível, que consegue emocionar e comover, mesmo quando recheado de cenas cômicas e divertidas. Recomendo muito.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2015/07/resenha-lista-cecelia-ahern.html

Vanessa Meiser 10/08/2015

Todos os ingredientes que mais gosto reunidos num só livro, Cecelia Ahern como sempre acertando em cheio.

Aqui temos a triste e ao mesmo tempo renovada história de Kitty, uma jovem jornalista que no auge do seu sucesso cometeu um erro terrível que não só arruinou a vida de um homem inocente, como também a sua própria vida. Desde que ela acusou um pai de família de estupro, em rede nacional, sua vida virou um inferno. Ela foi demitida da emissora em que estava trabalhando, perdeu o namorado e vive sob constantes ameaças. Além de que a culpa pelo que fez, parece nunca lhe abandonar. Foi um ato precipitado, baseado em fatos ralos e que no fim das contas revelaram-se mentiras, mas agora estava feito, não há como voltar atrás, é preciso tocar a vida como dá.
Junto a esta tragédia em sua carreira e vida pessoal, sua melhor amiga, e chefe da revista em que ainda se mantem empregada, está morrendo de câncer. Constance é uma mulher de visão e cheia de vigor, mas, está perdendo a batalha contra a doença e, nos últimos dias de vida sugere a Kitty uma matéria inovadora.
Cosntance pede para que Kitty busque em seu escritório uma determinada lista contendo 100 nomes. Esta é a única pista que ela consegue dar sobre a tal matéria, nada mais é mencionado pois, Constance não resiste e acaba falecendo antes de concluir as instruções.
Agora Kitty se vê sem sua melhor amiga, quase sem casa para morar, quase sem emprego, sem dinheiro, sem respeito e sem dignidade e ainda por cima com uma lista de 100 nomes de pessoas que ela nunca viu na vida e que não faz ideia do que possuem em comum e que possa servir para uma matéria inédita.
A equipe da Etcetera decide dedicar a próxima publicação à Constance e, a matéria de Kitty será fundamental para a homenagem, no entanto, ela tem duas semanas para encontrar as 100 pessoas e descobrir o que as liga e porque sua amiga as havia selecionado.

Não será uma tarefa simples, mas, Kitty fará isto não só por sua carreira que corre o risco de acabar definitivamente caso fracasse na missão, mas também em nome da amiga que sempre lhe foi tão leal e sincera. Logo que os personagens começam a ser apresentados e a trama passa a girar em torno deles, percebemos aos poucos o que cada um tem a acrescentar e a lição que Kitty irá aprender com cada história tão tocante que ela encontra pela frente. Todos possuem sua própria história, umas mais tristes, outras nem tanto, umas bonitas outras angustiantes, mas, todas irão proporcionar à Kitty as mais belas lições de respeito, amor e determinação.

A história é sobre a vida de Kitty mas, quem tem muito a nos dizer são as pessoas da lista, eu me emocionei com cada uma delas, com suas trajetórias de superação e amadurecimento, com cada conquista aqui apresentada. Kitty é outra pessoa depois destes encontros, ela sente-me mais leve e capaz de levantar a cabeça e assumir seu erro. É seguramente um daqueles livros que te deixam reflexiva e emocionada ao virar a última página.

site: http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

Thalita 05/08/2015

Que livro! ♥
A lista conta a estória de Kitty Logan, uma jornalista que está passando por várias situações difíceis: a carreira está arruinada, o namorado a deixou, o melhor amigo e familiares estão decepcionados com ela e sua chefe e amiga Constance está a beira da morte.
Antes de partir, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty: uma lista de cem nomes desconhecidos por ela e mais nada. É através dessa lista que ela deverá escrever a melhor matéria da sua vida.
Quando Kitty começa a ouvir essas pessoas, aos poucos vai entendendo qual é a conexão entre suas histórias, porque ela foi escolhida para fazer algo tão difícil, e o principal, que ela tem que mudar.
Kitty é uma personagem que sofre muito, várias vezes tive dó dela e se pudesse entraria no livro para ajudá-la, infelizmente isso não é possível.
Quando li a sinopse de A lista fiquei muito curiosa, como cem nomes iriam se ligar? O que eles tinham em comum? E quando eu descobri essas respostas vi o quanto esse livro é maravilhoso.
Aprendi muita coisa com a Kitty e com o livro em si, vou levar vários ensinamentos para a minha vida e sou muito grata a Cecelia por mais esse livro incrível, com certeza lerei mais livros dela.

