A Lista

A Lista Cecelia Ahern

Resenhas - A lista

Núbia Esther 29/07/2015

“Esmagada e espremida, esgotada e desmoralizada, vendo tudo ser arrancado dela, Kitty refletiu que isso era o que ela causara a Colin Maguire, enquanto os repórteres se chocavam contra ela. Ela continuou caminhando, um passo à frente do outro; era tudo o que conseguia fazer. Queixo empinado, não sorria, não chore, não caia, caminhe. ” (Página 37)

Kitty Logan tem 32 anos, é jornalista e não está vivendo uma boa fase em sua vida. Kitty foi responsável por uma matéria que acabou se tornando um escândalo, destruiu a vida de pessoas e agora está sendo processada. Para piorar, Constance sua amiga e mentora há mais de dez anos, está muito doente. Em uma de suas últimas conversas com a amiga, Kitty pergunta a Constance se houve uma história que ela sempre quis escrever e nunca o fez. Constance pede para Kitty pegar um arquivo intitulado “Nomes” e retornar ao hospital para que ela lhe conte sobre o que se trata. Mas, Kitty não tem tempo de saber mais sobre a história da amiga. Constance morreu, seu emprego na TV foi para o espaço e o emprego na revista fundada por Constance está por um fio, seu melhor amigo perdeu a paciência com ela e seu namorado a deixou.

Poderia ser considerada uma coitada, mas a verdade é que tirando a tragédia da perda da amiga, todas as outras perdas ocorreram em decorrência dos seus atos. Então, Ahern não nos vende sua protagonista como a coitada sofredora que precisa dar a volta por cima, e reside aí o maior acerto desta obra. Kitty é a mulher que fez escolhas erradas, agiu errado (e muito) e que agora precisa repensar seus atos e se reencontrar sem ter o alicerce que sempre esteve ao seu lado para o que desse e viesse, sua miga Constance. Mais real, impossível.

Só que Constance deixou para trás uma história inacabada e agora cabe a Kitty a tarefa de escrever a história que a miga sempre quis contar. Como ponto de partida, apenas uma lista de cem nomes. E, enquanto tenta desvendar o grande segredo que a lista esconde, Kitty precisa lidar com as consequências dos seus atos: a falta de confiança das pessoas, a carreira em xeque e as retaliações anônimas que vem sofrendo.

A narrativa de Ahern é fluída e instigante. Depois que a dúvida sobre a lista é plantada, é impossível largar a leitura pois o que mais queremos é desvendar o grande segredo junto com Kitty. E claro, que em se tratando de Ahern, há muito drama, mas também sobra espaço para o riso, a amizade e o romance. A forma como Ahern vai encaixando todas as peças, o crescimento de Kitty ao descobrir todas essas histórias, é emocionante. E Ahern soube manter as expectativas altas até os últimos momentos. Das histórias dela que já li (não gente, eu não li P.S. Eu te Amo), esta foi a que eu mais gostei. A história começa despretensiosa, mas atinge uma carga dramática e uma sensibilidade tão grande, que te fisga para a história das pessoas dessa lista. Desconhecidos que aos poucos nos cativam e que promovem enormes mudanças na vida de Kitty. E Kitty, apesar de todas as burradas que cometeu, não é uma personagem chata, muito pelo contrário. Desde o início ela consegue angariar nossa empatia, justamente por não fazer uso do ‘coitadismo’ e aceitar que precisa pagar o preço por suas escolhas, mas também não bandeia para o estoicismo, o que é muito bom porque se transformar em saco de pancadas também não é muito legal.

Minha única tristeza reside no fato da revista Etcetera não existir de verdade, adoraria acompanhar os futuros números da revista.

P.S. O trabalho de diagramação interna, os detalhes internos da capa e a capa onde os nomes da lista são protagonistas renderam uma edição muito bonita. A Novo Conceito está de parabéns.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2015/07/26/a-lista-cecelia-ahern/

