Antes de Tudo Acabar

Antes de Tudo Acabar Mary C. Müller

Resenhas - Antes de Tudo Acabar

Lisa 18/06/2021

A autora constrói todos os personagens a partir de problemas graves, mas o que se vê ao longo do livro, são soluções simples para todos os problemas, sem o desenvolvimento real dos personagens.

umalivraria 07/03/2018

Resenha @umalivraria - #resenhasdaelay
❝Porque ser estranho é dez vezes melhor que ser normal.❞

Rafael é um rapaz de 17 anos, mora com a mãe e sua vida é um verdadeiro caos. Além de ter que lidar com o alcoolismo de sua mãe, o jovem e sua melhor amiga ainda sofrem bullying por não se encaixar nos “padrões”.

A responsabilidade da casa é toda dele, teve que amadurecer muito rápido e o sofrimento lhe causa algo que ele não consegue controlar. Para escapar disto, a única coisa que o deixa aliviado dos problemas é a automutilação.

Rafael precisava de ajuda, mas nem com sua amiga de infância, Anne, ele consegue dividir este segredo. A garota sempre foi muito especial em sua vida e os sentimentos por ela estavam mudando, logo quando ela começou a namorar.

Anne é uma jovem bem forte, sempre teve que ouvir de seu pai absurdos e até que era a culpada pela morte de sua mãe. Ela sofre agressões do mesmo, que desconta nela todas as coisas ruins que acontecem no seu cotidiano.

O amor é lindo, mas também perigoso. Nessa bagunça toda, a menina se apaixona e vive um relacionamento bem abusivo. Rafael tenta alertá-la, mas o amor também pode ser cego.

Então, chega Kaori. Uma descendente de japoneses que muda completamente o rumo dessa história.

A obra aborda temas bem distintos e importantes. Uma história que traz a realidade enfrentada por diversos jovens na sociedade atual e que mostra, sem exageros, a verdade que cada um enfrenta.

Apesar de um enredo pesado, a leitura é bem leve e nos faz refletir sobre nossos atos, também sobre como somos orgulhosos.

Pedir ajuda não causa vergonha. Se você está enfrentando algum problema, conte pra alguém, desabafar é sempre uma ótima opção. Amanhã tudo vai melhorar.

site: https://www.instagram.com/umalivraria/

Mands 02/04/2020

Amei
No início n tava com tanta vontade de ler esse livro pq pensei q ia ser apenas um romance normal, me enganei profundamente, esse livro mostra muitas coisas q acontecem com adolescentes de intrigas, pensamentos, dificuldades, ele aborda temas bem pesados tanto de agressão, de pessoas alcoólatras, e amizades destruídas, mas no final ele passa uma mensagem muito boa de como a vida realmente é e que sempre haverá algo dando errado e q vc pode até n tomar a decisão certa mas tem que torcer pro melhor acontecer, adorei o livro superou minhas expectativas.

Dyre 22/06/2022

Um protagonista homem, gostei
Os problemas em que os adolescentes estão relacionados é bastante claro e direto, deixando marcas nos estados mentais e físicos dos dois protagonistas, a Anne é ácida, Kaori fofa e equilibrada e o Ferreira sensível. Eu me espantei com esse personagem masculino, porém que foge do padrão macho alfa. É uma leitura leve e divertida, gostaria de ter conhecido esse livro no ano de seu lançamento...

giovanna 28/06/2021

Lindo e eu guardaria num potinho
Esse livro é incrível e mexeu muito comigo, além de que me identifiquei bastante com o personagem principal e isso ajudou que eu entendesse suas emoções e decisões, eu amei o decorrer da história e confesso que devorei ele rapidamente hoje. Achei que nem conseguiria terminar ele antes das 18hrs mas olha só são nem 16:30 e eu já acabei. Essa história abriu meus olhos e eu adorei cada situação porque em um livro com menos de 300 páginas eu senti inúmeras emoções, senti raiva, felicidade, tristeza, preocupação, nervosismo e etc. Me tocou muito e eu recomendo muito pra quem quer sair de uma ressaca literária, e está em dúvidas com o que fazer no futuro, ele não vai te dizer exatamente mas vai te ajudar a compreender várias coisas e situações.

maria 02/04/2021

simplesmente incrível, fala sobre assuntos importantes e com certeza as coisas que aprendi com esse livro vou levar pra vida toda.

