Coração Satânico

Coração Satânico William Hjortsberg

Resenhas - Coração Satânico

Brê Loureiro 17/05/2020

Razoável
Começou bem, mas acabou me decepcionando. Muito embora eu não fique presa a finais memoráveis e aprecie a "viagem" da leitura, confesso que até a metade curti muito, gostei dos capítulos curtos e dinâmicos. Mas a condução da parte final não foi o que eu esperava. Teve plot twist, mas achei muito simplista e senti falta de elementos essenciais à resolução do mistério.
Siani 22/05/2020minha estante
Percebi a mesma coisa!. No começo, a história estava dinâmica e tudo no parâmetro certo, já no final parece o que autor jogou a história pro ar e desistiu de seguir o ritmo do início.

Brê Loureiro 31/05/2020minha estante
Sim, Siani. Parecia que tinha que terminar e foi jogando o que vinha à mente. Uma pena, pois o livro prometia mais.

Abduzindolivros 03/07/2023

Harry Angel trabalha como detetive particular em Nova Iorque e é contratado por um homem muito peculiar, Louis Cyphre, com a missão de encontrar um famoso cantor desaparecido há quinze anos: Johnny Favorite, que tem um contrato a cumprir com Cyphre.

Tudo muito bem, tudo muito bom, parece um serviço relativamente simples e Cyphre paga muito bem, paga adiantado, mamão com açúcar, PORÉM Harry Angel será sugado para um submundo de rituais macabros, mortes bizarras e pessoas poderosas querendo esconder seus segredos...

Tenho plena consciência de que qualquer deslize informacional que eu deixar aqui vai estragar a experiência de quem for ler, então vou tentar falar sem revelar muita coisa.

No início, parece que as coisas são muito sem pé nem cabeça, desencaixadas. Tem muita coisa acontecendo, uma sucessão de desgraças, e características dos personagens sendo jogadas aparentemente ao vento... Mas, conforme avançava, via o óbvio: nada é por acaso, tudo faz parte de uma trama maior.

Tem um plot twist que é delicioso. Não necessariamente imprevisível, mas encanta pelo modo como foi construído e pelas pistas que, se não revelarem ao longo da jornada qual será se desfecho, em retrocesso estarão lá.

É uma história muito visual. Não tem descrições muito extensas, mas são certeiras para nos fazer ver as cenas nitidamente, como num filme, inclusive quanto ao ritmo da narrativa. Acompanhamos tudo ?em tempo real? através dos olhos de Harry Angel: se o detetive entra em um quarto e encontra um corpo com o peito aberto e o coração arrancado e, em seguida, desvia o olhar para reparar na bagunça do cômodo, é isso o que vemos. Ele não se detém em longas descrições sobre o brilho do sangue ou os arrepios por todos os poros do seu corpo, o que aumenta o impacto do horror.

O foco da narrativa está nas ações e diálogos, com pouca ênfase em pensamentos e sentimentos dos personagens; até porque não faria muito sentido colocar o Harry Angel divagando sobre si mesmo ou fazendo conjecturas sobre o íntimo dos outros. Angel é o típico nova iorquino que conhece a cidade como a palma de sua mão, mas pouco sabe sobre si mesmo. Ferrado, misterioso, um homem quebrado, de poucas palavras, pouco choro e muita ação.

Em alguns momentos, eu achei que a história ia ser um amontoado de estereótipos que eu não estava a fim de encarar ? essa descrição que fiz de Angel não parece um, bem batido? ? e tive medo de que uma parte do mistério caísse na culpa da religião dos pretos e pobres do Harlem, só porque sacrificavam frangos para aplacar o mal. Mas, confiei nas opiniões das pessoas que vinham me falar o quanto tinham amado esse livro, torci para que a trama não descambasse para essa direção (não foi), e vencido esse medo inicial, passei a apreciar os personagens como tipos que são: únicos, sim, porém com características que são facilmente reconhecíveis e com as quais nos identificamos.