Gabriela 25/07/2015

“ Cada um de nós tem uma história para contar. ”
No novo livro de Cecelia Ahern acompanhamos a história da jornalista Katherine Logan – Kitty, que está com a carreira arruinada devido a uma matéria que publicou e as consequências da mesma.
No meio ao caos que se encontrava sua vida profissional e pessoal, sua editora-chefe e amiga Constance se encontrava com câncer. Porém, antes de morrer deixa uma misteriosa matéria nas mãos de Kitty, matéria esta que sempre quis publicar, mas nunca o fez. Constance deixa uma lista com o nome de cem pessoas, porém morre antes de poder explicar a Katherine do que se tratava a matéria.
“ As pessoas que não se consideram interessantes normalmente são as mais interessantes. ”
Devido a morte de sua amiga e editora chefe da revista, a nova direção da revista Etcetera resolve publicar uma edição especial em homenagem à Constance, e no meio disso Kitty se vê tendo que desvendar do que se trata a matéria e qual a relação entre os nomes, para assim poder salvar seu emprego na revista, poder reconstruir sua reputação tanto pessoal, quanto profissional e claro, realizar o desejo de sua amiga.
Porém essa busca não será nada fácil, e as consequências de sua matéria publicada anteriormente podem persegui-la no decorrer do livro, fazendo com que seus amigos se distanciem, que muitas pessoas desconhecidas a odeiem pela matéria que Kitty fez.
“A Lista” possui drama e suspense na medida certa, com um leve toque de humor descontraído. O livro prende do começo ao fim, quando você menos percebe está tão intrigado e curioso quanto Kitty para descobrir do que se trata a misteriosa matéria que Constance havia deixado em suas mãos.
O livro consegue intrigar o leitor no decorrer do livro e ao mesmo tempo surpreender nas últimas páginas com a história. Foi maravilhoso poder acompanhar a história de Katherine e poder notar o amadurecimento tanto pessoal quanto profissional da personagem, e é claro, descobrir do que tratava a misteriosa matéria deixada em suas mãos.
Cecelia Ahern consegue mostrar que nem toda história precisa ter uma peculiaridade para ser interessante, mas que cada pessoa possui uma história e apesar de acharmos por muitas vezes desinteressantes, elas podem ser incríveis no ponto de vista de outra pessoa.
Um dos fatos que me incomodaram um pouco foi 1) a história amorosa de Kitty me pareceu um pouco forçada, até mesmo muito acelerada e um tanto desnecessária, mas lembrando que o romance é apenas um pano de fundo da história, 2) o livro poderia ter sido menos extenso, mas ainda sim o livro conseguiu me satisfazer bastante. Este foi o primeiro livro que li da autora, só havia visto as adaptações de seus livros, mas me surpreendi e me apaixonei pela escrita de Cecelia Ahern, ela conseguiu criar uma história simples, mas simplesmente encantadora.

site: feitasdepapel.com

Isabella Pina 22/07/2015

Cem possibilidades
Já tive algumas experiências, na maioria positivas, com a Cecelia. Seus livros sempre tem um quê emocional, sobre pessoas que já sofreram algum baque na vida. A Lista me pareceu muito interessante ao ver a sinopse, afinal eu gosto de livros com jornalistas e matérias esquisitas, o que parecia ser bem o caso. Kitty Logan é uma repórter ambiciosa que, por um erro dramático em uma reportagem, acaba afetando a vida de diversas pessoas e se jogando em uma confusão onde a grande culpada é ela mesma.

Mesmo assim, por ver seu dia a dia, acabei por me afeiçoar à protagonista, com seus problemas e defeitos e sua vontade, às vezes escondida, de entregar uma boa e verdadeira matéria sobre e para pessoas. Constance, sua melhor amiga e também dona de uma famosa revista onde Kitty escreve, acaba lhe dando uma última tarefa, antes de falecer: escrever a matéria que ela própria queria ter escrito, mas a única pista que Kitty consegue é uma lista, aparentemente sem conexão alguma, com 100 pessoas.

Aos poucos, Kitty deixa de lado seu lado mais egoísta de repórter e começa a se conectar de verdade com alguns dos nomes da lista, conhecendo suas histórias, seus medos e seus passados. Eu particularmente gostei mais de alguns da lista que de outros mas, mesmo assim, a narrativa não é cansativa e considerei melhor que alguns dos livros que já li da autora. Infelizmente, e isso realmente me decepcionou, a maneira como a história se desenvolve se torna mais simplista do que eu esperava da autora. Pra começar, apesar de serem 100 nomes, nós não conhecemos nem 10 deles a fundo, o que me fez questionar a necessidade de escolher cem, ao invés de uma quantidade menor (claro que no final das contas fez algum sentido, mas mesmo assim...). Além disso, a evolução de Kitty, apesar de ser boa, em alguns momentos beirou um filme de romance, onde tudo dá certo no final com a pessoa mais esperada possível.

Com o passar da história, cada personagem vai ganhando personalidade própria, e é aí que está o trunfo da história: cada pessoa tem sua própria vida, suas próprias escolhas e seus próprios erros. Cada um tem uma história peculiar a contar, uma personalidade diferente e, no final das contas, às vezes esquecemos que as pessoas ao nosso redor são muito mais importantes do que nós pensamos à primeira vista. Além da matéria que Kitty tem que escrever, ela ainda sofre com a repercussão do seu erro em outra reportagem e com a culpa de ter sido precipitada e, enfim, não ter agido como deveria. Mesmo que tenha sido um erro dos feios, eu não a odiei, porque Cecelia tem essa coisa de escrever a história de uma pessoa não só por uma visão, mas por todas, o que ajuda a entendê-la melhor.

Aliás, e eu não sou exatamente a mais chata nesse ponto, mas em alguns momentos a revisão do livro deixou a desejar. Eu entendo que um erro ou outro aconteça, mas cheguei a ver um feio de ortografia. Só espero que em uma próxima edição as coisas se acertem.

A Lista não é um livro perfeito, mas é engraçadinho e bonito, com uma mensagem fofa por trás. Eu esperava mais por causa da autora, mas a história ainda tem seu brilho próprio. Se você gosta de romances e reportagens, A lista é uma boa opção, ainda que não a melhor.