Mar duh 13/04/2024

Do watpad...
A história é bem watpad mesmo, tudo é muito dramático, tudo afeta e gira em torno do grupo principal.
Mas em geral até que é bom.

Jess 22/08/2019

[aviso de gatilhos: violência doméstica, auto flagelação]
Aparentemente parece ser apenas um livro sobre jovens no ensino médio descobrindo o amor e fazendo besteira. Mas a história é bem mais que isso. Rafael e Anne são sobreviventes dos próprios pais, a mãe de Rafa é alcoólatra e ele teve que se tornar adulto antes de tempo, cuidar da casa, das contas, da mãe e dele mesmo, tudo isso pesou tanto nele que ele encontra na auto flagelação o alívio que tanto procura. Já Anne é vítima de violência doméstica pelo próprio pai e não vê saída para essa situação.

Rafael narra a história e nos introduz no seu universo turbulento, apaixonado pela melhor amiga que não dá bola para ele, sofre bullying na escola e a forma como ele encara isso me pareceu muito madura. O pai abandonou ele e a mãe por outra mulher e ele teve que aprender desde cedo a ser o "homem" da casa, já que sua mãe começou a beber para aliviar seu sofrimento. É triste ver o quanto Rafael tenta segurar a barra, se esforça para ser um bom amigo, um bom filho e ainda lidar com seus monstros, com o fato de recorrer ao cutting para ter algum alívio na dor emocional.

"Sim, eu vivia uma fase na minha vida em que pessoas que mal me conheciam vinham me perguntar por que eu não me matava. (...) Eu nunca tinha conversado com aquele cara. Ele não sabia nada sobre mim, mas a imagem que eu passava era tão relevante que, se eu morresse, não faria falta na vida de ninguém."

A entrada de Kaori na história é tímida (assim como ela), mas causa um impacto grande na vida de Rafael, porque ele começa a notar que talvez não esteja tão apaixonado por Anne assim e passa a reparar na aluna nova com outros olhos. Eu amei essa mudança de plano, as atitudes da Anne já estavam me irritando e não tem como não amar a Kaori ela é uma fofa.

"Ela era exatamente o que eu precisava para sair do meu reino de pensamentos confusos e destrutivos."

É possível ver a evolução do Rafael em todo o livro, o quanto ele passou de um garoto perdido, amedrontado, revoltado para um mais centrado, ciente das coisas ao seu redor e mais maduro. Um garoto capaz de ajudar a amiga mesmo estando muito magoado com ela, um garoto capaz de se aproximar da meia irmã mesmo que isso signifique estar perto do pai que lhe fez tanto mal.

Enfim, é um livro simples, mas com assuntos importantes tratados de forma clara e objetiva mostrados pela mente de um jovem que nada sabe da vida, mas que quer saber, quer amadurecer e entender. Antes de tudo acabar é uma leitura que recomendo!

"E não importa quem você seja. Um dia você foi ou será adolescente. Todos passamos ou vamos passar por isso. E não estamos sozinhos, nunca estivemos. Há vários outros por aí que se sentem tão abandonados quanto eu me senti. Tão zoados na escola quanto eu fui. Com a mesma vontade enorme que eu tinha de gritar que eu estava ali."

