A Mágica da Arrumação

A Mágica da Arrumação Marie Kondo

Resenhas - A Mágica Da Arrumação

Beatrizs 24/04/2020

Prático
O livro é bom, prático e objetivo. Trás uma perspectiva de um mulher que tentou durante anos trazer satisfação ao que buscava (organização). Muito além disso, ela fala sobre sua cultura, e como a desorganização reflete em nossas vidas: O acúmulo, peso e falta de encorajamento. O livro me mostrou que não só em bens materias, mas também na vida que o que não é útil e bom pra gente, devemos retirar, pra ter paz e leveza.
Ótimo livro, recomendo super!!!!
Tamires 24/04/2020minha estante
Amigaa. Mudou minha vida esse livrinho!

Beatrizs 24/04/2020minha estante
A minha também, sinto que eu levei mais pra vida acadêmica do que pra organizacional.
Kkkkkkkk

Tamires 24/04/2020minha estante
Eu fiz o faxinão na minha casa. Mais de 2 anos já, e ainda tá tudo bem arrumadinho. Só tenho trabalhado pra limpar

Barbara Martins 30/05/2022

Divertido e prático
Uma ótima motivação pra organizar a casa! A escrita é bem clara, os capítulos são curtos, as lições são práticas. É um texto escrito com carinho, você encherga uma autora ali. Acho que todos deveriam ler.

Mayara 05/11/2020

Se você colocar em prática vai obter muitos resultados
Esse livro foi um divisor de águas na minha vida, eu costumava ser uma pessoa bem bagunceira e não tinha organização em nada na minha vida. Depois de quase um ano depois da minha leitura posso afirmar que os métodos que ela ensina no livro são realmente eficazes e duradouros, todos perceberam o quanto estou organizada e posso garantir que isso me impactou positivamente a não acumular muitas coisas, a usar coisas que realmente eu gosto e faz sentido para mim e que me deixam feliz. Enfim, recomendo muito a leitura.

Aliel 02/11/2016

A sutileza do mundo material
Se eu tivesse que dar outro título ao livro eu o chamaria de " Economia energética". Ao falarmos em economia, pode vir a mente o poupar ou reter . Mas ao contrário , o livro fala de libertar coisas. E economia originalmente se trata da melhor aplicação de recursos. Nesse caso o recurso é nossa própria energia e vitalidade.
Proveniente de uma família de acumuladores, eu já havia passado pelo clique da necessidade urgente de descartar objetos e regular a entrada deles na minha vida. O que realmente me faltava e que o livro trouxe com precisão, era o crítério a ser usado e a forma. Meu método era totalmente caótico; atirava para todos os lados , em todos os cômodos de uma só vez, antes de terminar já havia desistido. Absolutamente tudo que ela diz, faz sentido para mim. Principalmente sobre o vínculo energético que se constrói com cada coisa material que se enfia dentro de casa. Nesse sentido, coisas como expressar gratidão a um par de meia, a primeira vista pode parecer absurdo, mas compreendo que ela quis trazer a urgência de ter atenção à nossa postura interna, sobre como tratamos o mundo ao redor. Nem pessoas , nem coisas deveriam ser tratados com descaso ou como um fardo, mas quando pessoas se tornam isso, nos tratamos de retirá-las delicadamente do nosso caminho. Com as coisas, nos portamos diferentes: Fugimos delas, as escondemos no fundo da gaveta.
Ela deveria ter escrito uma parte a mais sobre famílias com crianças. Mas pretendo adaptar o método para usar com as minhas . Com certeza esse tipo de instrução faz parte da educação. Uma coisa tão básica e que pode ajudar ou na falta, atrapalhar imensamente uma vida , depois de adulto.
Muita gente pode desqualificar o livro pelo seu apelo "emocional " e não tanto racional na forma de decidir. . Esse cientificismo , assim como a própria acumulação não são nada mais que um sintoma de desconexão com a própria intuição e com a ousadia de nomea-la como guia, o que , para alguns deve soar até como irresponsabilidade. O mundo inteiro é permeado de abundância e suficiência mas escolhemos parar no paradigma da falta e da precaução, ansiedade e temor do futuro. Ou do apego ao passado , que também é um paradigma de escarssez .
As ideias de Marie Kondo são holísticas e orgânicas . Ela acha a margarina na geladeira que estava bem na nossa cara porque diz o óbvio.
E mais. Se 100% da humanidade as seguisse. O capitalismo ruiria. Pois o consumismo diminuiria drásticamente e a "economia " que conhecemos teria mudar. Oh meu Deus. Seria Marie Kondo, comunista? Será que o que sustenta o capitalismo é nossa própria desconexão? Será que de fato cada vez que compramos uma tranqueira chinesa no mclanche feliz, colaboramos com um sistema que não é saudável ? Eu só queria arrumar meu quarto e agora estou envolta em política. Mas espera , era só um livro de auto-ajuda doméstica...