site: https://instagram.com/p/49rPYTuAwu/?taken-by=5livreiros

Marmaid 30/07/2015

Eu gosto bastante dos livros da Cecelia, e só a sinopse de A Lista já me pareceu bastante promissora. Não estava errada. Cecelia fez novamente: me fez chorar, refletir e me divertir com a leitura.

A Lista segue as semanas seguintes à morte de Constante, melhor amiga e mentora de Katherine Logan, uma jornalista que vem enfrentando as consequências de uma matéria (super)precipitada que foi ao ar e estragou a vida de uma pessoa inocente. Se corroendo com a culpa e sofrendo a perda da amiga, Kitty se envolve com os preparativos de uma edição especial da revista de Constante, se dedicando a escrever uma matéria que Constante gostaria de ter escrito. O problema é que a única coisa que a amiga deixou como instrução é uma lista com cem nomes, nada mais. Seus próximos dias são preenchidos com a procura pelas pessoas da lista e o quebra-cabeças em saber o que elas possuem em comum, além de se esforçar para se mostrar digna de continuar trabalhando na revista da amiga e encontrar novamente quem ela realmente é.

Com uma narrativa fluída, feita em terceira pessoa, A Lista é um livro cheio de reflexões, ao abordar não apenas os problemas de Kitty, mas também as histórias de alguns dos nomes deixados por Constance na Lista. Cecelia nos estimula a pensar sobre nós mesmos, sobre como a nossa vida e escolhas afetam as outras, como podemos admitir e nos arrepender de nossos erros e nos esforçar para que ele não se repita ao aprendermos com ele.

Claro que, sendo um livro da Ahern, não poderia deixar de contar com aquele toque da magia. De maneira sútil e graciosa, Cecelia acrescenta ao livro aquele brilho que nos faz pensar se é destino, ou se há algo além da nossa vida que não podemos explicar.

Núbia Esther 29/07/2015

“Esmagada e espremida, esgotada e desmoralizada, vendo tudo ser arrancado dela, Kitty refletiu que isso era o que ela causara a Colin Maguire, enquanto os repórteres se chocavam contra ela. Ela continuou caminhando, um passo à frente do outro; era tudo o que conseguia fazer. Queixo empinado, não sorria, não chore, não caia, caminhe. ” (Página 37)

Kitty Logan tem 32 anos, é jornalista e não está vivendo uma boa fase em sua vida. Kitty foi responsável por uma matéria que acabou se tornando um escândalo, destruiu a vida de pessoas e agora está sendo processada. Para piorar, Constance sua amiga e mentora há mais de dez anos, está muito doente. Em uma de suas últimas conversas com a amiga, Kitty pergunta a Constance se houve uma história que ela sempre quis escrever e nunca o fez. Constance pede para Kitty pegar um arquivo intitulado “Nomes” e retornar ao hospital para que ela lhe conte sobre o que se trata. Mas, Kitty não tem tempo de saber mais sobre a história da amiga. Constance morreu, seu emprego na TV foi para o espaço e o emprego na revista fundada por Constance está por um fio, seu melhor amigo perdeu a paciência com ela e seu namorado a deixou.

Poderia ser considerada uma coitada, mas a verdade é que tirando a tragédia da perda da amiga, todas as outras perdas ocorreram em decorrência dos seus atos. Então, Ahern não nos vende sua protagonista como a coitada sofredora que precisa dar a volta por cima, e reside aí o maior acerto desta obra. Kitty é a mulher que fez escolhas erradas, agiu errado (e muito) e que agora precisa repensar seus atos e se reencontrar sem ter o alicerce que sempre esteve ao seu lado para o que desse e viesse, sua miga Constance. Mais real, impossível.

