Coração Satânico

Coração Satânico William Hjortsberg

Resenhas - Coração Satânico

Emilia Yumi 03/02/2019

Macabro.
Coração Satânico se passa em Nova York, em 1959. Harry Angel é um detetive particular contratado por Lois Cyphre para encontrar Johnny Favorite, um músico famoso que desaparecera após a II Guerra Mundial.
A medida que a investigação avança, Harry descobre que Johnny se envolvia com práticas de Vodu e de Missas Negras. Um a um as testemunhas que Harry entrevistara são encontradas assassinadas brutalmente e as suspeitas caem sobre Harry. Agora ele terá que ir até o fim e descobrir se Johnny ainda está vivo e se estiver onde ele está...
Os rituais narrados no livro ganham um toque sombrio e há uma descrição detalhada de uma missa negra. Mais macabro que isso, impossível. E mesclando suspense com terror, chega a um final surpreendente e à altura do mistério criado.
É um clássico do terror que os fãs do gênero não devem perder!!! Recomendadíssimo!!!
Wil 04/02/2019minha estante
Vou por na minha lista. ;)

Emilia Yumi 04/02/2019minha estante
Wil, vc vai gostar!! Boa leitura!!

Leitor Inveterado 29/01/2019

Ótima história, tradução mediana...
Relembrei essa trama incrível, melhor estreia literária que já li. Porém, a tradução deixou muito a desejar, tenho as duas edições e pude comparar recentemente: a da BestSeller é muito mais requintada, se posso dizer assim; essa nova linguagem quase que deu uma cara de romance do século 21 a uma história que o autor fez de tudo para situá-la em uma NY de décadas atrás. Enfim, comparando com a edição antiga, eu não a trocaria pela nova, sob o risco de perder muito do charme e do clima noir que o enredo tanto pede.

Lamboglia (@estantedotibas) 07/12/2018

Desfecho do filme é melhor
Pronto, finalizado! Muito bom a obra, porém, me deixou a desejar no desfecho apenas, pois como vi o filme antes de ler o livro, considero o final do filme muito mais impactante e outras características que o diretor Alan Parker soube trabalhar muito bem para deixar mais denso a nebulosidade da história. O autor William Hjortsberg soube criar uma boa estrutura nos gêneros policial noir + terror, criando assim, uma trama obscura pelas ruas de NY na década de 50. Misturando um pouco de realidade com misticismo, apresentou personagens interessantes, misteriosos e curiosos. Uma boa leitura para quem tem um pé atrás com o gênero suspense/terror, vale cada página.
Assistam ao filme, mas leiam o livro primeiro, claro!

Vinny Britto 15/10/2018

Surpreendente
Esse livro tem uma reviravolta surpreendente. Confesso que eu não consegui matar a charada durante a leitura. E olha que o livro praticamente deixa uma trilha pra seguirmos, mas não enxerguei. A todo tempo dicas e mais dicas vão aparecendo ( logicamente se me toquei disso após o término).

Vi algumas pessoas afirmando que descobriram antes da metade e por isso não teve tanta graça o final. Parabéns pra quem conseguiu, pois tenho certeza que a intenção do autor não foi bem essa, mas sim deixar para o final e poder chocar o leitor.

Como nem tudo são flores, uma coisa que me incomodou bastante foi as descrições e nomes de ruas e lugares, jogadas ao vento o tempo todo. Talvez pra quem conheça o lugar o efeito seja positivo.

Menção mais do que honrosa ao filme lançado em 1987. Ouso afirmar que gostei ainda mais que o livro.
Gorette 06/11/2018minha estante
Ainda não cheguei no mistério também. Mas, tô suspeitando que o Favorite é o cara que contrata o detetive pra encontro-la.

Lamboglia (@estantedotibas) 05/12/2018minha estante
Só to lendo porque assisti ao filme antes e digo que antes da revelação, já tinha descoberto a trama do mistério. No entanto, o livro consegue apresentar mais cenas que não foram apresentadas no filme. A leitura está sendo bastante prazerosa.

Gorette 06/12/2018minha estante
Errei feio. Mas, não consegui larguar o livro pra saber o final.

Cassinha 09/10/2018

Coração Satânico
É um daqueles raros casos em que o filme é muito melhor que o livro.