Lin 04/04/2023

Deu vontade de testar as outras dicas.
Descobri esse livro através de um vídeo no YouTube. Li ele por pura curiosidade, visto que, possuo um quarto pequeno e estava atrás  de dicas de organização ou até mesmo decoração, em que eu pudesse aproveitar melhor o meu espaço e teve bastante coisa que me impressionou. Utilizei as dicas sobre como dobrar roupas e funcionou perfeitamente pra mim. A partir disso, sinto uma enorme vontade de testar as outras propostas da autora. A forma como ela fala sobre gratidão pelos objetos que possuímos é bem respeitosa.

Silveira 09/01/2022

Um bom guia?
Esse livro , com certeza, não foi pra mim. Eu mais ri do que qualquer outras coisa.
Acho que, para aqueles que não sabem por onde começar, não tem nenhum habito de organização, essa obra pode até servir para ser um "norte", mas acredito que as dicas sejam tão genéricas e batidas que podem ser adquiridas com uma simples conversa com alguém mais experiente em idade.

Não há nada de "magico" nesta obra, é o mesmo feijão com arroz que qualquer mãe ou avó já não tenham dito muitas vezes, só que com outras palavras.
Erick424 26/02/2022minha estante
Concordo. Estou terminando a leitura desse livro é até então a mágica não foi percebida.

E, tratando-se de um livro, ficou extremamente decepcionado com esse sentimento.

Assistir um filme, série ruins, até vai. Mas um livro que não entrega algo próximo a expectativa é frustrante demais.

Silveira 26/02/2022minha estante
É frustrante demais um livro que muito promete, mas não entrega quase nada

Erick424 26/02/2022minha estante
Sim? geralmente isso é comum nesses livros ?estilo coach?. Acredito que esse tipo de conteúdo seja melhor absorvido por audiovisual.

dia 23/10/2021

A mágica da arrumação
Sempre que eu arrumo a casa, depois de um tempo ela sempre fica bem bagunçada novamente. Foi por esse motivo que comecei a leitura desse livro.

Eu gostei muito de algumas dicas e certamente irei aplicar algumas coisas, porém não tudo. Estou ansiosa para arrumar a casa e me desfazer de algumas coisas. Mas não irei me desfazer dos meus livros, só dois deles que sim.

Obs: só vou poder realmente fazer essa arrumação geral e detalhada quando colocar as tarefas e trabalhos da faculdade em dia.
Jessica891 23/10/2021minha estante
Queria lê-lo, mas so de pensar em arrumação ja dá uma preguiça ?

Pipoli 21/01/2016

Arrumação sem mágica
A solução para todos os problemas de arrumação se resumem a uma única palavra: descarte! Isso é muito enfatizado pelo livro e é o ponto alto. Não existe arrumação sem descarte. Jogue fora o que "não precisa".

Porém, o livro se perde pra mim quando entra na parte da "mágica". Algumas mensagens não se conectaram comigo:

- Ao chegar em casa, esvazie sua bolsa e deixe-a descansar
- Ao entrar em casa, tire os sapatos e agradeça a eles pelo esforço que tiveram naquele dia
- Após a casa ficar organizada, você vai descobrir o que quer da vida, emagrecer, conseguir o emprego dos sonhos, e até melhorar sua pele.
- Para determinar se cada objeto deve ser descartado ou guardado, "converse" com ele e decida se ele lhe traz felicidade ou não.
Juliana.Paccola 04/02/2019minha estante
Muito disso vem da cultura japonesa, pode não fazer sentido para nós, porém para eles faz e muito!

Vitorugo 01/02/2024

Mais misticismo do que praticidade.
Não há método, há preferência para adoção de discursos como "energia dos objetos", o que torna o discurso cansativo e fútil.

Star Blue 16/05/2024

De dentro pra fora
Certa vez li num outro livro (O milagre da manhã) que "nosso mundo exterior é reflexo do nosso mundo interior". Desde então passei a testar essa ideia e constatei que, ainda que não seja uma verdade para alguém, ela de fato condizia comigo: à medida que ficava caótico na minha mente, o ambiente que eu circulava passava a se tornar extremamente caótico também.

