A Mágica da Arrumação

A Mágica da Arrumação Marie Kondo

Resenhas - A Mágica Da Arrumação

Pedro2990 06/01/2024

Poderia ser resumido em um capítulo
O livro contém informações valiosas, mas todas elas poderiam ser condensadas num único capítulo, no máximo dois. Muita coisa é repetida e há, na minha opinião, um excesso de comentários sobre energia dos objetos, como se eles tivessem vida própria, desejos próprios. Em contraste, as passagens mais práticas do livro poderiam receber uma descrição mais pormenorizada. Por exemplo, quando ensina como dobrar roupas e critérios para dispor essas roupas no armário, a explicação é insuficiente, e eu tive que buscar vídeos no YouTube para entender. Uma imagem para cada exemplo resolveria o problema. Apesar disso, a leitura é fácil e o livro cumpre sua função de motivar para uma organização com método.

Marshluiz 28/10/2020

Perfeito
Um livro auto explicativo, de como organizar nossa casa como nossa vida, explicando de maneira descomplicada como a arrumação pode nos trazer benefícios diários e para a vida inteira. Após ler, com certeza vou arrumar o meu quarto.

Edimar Curty 03/10/2020

Ensinamentos para organização do lar
Livro voltado para organização da sua casa com aplicação de técnicas divididas por cada cômodo! Leitura fácil e rápida.

Maryellen 24/12/2021

A forma como a Marie explica sobre organização nos faz perceber o quanto guardamos e as vezes acumulamos coisas que não gostamos ou de que não precisamos.
Ter somente o que nos traz alegria em casa é um caminho para ter uma vida mais leve e uma vida mais organizada não somente na questão material, mas também mental.
O desapego e a organização da casa é um processo e não precisamos fazer a limpa e nos livrar de tudo de uma vez como ela explica no livro.
Eu gostei do método dela e pretendo aplicar no meu espaço, pois consegui enxergar o quanto guardo coisas que não me trazem alegria ou boas memórias.

Nanci 29/12/2015

Organizar para sempre
Uma proposta interessante para a organização da casa. Uma forma diferente de lidar com os objetos.

aninhadelemos 02/10/2020

...
Marie fala muito em descarte e isso dá um frio na espinha tirando essa parte adorei o livro, creio que muita coisa é cultural também temos outra realidade no Brasil porém a leitura foi de grande valor e vou aplicar o aprendizado no dia-a-dia.

Vanessa 27/12/2020

Conheci a Marie Kondo pela série da Netflix, mas o livro aborda o tema sobre organização de forma mais profunda. Estava estagnada em relação à organização da minha casa e este livro me deu um novo rumo para aprimorar as técnicas que eu já usava.

Holmes 27/10/2020

Um belo livro
Mais do que um manual sobre organização doméstica, o livro promete mudar completamente a forma de interagirmos com nossos objetos, respeitando-os e valorizando-os, individualmente, procurando sempre manter uma relação de felicidade com aquilo que realmente desejamos ter. Um método belíssimo. E não deixem de assistir o programa dela no Netflix para visualizar o método em prática.

Stela 04/01/2022

Cumpre o que promete
A proposta de ensinar desapego e arrumação é atendida, mas o leitor com 70 páginas já sabe aplicar e explicar o método. A autora parece ter alguma questão de problema com apego na infância, por isso filtre os conselhos radicais. Tá tudo bem não virar um mestre do descarte.
Erick424 26/02/2022minha estante
Haushaus verdade. É notável esse ?problema da infância?. Por vezes parece que a problematização percebida por ela é particular e não global.

Stela 06/03/2022minha estante
Sim. Principalmente na parte de jogar fotos e cartas fora.

Jj 14/12/2021

Desapego
A autora ensina, a pessoa se desapegar dos cacarecos, não só do amontoado de roupas, mais tbm, dos livros, papeladas desnecessarias, recordações de gente que você nem fala mais. Agora quem é acumulador compulsivo, acho difícil só esse livro resolver, procure tratamento viu.

Maria.Perez 27/12/2021

Ótimo livro
Mary Kondo é fera, nesse livro ela detalha seu método de organização e também conta sua paixão pela organização que teve início desde a infância.
Um ótimo livro pra quem quer iniciar no mundo da organização.

Dani Furiati 07/12/2020

depois de ler esse livro e reorganizar as minhas coisas me fez sentir uma nova pessoa. Antigamente eu tinha preguiça de organizar a casa e limpar a casa porque parecia que nunca ficava arrumado, sempre ele sempre com as coisas fora do lugar, tudo muito bagunçado. Depois de descartar minhas coisas e organizar em locais próprios eu comecei a olhar minha casa com outros olhos. Minha cama eu não arrumava todos os dias e comecei arrumar. No mesmo dia dei uma geral na minha cozinha limpeza total - janela, pia, parede, armário, geladeira e micro-ondas. Sinto que amadureci e não sou mais a mesma pessoa. Um vazio que as vezes eu sentia hoje em dia já não sinto mais. Agora estou ajudando minha sogra, minha mãe e minha cunhada à seguir os mesmos passos para a libertação! (Meu marido que não aguenta mais kkkkkk)

Mayla Graepp 02/05/2018

Considerações pessoais
O método Konmari para manter a ordem realmente funciona. Hoje vivemos em momentos de extremo desgaste mental e precisamos ter o mínimo possível de interferência em casa. Um local limpo e circundado de coisas que você gosta e usa, reforçam sua identidade.
Porém, considero não levar ao extremo o processo de se desfazer de coisas que fizeram parte de nossas vida. Para ilustrar, tive uma experiência marcante. Estava arrumando meu quarto e me deparei com um diário de infância. Como estava travado, falei que se ele não abrisse, jogaria fora, pois não queria me prender ao passado. Por bem, consegui abri-lo. Logo comecei a ler os garranchos e erros gramaticais de infância e por um momento, me perdi em um passado não tão distante. A narração era de uma criança de 9 anos, mas a mentalidade era de uma adulta. Naquele momento, me encontrei. Alguns porquês da vida foram respondidos e percebi que por mais que tivesse mudado, continuo com a mesma essência. Comecei a burlar algumas regras do método Konmari. Percebi que não podemos seguir um padrão. Somos diferentes. Apesar disso, joguei muitas coisas fora das quais não me arrependo, mas decidi não ir tão ao extremo. Conheço pessoas extremamente organizadas a ponto de não tolerarem objetos fora do lugar. Isso é sério: pode comprometer relacionamentos e o desenvolvimento de crianças. Não jogo cartas de amigos, apenas as guardo em uma caixinha. Isso me faz feliz, pois posso concretizar bons sentimentos de pessoas que amo.
Enfim, a leitura do livro, mas o leiam com seu coração ;)
Mayla Graepp 02/05/2018minha estante
*Leitores, desconsiderem alguns erros do texto. Não consigo editar.

afropaty 09/01/2022

Consegui me reorganizar
Sempre que estou afundando na bagunça e acho que nada pode me ajudar eu lembro desse livro, e consigo.