A Mágica da Arrumação

A Mágica da Arrumação Marie Kondo

Resenhas - A Mágica Da Arrumação

Zooiioo0 08/05/2021

Muito mais do que só arrumar a casa
O conteúdo desse livro trás uma abordagem diferente sobre organização da qual estou acostumada. Particularmente eu sou uma pessoa muito bagunceira e já li muitos livros sobre o tema, todos abordam de forma mecânica como guardar suas tralhas.
Nenhum deles me fez refletir tanto sobre a energia que depositamos sobre nossa casa e nossos pertences como este livro o fez.
Existe uma força invisível que nos liga aos nossos bens materiais, seja ela boa ou não, e é dentro deste sentimento que dá mais prazer e sentido para organizar nossa morada, e, além de tudo, estar consciente de cada objeto ao qual nos desfazemos e os quais escolhemos ficar.
É muito mais do que um guia de como arrumar a casa, ele trás uma reflexão sobre prioridades, sobre coisas que nos cercam que realmente trazem felicidade e o melhor de tudo é que nossa cabeça fica mais organizada no processo.
Incrível!

taiskamozaki 30/09/2018

Muito obrigada, Marie Kondo!
Motivos para esse livro ser 5 estrelas:

1 - A capa é linda! Dá para usar depois como decoração.
2 - Se você gosta de arrumar as coisas, você vai passar a AMAR.
3 - Se você não gosta de arrumar as coisas, você vai passar a pelo menos gostar.
4 - Sua concepção de organização vai mudar, completamente.
5 - Você vai desejar conhecer Marie Kondo.
6 - Você vai falar sobre esse livro com as pessoas e elas vão se interessar em lê-lo (sejam elas leitoras ou não).
7 - Leitura rápida e didática.
8 - Porque ele faz parte dos livros que me transformaram em alguém melhor!

veronicagranich 28/02/2017

Mudou a minha vida!
Esse é provavelmente o melhor livro que já li (e essa declaração, vindo de uma bookholic é bem válida). Quando você resolve seguir as dicas da autora, é sua permissão para que ela mude a sua vida. E não se assuste com o título, pois esse livro é perfeito para as pessoas mais bagunçadas até aquelas mais organizadas possíveis. Você não vai se arrepender. Recomendo fortemente!

Taina.Lira 07/02/2021

Um livro que motiva e nos faz repensar a forma como enxergamos os bens materiais e a forma como os tratamos. Eu gostei demais!

bada 14/06/2021

me ajudou
depois de ler fiz A limpa no meu quarto, e curti. Eu tinha assistido a série da Marie na netflix, mas o livro aprofunda bastante o assunto, Só achei algumas partes MUITO repetitivas, parecia que ela enchia muita linguiça sabe? nao tinha o que escrever e ficava repetindo. tirando isso o conteúdo é muito bom.

Victoria1022 23/12/2022

Tem bom conteúdo!
Eu gostei, mas é importante ter senso crítico.

Me deu vários insights sobre organização. Até enchi uma caixa com roupas que não usava para doar. Além disso, descartei muitos papéis.

O livro é um pouco repetitivo. Tem muitas histórias pra ilustrar, então enche um pouco de linguiça. Mas eu não achei chato.

Meu resumo deu umas 5 folhas de A4 (frente e verso). Não é muito denso. Também tem algumas coisas que eu grifei.

Eu não concordo com sair descartando tudo sem ter noção, sabe. Ela fala muito sobre sua intuição e sobre seus limites, seu conhecimento. Só você sabe o que deve descartar ou não.

Mas é verdade que não tem motivo pra ficar guardando vários botões, brindes aleatórios, papéis que você não usa, itens que você não gosta... Entendem?

Interessante as categorias que ela trás e as dobras que ela ensina.

É um livro bem interessante se você se interessa por organização ou quer aprender a organizar.

Karol com kah 27/12/2020

Como não amar?
Para quem viu a serie da Marie Kondo na Netflix, é impossível não se apaixonar pelo jeitinho dela. Muito amável e respeitosa com as pessoas e os objetos, M.K. traz nesse livro, experiências e lições práticas de como manter a casa ou um cômodo arrumado. Porém, muito além disso, ela nos abre os olhos para analisarmos a fundo os nossos sentimentos em relação ao objeto, e reavaliarmos o motivo de mantê-los em nossa vida ou não.
De leitura agradável e simples, é o tipo de livro que dá vontade de ler diversas vezes, e que pra mim traz alegria só lembrar dos ensinamentos e delicadeza da autora.

Acho impossível não querer guardar Marie Kondo e seu livro num potinho.

kapri 03/01/2016

Mediano
O livro é uma espécie de autoajuda da arrumação, e não tem muitas dicas práticas. Senti falta de ilustrações que explicassem como dobrar as roupas por exemplo, as descrições são pouco vagas. A linguagem é bem simples e o livro é fácil de ler.
cdias 11/01/2016minha estante
Também achei que faltaram ilustrações, inclusive acho que ela poderia ter se aprofundado em COMO guardar o que ficou, só falou da forma de dobrar roupas e fim, nada mais.