O que aconteceu, foi que no meio do caos da minha mente passei a não dar tanta importância pras minhas coisas ou pras pessoas que eu amo. O estresse me dominou e tudo ruiu. Não conseguia encontrar meus pertences com facilidade (comecei acumular) e nem me comunicar efetivamente com meus familiares e amigos (nos estranhávamos muito), e assim, aos poucos fui abandonando tudo e todos até estar sozinha e isolada.

Não durou muito, mas mesmo assim me atormentou profundamente, então decidi fazer alguma coisa. Como sempre: comecei a reorganizar minhas coisas, porque é como me desestresso e boto a cachola pra funcionar. E qual não foi minha surpresa, quando a Marie disse ter constatado que o principal passo para uma mudança drástica na vida era começando pela seleção de tudo que nos traz alegria e separando daquilo que é incrivelmente desnecessário.

Eu achava que sabia como organizar e guardar minhas coisas, mas descobri que não. Nas lições de Marie eu descobri que a verdadeira arrumação deve ser em nosso interior. A partir de nossas decisões daquilo que queremos e precisamos, podemos descobrir quem realmente somos e o que desejamos fazer na vida. Acho que de certa forma, quando damos atenção individual a todos os nossos pertences, tomamos consciência total de sua existência e sua função, e a partir disso damos à elas o respeito e a consideração por estarem ali. Mas assim que entendemos seu verdadeiro papel (exatamente como o historiador, Leandro Karnal, também ensina), conseguimos compreender se seu propósito foi cumprido ou não.

Mas isso vai muito além de selecionar objetos. Pelo que entendi, quando conseguimos tomar consciência daquilo que nos faz feliz, daquilo que gostamos e tomar a decisão de guardar ou jogar fora, também conseguimos ampliar essas práticas para outras áreas da vida, como nos relacionamentos, na saúde, no trabalho, nos estudos e até mesmo na espiritualidade.

Visto assim, nem sei como considerar a categoria deste livro ou desses ensinamentos. Mas a proposta é restaurar o equilíbrio e aprender a viver o "aqui & agora" sem medo do futuro ou apego ao passado.

Aline330 10/04/2020

Pra quem é a louca das arrumações (como eu) vai ler o livro e procurar algo pra arrumar. Tudo bem que a maioria das coisas que há no livro eu já fazia e a autora dá mais atenção ao descarte do que a própria arrumação, mas mesmo assim o livro tem seu valor. A mensagem de se livrar do que não te deixa feliz é ótima, mas que agonia das coisas indo pro lixo!!! A autora esqueceu de doações ou reciclagem??

Talia 30/05/2021

Marie Kondo
Técnica interessante e aparentemente funcional. Manter apenas objetos que nos fazem felizes (no momento da faxina) parece algo legal, mas a medida que ela ia detalhando mais a sua técnica, me peguei pensando "será que esse método realmente funciona?". Cheguei a conclusão que, para algumas pessoas, deve sim funcionar. Entretanto, acredito que todos precisam tomar cuidado na hora de seguir esse método que, ao meu ver, chega a ser um pouco extremista.

Kals 20/06/2021

AMEI!
Sempre fui uma pessoa muito desorganizada, sério meu quarto virava uma zona pra mim achar uma roupa legal.
Como esse ano um dos meus objetivos é mudar meu quarto quero melhorar isso! E esse livro super me ajudou, meu quarto tá com outra vibe agora não consigo nem explicar!
Se você tiver foco consegue sim colocar em prática e espero que continue tudo certinho :)

Rosana Miyata 30/04/2021

Superou expectativas
Achei diferente de tudo que eu já tinha visto sobre organização, tem ótimas dicas, amei as dicas de como dobrar as roupas, eu não acreditava muito até que coloquei em prática e faz toda a diferença. A técnica que ela ensina para descartar também é excelente, apesar de que eu achei meio radical no que diz respeito aos livros. Adorei o livro e recomendo a leitura, mudou a minha visão de organização e as dicas tem me ajudado muito.

Danilo 17/01/2021

Meu jeito de começar 2021
Gostei muito das lições, mas senti que esse livro foi repetitivo em algumas partes, especialmente em inícios de capítulos. Imagino que o livro seja uma versão resumida da Marie Kondo, então essas repetições podem ser a versão literária das palavras de reforço usadas por ela presencialmente. Também fiquei um pouco cético com esse ar místico envolvendo conversar com a casa e os objetivos, mas nada disso chega a ser um demérito. Devorei o livro em uma semana e a cada página eu conseguia pensar em coisas inúteis que venho carregando comido há mais de 20 anos. Agora que terminei a leitura sinto que amanhã já posso colocar o aprendizado em prática. Feliz 2021 se estiver lendo isto. :)