Coração Satânico

Coração Satânico William Hjortsberg

Resenhas - Coração Satânico

Mari 18/03/2019

Péssimo
Não sei como esse livro tem uma nota tão alta. Ele é muito ruim!
O "plot twist" é bem óbvio. Tem uma cena do livro que entrega isso totalmente... Nem prestei muita atenção no livro em si, principalmente nos sonhos (quase passei as páginas sem ler).
O livro é totalmente mirabolante e exagerado, super fake. Tudo sempre dá certo de um jeito absurdo pro investigador.
Mallu Drugovich 24/06/2019minha estante
Vc deu 5 pra caixa de pássaros e 3 pra Harry Potter... Então levando em consideração a sua crítica este livro deve ser ótimo kkkk

Mari 29/06/2019minha estante
Então por que você não vai ler ele em vez de stalkear a minha estante?

Mallu Drugovich 30/06/2019minha estante
Pq é assim que de descobre de a crítica é valida pra vc ou não, não leve a mal. Como esperava... Livrao da porra!

Mallu Drugovich 30/06/2019minha estante
Como esperava... Livrão da porra!

Ale 09/06/2021

Pergunta pra quem ja leu
**************SPOILERS*************

* Ninguém reconheceu Favorite ao longo do livro? Sei que fez plásticas, mas quando Ethan e Margaret tiram ele do hospital e o deixam na multidão, ele ainda está com a cara enfaixada?
Me perguntei no final: mas que corpo ele está usando? Do Favorite ou do Angel? O do Angel virou comida de cachorro, então só pode ser o do próprio Favorite.
NINGUÉM reconheceu ele? Só o diabo sabia? Achei bem confuso, não fica claro...
Roberta 12/06/2021minha estante
Achei confuso também. Acredito que era o corpo do Favorite. Só não entendi porque o Satanás perdeu o tempo dele com tudo isso. Ele precisava que o Favorite lembrava quem era pra poder cobrar a alma? Por que matou as outras pessoas?

Ale 13/06/2021minha estante
Parece que sim. Li em outro lugar que quando ele fez o ritual e comeu o coração do Angel, o Favorite foi soterrado pela mente do Angel. Aí o diabo acordou Favorite depois pra pegar a alma.
Favorite matou as pessoas sob influencia do diabo, mas ai a mente de Angel tomava o controle e ele nao se lembrava.
Mas mesmo assim é confuso...

Louie 23/09/2021minha estante
Não consegui entender isso de jeito nenhum! Tudo bem, ele fez plásticas. Mas o Favorite era negro e o Angel era branco, não? Quando eles vão na "pregação" do Cypher ele comenta que é o único branco na plateia. Não faz nenhum sentido.

Dri Viana 12/11/2021minha estante
Pelo que entendi:
-Como eles fizeram transmutação de corpos, o Favorite foi para o corpo do Angel e o Angel pro do Favorite. O corpo que eles jogaram para os cachorros era do Favorite mas com a mente do Angel. Mas não deu tão certo assim e as duas mentes ficaram no mesmo corpo, meio que batalhando entre si (o sonho que o Angel teve lutando com o irmão gêmeo, que é bem parecida tbm com a luta que ele teve com o véio rico).
-O Favorite era branco, tanto que um dos personagens da banda do Spider aponta que ele era racista, que ele acreditava que, cito: ?preto dava azar?. E o fato de compararem ele ao Sinatra e tals. Além do fato que na década de 40 nos EUA relações interraciais não eram bem vistas pela sociedade e não lembro se era proibido ainda nessa época, então o fato do Favorite noivar uma grã-fina branca seria um escândalo na época e o pai dela não ia permitir. Penso no favorite como o Elvis ou o Mick Jagger que se apropriou da cultura negra do Blues e fez muito sucesso justamente por ser um branco cantando blues.
-E bem, meu entendimento sobre o fato de que o Diabo estava fazendo ele matar as pessoas é que como o Favorite prometeu a alma dele, o jeito de conseguir a alma seria matando ele. O que o diabo fez foi um joguinho para que o Favorite se lembrasse de quem ele era (para assim a ?alma? do Favorite se assentasse no corpo do Angel) além do fato de colocar ele em uma cilada que, com toda certeza, iria trazer a morte dele (seja pela pena de morte ou pelo assassinato).