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com/2015/06/resenha-lista-de-cecelia-ahern.html

Nina 22/07/2015

Sou muito fã de Cecelia Ahern, e me emociono demais com seus livros. Quando li P.S. Eu Te Amo achei que ia precisar de um lençol para enxugar as lágrimas, porque eu não conseguia parar de chorar. O Presente também foi assim, uma história super singela e previsível, mas que conseguiu me comover demais. O mesmo foi com A Vez da Minha Vida e O Livro do Amanhã, que tiveram uma pegada sobrenatural surpreendente. A única exceção foi Simplesmente Acontece, que foi uma mega decepção. Mas mesmo assim, eu estava ansiosa para ler A Lista e tirar a prova dos nove: Cecelia é diva ou não é?

Kitty Logan é uma jovem jornalista que está vendo sua vida desmoronar. Ela fez uma reportagem bombástica acusando um professor de assédio sexual, mas quando ele provou inocência, ela perdeu seu cargo na TV, sem contar que destruiu a vida de um homem inocente.

Como consequência, sua casa virou alvo de vândalos que estão sempre sujando sua porta, a ponto do proprietário querer despejá-la e seu emprego na Revista Etecetera também está ameaçado. E para piorar ainda mais, Constance, sua melhor amiga, mentora e dona da revista, morre vítima de uma câncer. Mas antes de partir, ela deixa para Kitty uma lista com cem nomes e diz que é uma ideia de reportagem que ela sempre quis fazer, mas que não teve tempo por causa da doença.

Além disso, seu melhor amigo Steve não está nada bem com ela. Ele afirma que ela não é mais a mesma, sempre egoísta preocupada demais com trabalho, e que ela deixou de ser a amiga agradável e companheira de antes.

Com a morte de Constance, Peter, o editor da revista, decide fazer uma edição especial para homenageá-la e Kitty acredita que escrever a última matéria de Constance seria uma oportunidade de limpar seu nome. O problema é que na lista constam apenas os nomes e nehuma pista de quem são ou onde encontrar essas pessoas, e pior, não há a mínima pista de qual seria a pauta da matéria. Correndo contra o tempo, Kitty precisa encontrar essas pessoas, convencê-las a dar entrevista a uma jornalista envolvida em um escândalo, e ainda descobrir o que une essas pessoas. O que elas tem de tão interessante a ponto de Constance afirmar que essa seria a grande matéria de sua vida?

"Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar. Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entendiante porque não estamos fazendo nada de extraordinário nem estampando as capas dos jornais tampouco suas manchetes, nem ganhando prêmios memoráveis. Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho." (p.373)

Que livro lindo!!!! Que história comovente! Me peguei às lágrimas várias vezes enquanto lia. No começo Kitty é muito egoísta, mesmo tendo acabado com a vida de uma homem inocente, ela não parece ter um pingo de remorso. Sua única preocupação é consigo mesma. Mas tudo começa a mudar conforme ela vai conhecendo as pessoas da lista e conhecendo suas histórias.

Os personagens secundários são incríveis, adorei cada um dos que estavam naquela lista. Suas histórias são repletas de lições de superação e amor ao próximo, e eles não tem a menor ideia das pessoas únicas que são. E essa é a grande magia do livro. E quando Kitty começa a conviver com eles é que ela vai percebendo o tamanho da injustiça que ela fez.

A escrita da Cecelia é sempre uma delícia de acompanhar. Ela é ágil e fluída e foca mais nos acontecimentos, deixando muita coisa nas entrelinhas, para que o leitor entenda por si. Sem contar as dicas que ela dá sobre o processo criação de textos e sobre o cuidado e a ética que jornalistas e até mesmo blogueiros devem ter ao redigir suas matérias.

A única coisa que não gostei foi a falta de romance, nesse quesito o livro foi bem morno mesmo. Até tiveram os casais, vários inclusive, mas nada arrebatador.

Enfim peeps, o livro é fofo e eu recomendo para qualquer um que queria se emocionar um pouquinho com a magia de Cecelia Ahern, pois ela é diva com certeza!

site: http://www.quemlesabeporque.com/2015/07/a-lista-cecelia-ahern.html#.Va-l2vlViko

Debora 17/07/2015

A Lista - Cecelia Ahern
A Lista conta a história da jornalista Kitty Logan. Uma matéria desastrosa transmitida em rede nacional lhe rendeu um processo judicial, a perda da sua reputação e também a admiração de seus amigos e familiares. Menos de sua editora chefe, Constance. Constance é a âncora de Kitty no turbilhão que sua vida virou, porém sua amada amiga está doente e não tem muito tempo de vida.

Em uma visita à Constance, no hospital, Kitty pergunta a ela qual a matéria que ela sempre quis escrever, mas nunca teve a chance, assim Constance lhe revela uma lista com o nome de 100 pessoas que fazem parte de uma grande matéria. Após a morte de Constance, Kitty se vê sozinha e com uma matéria que pode ajudar a restituir a sua reputação como jornalista. Porém, ela precisa descobrir a ligação entre as 100 pessoas da lista que, aparentemente, nunca ouviram falar uma das outras e não tem a menor ideia de porquê alguém estaria interessado em sua história.