Sofia 17/09/2020

Antes de Tudo Acabar (Resenha no blog!)
Olá sapinhos de chocolate! Eu sou a Fernanda Sofia e estou aqui para falar desse livro impactante e real! No meu blog vocês conferem a minha resenha sobre ele.
Espero vocês lá

site: https://summerandwinterr.blogspot.com/2020/07/resenha-antes-de-tudo-acabar-mary-c.html

@biaentreleituras 11/01/2018

Rafael é um jovem de 17 anos que mora com a sua mãe alcoólatra e vive dentro de um verdadeiro caos. Ele tem uma amiga desde a infância, a Anne, eles sofrem bullying na escola por não se enquadrarem em nenhum grupo, por estarem fora dos padrões. O pai de Rafael abandonou a família há alguns anos para ir morar com a amante e por consequência disso a mãe dele se afundou no vício.

Rafael precisa segurar as pontas em casa, precisa ser o adulto que a mãe dele deveria ser. Rafael não cuida apenas da casa e do dinheiro, ele cuida da mãe da melhor maneira que consegue. Rafael só consegue lidar com todo o fardo que carrega por esconder um segredo, algo do qual nem mesmo a Anne tem conhecimento: ele se corta. A dor momentânea lhe proporciona um certo alívio e isso lhe dá combustível para continuar a viver.

Rafael se sentia culpado por se cortar e estava em um vício do qual não conseguia se libertar sozinho. Não conseguia pedir ajuda, achava que seria julgado, não seria compreendido, já sofria tanto, não precisava passar por isso. Mas ele queria ajuda, só não sabia como pedir.

Para piorar toda a bagunça em sua vida, ele descobriu novos sentimentos por Anne. Ele sempre a viu como a melhor amiga, quase uma irmã, mas recentemente percebeu algumas mudanças quando estava perto dela. Um toque, um olhar, um sorriso, de repente ele se viu pensando em Anne de um jeito totalmente novo e isso a assustou muito. Só que essa descoberta aconteceu justo quando ela começou a namorar!

Anne também tem sofre muito, o seu pai a culpa pela morte da mãe dela e desconta na jovem toda a raiva do mundo. Ele bate nela, bate muito. Anne busca em Rafael a ajuda que precisa e os dois se completam, um é o amparo para o outro. Mas quando Anne começa a namorar tudo muda. Ela não percebe, mas está em uma relação abusiva e quanto mais Rafael tenta alertá-la mais ela se afasta, chegando ao ponto de não falar mais com o amigo.

Nesse meio tempo chegou uma aluna nova na escola. Kaori vive se mudando devido ao trabalho dos pais e acostumou a não firmar laços de amizade, além do mais, por ser descendente de japoneses ainda tinha que ouvir todas as piadinhas possíveis. A amizade entre ela e Rafael foi imediata e os dois passaram a se entender cada vez mais.

Leia a resenha completa lá no blog > http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2018/01/resenha-antes-de-tudo-acabar.html

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Porco 16/01/2019

#19 Antes de Tudo Acabar
Antes de tudo acabar é aquele livro da minha estante que quando alguém perguntar se é bom, eu vou responder com tristeza: para mim, não, não é. Mas leia você mesmo e tire suas próprias conclusões.

E sabem o que mais me dói? Criticar negativamente um livro nacional 😕

site: https://porcoleitor.wordpress.com/2019/01/15/19-antes-de-tudo-acabar/
Jorge 19/01/2019minha estante
E sabe o que me dói? Ver uma crítica negativa baseada unicamente no seu gosto pessoal. Se o livro é tão ruim então expõe o que de ruim existe nele, para que possamos debater mais. Porque dessa forma que você se colocou realmente parece mais uma perseguição ao que é nacional do que uma crítica realmente dita.

Anny K. Alves 20/01/2019minha estante
Concordo, Jorge!

Porco 30/01/2019minha estante
Não entendi por que não está aparecendo o link da resenha completa que escrevi com todos os motivos que elenquei pra que eu não gostasse do livro. Enfim, Jorge e Anny, eu fiz sim uma resenha completa, não se trata unicamente de uma perseguição a conteúdo nacional. Não sou desses.

