Um Girassol na Janela

Um Girassol na Janela Ganymédes José

Resenhas - Um Girassol na Janela

Rodrigo.Arco 21/02/2022

Um Girassol Na Janela
O livro é muito bom, conta a historia de uma menina chamada Vivinha que teve uma alteração de vida de repente, com isso ela é obrigada a mudar de vida e aproveita para aumentar os seus laços familiares, recomendo, uma ótima lição de vida, uma mistura de romance com comedia.

Sah 03/04/2022

Razoável
Na minha opinião o livro é um pouco chato, não tem muitos acontecimentos legais só o final que foi bom mas sem muito sentido.

Gabriela1276 02/03/2023minha estante
Amei??

Jas 14/03/2024

Perfeito
História curta mas bem tocante mostrando sofrer infância e as questões como mudança luto e descobertas sobre o amor

Ana Cabral 14/03/2010

Lindo!!!

@injoyce_ 02/06/2018

Um Girassol na Janela
Ultimamente estou lendo muitos livrinhos ilustrados brasileiros, esses livrinhos de veredas que os professores sempre pede na escola quando estamos para nos alfabetizarmos. Os livros clássicos que tem aquele questionário para responder depois (hahaha). Eu fico muito contente que ainda existam edições deles até hoje.
Esse meu eu ganhei da minha querida avó, na verdade ela ia jogar muitos livrinhos do gênero fora, ai ela me chamou para escolher e acabei pegando todos os livros que ela tinha de leitura. Hoje lendo esses livros fico muito feliz por ter dado uma chance a eles e não ter ido ao lixo.

Vivinha é uma adorável menina, que adora escrever histórias e depois narra-las para sua "prima" Vá.

Vivinha morava com seus vizinhos que chamavam de tios, sua mão morreu quando ela tinha apenas dez anos, e seu pai era um Dr. que no momento estava na Europa. Quando seu pai retorna, Vivinha toma outro rumo de vida... como será que Vivinha irá viver longe de seus tios e primos que ficaram no interior? Como será seu pai? Será que ele só pensa no emprego ou dedica-se as duas coisas? Família e trabalho! Será que Viviane irá ser feliz em seu novo lar?
Descubram lendo " um girassol na janela", um livro surpreendente e emocionante, Vivinha consegue cativar todos os corações com sua alegria e força de vontade.

Estou me apaixonando cada vez mais por esses livrinhos de coleção veredas.

Vivinha faz você pensar mais sobre o mundo e a vida, e que dinheiro pode não comprar felicidades para certas pessoas, mas gestos gentis e humildes sim.

Um livro que recomendo a crianças que estão iniciando a leitura, adolescentes,adultos e até os vovôs que adoram uma boa literatura brasileira.

Alves 08/09/2018

Um Girassol Na Janela
O que falar deste livro tão bem escrito,com ilustrações ótimas e maravilhosas,adoro este livro ele ensina muito sobre coisas que não sabemos é nos ajuda a entender o quão significante é o girassol na janela ^^