Esse é o terceiro livro que leio da Cecelia Ahern e posso dizer que cada vez mais ela me surpreende e emociona com suas histórias, que a primeira vista são simples e despretensiosas. No entanto, ao decorrer de uma narrativa fácil e envolvente vamos mergulhando na trama, nos apegando aos personagens e seus questionamentos e é como se vivêssemos as situações difíceis e emocionantes juntos com eles.

"... estava começando a conhecer as pessoas mais a fundo, a camada que todos nós escondemos, o que havia detrás da máscara, da gentileza social, da insegurança. Kitty sentiu que estava começando a chegar à parte mais valiosa de sua lista."

Outro ponto que me cativou na trama foi a rotina jornalística de Kitty, as decisões a serem tomadas, as perguntas que rondavam sua cabeça por causa da situação antiética que ela se meteu, a investigação atrás das pessoas da lista, as entrevistas e mais entrevistas que ela precisa realizar até descobrir o propósito da matéria que Constance gostaria que ela fizesse. A Cecelia conduz a história de maneira crível, interligando as situações e acontecimentos, cada passo de Kitty terá um consequência não só no seu trabalho, mas principalmente na sua vida real.

Falando em Kitty, aprendi a gostar dessa personagem que comete erros sim, mas se arrepende deles (mesmo que não admita), que só quer honrar a memória de sua amiga e que se esforça acima de tudo para fazer o seu melhor. Ela pode ser egoísta e um pouco ambiciosa sim, mas isso não tira toda a dor e culpa do que ela está passando quando a conhecemos no início do livro. Porém, a autora soube não apenas conduzir a história, mas desenvolver de forma agradável e consistente a trama pessoal da personagem, fazendo-a evoluir, aprender com os próprios erros e voltar a ser a pessoa que tinha fascínio por histórias interessantes que precisam ser descobertas.

"Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante porque não estamos fazendo nada de extraordinário nem estampando capas de jornais, tampouco suas manchetes, nem ganhando prêmios memoráveis. Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho."

A Lista não é o melhor livro do mundo, mas a mágica da Cecelia nos presenteia com um livro fofo, recheado de histórias lindas, importantes e que significam muito e nos fazem aprender muito sobre como a vida pode ser ruim, mas basta você fazer o seu melhor para tentar mudá-la. As páginas não serão viradas furiosamente, cada linha deve ser apreciada e interpretada, ainda mais quando se trata das pessoas da lista.

Enfim, esse livro foi um passa tempo surpreendente, que me manteve presa e admirada, além de ativar minha curiosidade que trabalhou a toda tentando descobrir a ligação entre as pessoas da lista junto com Kitty. O romance de modo algum é o foco principal, mas sim um dos milhares de planos de fundo que acontece igualzinho a história: suave, sutil, carinhosamente e no final, rápido, lindo e conquistador. Se você quiser ler uma história sobre pessoas interessantes, com acontecimentos inesperados em suas vidas, que vá te emocionar e deixar com o coração quentinho, A Lista é o seu livro.

site: http://vanille-vie.blogspot.com.br/

Carlos Magno 15/07/2015

Kitty Logan está vendo sua vida ruir: Seu namorado a largou e seu amigo está magoado com ela. As coisas começaram a piorar para ela depois de uma reportagem feita por ela na TV na qual ela afirmava que um professor era pedófilo e, além disso, uma das alunas estava grávida dele. Tudo não passava de uma farsa que acabou tanto com a vida direita e normal do professor quanto com a carreira de Kitty.

A única pessoa que talvez ainda confiasse em sua capacidade profissional é Constance, dona da revista Etecetera mas que está muito doente. Antes de partir dessa vida, Constance deixa para Kitty um material que poderia ajuda-la a reescrever sua vida e carreira: uma lista com 100 nomes. Ninguém sabe do que se trata, quem são aquelas pessoas ali representadas e mais, o que Constance pretendia escrever. Eis a missão dela.

[...]

O livro, apesar de prender a atenção e despertar a curiosidade do leitor, poderia ser mais impactante. Achei que em alguns momentos faltou folego para a trama, na qual a autora precisou se jogar de corpo e alma no rio que ela mesma criou para resgatar a obra. Ou seja, ela conseguiu tirar proveito até mesmo dos pontos "ruins" da obra. Ponto para a autora.

[...]

Ainda que o livro não tenha sido tão bom quanto eu esperava que fosse (não é ruim, entendam) ele consegue prender na leitura. Você sente a necessidade de acompanhar de perto Kitty nessa missão quase impossível, sofrendo e comemorando com ela a cada avanço. Outra coisa que vale ser ressaltada: a boa relação que eu consegui sentir com a personagem central. Da vontade de ajudar ela de alguma forma por que... que sofrimento!!!