Vinny Britto 15/10/2018

Surpreendente
Esse livro tem uma reviravolta surpreendente. Confesso que eu não consegui matar a charada durante a leitura. E olha que o livro praticamente deixa uma trilha pra seguirmos, mas não enxerguei. A todo tempo dicas e mais dicas vão aparecendo ( logicamente se me toquei disso após o término).

Vi algumas pessoas afirmando que descobriram antes da metade e por isso não teve tanta graça o final. Parabéns pra quem conseguiu, pois tenho certeza que a intenção do autor não foi bem essa, mas sim deixar para o final e poder chocar o leitor.

Como nem tudo são flores, uma coisa que me incomodou bastante foi as descrições e nomes de ruas e lugares, jogadas ao vento o tempo todo. Talvez pra quem conheça o lugar o efeito seja positivo.

Menção mais do que honrosa ao filme lançado em 1987. Ouso afirmar que gostei ainda mais que o livro.
Gorette 06/11/2018minha estante
Ainda não cheguei no mistério também. Mas, tô suspeitando que o Favorite é o cara que contrata o detetive pra encontro-la.

Lamboglia (@estantedotibas) 05/12/2018minha estante
Só to lendo porque assisti ao filme antes e digo que antes da revelação, já tinha descoberto a trama do mistério. No entanto, o livro consegue apresentar mais cenas que não foram apresentadas no filme. A leitura está sendo bastante prazerosa.

Gorette 06/12/2018minha estante
Errei feio. Mas, não consegui larguar o livro pra saber o final.

luiza lima 19/06/2020

O kitsch da nossa época
A escrita é até boa de se ler, tem um bom ritmo, mas depois de um tempo de leitura, não consegui mais engolir o típico protagonista branco americano de meia idade super f*dão. Existem coisas problemáticas no livro, que por pior que sejam, se justificam. Agora, existem comportamentos do protagonista difíceis de se engolir. E muitas vezes, traços do autor, machistas, gordofóbicos, racistas, que, mesmo pesando o contexto histórico em que foi escrito o livro, tornaram a leitura mais amarga, tão amarga que deixei o livro de lado, faltando poucos capítulos pro final.

Superada minha imensa preguiça de terminar de ler A Incrível História Desse Protagonista Tão Único E Fenomenal e deixando as problematizações à parte, até que o enredo é interessante. Porém, achei que o desenrolar do final foi pouco explorado e isso fez com que o plot twist perdesse seu charme.Também acho que, na época, essa virada de jogo talvez tenha sido algo realmente inédito e inesperado, mas pra quem lê hoje em dia, não é lá grandes coisas.

O que mais me marcou no livro todo foi essa frase que o autor escreveu no texto do posfácio, que foi justamente minha visão ao ler esse livro: "Não tenho certeza sobre o que constitui uma 'obra-prima'. Gostos mudam. Reputações são erguidas e aniquiladas. As grandes criações de uma época tornam-se o kitsch da próxima."
gabriella12 21/11/2020minha estante
eu estou lendo agora e ta me incomodando muito as partes racistas do livro, vim até nas resenhas ver se mais alguém comentou. A história em si me prende mas certas coisas, como o racismo, está me deixando meio assim em ler

luiza lima 24/11/2020minha estante
racismo, pedofilia, estereótipos e vitimização do pobre protagonista branco... esse livro foi pura decepção. fui na onda porque era da darkside mas foi péssimo.

Wania Cris 17/10/2019

Assombroso!
Nunca considerei a leitura dessa obra, nunca me apeteceu a ponto de constar na lista de um dia quem sabe, até que o título foi sorteado para a leitura conjunta do mês, uma bela sacudida na minha zona de conforto que resolvi encarar com absolutamente nada de expectativa. Abri o arquivo digital só para deixá-lo acessível no leitor e, quando dei por mim, já estava no capítulo 8 e tive que me obrigar a parar senão teria varado a noite lendo. A leitura é envolvente, te aprisiona nas páginas, a narrativa, apesar de ser bastante descritiva, evolui num crescente de fatos e circunstâncias que prendem a atenção e te instigam a continuar a corrida insana de Harry Angel. cada capítulo guarda um acontecimento importante que te direciona a fatos que, apesar de não serem imprevisíveis conseguem ser surpreendentes. Não é um livro pra se adivinhar quem é o culpado do que, tudo isso é entregue ao longo do livro, mas, a forma como se chega a tudo isso é realmente um espetáculo!!! Só não ganha 5 estrelas pela narratividade absurda, mas, chega muito perto disso.
Victor Maisano 22/10/2019minha estante
Fiquei empolgado com a sua resenha. Acho que será meu próximo livro.

