Antes de Tudo Acabar

Antes de Tudo Acabar Mary C. Müller

Resenhas - Antes de Tudo Acabar

Daphne.Ribeiro 03/10/2015

Antes de tudo acabar.
Mas quê "tudo", era esse? Foi a pergunta que me fiz ao deparar-me com esse livro, na minha lista de recomendação no Wattpad. Achei que seria apenas mais uma história de transição da adolescência para fase adulta, que mostraria o que nós jovens passamos e etc...
Porém, Mary lindamente me surpreendeu. :)
Não só com sua forma de escrita: clara, coloquial e despojada, Mas também quanto ao desfecho ( o qual eu aguardo ansiosamente a continuação) que atribuiu aos personagens, dando-me uma nova perspectiva e até mesmo motivação.
Para quem gosta de leituras que quebram Tabus , eu recomendo a leitura!! ?

Flavia Honorato 23/01/2022

Um livro que me lembra muito bem meu ensino médio
O livro é muito bom, honestamente. Já tinha lido antes no wattpad e resolvi reler. A leitura é bem fluida e talvez aborde assuntos pesados de forma superficial, mas acho que é a dose perfeita para que o livro não se transforme num drama. Provavelmente o lerei novamente. Está na minha lista de livros para ler quando estou deprimida.

Laura 05/07/2016

Maravilhoso
Isso não é bem uma resenha, por que eu simplesmente não consigo descrever esse livro pois toda vez que tento eu percebo que deveria ser bem melhor para chegar ao nível do livro.
Só vim dizer para quem está em dúvida se lê ou não, LEIA!
Essa é uma daquelas histórias que faz você ter uma visão diferente, ele te abre portas que você não teria percebido antes dessa leitura.
História linda, capa linda, autora linda, personagens lindos, TUDO LINDO.

Ana 26/09/2023

Indico muito, mas me falta algo...
Não vou negar que gostei muito, tipo MUITO mesmo, mas teve algumas coisas que eu acreditava terem sido melhores. Como por exemplo, a situação de alta-mutilação dele, é legal e muito ter alguém ali com a gente quando estamos nesse tipo de situação (digo por experiência própria), mas acredito que a autora poderia ter dado qualquer outra solução para esse problema, pois da forma em que ela colocou, pela a minha percepção e experiência isso só causaria uma dependência emocional muito maior no personagem que sofre com esse transtorno.
Então sim é um livro bom, de leitura fácil e acessível para o público juvenil. Então eu recomendo muito essa leitura principalmente para tentar entender todos os lados, pois a história conta vidas diferentes da percepção de um só, e deixou tudo muito bem articulado. Mas ainda assim eu achei que a história poderia ter sido mais desenvolvida no quesito psicológico dos personagens, pois é uma leitura que tem muito dessa área, e ajudaria algumas pessoas a até mesmo se identificarem com os personagens.

Hugin 04/05/2021

Um livro julgado pela capa
Antes de Tudo Acabar é um livro nacional, escrito pela Mary C. Müller.
É um livro muito bom.
Ele conta a história do Rafa, um garoto com uma família problemática, um pai que os abandonou e uma mãe alcoólatra. Sem contar a depressão do próprio Rafa.
E a medida que você vai lendo você vai descobrindo mais e mais camadas sobre os personagens, aliás, não só sobre a vida do Rafa.
É narrado em primeira pessoa no passado. E, MEU DEUS, a Mary conseguiu escrever de um jeito que você se sente do lado do Rafa, tomando um café enquanto ele conta a história da vida dele. Você se sente na pele dele.
E pra ser sincero, eu não dei nada por esse livro quando li a sinopse, é um livro que eu veria na amazon e não compraria. Agradeço que ganhei ele num sorteio, o que me fez ler.
É um livro muito bom.

Adriele.Oliveira 06/07/2021

As complicações da adolescência...
Me identifiquei bastante com o Rafa, pois, assim como ele me sentia com coisas que não estava na minha alçada, e não podia fazer nada, além de ficar me culpando.
Adorei a Kaori e o ferreira queria que tivesse mais profundidade nas histórias dos dois.

Brendasaraiva 22/06/2022

caras, achei que iria ser uma história bemmm adolescente bestinha mas me enganei. o livro não deixa de ser teen mas ele acaba abordando muitos assuntos "pesados" como auto mutilação, alcoolismo e relacionamentos abusivos.
o livro estava em uma pegada bem malhação (malhação sonhos que é muito boa) por ter vários dilemas teens ao longo da história mas conseguindo abordar temas mais sérios com muita perspicácia.
uma pena eu não ter gostado muito do final, o que influenciou muito pra mim sobre ter gostado ou não do livro, mas é um livro bom :)

Fabi | @ps.leitura 21/02/2018

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Você já se sentiu deslocado, como se não se encaixasse nos “padrões” impostos pela sociedade? Já se sentiu como se não existisse nenhuma perspectiva para a sua vida, como se estivesse completamente perdido? É assim que Rafael se sentia e ainda tinha que enfrentar grandes problemas.

Rafael se sente deslocado na escola. É como se ele não se encaixasse naquele local e que ele fosse diferente de todos ali presentes. Talvez ele fosse diferente. O mais difícil para ele não é tentar ser como os outros e sim, enfrentar os problemas do alcoolismo de sua mãe. Quando seus pais se separaram, sua mãe ficou completamente depressiva e desde então, ela não é mais a mesma. Será que um dia voltará a ser?