Mesmo que você mate logo de cara a charada, vale muito a pena acompanhar o Harry Angel sofrendo para desvendar os mistérios, a caixa de Pandora aberta após aceitar o contrato com Louis Cyphre. E a lição final de que a ambição desmedida de querer tanto sucesso, fama, dinheiro e poder a ponto de vender sua alma, pode trazer satisfação por um tempo; mas se paga um preço alto demais ao tornar-se refém de um comprador ávido para te fazer de gato e sapato antes de te devorar. Não se engana o Pai da Mentira, não se lucra mais do que ele, jamais.

Dá para encaixar essa lógica em várias situações ?

E ver esse jogo acontecendo, bah, que lindeza! Gostei demais. Recomendo fortemente. Queria muito poder dar detalhes mais específicos para justificar essa recomendação, mas aí eu estrago a experiência de vocês hehe
Geovana 12/07/2023minha estante
Gostei da sua resenha. Quero ler esse livro futuramente, parece ser mesmo bom.

Abduzindolivros 14/07/2023minha estante
É bem massa, eu curti

Alcione13 23/10/2021

Até a capa é spoiler
Creio que vi o que não devia e onde talvez não havia

Era um dos meus desejados do coração e eis que essa edição belíssima me cai no colo. Porém,como nem tudo são flores...

Não tive uma experiência muito boa.
O livro pode ter se tornado um clássico e como tal tem suas peculiaridades.
Como ideias que na época eram normais.
Certo.

Errado.

Não me desceu o preconceito da trama.
Algo meio como um deboche de uma religião. Me pareceu um recurso forçado para introduzir o sobrenatural.
Aliás um final óbvio e batido.
Tudo bem que essas coisas existem e sejam praticadas mas usar como argumento e nesse sentido?
"Dá-me paciência,faz favor."

Já li vários livros nesse estilo "protagonista noir " e até gosto,porém nesse caso pesou a ideia de parecer atemporal.

Não sei mas a coisa toda pra mim foi mal começada e mal acabada.

Algumas conversas durante a leitura e a referência a "crioulo" e outros termos pejorativos me deu náuseas tanto quanto a mulher objeto ou a forma como foram representadas.

Título da resenha já expõe minha opinião que aliás levei mais de um ano ou quase dois pra definir.

Tem quem diga que ler um clássico é mergulhar em uma época.
Pra mim é como olhar a carroça e sentir pena do cavalo. Antes era normal.
Hoje: uma salva de palmas ao politicamente correto!!
Sandra99 26/10/2021minha estante
Que decepção Alcione.

Alcione13 26/10/2021minha estante
Muito. Mas e com certeza o problema sou eu...

JAssica207 17/08/2020

Coração Satânico
Chocada com o final desse livro, diferente de tudo que já li
Muito bom!!!

Vanessa.Liandro 08/07/2021

Ia receber menos uma estrela...
Pra começar a temática do livro e a capa logo me interessaram, mas assim que comecei... Não fui com a cara do protagonista logo de cara. Ele tem atitudes (racismo) que me deixaram muito incomodada e ainda mais pelo seu envolvimento com certo personagem. Eu entendo que o livro foi escrito em uma época onde esse tipo de comportamento era digamos o "normal". Sou fã de história com investigação e assassinato, me sinto instigada pelo mistério e tals. Aqui não foi diferente, tirando essas problemáticas mencionadas, fiquei intrigada com o que estava acontecendo. Metade do mistério consegui resolver bem antes do final, mas o plot do final me deixou de queixo caído rsrs. Enfim, perdeu estrelas pelo protagonista e as questões raciais e também religiosas, pelo menos foi uma leitura rápida de ser feita.

Samyra.Sauaia 02/11/2021

Expectativas altas. Entrega satisfatória.
Achei o livro bacana. Não foi uma leitura difícil. Terminei em 4 dias. Achei a escrita fluida e a história me prendeu. No geral gostei. Só tiveram algumas partes que achei um pouco confusas. Alerta para algumas descrições de violência no livro. Achei de boa mas pessoas sensíveis podem não gostar.

ripplinger 24/01/2021

?VOCÊ JÁ BRINCOU COM O DIABO??
Harry Angel é um detetive particular e recebe uma missão um tanto curiosa. Johnny Favorite foi um cantor muito famoso que acabou desaparecendo após ter voltado da Segunda Guerra Mundial. O trabalho de Angel é encontrar o paradeiro do artista. Entretanto, durante sua procura, o investigador acaba descobrindo fatos muito sinistros da vida do cantor incluindo rituais sangrentos e sombrios, conexões perigosas e pactos mortais. O homem acaba mergulhando fundo demais na sua investigação e, até mesmo, se envolve com um dos suspeitos. A trajetória é difícil e bizarra e o desfecho acaba sendo um caminho sem volta que pode lhe custar mais do que Harry imaginou. Ele descobre que a verdade é que ninguém pode enganar o Diabo.