Só que Constance deixou para trás uma história inacabada e agora cabe a Kitty a tarefa de escrever a história que a miga sempre quis contar. Como ponto de partida, apenas uma lista de cem nomes. E, enquanto tenta desvendar o grande segredo que a lista esconde, Kitty precisa lidar com as consequências dos seus atos: a falta de confiança das pessoas, a carreira em xeque e as retaliações anônimas que vem sofrendo.

A narrativa de Ahern é fluída e instigante. Depois que a dúvida sobre a lista é plantada, é impossível largar a leitura pois o que mais queremos é desvendar o grande segredo junto com Kitty. E claro, que em se tratando de Ahern, há muito drama, mas também sobra espaço para o riso, a amizade e o romance. A forma como Ahern vai encaixando todas as peças, o crescimento de Kitty ao descobrir todas essas histórias, é emocionante. E Ahern soube manter as expectativas altas até os últimos momentos. Das histórias dela que já li (não gente, eu não li P.S. Eu te Amo), esta foi a que eu mais gostei. A história começa despretensiosa, mas atinge uma carga dramática e uma sensibilidade tão grande, que te fisga para a história das pessoas dessa lista. Desconhecidos que aos poucos nos cativam e que promovem enormes mudanças na vida de Kitty. E Kitty, apesar de todas as burradas que cometeu, não é uma personagem chata, muito pelo contrário. Desde o início ela consegue angariar nossa empatia, justamente por não fazer uso do ‘coitadismo’ e aceitar que precisa pagar o preço por suas escolhas, mas também não bandeia para o estoicismo, o que é muito bom porque se transformar em saco de pancadas também não é muito legal.

Minha única tristeza reside no fato da revista Etcetera não existir de verdade, adoraria acompanhar os futuros números da revista.

P.S. O trabalho de diagramação interna, os detalhes internos da capa e a capa onde os nomes da lista são protagonistas renderam uma edição muito bonita. A Novo Conceito está de parabéns.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2015/07/26/a-lista-cecelia-ahern/

Gabriela 25/07/2015

“ Cada um de nós tem uma história para contar. ”
No novo livro de Cecelia Ahern acompanhamos a história da jornalista Katherine Logan – Kitty, que está com a carreira arruinada devido a uma matéria que publicou e as consequências da mesma.
No meio ao caos que se encontrava sua vida profissional e pessoal, sua editora-chefe e amiga Constance se encontrava com câncer. Porém, antes de morrer deixa uma misteriosa matéria nas mãos de Kitty, matéria esta que sempre quis publicar, mas nunca o fez. Constance deixa uma lista com o nome de cem pessoas, porém morre antes de poder explicar a Katherine do que se tratava a matéria.
“ As pessoas que não se consideram interessantes normalmente são as mais interessantes. ”
Devido a morte de sua amiga e editora chefe da revista, a nova direção da revista Etcetera resolve publicar uma edição especial em homenagem à Constance, e no meio disso Kitty se vê tendo que desvendar do que se trata a matéria e qual a relação entre os nomes, para assim poder salvar seu emprego na revista, poder reconstruir sua reputação tanto pessoal, quanto profissional e claro, realizar o desejo de sua amiga.
Porém essa busca não será nada fácil, e as consequências de sua matéria publicada anteriormente podem persegui-la no decorrer do livro, fazendo com que seus amigos se distanciem, que muitas pessoas desconhecidas a odeiem pela matéria que Kitty fez.
“A Lista” possui drama e suspense na medida certa, com um leve toque de humor descontraído. O livro prende do começo ao fim, quando você menos percebe está tão intrigado e curioso quanto Kitty para descobrir do que se trata a misteriosa matéria que Constance havia deixado em suas mãos.
O livro consegue intrigar o leitor no decorrer do livro e ao mesmo tempo surpreender nas últimas páginas com a história. Foi maravilhoso poder acompanhar a história de Katherine e poder notar o amadurecimento tanto pessoal quanto profissional da personagem, e é claro, descobrir do que tratava a misteriosa matéria deixada em suas mãos.
Cecelia Ahern consegue mostrar que nem toda história precisa ter uma peculiaridade para ser interessante, mas que cada pessoa possui uma história e apesar de acharmos por muitas vezes desinteressantes, elas podem ser incríveis no ponto de vista de outra pessoa.
Um dos fatos que me incomodaram um pouco foi 1) a história amorosa de Kitty me pareceu um pouco forçada, até mesmo muito acelerada e um tanto desnecessária, mas lembrando que o romance é apenas um pano de fundo da história, 2) o livro poderia ter sido menos extenso, mas ainda sim o livro conseguiu me satisfazer bastante. Este foi o primeiro livro que li da autora, só havia visto as adaptações de seus livros, mas me surpreendi e me apaixonei pela escrita de Cecelia Ahern, ela conseguiu criar uma história simples, mas simplesmente encantadora.