Como se não bastasse tudo isso, ele também precisa lidar com uma paixão que nutre por sua melhor amiga – Anne. O problema é que ela não sabe disso, mas parece que todos ao seu redor é capaz de perceber esse amor. Só que ele precisa lidar, também, com os problemas dela com o pai: ele a culpa por sua mãe ter morrido no parto e todos os dias bate nela.

Acabou? Claro que não. Anne decidiu arrumar um namorado e ela não é mais a mesma com ele e nem com ninguém. Rafael agora se sente completamente perdido e sem saber o que fazer para mostrar a ela o quanto mudou e o quanto esse relacionamento não está sendo saudável, mas ela não é capaz de enxergar além dela mesma.

Sofrendo completamente com tudo, Rafael conhece a aluna nova, Kaori. Eles possuem gostos semelhantes e ela é capaz de ajudá-lo a enfrentar alguns problemas e até mesmo fazer com que sua visão da vida mude um pouco. Será que no final tudo irá se ajeitar? Será que Rafael irá falar sobre seus sentimentos ou ficará apenas no “era uma vez”?

“Antes de tudo acabar” é um livro repleto de sentimentos: uma hora estamos sofrendo junto com o turbilhão de acontecimentos do Rafael; em outro momento estamos com vontade de chacoalhar Anne para acordar para a vida; em outros estamos rindo das atitudes de Kaori junto com Rafael.

Mas não é só isso. O livro mostra como a vida pode ser complicada em diversos momentos, mas que se enxergarmos um pouco além, é possível que encontramos um pouco de esperança para todos os terríveis acontecimentos em nossas vidas. Rafael foi um grande exemplo de que enxergou além do que era capaz e fez o possível para superar tudo o que estava acontecendo em sua vida. Ele precisava se encontrar e compreender o mundo!

A escrita da Mary C. Müller é completamente leve e fluída, mesmo abordando assuntos delicados como: bullying, alcoolismo, abandono, homossexualidade, espancamento, tentativa de estupro, estabilidade familiar. A história é capaz de te prender do começo ao fim. Muitos momentos eu estava “devorando” as páginas e quando vi já havia passado da metade de tão boa que a escrita é e como os personagens são todos cativantes, apesar de todos os sofrimentos.

O único motivo por eu não ter classificado esse livro com cinco estrelas foi porque nos últimos capítulos eu achei que eles fluíram muito rapidamente. Todos os acontecimentos, após esclarecidos, começou a voar e quando vi estava no final e sentindo falta de algumas coisas. Exceto isso, o livro foi completamente bem narrado e me conquistou.

Nesse livro ela mostra que algumas amizades são construídas, outras são desfeitas, alguns amores morrem e outros nascem durante a sua vida e que os caminhos sempre tomam rumos inesperados. Conheça mais sobre a vida de Rafael e viva intensamente a sua vida.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2018/02/resenha-antes-de-tudo-acabar.html

Ally 21/05/2021

Antes de tudo acabar
Razoável. Tem uma narrativa fluida, mas a história é bem previsível. Os personagens, querendo ou não, são bastante estereotipados e acho que teve muito assunto sério sendo tratado um tanto superficialmente, com soluções fáceis demais para situações delicadas. Enfim, não é um livro ruim, mas não funcionou tão bem pra mim.

Claudia 26/07/2020

Achei o livro incrível. Eu dos motivos de ter começado a ler esse livro, foi por ele ser do wattpad. Eu como grande fã da plataforma, pois leio fanfics por lá, não perdi a oportunidade de ler esse livro.
Ele é muito interessante e fala de coisas importantes para a construção e formação de um adolescente, prestes a entrar na vida adulta. Além de abordar assuntos delicados como, alcoolismo, relacionamentos abusivos, amores platônicos, sexualidade e outros.

Sabri de luz 12/05/2021

sem defeitossssss
Esse livro eu li em menos de um dia de tão bom e gostoso que ele é, me prendi de começo a fim a história, é uma história bem humorada apesar de ter também relatos de problemas que cada um dos personagens vivem em suas casas/familias.
Por ser um livro de uma autora brasileira, deixa tudo com um toque especial e a mais, porque entendemos tudo o que é dito KKKKKK a escola do Rafael me lembrava a minha, tudo dava uma sensação de nostalgia, fez eu me sentir uma adolescente de novo;
Mas apesar da temática adolescente, na minha opinião é um livro bem maduro, gostei demaissss, a Mary ta de parabéns de vdd, eu ri muito e tive muita empatia pelos personagens, e me identifiquei demais com o Rafael em varios aspectos, esse livro trás várias mensagens, e eu anotei cada uma delas no meu coração

Lais.Salatiel 22/01/2024

Livros do wattpad seguem sendo tudo na minha carreira!
Livro maravilhoso como já era de se esperar da Mary, tive o prazer de lê-lo ainda no wattpad e ver que foi publicado me gera um quentinho indescritível no coração. Recomendo mil vezes??

isas.house 25/07/2022

Legal
O livro é bem legal, trata de assuntos importantes e consegue estar sempre surpreendendo o leitor. Muito bom, nem um pouco previsível e é nacional?????.

aninha 30/07/2021

Muitos gatilhos!
O que eu mais gostei no livro foi o fato de ser um livro nacional, então as referências de coisas brasileiras me deixaram feliz. Gostei bastante da kaori, mas penso que a personagem dela não foi tão bem explorada. A história contém vários gatilhos e nem todos foram desenvolvidos e resolvidos muito bem.
Também achei lindo o que dizia no último capítulo, mas ficaria melhor se ele fosse o epílogo.
Por fim, o que eu mais gostei foi o Rafa narrar a história não no momento da ação, mas contando como uma coisa passada.