Wania Cris 22/10/2019minha estante
Eu li com a expectativa muito baixa, acho que isso ajudo. A escrita é ótima, a narrativa é tensa, a descrição da cidade é magistral, você se sente um legítimo novaiorquino!

Emilia Yumi 03/02/2019

Macabro.
Coração Satânico se passa em Nova York, em 1959. Harry Angel é um detetive particular contratado por Lois Cyphre para encontrar Johnny Favorite, um músico famoso que desaparecera após a II Guerra Mundial.
A medida que a investigação avança, Harry descobre que Johnny se envolvia com práticas de Vodu e de Missas Negras. Um a um as testemunhas que Harry entrevistara são encontradas assassinadas brutalmente e as suspeitas caem sobre Harry. Agora ele terá que ir até o fim e descobrir se Johnny ainda está vivo e se estiver onde ele está...
Os rituais narrados no livro ganham um toque sombrio e há uma descrição detalhada de uma missa negra. Mais macabro que isso, impossível. E mesclando suspense com terror, chega a um final surpreendente e à altura do mistério criado.
É um clássico do terror que os fãs do gênero não devem perder!!! Recomendadíssimo!!!
Wil 04/02/2019minha estante
Vou por na minha lista. ;)

Emilia Yumi 04/02/2019minha estante
Wil, vc vai gostar!! Boa leitura!!

Abduzindolivros 03/07/2023

Harry Angel trabalha como detetive particular em Nova Iorque e é contratado por um homem muito peculiar, Louis Cyphre, com a missão de encontrar um famoso cantor desaparecido há quinze anos: Johnny Favorite, que tem um contrato a cumprir com Cyphre.

Tudo muito bem, tudo muito bom, parece um serviço relativamente simples e Cyphre paga muito bem, paga adiantado, mamão com açúcar, PORÉM Harry Angel será sugado para um submundo de rituais macabros, mortes bizarras e pessoas poderosas querendo esconder seus segredos...

Tenho plena consciência de que qualquer deslize informacional que eu deixar aqui vai estragar a experiência de quem for ler, então vou tentar falar sem revelar muita coisa.

No início, parece que as coisas são muito sem pé nem cabeça, desencaixadas. Tem muita coisa acontecendo, uma sucessão de desgraças, e características dos personagens sendo jogadas aparentemente ao vento... Mas, conforme avançava, via o óbvio: nada é por acaso, tudo faz parte de uma trama maior.

Tem um plot twist que é delicioso. Não necessariamente imprevisível, mas encanta pelo modo como foi construído e pelas pistas que, se não revelarem ao longo da jornada qual será se desfecho, em retrocesso estarão lá.

É uma história muito visual. Não tem descrições muito extensas, mas são certeiras para nos fazer ver as cenas nitidamente, como num filme, inclusive quanto ao ritmo da narrativa. Acompanhamos tudo ?em tempo real? através dos olhos de Harry Angel: se o detetive entra em um quarto e encontra um corpo com o peito aberto e o coração arrancado e, em seguida, desvia o olhar para reparar na bagunça do cômodo, é isso o que vemos. Ele não se detém em longas descrições sobre o brilho do sangue ou os arrepios por todos os poros do seu corpo, o que aumenta o impacto do horror.

O foco da narrativa está nas ações e diálogos, com pouca ênfase em pensamentos e sentimentos dos personagens; até porque não faria muito sentido colocar o Harry Angel divagando sobre si mesmo ou fazendo conjecturas sobre o íntimo dos outros. Angel é o típico nova iorquino que conhece a cidade como a palma de sua mão, mas pouco sabe sobre si mesmo. Ferrado, misterioso, um homem quebrado, de poucas palavras, pouco choro e muita ação.