Resenha completa em:

site: http://www.cantinadolivro.com.br/2015/07/resenha-lista.html

Thalita 05/08/2015

Que livro! ♥
A lista conta a estória de Kitty Logan, uma jornalista que está passando por várias situações difíceis: a carreira está arruinada, o namorado a deixou, o melhor amigo e familiares estão decepcionados com ela e sua chefe e amiga Constance está a beira da morte.
Antes de partir, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty: uma lista de cem nomes desconhecidos por ela e mais nada. É através dessa lista que ela deverá escrever a melhor matéria da sua vida.
Quando Kitty começa a ouvir essas pessoas, aos poucos vai entendendo qual é a conexão entre suas histórias, porque ela foi escolhida para fazer algo tão difícil, e o principal, que ela tem que mudar.
Kitty é uma personagem que sofre muito, várias vezes tive dó dela e se pudesse entraria no livro para ajudá-la, infelizmente isso não é possível.
Quando li a sinopse de A lista fiquei muito curiosa, como cem nomes iriam se ligar? O que eles tinham em comum? E quando eu descobri essas respostas vi o quanto esse livro é maravilhoso.
Aprendi muita coisa com a Kitty e com o livro em si, vou levar vários ensinamentos para a minha vida e sou muito grata a Cecelia por mais esse livro incrível, com certeza lerei mais livros dela.

site: https://instagram.com/p/49rPYTuAwu/?taken-by=5livreiros

Mari 12/07/2015

"Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar."

Depois de cometer um erro gravíssimo, ser processada e afastada do trabalho, Kitty Logan não poderia estar se sentindo pior. Ou melhor, poderia. Seu namorado resolveu terminar o relacionamento deles do nada, sua melhor amiga está morrendo e ela não imagina o que está prestes a acontecer. Depois que Constance lhe deixa uma lista com cem nomes para que ela faça uma matéria, ela vê que a amiga queria lhe deixar a oportunidade de recuperar sua carreira e fazer uma matéria inesquecível. Só que ela tem cem nomes, um prazo apertado e a vontade de fazer isso dar certo, agora só falta saber por onde começar.
"A questão é aprender a parte mais importante do que é real."
Eu gosto demais da escrita da Cecelia Ahern e depois de participar de um Hangout com a autora, graças ao Grupo Editorial Novo Conceito, passei a admirá-la ainda mais. Admito que gosto mais de uns livros do que de outros, mas ,mesmo os que não gostei, me trouxeram alguma mensagem e eu tenho certeza que será sempre assim. Dessa vez tentei começar o livro sem muitas expectativas e, também, nem poderia, já que assim como a protagonista o leitor não tem nem ideia do que os cem nomes tem a ver um com o outro e com Kitty e isso conta muito na hora do envolvimento com a história e a protagonista.
"As pessoas raramente sabem o que querem; só ficam sabendo depois do fato."
A partir do capítulo em que Kitty descobre a lista comecei a ficar mais curiosa a respeito das coisas que iriam acontecer e muito ansiosa para descobrir quem eram aquelas pessoas. Neste livro a narrativa de Cecelia não tem altos e baixos e ela conseguiu manter suas mensagens marcantes e novos aprendizados a cada página. Isso é algo que admiro na Cecelia; ela consegue me envolver e me fazer refletir independente da história, da personalidade do protagonista e da maneira como passa isso no livro.

Kitty é uma personagem nada perfeita que, muitas vezes, age de maneira errada e fala coisas desnecessárias, mas a autora conseguiu mostrar que ela pode até errar, porém sabe quando errou e sabe que deve reparar o erro. Kitty passa por muitas mudanças ao longo do livro e, consequentemente, seus pensamentos e opiniões mudam, fazendo com que o leitor a acompanhe nesse amadurecimento. Claro, aquelas cem pessoas ajudam demais nesse quesito.
"Você foi a única em meio àquelas entrevistas a me mostrar verdadeiramente que não tinha medo de voar e que, na verdade, seu medo mesmo era o de não errar."
Cada nome, cada pessoa, cada história acrescenta algo para o enredo e para a personagem e isso torna este o livro de Cecelia que mais me fez refletir. Temos histórias que emocionam, diálogos marcantes e pessoas especiais. É impossível não comparar acontecimentos da ficção com nossa vida e não pensar em como seria estar no lugar daquelas pessoas - sendo a história divertida ou triste. O mais legal é que, no final, nós percebemos que desde a primeira página havia um ensinamento sobre o que fez Constance deixar a lista para Kitty e, por mais que a gente pense que aquela primeira conversa das duas já nos deixam algumas mensagens, vai muito além disso.

[...] RESENHA COMPLETA EM: http://www.magialiteraria.net/2015/06/resenha-lista-cecelia-ahern.html

Emocionante, envolvente e marcante, A Lista não tem apenas Kitty como protagonista. O protagonista da vez é o leitor, que irá se deixar levar pela narrativa da autora e irá parar a leitura várias vezes para poder pensar sobre seus próprios atos. Se você já leu algum livro de Cecelia Ahern, vai se impressionar com como a autora consegue se superar. Se você nunca leu nada da autora, este livro seria uma ótima maneira de começar.

Paraíso das Ideias 11/07/2015

Oi oi gente, tudo bem com vocês?
A resenha que trago hoje é de um dos livros que a editora Novo Conceito, nossa super parceira nos enviou no mês de maio, A Lista, da Cecelia Ahern.

