Antes de Tudo Acabar

Antes de Tudo Acabar Mary C. Müller

Resenhas - Antes de Tudo Acabar

umalivraria 07/03/2018

Resenha @umalivraria - #resenhasdaelay
❝Porque ser estranho é dez vezes melhor que ser normal.❞

Rafael é um rapaz de 17 anos, mora com a mãe e sua vida é um verdadeiro caos. Além de ter que lidar com o alcoolismo de sua mãe, o jovem e sua melhor amiga ainda sofrem bullying por não se encaixar nos “padrões”.

A responsabilidade da casa é toda dele, teve que amadurecer muito rápido e o sofrimento lhe causa algo que ele não consegue controlar. Para escapar disto, a única coisa que o deixa aliviado dos problemas é a automutilação.

Rafael precisava de ajuda, mas nem com sua amiga de infância, Anne, ele consegue dividir este segredo. A garota sempre foi muito especial em sua vida e os sentimentos por ela estavam mudando, logo quando ela começou a namorar.

Anne é uma jovem bem forte, sempre teve que ouvir de seu pai absurdos e até que era a culpada pela morte de sua mãe. Ela sofre agressões do mesmo, que desconta nela todas as coisas ruins que acontecem no seu cotidiano.

O amor é lindo, mas também perigoso. Nessa bagunça toda, a menina se apaixona e vive um relacionamento bem abusivo. Rafael tenta alertá-la, mas o amor também pode ser cego.

Então, chega Kaori. Uma descendente de japoneses que muda completamente o rumo dessa história.

A obra aborda temas bem distintos e importantes. Uma história que traz a realidade enfrentada por diversos jovens na sociedade atual e que mostra, sem exageros, a verdade que cada um enfrenta.

Apesar de um enredo pesado, a leitura é bem leve e nos faz refletir sobre nossos atos, também sobre como somos orgulhosos.

Pedir ajuda não causa vergonha. Se você está enfrentando algum problema, conte pra alguém, desabafar é sempre uma ótima opção. Amanhã tudo vai melhorar.

site: https://www.instagram.com/umalivraria/

Mands 02/04/2020

Amei
No início n tava com tanta vontade de ler esse livro pq pensei q ia ser apenas um romance normal, me enganei profundamente, esse livro mostra muitas coisas q acontecem com adolescentes de intrigas, pensamentos, dificuldades, ele aborda temas bem pesados tanto de agressão, de pessoas alcoólatras, e amizades destruídas, mas no final ele passa uma mensagem muito boa de como a vida realmente é e que sempre haverá algo dando errado e q vc pode até n tomar a decisão certa mas tem que torcer pro melhor acontecer, adorei o livro superou minhas expectativas.

Isabel 08/07/2021

Mediano
É aquele livro feito para passar o tempo. O personagem principal Rafael e a sua melhor amiga Anne, são os únicos com algum desenvolvimento notável durante toda a história. Além disso o livro trata de temas muito pesados como automutilação e relacionamento abusivo, mas de forma superficial.
Passa uma boa mensagem sobre empatia e afins, mas não é um livro extraordinário.
Por ser nacional eu acho uma leitura super válida!

Aninha 28/06/2021

Antes de tudo acabar, a gente se encontra
Quando comprei as avaliações do site diziam coisas como "chato porque é muito problemático" e fui ler já com essa expectativa, mas quando comecei a leitura simplesmente me identifiquei. Vi coisas que estão na vida de vários adolescentes... abandono, relcionamentos abusivos, amizades complicadas, primeiros amores e mais.

Foi uma leitura rápida e que me fez analisar as coisas de outra forma; me fez enteder que ser jovem é ser confuso, talvez inseguro e que isso é totalmente normal.

giovanna 28/06/2021

Lindo e eu guardaria num potinho
Esse livro é incrível e mexeu muito comigo, além de que me identifiquei bastante com o personagem principal e isso ajudou que eu entendesse suas emoções e decisões, eu amei o decorrer da história e confesso que devorei ele rapidamente hoje. Achei que nem conseguiria terminar ele antes das 18hrs mas olha só são nem 16:30 e eu já acabei. Essa história abriu meus olhos e eu adorei cada situação porque em um livro com menos de 300 páginas eu senti inúmeras emoções, senti raiva, felicidade, tristeza, preocupação, nervosismo e etc. Me tocou muito e eu recomendo muito pra quem quer sair de uma ressaca literária, e está em dúvidas com o que fazer no futuro, ele não vai te dizer exatamente mas vai te ajudar a compreender várias coisas e situações.

Lisa 18/06/2021

A autora constrói todos os personagens a partir de problemas graves, mas o que se vê ao longo do livro, são soluções simples para todos os problemas, sem o desenvolvimento real dos personagens.