Coração Satânico foi um livro que me deixou faminta por mais. Eu simplesmente não consegui parar de ler até descobrir a verdade e conseguir ligar todos os pontos. Durante a narrativa, você acaba se tornando parceiro de Harry Angel e juntando todas as informações para montar suas teorias. Tudo te deixa cada vez mais confuso com o andar da história e quando parece que o mistério está resolvido, você fica boquiaberto com as revelações. Recomendo demais esse livro para quem gosta de uma boa história de investigação com aquele suspense que chega a dar um friozinho na barriga. Além disso, a edição feita pela @darksidebooks é linda demais e tem detalhes que fazem do livro único. Todavia, deixo os avisos de gatilho aqui: assassinatos, mutilação, rituais envolvendo muito sangue e jogos mentais.

Robson Souza 11/05/2011

Surpreendente!
Mesmo vendo o filme antes de ler o livro, ainda é surpreendente! Não vou contar o final(lógico!), mas a forma como o autor leva a história, colocando pequenos detalhes e jogando algumas pistas falsas, é brilhante, e o desfecho é inesperado!
Como citado na contra-capa, a trama é uma mistura de Raymond Chandler com O Exorcista. Um romance noir com um toque de terror.

Na Nova Iorque de 1955, o detetive particular Harry Angel é contratado para investigar o paradeiro de um antigo cantor de sucesso, Johnny Favourite, que supostamente está internado há vários anos com problemas mentais. Começa então uma investigação intrincada, cheia de tons sobrenaturais e mistério.

Dayanne 03/03/2022

Tinha tudo pra ser excelente mas acho que o autor não sabe executar bem suas ideias.
O enredo é bacana, cheio de detalhes mas o desenrolar é fraco demais.

Deca 03/08/2020

Virou filme
Em Coração Satânico, do autor William Hjortsberg, o detetive particular, Harry Angel, é contratado para encontrar Johnny Favorite, um músico que desaparecera após a Segunda Guerra Mundial.

A história se passa em 1959, em Nova York, e envolve magia negra, assassinato e um cliente muito rico, estranho e que não perdoa dívidas antigas.

Foi adaptado (com excelência) para o cinema em 1987, tendo Mickey Rourke no papel do Harry e Robert De Niro interpretando o misterioso cliente.

História macabra, cheia de mistérios, e o que termina com um plot twist impensável e muito bom.

site: https://www.youtube.com/channel/UCTJ6tbcv4YJZta6SUKycDoA

CLAUDIA 09/04/2021

Razoável
Esse foi o tipo de livro que me empolgou no começo ficou enfadonho no meio e encaixou todas as peças no final... no geral não me prendeu a leitura em quase nenhum momento, não simpatizei por nenhum personagem e não achei a história muito interessante!! Um livro que esquecerei muito fácil!!!

Tehil 10/05/2021

Foi a primeira vez que li um livro que virou filme, que achei que o filme finalizou a história melhor que o livro!!

Alessandro 26/04/2020

Uma leitura fácil e rápida
Um thriller com uma história de detetive ambientada nos anos 50 em NYC, com uma grande imersão na cidade. Apesar dos mistérios serem fáceis de resolverem o final eleva a qualidade da história. Uma leitura fácil e rápida!

Andreza 05/11/2020

Não poderia terminar de um jeito melhor
Foi uma leitura incrível, criei várias teorias ao longo da mesma tentando descobrir o que tava acontecendo e no fim fui surpreendida por um plot twist que acabou comigo e eu adorei! Gostei muito das formas que as cenas são descritas com detalhes e vi algumas negativas sobre isso e ao contrário delas eu achei muito necessário, pois faz com que o leitor se envolva na história e queira fazer parte, é uma leitura de surpresas.