Coração Satânico

Coração Satânico William Hjortsberg

Resenhas - Coração Satânico

Laine Balbino 20/09/2020

Coração satânico, de William Hjortsberg, é o primeiro romance policial/terror que leio em muuuuuito tempo e o meu primeiro que traz como pano de fundo temas ligados à magia negra. O livro nos conta a história de Harry Angel, um detetive particular que é contratado por um enigmático cliente com a missão de encontrar o famoso cantor Jhonny Favorite, que está desaparecido desde que retornou da guerra.

Ambientado na Nova York de 1959, o autor nos apresenta toda a cidade (um intenso "passeio turístico") e a sua forma de conduzir a história nos faz quase sentir o cheiro do tabaco e da fumaça dos carros.

Ao acompanharmos o trabalho do dedicado Sr. Angel, somos envolvidos num caminho sem volta: a cada pista que aparece, cada rastro de sangue deixado por assassinatos cruéis e personagens misteriosos que parecem mais trazer dúvidas do que esclarecimentos, somos induzidos a devorar as 306 páginas sem respiro! (A partir da 267 é IMPOSSÍVEL fazer uma pausa, gente! Nem para ir ao banheiro ou pegar um café, SÉRIO rs).

Ro15 23/10/2020

Um livro com muitos mistérios ....mas extremamente monótono e chato... decepcionante

Andreza 05/11/2020

Não poderia terminar de um jeito melhor
Foi uma leitura incrível, criei várias teorias ao longo da mesma tentando descobrir o que tava acontecendo e no fim fui surpreendida por um plot twist que acabou comigo e eu adorei! Gostei muito das formas que as cenas são descritas com detalhes e vi algumas negativas sobre isso e ao contrário delas eu achei muito necessário, pois faz com que o leitor se envolva na história e queira fazer parte, é uma leitura de surpresas.

Rafael 14/11/2020

Até 3/4 do livro eu estava achando a história muito boa, mas de uma hora pra outra começou a tomar um rumo estranho. No fim dias contas achei um livro meio esquisito.

Thiago275 09/12/2020

Bom, mas nada além disso
Certa vez, Stephen King descreveu esse livro como "tentar imaginar o que teria acontecido se Raymond Chandler tivesse escrito O Exorcista", e eu não poderia dar descrição melhor.

Lançado em 31 de outubro de 1978, Coração Satânico é um romance policial noir que traz pitadas de terror. Harry Angel é o arquétipo do detetive americano: aquele que não liga para as formalidades legais e que se envolve com as beldades que aparecem no caminho, não importa o quão suspeitas elas sejam.

Na história, o detetive com sobrenome sugestivo é contratado por um homem com nome mais sugestivo ainda, Louis Cypher, para descobrir o paradeiro de Johnny Favourite, um outrora cantor de sucesso que tinha um contrato a cumprir com o Sr. Cypher.

Conforme a investigação avança, Harry Angel se vê enredado numa trama envolvendo vodu, magia negra, missas satânicas e várias mortes, culminando num desfecho tão inesperado quanto abrupto.

O livro, na minha opinião, pode ser considerado mais uma novela do que um romance, na medida em que não é muito longo e tem um estilo direto, que não aprofunda os personagens.

Como romance policial, ele consegue prender o leitor. Mas, apesar do final surpreendente, é uma obra facilmente esquecível.

ripplinger 24/01/2021

?VOCÊ JÁ BRINCOU COM O DIABO??
Harry Angel é um detetive particular e recebe uma missão um tanto curiosa. Johnny Favorite foi um cantor muito famoso que acabou desaparecendo após ter voltado da Segunda Guerra Mundial. O trabalho de Angel é encontrar o paradeiro do artista. Entretanto, durante sua procura, o investigador acaba descobrindo fatos muito sinistros da vida do cantor incluindo rituais sangrentos e sombrios, conexões perigosas e pactos mortais. O homem acaba mergulhando fundo demais na sua investigação e, até mesmo, se envolve com um dos suspeitos. A trajetória é difícil e bizarra e o desfecho acaba sendo um caminho sem volta que pode lhe custar mais do que Harry imaginou. Ele descobre que a verdade é que ninguém pode enganar o Diabo.