Nessa nova obra Cecelia nos traz a história de Kitty, uma jornalista que pouco a pouco vê o mundo ruir a sua volta. Meter-se em um escândalo na emissora de tevê em que trabalha foi apenas o começo e como se o fato de ter sido afastada do emprego não fosse o suficiente, a vida lhe mostra que sim, as coisas ainda podem ficar pior, e dessa forma ela acaba perdendo sua amiga Constance.
Decidida a homenagear e terminar algo que sua amiga não pode, Kitty decide levar à diante uma matéria que Constance preparava, mas o desafio começa quando tudo que ela tem diante de si é uma lista contendo cem nomes, e a partir daí começa sua caçada em busca de desvendar os segredos e as histórias que os colocou ali.
O livro nos faz refletir em muitos momentos sobre quem somos, como somos e se é realmente assim que queremos ser. É possível enxergar na personagem falhas que estamos sujeitos a cometer, como também os reflexos que isso nos trará no futuro. Ao longo dessa jornada incessante que é percorrer essa lista, desvendando, ouvindo e até mesmo contando histórias, Kitty amadurece, e acaba passando isso para o leitor.
A ideia envolvida por trás da trama foi muito bem elaborada pela Cecelia, mas assim como em seus outros livros, ela acaba se perdendo e preenchendo páginas e mais páginas com detalhes que não interferem de maneira relevante na história, passando a impressão de que aquilo só está ali para aumentar o volume de páginas. Como iniciei a leitura sem muitas expectativas por já conhecer a escritora, não fiquei tão surpresa/frustrada com a maneira como as coisas terminaram.

Personagens secundários: Se escrever um livro com meia dúzia de personagens já é um desafio e tanto, depois desse preciso aplaudir Cecelia por conseguir ir além. Ela de fato consegue fazer com que você se coloque na situação.

Capa e diagramação: Como sou uma pessoa de capas, achei essa simplesmente linda. Ela passa uma leveza e preciso dizer que foi uma das razões para me fazer ler esse livro.
A diagramação é bonita, com um detalhe floral no início de cada capítulo e uma fonte um pouco diferente.

Quotes:

“O amor faz as pessoas alçarem voo. Para mim, o amor tem poder destruidor. Sou um demônio pronto para defender, proteger, para fazer qualquer coisa pelas pessoas que amo.”

“(...) estava começando a conhecer as pessoas mais a fundo, a camada que todos nós escondemos, o que havia detrás da máscara, da gentileza social, da insegurança. Kitty sentiu que estava começando a chegar à parte mais valiosa de sua lista.”

“Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história para contar. Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante (...) Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho...”

Comentários: Apesar do meu problema pessoal com a Cecelia o livro é bonito. Claro que poderia ser melhor, com algumas páginas a menos, mas ok, no fundo ainda acho que vale a leitura, mesmo dando apenas duas estrelinhas. E dessa vez não tem playlist pra tornar as coisas melhores ou mais fáceis.

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lista-cecelia-ahern.html

Silvana 10/07/2015

A vida de Kitty Logan vai de mal a pior. Quando pensou que tinha conseguido o emprego dos seus sonhos, trabalhar em um programa de TV, o Thirty Minutes, ela viu tudo desmoronar quando acusou um professor de educação física de abusar sexualmente de duas alunas e ainda ter engravidado uma delas, e ele ser totalmente inocente. Agora ela está sendo processada por difamação e como a audiência será no dia seguinte, ela não para de receber ligações de todos seus amigos jornalistas querendo uma exclusiva com ela. Até o momento somente seu melhor amigo Steve ainda não tinha ligado, por isso ela estranha quando vê o nome dele chamando em seu celular. Mas Steve não quer uma entrevista, ele quer que ela veja o quanto está decepcionado com ela, pois, Kitty só consegue ver o quanto foi prejudicada, ela esquece que o maior prejudicado no caso foi o professor que ela acusou.

E não é somente Steve que está lhe acusando, seus pais ligam para dizer o quanto estão envergonhados com o que ela fez. Seu namorado pega todas as suas coisas do apartamento dela e vai embora sem dar nenhum motivo para estar indo. A unica pessoa que ainda está do seu lado, é sua mentora e amiga há anos, Constance. Mas não por muito tempo. Constance está morrendo no hospital e como Kitty tem aversão a hospitais, somente agora depois de mais de um mês, é que ela apareceu para uma visita. Constance é a fundadora e editora da revista Etcetera. Ela foi a primeira a acreditar em Kitty e ela sabe que somente essa amizade que ainda a mantêm na revista, após esse suicídio profissional. Mas ela sabe que assim que Constance se for, ela não terá nem isso mais.

Kitty é condenada, e como tudo que esta ruim pode piorar, Constance vem a falecer. Kitty fica devastada mas ela tem que juntar forças para escrever a matéria da sua vida. Antes de morrer, Kitty perguntou a Constance qual seria a matéria que ela gostaria de escrever e nunca escreveu e Constance disse que aquela era uma ótima ideia para uma pauta. Ela diz que a matéria que ela queria ter escrito está em um envelope com o titulo "Nomes" e pede que Kitty traga o envelope até ela, mas Kitty não chega a tempo. E agora ela tem que escrever essa matéria que será uma forma de homenagem a Constance. Mas quando Kitty abre o envelope, dentro só tem uma lista com 100 nomes. Agora cabe a ela descobrir qual o significado dessa lista.