Porco 30/01/2019minha estante
Segue o link da resenha se vocês estiverem interessados em ler: https://porcoleitor.wordpress.com/2019/01/15/17-antes-de-tudo-acabar/

Cantinho Literario da Ana 27/02/2020

#Resenha: Antes de Tudo Acabar - Mary C. Müller
Anne é o tipo de aluna que sempre mata aula e fica no pátio da escola com um amigo quase irmão chamado Rafael. Eles sempre estão juntos um ao lado do outro para qualquer coisa. Ela é daquelas meninas marrentas que fazem de tudo para esconder sua fraqueza. Ela e Rafael são irmãos de leite, pois a mãe de Rafael amamentou Anne quando sua mãe faleceu na hora do parto. Eles nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital e não podem ser considerados totalmente irmãos, pois Rafael acaba sentindo algo diferente quando está com ela. Mas, se irmãos não sentem esse tipo de sentimento, e amigos também não: então o que será que ele realmente sente por ela?
No meio de todos esses sentimentos, chega uma nova aluna na escola e ela se chama Kaori. Ela acaba, de certa forma, também conquistando Rafael. Surge um sentimento que também não há explicação. Será possível um triângulo amoroso? Ou Rafael irá descobri que o que sente por Anne não pode se comparar com o que sente por Kaori? Quem Rafael realmente quer agora?
Essas e mais outras perguntas que você deve está se fazendo, assim como eu também me fiz, poderão ser respondidas com a leitura desse lindo livro.

Alê 03/03/2018

Resenha Completa em www.outrogarotolendo.wordpress.com
Na adolescência, sempre achamos que os nossos problemas são o centro do mundo. Que eles nos definem e determinam quem nós seremos pelo resto da vida.

Com o Rafa não seria diferente. Abandonado pelo pai, cuidando da uma mãe alcoólatra, e apaixonado pela melhor amiga, ele sente que esse será tudo que seu futuro determina  para ele. Mas as coisas começaram a mudar.

Seu pai está de volta, com uma irmã da qual ele nem sabia da existência; sua melhor amiga por quem ele é apaixonado arrumou um namorado opressor; e a cada dia sua mãe mergulha ainda mais no vício do álcool. Entre problemas emocionais, familiares e emocionais, a única coisa boa para ele, acontece com a chegada de Kaori, uma aluna nova da sua escola, que vai ajudá-lo a rever a vida e ter coragem de enfrentar os problemas.

Sempre fui honesto com vocês e dessa vez não vai ser diferente. Se você me perguntar se vale a pena ler esse livro,  eu vou te responder que é muito melhor você gastar seu tempo assistindo Skins  ou Shammeless. Essas duas séries, abordam muito melhor, reais dramas durante a adolescência, sem lhe causar sono e tédio.

Antes de Tudo Acabar, é mais uma tentativa falha de romance dramático, daqueles que tentam criar uma ligação entre adolescentes "depressivos", é um protagonista fútil. Alguns dos temas abordados são de extrema relevância, como alcoolismo, relacionamentos abusivos, e bullying. Temas esses que fazem com os personagens secundários se destaquem muito mais que o próprio protagonista, que usa da automutilação para satisfazer sua birra infantil relacionado a seu pai e sua nova família. Automutilação é um tema muito sério e importante. Pessoas com depressão que apelam para esse ato, não estão em uma tentativa de chamar atenção, elas usam dessa técnica para tentar aliviar a dor que sentem.

Quanto a escrita, a autora parece ser muito coerente e desenvolve a história em um ritmo lento e entediante, com poucos pontos altos e muitos pontos baixos. Quanto a edição, a Outro Planeta, fez um trabalho incrível é muito bem elaborado para a capa, deixando a desejar em uma edição interna. Mas muito bem revisada e diagramada.