Edison Garreta 02/02/2017minha estante
Tava até gostando do livro, mas abandonei quando ela começou a tratar das "roupas de casa" e falou que mulher não deve dormir com um moletom velho porque não é atraente...

luanabarcelosr 30/07/2021

Valeu a pena
Não gosto de livros de auto ajuda pelo fato de achar que são sempre um amontuado de informações repetitivas colocadas como se fosse mágica, sabemos que não funciona bem assim, né?
Esse livro me surpreendeu, a escrita é boa e o método super funciona. Sou muito desorganizada, aplicar o método me ajudou muito ?

Mesquita 13/07/2020

Interessante, mas serve apenas a uma perspectiva específica
O livro inicia com um texto repleto de autoajuda e autopromoção da autora na tentativa de construir um argumento de autoridade para validação do que é dito, mas logo ela começa a apresentar um método interessante de arrumação que faz refletir com cuidado sobre os objetos. Acredito que as metodologias apresentadas para a organização de roupas e armários seja especialmente útil e aplicável.

Minha maior discordância com a autora se dá quando o assunto são livros e materiais de papelaria. Ela parte do pressuposto que apenas o "uso prático" do livro é motivo de felicidade, além de não enxergar alegria em organizar e manter papéis e materiais de consulta. Por isso, as conclusões dela sobre como lidar com esses materiais são muito diferentes das que eu chego, ainda que usando a metodologia proposta por ela de apenas manter comigo o que me traz alegria. Durante a leitura, percebi uma sensibilidade muito maior da autora em relação a roupas que a livros e papéis (o que não é errado, mas é uma perspectiva que não se adéqua a mim e que ela traz como a "correta" a ser seguida).

Ademais, apesar de frisar que seu método leva a menos consumismo, ela de fato não adereça diretamente ao problema de que o acúmulo vem do consumo desenfreado e, por vezes, até incentiva o consumo sem atenção plena como solução para erros na organização feita.

De toda forma, o livro trouxe novas metodologias para mim e pretendo aplicar alguns dos conhecimentos aqui apreendidos.

sara 15/10/2020

Um livro útil com dicas úteis sobre arrumação. É repetitivo, mas é importante porque bagunceiros são teimosos e precisam ouvir uma informação vez após vez para assimilar (generalizei toda). Não me arrependo de ter comprado, lido e botado em prática.

Rafaela Tulino 02/02/2023

Dá pra extrair algumas dicas, mas em sua maioria, completamente extremista
Gente, que decepção...
De novo, gosto muito de livros de organização. É a junção de 2 coisas que mais gosto na vida: livros E organização, sério, não tem combinação melhor.
Então claro que eu precisava ter a experiência de ler um livro da guru do assunto. Mas sério, que decepção.

O livro em si tem alguns pontos positivos e alguns argumentos realmente irrefutáveis.
Marie falou, assinei embaixo.
Mas foram POUQUISSIMOS porque todo o restante é MUITO extremista, não tem meio termo, e sendo bem franca, acho que esse tipo de abordagem, que de certa forma é meio rude, não me agradou.

O livro é muito 8 e 80. Em momentos distintos, ela me escreve que ARRANCAVA PARTES DOS LIVROS que ela mais gostava pra guardar só aquilo que a interessou e em outros fica brava porque as pessoas NÃO RESPEITAM OS SENTIMENTOS DAS MEIAS (sim, eu disse meias). O que não faz o MENOR sentido pra mim, não tem nexo sabe?!

Outra coisa que me incomodou em um nível ABSURDO, é que não sei se foi erro de tradução ou se realmente foi escrito assim, mas é o fato de ela sempre falar em JOGAR FORA.
TUDO. ABSOLUMENTE TUDO.
Não tem nenhuma referência a palavra DOAÇÃO (será que ela já ouviu falar?!)
Claro que há casos e casos, mas gente, tem coisa nova em casa que não vai mais usar, pelo amor de Deus, DOE e não simplesmente mande pro lixo!!!

Enfim, esse livre divide opiniões, não é de todo ruim na minha opinião, porque como disse, dá sim pra aproveitar alguns conselhos e até mesmo criar vergonha na cara.
Mas de longe é um livro que recomendo a alguém, especialmente se a pessoa não se interessa tanto assim pelo assunto e está no começo.

Andressa Klemberg 24/05/2021

Lendo e organizando
Fui lendo aos poucos para ir revolucionando minha casa conforme ela explicava cada parte. Ainda tenho áreas para atacar, mas já despachei diversos sacos para doação, bolsas e calçados para brick e me sinto muito mais apta a realmente me tornar uma pessoa organizada, pois sempre sofria o efeito rebote.
Esse livro me traz alegria!

Nique 29/10/2021

Eu tô com um projeto de ler livros que me ajudem a me tornar a melhor versão de mim mesma e esse me chamou atenção por se tratar de arrumação. Como tem até série da Netflix, pensei que deveria ser bastante eficaz. Mas me frustrei um pouco.
O livro é ruim? Não é. Ele da dicas boas de arrumação, e da até uma vontade de levantar e ir fazer uma arrumação geral nas coisas, porém eu não acho que tantas páginas seriam necessárias pra falar isso.
Chega num ponto que fica muito repetitivo e começa a ter umas coisas que a gente fica meio (????) como falar com os objetos e agradecer eles por terem exercido sua função. Pode funcionar pra alguns, mas não combina muito com meu perfil.
Acho que ler o livro inteiro foi uma perca de tempo, bastava só pegar as dicas principais e tentar aplicar.