Samila Moura @soresenhasdelivros 16/01/2018

Antes de Tudo Acaba - Mary C. Müller.
Rafael é um adolesceste de 17 anos, ele vive com a mãe que é uma alcoólatra, a mãe veio adquiri o péssimo habito de beber após o marido ter os a abandonado, para ir morar com sua outra família.
Rafael e sua melhor amiga Anne não se desgrudam, estão juntos desde a maternidade , e sabem tudo sobre a vida um do outro, porém Rafael esconde seu verdadeiro sentimento por Anne e vive um amor platônico pela melhor amiga. Até que um dia ela começa a namorar com um cara muito babaca...
Já não bastasse a vida de Rafael ser uma merda com uma mãe alcoólatra, e ter sido abandonado pelo próprio pai, agora vê sua melhora amiga se distanciando cada vez mais.
Quando tudo parece perdido, uma nova menina começa a estudar na sua sala. Kaori é uma oriental super fofa, que de certa forma veio para salvar Rafael desse grande turbilhão em que sua vida se encontra.
Um história de amizade, primeiro amor, descoberta sexual, amadurecimento e superação, essas são as palavra que definem esse livro.

O que achei sobre o livro?
Maravilhoso, quando vi ele no site de compra, para ser sincera ele não era minha primeira opção, no entanto após ler a sinopse me apaixonei e precisei saber qual era a desse livro, fora que gostei muito da capa dele (pode ser que não tenham a mesma opinião que eu).
O livro é escrito em primeira pessoa, e posso dizer que é bem parecido com um diário, pois como Rafa é um rapaz "depressivo" e "introspectivo"... Então é de se esperar que ele não seja de muitas palavras, então o livro gira muito em torno do que ele pensa e sente... é um leitura super leve, e eu li ele em apenas 8h. (depois que começa não tem como par de ler hehehe)

Se me identifiquei com Rafa?
Mais é claro que sim, quem nunca foi adolescente um dia, e achou que seus problemas eram os maiores do mundo, mas como o próprio Rafa disse " eu olho para a cidade lá em baixo e percebo que sou mais um entre muito, que passam pelos mesmos problemas que eu" (não sei se a frase é mesmo essa ao pé da letra, mas foi que ele quis dizes kkk).

Assuntos polêmicos que o livro trata:
Bullying
Alcoolismos
Abandono
Homossexualismo
Espancamento
Tentativa de Estupro
Instabilidade Familiar

Acredito que todos deveriam dar um oportunidade para esse livro, pois não é só um romance e drama adolescente, mais sim uma história real que acontece com vários adolescente em todo o mundo, algo que nos faz refletir, e ter vontade de sermos pessoas melhores.

"Antes de tudo acabar, a gente aprende a ser quem é.
A aceitar a si mesmo e aos outros. E ser feliz.
Simples assim.
Até que não é tão difícil."

helô!! 07/02/2022

antes de tudo acabar.
que livro!! a forma que o rafa supera e passa por tudo que acontece na vida dele é simplesmente um ensinamento maravilhoso. ensinamento de que mesmo com problemas e mais problemas, no final tudp vai acabar bem. sentir na pele o que os personagens passaram é incrível. é preciso muita imaginação para ler esse livro, serio.
eu amei muito.

still_sveglio 10/12/2020

Prende o leitor
Li quando ainda estava disponível na íntegra no Wattpad e me lembro que me prendeu de uma forma que eu virei a noite só pra continuar lendo (isso numa época que eu lia praticamente nada). Recomendo!

Milla 07/08/2018

Achei legal, a história é bacana, porém achei que Rafael corre muito atrás da Anne. Tudo bem que ela sofreu abuso por parte do pai, e dps sofre com o namorado também, ela acaba se sujeitando à aquela situação, mas ela foi mt vacilona e eu fiquei com um puta ódio dela. Nem o que acontece depois me faz ter menos raiva dela. Odiei as atitudes dela, mesmo sabendo que ela estava com o psicólogo abalado. Mas isso é minha opinião, independente disso eu gostei do livro

Silenced Radio 29/12/2021

Último livro do ano
Tenho esse livro há provavelmente dois anos guardado na estante, me surpreendi com a história e o quão boa ela é.

A escrita dele é simples e fácil de entender algo que eu adoro. O desenvolvimento da história foi maravilhosa, não se desviou ou mudava de assunto no meio do assunto. Cada parte da história foi bem escrita e desenvolvida

Sinceramente acabou virando uma das melhores leituras do ano. Recomendo muito e acho que mais pessoas deveriam ler essa história

Dyre 22/06/2022

Um protagonista homem, gostei
Os problemas em que os adolescentes estão relacionados é bastante claro e direto, deixando marcas nos estados mentais e físicos dos dois protagonistas, a Anne é ácida, Kaori fofa e equilibrada e o Ferreira sensível. Eu me espantei com esse personagem masculino, porém que foge do padrão macho alfa. É uma leitura leve e divertida, gostaria de ter conhecido esse livro no ano de seu lançamento...

maria 02/04/2021

simplesmente incrível, fala sobre assuntos importantes e com certeza as coisas que aprendi com esse livro vou levar pra vida toda.