Jean.Gois 19/09/2018

Poderia ser melhor
É um livro bem escrito no geral, com várias referências ao vodu, satanismo etc, além disso, há MUITAS referências sobre o cenário em que a trama se passa, é nome de prédios e ruas o tempo todo como forma de localização, o que eu acho que atrapalhou um pouco na hora da leitura, já que eu não conheço esses lugares. Eu achei o enredo um pouco previsível, no meio do livro já dava pra perceber qual seria o plot twist, o que não tornou o final muito chocante. Além disso, também achei a relação amorosa do livro um pouco rasa e inesperada. Apesar disso, a trama prende muito. Um bom livro de mistério, mas não o melhor.
Bruna Araujo 26/09/2018minha estante
Estou finalizando minha leitura e tive as mesmas impressões que você!

Myrelle.Paiva 20/06/2020minha estante
credo menino

Ernani.Maciel 24/08/2018

Admiro o respeito que a Darkside tem pelos leitores.
Um policial noir clássico - com pitadas de terror - em que a visão do leitor fica nublada até o desfecho. As revelações foram bem dosadas. A história eximiamente amarrada.

Primorosamente bem escrito. Hjortsberg se aprofundou em todos os temas utilizados nesse livro, tenho grande apreço por autores que se preocupam excessivamente com a escrita. Um exemplo disto foi que, para falar com autoridade sobre vodu, um tema crucial ao enredo, Hjortsberg visitou o Haiti e teve contato com praticantes desta crença. Outro exemplo foi um relato feito pelo próprio autor, no final do livro, em que afirma ter revisado o primeiro capítulo várias vezes.
Um livro não pode ser escrito a torto e a direito; precisa ser tratado como um filho, que bem alimentado e instruído, tem possibilidade de obter o máximo do seu potencial.

O sarcasmo do protagonista, que impregnou seu bom humor na maioria das páginas, não deixou o livro tão tenso.

O estilo empregado pelo autor lembrou-me um pouco o do William Peter B., autor de O Exorcista.

Não indicaria este livro a leitores iniciantes.

Nota 10.

Edição: admiro o respeito que a Darkside tem pelos leitores, texto bem revisado, material leve, letras de bom tamanho.

Erica.Santos 14/08/2018

Narrativa sensacional
Adorei este livro! Envolvente do início ao fim. Um dos meus favoritos

Giovana 12/07/2018

Perturbador
O livro começa com o detetive Harry Angel sendo contratado por um misterioso homem para encontrar o famoso cantor Johnny Favorite, que ninguém sabia ao certo onde estava (e se estava vivo) após voltar da guerra. Angel aceita o trabalho e passa a investigar os últimos locais e pessoas ligados a Favorite. Mas essa busca vai levá-lo a conhecer o passado obscuro do cantor com magia negra.

Já adianto que não é um livro leve. O autor não poupa descrições ao escrever as cenas com rituais satânicos e de vodu ou os assassinatos que ocorrem durante o romance. Tanto que ele conta que pesquisou muito e inclusive presenciou rituais reais para que as cenas fossem o mais verdadeiras possíveis, embora certas coisas foram inventadas por ele. É um livro de certa forma perturbador, mas que sabe conciliar suspense policial com terror.

Com uma narrativa em primeira pessoa, passamos a conhecer bem o detetive. Dono de um humor sarcástico e uma predisposição para bebidas e cigarros (provavelmente mulheres também), Angel é um personagem intrigante.

O ritmo do livro é ótimo para leitura, não é nem devagar nem corrido. É rápido de se ler também já que a maioria dos capítulos não passa de 5 páginas.

A descrição que o autor nos apresenta de Nova York é sensacional. Toda sua vivência e pesquisa sobre a cidade daquela época valeram a pena. Afinal ao lermos temos a sensação de estarmos naquele lugar, uma Nova York bela e totalmente diferente do que é agora.

O romance se passa durante 10 dias e acompanhamos toda a investigação e conclusões de Angel.

Ao meu ver, o autor optou por deixar a investigação com uma pegada mais real, próxima ao que a polícia realmente faz. Claro que Angel não é um detetive dos mais corretos e normais, sendo que invade casas e guarda coisas em um fundo falso na maleta. Mas não é aquele clichê de detetive que descobre as intenções das pessoas só de olhar e sabe o culpado desde o começo. Pelo contrário, a investigação aqui é lenta, cheia de pistas falsas e becos sem saída, o que a aproxima da realidade.

Outro ponto interessante é que o livro se passa em 1959. O que, claro, faz com que Angel precise se virar para obter informações. Ele depende de listas telefônicas, longas viagens de carro, entrevistas, bibliotecas, correspondências e até favores. Bem diferente dos dias de hoje, em que encontramos na internet milhares de informações a um clique de distância.