site: feitasdepapel.com

Isabella Pina 22/07/2015

Cem possibilidades
Já tive algumas experiências, na maioria positivas, com a Cecelia. Seus livros sempre tem um quê emocional, sobre pessoas que já sofreram algum baque na vida. A Lista me pareceu muito interessante ao ver a sinopse, afinal eu gosto de livros com jornalistas e matérias esquisitas, o que parecia ser bem o caso. Kitty Logan é uma repórter ambiciosa que, por um erro dramático em uma reportagem, acaba afetando a vida de diversas pessoas e se jogando em uma confusão onde a grande culpada é ela mesma.

Mesmo assim, por ver seu dia a dia, acabei por me afeiçoar à protagonista, com seus problemas e defeitos e sua vontade, às vezes escondida, de entregar uma boa e verdadeira matéria sobre e para pessoas. Constance, sua melhor amiga e também dona de uma famosa revista onde Kitty escreve, acaba lhe dando uma última tarefa, antes de falecer: escrever a matéria que ela própria queria ter escrito, mas a única pista que Kitty consegue é uma lista, aparentemente sem conexão alguma, com 100 pessoas.

Aos poucos, Kitty deixa de lado seu lado mais egoísta de repórter e começa a se conectar de verdade com alguns dos nomes da lista, conhecendo suas histórias, seus medos e seus passados. Eu particularmente gostei mais de alguns da lista que de outros mas, mesmo assim, a narrativa não é cansativa e considerei melhor que alguns dos livros que já li da autora. Infelizmente, e isso realmente me decepcionou, a maneira como a história se desenvolve se torna mais simplista do que eu esperava da autora. Pra começar, apesar de serem 100 nomes, nós não conhecemos nem 10 deles a fundo, o que me fez questionar a necessidade de escolher cem, ao invés de uma quantidade menor (claro que no final das contas fez algum sentido, mas mesmo assim...). Além disso, a evolução de Kitty, apesar de ser boa, em alguns momentos beirou um filme de romance, onde tudo dá certo no final com a pessoa mais esperada possível.

Com o passar da história, cada personagem vai ganhando personalidade própria, e é aí que está o trunfo da história: cada pessoa tem sua própria vida, suas próprias escolhas e seus próprios erros. Cada um tem uma história peculiar a contar, uma personalidade diferente e, no final das contas, às vezes esquecemos que as pessoas ao nosso redor são muito mais importantes do que nós pensamos à primeira vista. Além da matéria que Kitty tem que escrever, ela ainda sofre com a repercussão do seu erro em outra reportagem e com a culpa de ter sido precipitada e, enfim, não ter agido como deveria. Mesmo que tenha sido um erro dos feios, eu não a odiei, porque Cecelia tem essa coisa de escrever a história de uma pessoa não só por uma visão, mas por todas, o que ajuda a entendê-la melhor.

Aliás, e eu não sou exatamente a mais chata nesse ponto, mas em alguns momentos a revisão do livro deixou a desejar. Eu entendo que um erro ou outro aconteça, mas cheguei a ver um feio de ortografia. Só espero que em uma próxima edição as coisas se acertem.

A Lista não é um livro perfeito, mas é engraçadinho e bonito, com uma mensagem fofa por trás. Eu esperava mais por causa da autora, mas a história ainda tem seu brilho próprio. Se você gosta de romances e reportagens, A lista é uma boa opção, ainda que não a melhor.