Eu estava enrolando para ler esse livro com medo de me decepcionar. Já li três livros da autora, P. S. Eu te amo, A vez da minha vida e O livro do amanhã. Os dois primeiros até gostei, o terceiro não, por isso estava com medo de ser apenas mais um livro, que não viesse acrescentar nada. É ai que me surpreendi. Quando percebi, estava completamente envolvida com a história. Envolvente, essa é a palavra para definir A Lista. É daquelas histórias que quando percebemos, estamos chamando os personagens de amigos e esperando encontrar qualquer um deles ali na esquina. É também daqueles livros que não tem personagens principais, apesar de Kitty ser apresentada assim. Durante a leitura vemos que Kitty significou tanto para a história como qualquer um dos outros que apareceram nela. E a história de cada um deles, fez com que Kitty revesse a sua própria vida.

Temos Bridget, uma senhora que está completando 85 anos. Tem Ambrose, que dedicou a sua vida ao estudo das borboletas. Eva, uma personal shopper. Archie, um homem atormentado por ter feito justiça com as próprias mãos, Jedrek, que quer entrar para o Guinness World Records Book. E Mary-Rose, que recebe uma proposta de casamento toda semana. Cada um com sua história de vida. Mas o que será que eles tem em comum para o seu nome estar na Lista? Esse é o mistério do livro e num primeiro momento foi o que me prendeu a história. Mas conforme fui lendo e me dei conta de qual era a ligação entre eles, percebi que não importava mais o "motivo", e sim, eu estava ávida por conhecer mais sobre cada um deles e me peguei torcendo para que cada um alcançasse seu objetivo e por fim quando aconteceu, me acabei em lagrimas. Só digo uma coisa, leia, o meu nome e o seu nome poderiam estar naquela lista. E parabéns a editora pela edição que está perfeita.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lista-cecelia-ahern.html

Samantha @degraudeletras 10/07/2015

HERN, C. A Lista. 1ed. São Paulo: Novo Conceito, 2015.
Esse é o terceiro livro da Cecelia Ahern que leio, o primeiro foi P.S. Eu Te Amo e o segundo foi A Vez da Minha Vida. Eu tinha gostado bastante do primeiro livro, mas detestei o segundo e foi justamente o A Vez da Minha Vida que me deixou com receio de ler as outras obras da autora. Mas, rompendo meu preconceito, resolvi dar mais uma chance e comecei a ler A Lista.

Em A Lista a autora nos apresenta Kitty Logan, uma jornalista que vive um período delicado, pois o declínio exponencial de sua carreira coincidiu com a doença em fase terminal de sua melhor amiga, Constance.

Kitty perdera o emprego e responde a um processo judicial por ter levado ao ar uma matéria sem ter comprovado os fatos devidamente, o que levou à difamação de um professor de educação física.

Constance era fundadora e diretora da revista Etecetera, que acolhera o talento jornalístico de Kitty e a ofereceu uma segunda chance de se reafirmar profissionalmente. Constance, em um dos seus poucos momentos de lucidez no hospital, pediu para Kitty pegar um envelope em seu escritório para que ela pudesse mostrá-la a matéria que ela sempre quis escrever, mas ainda não tinha nem começado.

A amiga de Kitty morre (isso não é um spoiler) antes de explicar do que se tratava a matéria, então a jovem jornalista se vê com uma lista que contém 100 nomes e nada que aparentemente possa interligar essas pessoas. Kitty mostra sua alma jornalística quando se dedica ao máximo para conhecer um pouco mais as pessoas que estão na lista de Constance e tenta correr conta o tempo para entender o que deveria escrever sobre elas.

Só com essas informações você já deve presumir que o livro consiste nessa mini saga de tentar interligar pessoas tão diferentes. O bacana da estória é que a Kitty começa a ser trabalhada sem nem mesmo notar, o conhecimento que ela adquire a cada nova visita faz com que ela se modele um pouco mais e ao longo desse seu trabalho ela não apenas ajuda as outras pessoas mas percebe que cada um é especial da sua maneira singular.

Esse amadurecimento da protagonista é muito palpável e motivador, mas alguns pequenos detalhes me incomodaram. O primeiro ponto que me desanimou um pouco foi que depois da terceira entrevista as coisas começaram a ficar repetitivas, a Kitty conhecia alguém, entrevistava, mostrava o que ela fazia de diferente e ok, cada nova pessoa só confirmava a suposição criada sobre a "lição" final do livro. O desfecho da estória foi algo pouco trabalhado, mais da metade do livro procurando respostas e "pá" tudo se resolve de uma vez.

Achei o livro bem ok, não morri de amores, mas também não cheguei a detestar, ele foi divertido, embora tenha chagado a ficar um pouco enfadonho. Assim como nos livros anteriores, a escrita da autora ajudou bastante para que o livro passasse voando. Se eu vou ler os outros livros da Cecelia? Ainda não sei.

site: http://www.wordinmybag.com.br/

Barbara Lima 07/07/2015

Emocionante
Hey pessoal!