Em alguns momentos, eu achei que a história ia ser um amontoado de estereótipos que eu não estava a fim de encarar ? essa descrição que fiz de Angel não parece um, bem batido? ? e tive medo de que uma parte do mistério caísse na culpa da religião dos pretos e pobres do Harlem, só porque sacrificavam frangos para aplacar o mal. Mas, confiei nas opiniões das pessoas que vinham me falar o quanto tinham amado esse livro, torci para que a trama não descambasse para essa direção (não foi), e vencido esse medo inicial, passei a apreciar os personagens como tipos que são: únicos, sim, porém com características que são facilmente reconhecíveis e com as quais nos identificamos.

Mesmo que você mate logo de cara a charada, vale muito a pena acompanhar o Harry Angel sofrendo para desvendar os mistérios, a caixa de Pandora aberta após aceitar o contrato com Louis Cyphre. E a lição final de que a ambição desmedida de querer tanto sucesso, fama, dinheiro e poder a ponto de vender sua alma, pode trazer satisfação por um tempo; mas se paga um preço alto demais ao tornar-se refém de um comprador ávido para te fazer de gato e sapato antes de te devorar. Não se engana o Pai da Mentira, não se lucra mais do que ele, jamais.

Dá para encaixar essa lógica em várias situações ?

E ver esse jogo acontecendo, bah, que lindeza! Gostei demais. Recomendo fortemente. Queria muito poder dar detalhes mais específicos para justificar essa recomendação, mas aí eu estrago a experiência de vocês hehe
Geovana 12/07/2023minha estante
Gostei da sua resenha. Quero ler esse livro futuramente, parece ser mesmo bom.

Abduzindolivros 14/07/2023minha estante
É bem massa, eu curti

Alcione13 23/10/2021

Até a capa é spoiler
Creio que vi o que não devia e onde talvez não havia

Era um dos meus desejados do coração e eis que essa edição belíssima me cai no colo. Porém,como nem tudo são flores...

Não tive uma experiência muito boa.
O livro pode ter se tornado um clássico e como tal tem suas peculiaridades.
Como ideias que na época eram normais.
Certo.

Errado.

Não me desceu o preconceito da trama.
Algo meio como um deboche de uma religião. Me pareceu um recurso forçado para introduzir o sobrenatural.
Aliás um final óbvio e batido.
Tudo bem que essas coisas existem e sejam praticadas mas usar como argumento e nesse sentido?
"Dá-me paciência,faz favor."

Já li vários livros nesse estilo "protagonista noir " e até gosto,porém nesse caso pesou a ideia de parecer atemporal.

Não sei mas a coisa toda pra mim foi mal começada e mal acabada.

Algumas conversas durante a leitura e a referência a "crioulo" e outros termos pejorativos me deu náuseas tanto quanto a mulher objeto ou a forma como foram representadas.

Título da resenha já expõe minha opinião que aliás levei mais de um ano ou quase dois pra definir.

Tem quem diga que ler um clássico é mergulhar em uma época.
Pra mim é como olhar a carroça e sentir pena do cavalo. Antes era normal.
Hoje: uma salva de palmas ao politicamente correto!!
Sandra99 26/10/2021minha estante
Que decepção Alcione.

Alcione13 26/10/2021minha estante
Muito. Mas e com certeza o problema sou eu...

leonel 06/05/2019minha estante
E é da época que o mickey rourke não tinha DEFORMADO a cara.

07/05/2019minha estante
Éeeee!!hahah

Mariana 21/06/2021

Os delírios satânicos de um autor branco do século XX
Certo, vamos por partes.

O início do livro me cativou. Eu sempre curti histórias policiais, gosto da estrutura delas e gosto de ficar tentando adivinhar. E nisso o autor tem muito mérito, ele conseguiu criar um mistério que a gente fica matutando e querendo descobrir mais. Eu gostei de ver o Angel se tornando outras pessoas também, assumindo outros papeis para investigar, às vezes parecia um filme mesmo.

E nesse início, eu estava muito envolvida com o mistério, ficava fazendo o jogo de adivinhar comigo mesma e nos primeiros capítulos, quando o Angel disse em algum momento que ele tinha lapsos de memória quando voltou da guerra e que o Favorite tinha voltado mal da guerra e feito cirurgia plástica, eu pensei: é isso, o Angel é o Favorite, bem ao estilo daquele filme “Ilha do Medo”, só preciso saber como chegamos até aqui.