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com/2015/06/resenha-lista-de-cecelia-ahern.html

Nina 22/07/2015

Sou muito fã de Cecelia Ahern, e me emociono demais com seus livros. Quando li P.S. Eu Te Amo achei que ia precisar de um lençol para enxugar as lágrimas, porque eu não conseguia parar de chorar. O Presente também foi assim, uma história super singela e previsível, mas que conseguiu me comover demais. O mesmo foi com A Vez da Minha Vida e O Livro do Amanhã, que tiveram uma pegada sobrenatural surpreendente. A única exceção foi Simplesmente Acontece, que foi uma mega decepção. Mas mesmo assim, eu estava ansiosa para ler A Lista e tirar a prova dos nove: Cecelia é diva ou não é?

Kitty Logan é uma jovem jornalista que está vendo sua vida desmoronar. Ela fez uma reportagem bombástica acusando um professor de assédio sexual, mas quando ele provou inocência, ela perdeu seu cargo na TV, sem contar que destruiu a vida de um homem inocente.

Como consequência, sua casa virou alvo de vândalos que estão sempre sujando sua porta, a ponto do proprietário querer despejá-la e seu emprego na Revista Etecetera também está ameaçado. E para piorar ainda mais, Constance, sua melhor amiga, mentora e dona da revista, morre vítima de uma câncer. Mas antes de partir, ela deixa para Kitty uma lista com cem nomes e diz que é uma ideia de reportagem que ela sempre quis fazer, mas que não teve tempo por causa da doença.

Além disso, seu melhor amigo Steve não está nada bem com ela. Ele afirma que ela não é mais a mesma, sempre egoísta preocupada demais com trabalho, e que ela deixou de ser a amiga agradável e companheira de antes.

Com a morte de Constance, Peter, o editor da revista, decide fazer uma edição especial para homenageá-la e Kitty acredita que escrever a última matéria de Constance seria uma oportunidade de limpar seu nome. O problema é que na lista constam apenas os nomes e nehuma pista de quem são ou onde encontrar essas pessoas, e pior, não há a mínima pista de qual seria a pauta da matéria. Correndo contra o tempo, Kitty precisa encontrar essas pessoas, convencê-las a dar entrevista a uma jornalista envolvida em um escândalo, e ainda descobrir o que une essas pessoas. O que elas tem de tão interessante a ponto de Constance afirmar que essa seria a grande matéria de sua vida?

"Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar. Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entendiante porque não estamos fazendo nada de extraordinário nem estampando as capas dos jornais tampouco suas manchetes, nem ganhando prêmios memoráveis. Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho." (p.373)

Que livro lindo!!!! Que história comovente! Me peguei às lágrimas várias vezes enquanto lia. No começo Kitty é muito egoísta, mesmo tendo acabado com a vida de uma homem inocente, ela não parece ter um pingo de remorso. Sua única preocupação é consigo mesma. Mas tudo começa a mudar conforme ela vai conhecendo as pessoas da lista e conhecendo suas histórias.

Os personagens secundários são incríveis, adorei cada um dos que estavam naquela lista. Suas histórias são repletas de lições de superação e amor ao próximo, e eles não tem a menor ideia das pessoas únicas que são. E essa é a grande magia do livro. E quando Kitty começa a conviver com eles é que ela vai percebendo o tamanho da injustiça que ela fez.

A escrita da Cecelia é sempre uma delícia de acompanhar. Ela é ágil e fluída e foca mais nos acontecimentos, deixando muita coisa nas entrelinhas, para que o leitor entenda por si. Sem contar as dicas que ela dá sobre o processo criação de textos e sobre o cuidado e a ética que jornalistas e até mesmo blogueiros devem ter ao redigir suas matérias.

A única coisa que não gostei foi a falta de romance, nesse quesito o livro foi bem morno mesmo. Até tiveram os casais, vários inclusive, mas nada arrebatador.

Enfim peeps, o livro é fofo e eu recomendo para qualquer um que queria se emocionar um pouquinho com a magia de Cecelia Ahern, pois ela é diva com certeza!

site: http://www.quemlesabeporque.com/2015/07/a-lista-cecelia-ahern.html#.Va-l2vlViko