Hoje estou de volta com a resenha de “A Lista” da Cecelia Ahern. Quando a Novo Conceito falou sobre o lançamento desse livro eu fiquei muito animada porque sou fã da Cecelia, sempre quando me perguntam qual foi o livro que mais me fez chorar eu digo sem pensar duas vezes “P.S. Eu te amo.”. Eu gosto muito da forma como ela escreve, dos assuntos, dos problemas reais que ela traz em suas obras, então quando os livros de parceria chegaram na mesma hora comecei a ler seu mais recente lançamento.

“ - E sobre o quê é a matéria?
- Sobre as pessoas que estão na lista.
- E quantas pessoas há nessa lista?
- Cem no total.
- E qual será o tamanho dessa história?
- Qual é o tamanho da sua história?”

Em “A Lista” nós conhecemos a jornalista Kitty Logan, ela está passando por uma fase extremamente complicada na vida profissional e pessoal, seu nome está na lama por causa de um erro que abalou de maneira quase irreversível a sua carreira. Como se não bastasse, sua melhor amiga e mentora está muito doente, com os dias contados.

Em uma de suas visitas ao hospital, sua amiga, que também é jornalista, conta sobre uma ideia de matéria para sua revista, nada mais nada menos do que uma lista com 100 nomes. Após a sua morte, Kitty herda essa lista e o dever de honrar sua amiga através dessa última matéria.

É então que a maior aventura de Kitty começa, e ela é simplesmente incrível e emocionante...

“Você foi a única em meio àquelas entrevistas a me mostrar verdadeiramente que não tinha medo de voar e que, na verdade, seu medo mesmo era o de não voar.”

A história tem um teor de mistério muito gostoso, primeiro você começa se perguntando o que a Kitty fez de tão errado que deixou sua vida tão complicada, depois o mistério se volta para a lista misteriosa e os motivos daqueles nomes específicos estarem ali...

O livro é uma jornada, a cada página nós sofremos, crescemos, nos apaixonamos e aprendemos com Kitty. Um misto de sensações me envolveu enquanto lia, torci muito para que tudo se resolvesse, me contorci de curiosidade em diversos momentos e conforme ia conhecendo as pessoas da Lista, ia me apegando às suas histórias individuais.

“Eles a ajudaram a mudar a sua vida e, de certa maneira, a salvaram. Ele os reuniria novamente. Um dia.”

Esse livro é super indicado para quem gosta de romances com uma pitada de drama e mistério, vai te emocionar e ao final com um sorriso no rosto. A escrita da Cecelia é fluida, e cada detalhe não aparece por acaso e nem é desperdiçado! Leiam e depois me contem sua opinião

Xoxo

Até breve!

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2015/07/resenha-97-lista.html

Juliana 07/07/2015

Resenha originalmente publicada no blog Livros e Flores
Cem nomes...
Uma promessa.
Todo mundo tem uma história...

"A Lista" foi escrito por Cecelia Ahern, autora de "P.S. Eu te amo", e publicado no Brasil em 2015 pela Editora Novo Conceito. A obra possui 384 páginas divididas em 32 capítulos. Antes de começar, gostaria de parabenizar o pessoal da Editora pelo belo trabalho gráfico feito nesse livro. A edição tá maravilhosa em cada mínimo detalhe! O livro foi gentilmente cedido ao blog em parceria com a Editora.

Nessa obra, conhecemos Kitty Logan, uma jornalista de 32 anos, que está vendo sua vida desmoronar ao perder tudo o que conquistou: carreira, namorado, melhor amigo... E o pior: Constance, sua confidente e mentora, está gravemente doente.

Antes de morrer, Constance deixa uma relação de nomes de pessoas desconhecidas nas mãos de Kitty, que pode ser a chave para sua mudança de vida. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

A narrativa é feita em terceira pessoa e acompanha Kitty nessa empreitada. Achei que essa escolha acabou interferindo em alguns pontos da narrativa, mas não foi algo que chegou a desvirtuar a proposta da obra.

Não sou grande fã dos outros livros da autora, mas confesso que esse eu adorei e vou contar porque: através da leitura é notória a evolução dos personagens, tanto da principal, como dos secundários. É muito bacana notar esse amadurecimento dentro de um livro. A medida que as páginas passam, a evolução e clímax da estória só melhoram. Então, isso significa que senti-me submersa nos problemas de Kitty.

É uma escrita leve, porém nada simples. Digo isso levando em conta a grande carga reflexiva que encontrei no livro, há várias metáforas pra essa coisa que chamamos de vida.

Apesar de alguns acontecimentos relevantes na trama se resolverem muito rápido, cada ponto da narrativa se conecta, desse modo, não há pontas soltas. É lindo chegar ao final da leitura e compreender a linda lição que a autora deixou. Pelo que tenho conhecimento, esse é um traço característico das obras de Cecelia.

Indico a obra a todos os fãs da autora que ainda não tiveram a oportunidade de lê-la e a todos àqueles que procuram um livro com grande potencial reflexivo.

site: http://www.livroseflores.com/2015/07/resenha-lista-cecelia-ahern.html

Mih 01/07/2015

Resenha no blog!
Tem resenha do livro no meu blog! Confiram!

site: http://bymiih.blogspot.com.br/2015/06/pra-ler-lista.html