Então esse início foi divertido para mim, eu estava curtindo.

Até que chegou em 46% do livro quando o Angel recebe a Epiphany no escritório dele e descreve “os mamilos de menina marcando debaixo do suéter” e isso me deixou com tanto ranço que eu mal consegui aproveitar direito o resto do livro. Me trouxe flashbacks de guerra de quando eu li Pilares da Terra. E a partir daí, a narrativa machista se destacava e por várias vezes eu fazia barulho de vômito em voz alta, minha única reação.

A coisa piorou quando a Epiphany disse que tinha 17 anos e o Angel não se afastou, ele só aceitou que ela parecia mais velha. Achei muito nojento. Mas o pior disso para mim é que eu ainda tinha a teoria de que ele era o Favorite, então ele estaria transando com a própria filha… porém, eu continuei a leitura e outra coisa me incomodou, a representação do satanismo na história.

O autor fala no posfácio que ele usou todos os elementos que ele quis para mostrar os rituais, que ele tomou a liberdade de não se ater à realidade e inventar tudo. Então, ele acabou misturando um pouco as coisas. Fiquei muito chateada com a associação que o autor faz entre astrologia, tarô e satanismo. Métodos de adivinhação agora são coisa do diabo? Me parece algo que um homem do século XX não entendia e resolveu se apropriar de um jeito errado.

Além disso, eu pesquei alguns pequenos racismos ao longo do livro que me deixaram incomodada. O Angel associa o vudu e as crenças adivinhas da América Central com o satanismo o tempo inteiro até que a Epiphany começa a explicar a diferença para ele. Porém, não sei, no fim das contas, com o encerramento que as coisas tiveram, se ele entendeu a diferença de verdade ou vai colocar todas as adivinhações e magias no mesmo saco, no do satanismo.

Também tem o fetichismo em cima da Epiphany, que é tanto racista quanto é machista. Uma menina negra de 17 anos é vista como um pedaço de carne o tempo inteiro, desde o primeiro momento em que aparece. E ela morre amarrada em uma cama com uma arma enfiada na vagina. Isso é muito grave, como se ela estivesse sendo punida. Assim como o outro homem negro da história, que morre asfixiado com os próprios órgãos sexuais.

Enquanto isso, a mulher branca, que realmente estava envolvida em um ritual satânico, e o homem branco, que ajudou o Favorite a fugir, são mortos de maneira mais branda, menos “vergonhosa”. Ela tendo o coração arrancado e ele, com um tiro no olho. Consegue distinguir?

Enfim, o último comentário que eu quero fazer é sobre algo que o autor diz no prefácio, sobre como “sem saber exatamente como, parece que eu criei um clássico original”. Confesso para vocês que achei isso muito pretensioso. Até porque o livro não é tão memorável assim para se tornar um clássico.

Sim, ele tem o elemento original de colocar Lúcifer (ou Louis Cypher, que aliás, é GENIAL como nome para o diabo e eu demorei a entender) contratando um detetive particular para ajudá-lo a encontrar uma alma que tinha sido vendida e não entregue… porém, na execução, a coisa se perde um pouco.

Inclusive, a revelação de que o Favorite estava no corpo do Angel esse tempo todo não funciona porque é muito confusa (e é esperada desde o início, não foi um plot twist).

Quando chega ao final do livro, a gente nem lembra da premissa genial e que chega a ser cômica. Imagina acompanhar a história de um detetive (que não era a alma procurada pelo Diabo) que procura uma alma para o satã? Legal, né? Mas não foi.

Por isso, acho que obras como O Bebê de Rosemary e A Profecia conseguiram se tornar mais memoráveis com o passar do tempo do que Coração Satânico. Essas duas, pelo menos, tem mais consistência e são melhores escritos.