O final tem uma grande reviravolta, que surpreenderá vários leitores. Apesar de parecer óbvio depois que lemos, não é fácil descobrimos logo a conexão de Harry Angel e Johnny Favorite. Isso ocorre somente nas últimas páginas e é o que torna o livro tão louco. Mas não vou falar mais nada pra não deixar nenhum spoiler por aqui. :speak_no_evil:

Achei simplesmente genial o título original Falling Angel. É um trocadilho incrível que o autor fez. Pode significar tanto Anjo caído (como Lúcifer) quanto a queda de Angel (sobrenome do detetive da história). Achei que o título traduzido para o português não representou a essência da história como o original, mas os tradutores devem ter algum motivo para terem modificado.

Em 1987, foi lançado um filme inspirado no livro. O roteiro foi escrito em grande parte pelo autor do livro e por isso, muitos dizem que foi bem fiel.E pra quem não sabe, o autor morreu em abril do ano passado, em decorrência de um câncer no pâncreas. Haviam boatos de que ele estava escrevendo uma continuação para Coração Satânico, mas agora nunca saberemos.

E por último, vou dar uma diga de amigo: não pesquisem pelo nome do filme no Google, pois vai aparecer um grande spoiler sobre o final do livro/filme no Wikipedia.

site: https://aminoapps.com/c/leitores-br/page/blog/resenha-coracao-satanico/Z63Q_kGPHBue4wRK6jj5QeJpRrzR8zBLrB2

Caroline.Weber 09/05/2018

Harry Angel é um detetive particular contratado para encontrar Johnny Favorite, um músico famoso que desaparecera após a Segunda Guerra Mundial. Psicologicamente transtornado com os campos de batalha, Johnny retornaria aos Estados Unidos em estado catatônico.

Caique.Nascimento 15/04/2018

Satanistas noir
É difícil, quando se decide escrever a resenha assim que terminou o livro...
Estou sem palavras para este final. Não estava preparado.
O livro não irá te aterrorizar, mas com certeza, chocar. Talvez, pudesse ter ocorrido mais atrocidades, mas então, eu não teria estômago para ler tão rapidamente.
O livro se passa em 1959, então se você cresceu assistindo filmes dos anos 70, 80 e 90 vai adorar cada diálogo. A cultura das pessoas, as relações, os lugares, o preço maravilhoso de uma corrida de táxi.
Não dou nota máxima, pois o autor deveria ter escrito mais páginas. Eu adoraria ler muito mais, não necessariamente uma continuação, mas mais deste mesmo material.
Não tenha dúvida, leia este livro. Além de ficar muito bonito na sua estante, também vai lhe dar muito prazer. Totalmente hollydiano, mas tão original... que intrínseco.
Mandy 15/04/2018minha estante
Te surpreendeu? Já fiquei com vontade de ler!

Caique.Nascimento 15/04/2018minha estante
Muito! To de queijo caído até agora!

Aline Teodosio @leituras.da.aline 03/04/2018

Medonho
Harry Angel, detetive particular, é contratado por um misterioso cliente para encontrar Johnny Favorite, um músico que fez muito sucesso no passado, que teve sua carreira encerrada quando foi para a guerra e retornou em estado vegetativo.

A partir dessa premissa, Angel sai obstinado a desvendar esse mistério, mas o caso não é tão simples como ele imaginava. A narrativa investigativa se entrelaça com o misticismo e boas doses de carnificina. É preciso ter estômago em algumas passagens da trama.

A cada capítulo somos surpreendidos com novas pistas e a história vai se enveredando pelos caminhos mais sombrios possíveis. Angel se depara com rituais de vodu, missas negras, macabras adorações satânicas, orgias e assassinatos brutais.

O final é chocante e surpreendente. Após o desfecho, a coisa medonha fica pairando insistentemente na mente.

Popeye 24/01/2018

VODU É PRA JACU!
A Darkside acertou em cheio quando resolveu lançar esse livro. Além do acabamento maravilhoso, como de costume, o pessoal lançou uma história incrivelmente interessante, que eu só tinha tido contato na ocasião de ter visto o filme nos anos 90, no tempo que você tinha que sair de casa para alugar (bons tempos). Neste ano de 2018 eu o li e não me lembrava de absolutamente nada, e isso foi muito bom, porque o livro é demais. Cada página te prende fortemente, te deixa envolvido e te faz torcer por nosso amigo “Harry Angel”.

As descrições da cidade, de sua gente, dos bares e lanchonetes, as vezes me fizeram ficar até com fome quando acompanhava o Angel em uma refeição, como no caso das ostras.

Ali nada é o que parece, e quando você pensava que estava chegando em algum lugar, de repente, no fim, você se depara com uma coisa totalmente diferente, então minha cabeça explodiu, minha ansiedade aflorou e o sono eu perdi, ao menos por um tempo.

Recomendo a todos os amantes de um bom livro de terror investigativo!