Coração Satânico foi um livro que me deixou faminta por mais. Eu simplesmente não consegui parar de ler até descobrir a verdade e conseguir ligar todos os pontos. Durante a narrativa, você acaba se tornando parceiro de Harry Angel e juntando todas as informações para montar suas teorias. Tudo te deixa cada vez mais confuso com o andar da história e quando parece que o mistério está resolvido, você fica boquiaberto com as revelações. Recomendo demais esse livro para quem gosta de uma boa história de investigação com aquele suspense que chega a dar um friozinho na barriga. Além disso, a edição feita pela @darksidebooks é linda demais e tem detalhes que fazem do livro único. Todavia, deixo os avisos de gatilho aqui: assassinatos, mutilação, rituais envolvendo muito sangue e jogos mentais.

Will 15/02/2021

Meu livro favorito
O melhor de todos os livros. Melhor narrativa, você ama e odeia o personagem e percebe que o espelho sempre diz a verdade

Angélica 21/03/2021

Adorei a história desse livro, tem um ritmo bom, que prende a atenção do leitor, uma mistura de romance policial com terror sobrenatural. Gostei bastante.

CLAUDIA 09/04/2021

Razoável
Esse foi o tipo de livro que me empolgou no começo ficou enfadonho no meio e encaixou todas as peças no final... no geral não me prendeu a leitura em quase nenhum momento, não simpatizei por nenhum personagem e não achei a história muito interessante!! Um livro que esquecerei muito fácil!!!

Leonardo.Ferreira 21/04/2021

Bom enredo e plot com pitada sobrenatural
Gostei bastante do enredo em si e sua construção, com bastante mistério e suspense com um plot muito bom no final.

Enquanto eu lia eu já sabia que o livro teria uma pegada mais obscura, com temas sobrenaturais sobre rituais e culturas que envolvem magia negra. Eu achei que essa pegada seria uma pegada mais cética, mais levada á realidade, é oque dava a entender que seria até certo ponto no livro (pelo menos na minha leitura) mas acabou sendo realmente mais sobrenatural. Esse sobrenatural particularmente não me agradou muito, mas foi essencial pro plot twist final.

A história é bem construida no suspense e com belos toques de terror, que em muitos momentos é quebrado pela ironia do personagem principal coisa que eu achei brilhante.
A descrição dos lugares e do cenário em cada situação ficou um tanto imersiva, porém não achei que foi muito bem distribuida. Em alguns momentos o autor deu uma descrição detalhada do cenário mas em outros nem tanto, principalmente nos locais menos relevantes nesse caso é até aceitável. Muitos nomes de ruas e lugares, me deu uma imersão do universo encontrado ali mas são poucos os nomes memoráveis.

Conclusão: gostei muito e recomendo se vc curte um thriler de mistério e investigação com toques de terror e sobrenatural, mas só se você tiver estômago pois o livro pode ser resumido simplesmente como PESADO.

Tehil 10/05/2021

Foi a primeira vez que li um livro que virou filme, que achei que o filme finalizou a história melhor que o livro!!

oraculws 12/05/2021

É sobre isso
Esse foi um livro que desde que tinha a premissa em minha mente, precisa o quanto antes. E felizmente não estou decepcionado, pelo contrário, é um livro que para mim foi bastante criativo e bem narrado. Ótima construção da história e pesquisas sobre o tema, além de um plot bastante interessante. Se eu tivesse me ligado, teria pego ele antes do final, mas achei digno demais. Esperar oportunidade para ver o filme.

artvgogh 17/06/2021

Tinha tudo pra ser um bom livro. No começo ele estava sendo muito bom, a leitura fluida, mas da metade em diante foi só decepção.