Enfim, eu não gostei dessa leitura. O início dela é super empolgante e envolvente, mas várias coisas vão estragando a experiência e a gente chega no final com a impressão de que poderia ter sido melhor.

site: http://marianabortoletti.com.br/blog
Louie 23/09/2021minha estante
Obrigada por essa resenha. Você disse tudo que eu precisava dizer.
Acabei de terminar e estou procurando resenhas porque o final não fez sentido algum pra mim! Estou tentando entender a tramóia que foi esse ritual de troca de corpos. É o corpo do Favorite com a consciência do Angel? Ou o contrário? O corpo de Angel não foi jogado aos cachorros? Eu não entendi foi nada.
A história é boa, a execução é péssima.
E obrigada pelo informação do Louis Cypher, porque eu não tinha entendido ainda. hahaha

Jadson.Macedo 01/04/2022minha estante
Concordo até onde li. Não li o restante da sua resenha pois contém muito spoiler e eu não terminei o livro (estou na metade e ficando bem incomodado com a leitura). Seria bom ter avisado no início que contém spoiler ou marcado a opção "Marque se houver spoiler na sua resenha" ^^'

Brê Loureiro 17/05/2020

Razoável
Começou bem, mas acabou me decepcionando. Muito embora eu não fique presa a finais memoráveis e aprecie a "viagem" da leitura, confesso que até a metade curti muito, gostei dos capítulos curtos e dinâmicos. Mas a condução da parte final não foi o que eu esperava. Teve plot twist, mas achei muito simplista e senti falta de elementos essenciais à resolução do mistério.
Siani 22/05/2020minha estante
Percebi a mesma coisa!. No começo, a história estava dinâmica e tudo no parâmetro certo, já no final parece o que autor jogou a história pro ar e desistiu de seguir o ritmo do início.

Brê Loureiro 31/05/2020minha estante
Sim, Siani. Parecia que tinha que terminar e foi jogando o que vinha à mente. Uma pena, pois o livro prometia mais.

Clari.Monise 10/11/2020

Eita
Meu deus que final! Que reviravolta! O começo demora um pouco pra instigar mas depois vai que é uma beleza!! Gostei mais pelo final!
Thamyris.Rebecca 14/11/2020minha estante
Conheço esse livro

Clari.Monise 15/11/2020minha estante
Claro, vc tá até na capa

Comenta Livros 06/04/2020

Um terror maravilhoso
Um livro que adorei a leitura e toda a diagramação dele.

site: https://comentalivros.com/coracao-satanico-william-hjortsberg/#more-3803
JP 21/04/2020minha estante
Tbm achei maravilhoso. Sombrio, intrigante, com toques de horror... O plot twist é de matar, né?!

Comenta Livros 24/04/2020minha estante
Nossa nem me fale, que livro. Fiquei por dias lembrando dele.

Jean.Gois 19/09/2018

Poderia ser melhor
É um livro bem escrito no geral, com várias referências ao vodu, satanismo etc, além disso, há MUITAS referências sobre o cenário em que a trama se passa, é nome de prédios e ruas o tempo todo como forma de localização, o que eu acho que atrapalhou um pouco na hora da leitura, já que eu não conheço esses lugares. Eu achei o enredo um pouco previsível, no meio do livro já dava pra perceber qual seria o plot twist, o que não tornou o final muito chocante. Além disso, também achei a relação amorosa do livro um pouco rasa e inesperada. Apesar disso, a trama prende muito. Um bom livro de mistério, mas não o melhor.
Bruna Araujo 26/09/2018minha estante
Estou finalizando minha leitura e tive as mesmas impressões que você!

Myrelle.Paiva 20/06/2020minha estante
credo menino

Caique.Nascimento 15/04/2018

Satanistas noir
É difícil, quando se decide escrever a resenha assim que terminou o livro...
Estou sem palavras para este final. Não estava preparado.
O livro não irá te aterrorizar, mas com certeza, chocar. Talvez, pudesse ter ocorrido mais atrocidades, mas então, eu não teria estômago para ler tão rapidamente.
O livro se passa em 1959, então se você cresceu assistindo filmes dos anos 70, 80 e 90 vai adorar cada diálogo. A cultura das pessoas, as relações, os lugares, o preço maravilhoso de uma corrida de táxi.
Não dou nota máxima, pois o autor deveria ter escrito mais páginas. Eu adoraria ler muito mais, não necessariamente uma continuação, mas mais deste mesmo material.
Não tenha dúvida, leia este livro. Além de ficar muito bonito na sua estante, também vai lhe dar muito prazer. Totalmente hollydiano, mas tão original... que intrínseco.
Mandy 15/04/2018minha estante
Te surpreendeu? Já fiquei com vontade de ler!

Caique.Nascimento 15/04/2018minha estante
Muito! To de queijo caído até agora!