Rose Gleize 13/11/2018

Livro: Um girassol na janela.
Finalmente, Um girassol na janela! Livro do qual eu falo tanto e muito indico!
Esse livro, foi o primeiro que eu li inteiro pela primeira vez e foi também o que me alçou para o mundo da leitura, que me fez gostar de ler e desejar encontrar no mundo outros livros tão legais e divertidos de ler quanto ele, de leitura fácil e rápida também, que fizessem das minhas próximas leituras um verdadeiro passatempo como ele fez. Assim como o autor que o escreveu é um dos meus escritores favoritos, Um girassol na janela também está entre os meus livros preferidos, na lista e na estante dos livros que gostei de ler!
Li Um girassol na janela quando eu tinha 13 anos, em 2006, e antes dele, em 2004 ou 05, eu já havia tentado ler um outro por completo, mas não consegui, era um espírita chamado O bairro dos estranhos, de Wilson Frungilo Jr., mas não foi porque ele tinha leitura chata, nem nada assim, foi eu mesma que não me senti motivada para ir à frente com a leitura, eu até me senti muito interessada, mas não foi daquela vez, e abandonei, ele tem uma leitura fluente até (eu li uma boa parte dele), que instiga, que nos deixa curiosos para saber os próximos passos, cenas e capítulos do livro e o final. Eu pretendo retomar a leitura dele um dia e espero, em breve, agora que já se passaram muitos anos e eu amadureci bastante, pois apesar de não ser espírita e não me identificar com essa crença, eu gosto muito de ler livros espíritas e não me pergunte por que, eu apenas gosto! O livro físico se perdeu na mudança de casa que fiz em 2007, eu cheguei a vê-lo depois que nos mudamos, eu e minha família, mas não o peguei para guardá-lo perto de mim e depois até agora, nunca mais vi, mas há algum tempo encontrei o livro completo em formato PDF, então se eu sentir que chegou o momento de eu continuar na leitura dele, eu tenho como prosseguir.
Voltando a falar sobre Um girassol na janela, de Ganymédes José, algumas pessoas têm esse livro como um plágio do livro Pollyanna, de Eleanor H. Porter, por acharem que tem um enredo idêntico, mas eu não vejo assim; primeiro porque li Um girassol antes de ter lido os dois livros de Pollyanna, os quais li em 2008, dois anos após ter lido Um girassol, e segundo porque eu prestigio muito a obra do Ganymédes José, gosto muito dele e o admiro tanto a ponto de destacá-lo como o meu escritor favorito entre os meus escritores favoritos, e não gosto que denigram a imagem dele de alguma forma, até porque ele não está mais aqui para se defender, só que também não afirmo e não poderia afirmar com certeza dizendo que ele não plagiou, mas temos que ter em mente que talvez nunca tenha chegado ao conhecimento dele o dueto Pollyanna, talvez ele nunca os tenha lido, apesar que quem traduziu para a língua portuguesa foi o Monteiro Lobato e o Monteiro Lobato, Ganymédes José conhecia e até o citava em suas autobiografias, e então por isso ele pode ter entrado em contato com os livros Pollyanna.
Queria ver o que ele teria a dizer a respeito se fosse vivo, mas... para mim, ele não plagiou. As histórias nem são parecidas assim, não vi nada de semelhante, e a única coisa que eu vi em comum é que as meninas protagonistas têm igualmente 11 anos, além disso, nada demais, e, qual criança aos 11 anos de idade não contagia a todos ao redor com seu jeito esperto, vívido, alegre, engraçado, empolgante, ingênuo e, entre outras qualidades, encantador, de ser?!
Um girassol na janela conta a história de Viviane, apelidada carinhosamente de ¨Vivinha¨, que ao perder a mãe, vai morar com os vizinhos a quem ela chama de tios. Logo que o pai chega da Europa, pois estava tratando de negócios lá, vai morar com ele em São Paulo e precisa acostumar-se com novas regras e valores da casa e do pai. Ela planta um girassol na jardineira da janela do seu quarto e dá a ele o nome de Helianto. Vivinha transforma tudo em amor e alegria, mudando a vida de todos à sua volta.
Foi publicado pela primeira vez em 1987.
Tem uma leitura fluente, agradável, divertida, de fácil compreensão, envolvente, cativante e rápida, do tipo que você lê e não percebe, nem acredita que já leu várias páginas, e depois quando termina, ele encantou tanto que a sensação que temos, é de voltar para ler de novo, deixa saudades e o sentimento de: "Ah... que pena que acabou!". É inspiração. Um girassol na janela, juntamente com Pollyanna, foram parte da minha inspiração e me auxiliaram muito na composição do primeiro romance que comecei a escrever em 2013 e que terminei em 2015, pois eu coloquei em prática na época, uma dica para novos escritores, que já falei em meu blog (link do blog ao final do texto), sobre ¨ler livros do gênero que estamos escrevendo e estudar os livros dos nossos escritores favoritos¨, estrutura e diagramação deles também, e isso deu muito certo para mim!
Ganymédes José conduziu a história misturando, como sempre em suas obras, amor, drama e humor; portanto é uma história descontraída, a qual eu indico sobretudo para incentivar adolescentes à leitura ou que estejam começando a ler ou começando a gostar de ler, e/mas principalmente: para fazê-los gostar de ler.

Uma menina que transforma
em amor tudo que a cerca.

Vivinha é a vida, Vivinha é a força,
Vivinha é a alegria, e o seu girassol reflete
essa satisfação de viver e sua fé no amor.
Você vai vibrar, vai chorar, vai se
emocionar quando Vivinha desmontar
a sisudez de uma mansão e
abrir as janelas para deixar entrar
o vento da alegria e do amor!

Alessandra.Leila 23/02/2019

um girassol na janela
o livro conta a historia de uma menina chamada Viviane cujo o apelido é vivinha ela é humilde gentil e divertida . Os pais dela se separaram logo quando menor o pai foi para Europa, e depois a mae de vivinha acaba falecendo.a menina acaba morando com os vizinhos chamando de tios . certo dia ela soube que o pai volta para casa entao ela e tio chico foram para a cidade grande deixar a menina naquela casa toda triste e sem cor quandofoi dificil. ela e o pai dela nem se falavam direito entao para ela falar com alguem logo pensou em Santerena e Helianto ela plantou um girassol na janela. esse livro fala como foi o relacionamento entre ela e pai naquela casa

Henrique SM Carvalho 24/02/2019

Um girassol na janela
Achei muito bem escrito mas a história é triste.Conta a história de Viviane, uma menina que tem que sair do campo e ir morar na cidade com o pai que era divorciado da mãe, tendo que se adaptar a nova vida, conhecer novas pessoas e superar a perda de sua mãe adotiva. Logo mais tarde, iria saber que uma das suas empregadas era sua mãe verdadeira.

Couto 08/09/2019

Um Girassol na janela
Muito surpreendente, é uma leitura que te prende, uma menininha de 11 anos que tem uma mente maravilhosa e gentil, uma menininha que consegue mudar as concepções das coisas e que não desiste fácil, é um livro com poucas páginas e letras grandes, mas se fosse um livro com muitas páginas e letras pequenas, certeza que eu iria acabar também em um dia, porquê é um livro que te prende demais e te ensina muitas coisas da vida. Agora o final achei bem interessante, só que faltou um pouco de ligação. As coisas aconteceram, e foi uma coisa em cima da outra, surpresa atrás de surpresa. O autor poderia sim ter elaborado mais a história com mais detalhes sobre a vida da menina. Mas eu adorei !!!!