Phantastes

Phantastes George MacDonald

Resenhas - Phantastes - A Terra das fadas

LenSa 18/09/2023

Eu gostei muito da forma como esse livro foi escrito. Percebi muito a semelhança entre a escrita desse autor e a do Tolkien.
Essa estória fala sobre o rapaz que viaja para o mundo das fadas e suas aventuras enquanto ele percorre a floresta.

Trechos que eu gostei:
"CAPÍTULO I

- Página 17

Olhei cada vez mais fundo, até que eles se espalharam ao meu redor como mares, e eu afundei em suas águas.

CAPÍTULO VIII

- Página 89

Descobri que a alegria é como a própria vida? não deve ser criada por nenhum argumento. Depois aprendi que a melhor maneira de administrar alguns tipos de pensamentos cheios de dor é desafiá- los a fazer o pior; deixá- los deitar e roer seu coração até que estejam cansados; e você descobre que ainda tem um resíduo de vida que eles não podem matar.

CAPÍTULO X

- Página 106

Através das minhas lágrimas, toda a paisagem brilhava com uma beleza tão desconcertante, que eu senti como se estivesse entrando no Reino das Fadas pela primeira vez.

- Página 108

Adormeci neste berço, onde a mãe Natureza embalava seu filho cansado; e enquanto eu dormia, o sol não dormia, mas contornava seu caminho arqueado. Quando acordei, ele dormia nas águas, e eu segui meu caminho silencioso sob uma lua redonda prateada. E uma lua pálida ergueu- se do chão da grande caverna azul que jazia no silêncio abissal abaixo.

- Página 108

Por que todos os reflexos são mais belos do que aquilo que chamamos de realidade?? não tão grandiosos ou tão fortes, pode ser, mas sempre mais belos?

- Página 108

Como eu perambulei pelo Reino das Fadas mais profundo que está dentro da alma, enquanto ainda flutuava em direção ao palácio do Reino das Fadas! A lua, que é a mais bela lembrança ou reflexo do sol poente, o dia alegre visto no espelho tênue da noite melancólica, me arrebatou.

CAPÍTULO XVII

- Página 180

?Primeiro, quase desesperado, pensei, Que nunca poderia suportar; No entanto, eu suportei e estou suportando? Só não me pergunte como.?? Anfangs wollt ich fast verzagen [Primeiro, quase desesperado, pensei], de Heinrich Heine."

Citadelle 24/08/2023

Pra quem gosta de contos de fadas esse livro é um prato cheio. Como acontece enquanto sonhamos, nem todos os pontos da história fazem sentido os estão perfeitamente amarrados. No entanto, existe uma beleza mágica nas descrições dos lugares e aventuras do jovem Anodos, quase poética, que evoca várias emoções em quem entra em contato com o texto. É um livro para você apreciar o processo de leitura, a jornada em si e seus caminhos, e não apenas a conclusão. Também senti que por meio de metáforas, a história aborda os medos, arrependimentos e alegrias do processo de amadurecimento de alguém, desde as dúvidas que surgem sobre o propósito da vida, até a concepção de relacionamentos. Achei fácil entender por que o autor inspirou a obra de outros autores como Tolkien e C.S. Lewis.

May | @vidadaleitora 22/08/2023

Revi a nota desse livro, mas confesso que o li rápido demais pra entender várias passagens. Quero resenhá-lo, mas quero que seja digno, então até ano que vem eu estimo uma releitura!

Gabi 16/08/2023

Demorei muito pra terminar essa leitura...
É um livro lindo com ótimas imagens e lindas palavras, mas a história em si foi difícil continuar. Me perdi várias vezes e algumas delas eu sentia que estava só lendo por ler sem entender.
Gostei pelas as frases e as reflexões, mas acho que o livro deveria ter tido mais aprofundamento pq tudo era muito passageiro e com histórias secundárias desnecessárias, algumas vezes..
Mas fiquei feliz por ter terminado pq o final foi lindo, foi o que salvou o livro, na minha opinião. Achei lindo a visão do autor sobre o assunto que não vou comentar, por ser spoiler. ????

juliaglara 09/08/2023

Um bom livro para se revisitar
Percebo que alguns livros fazem sentido só depois de lê-lo. Durante a leitura ele é confuso e você não sabe o que esperar. Mas já tendo finalizado a estória acredito que valha a pena ser relido e poder desfrutar melhor da leitura.

Entretanto esperava mais por ser um dos livros preferidos de Lewis, quase gostei mais do prefácio escrito por ele do que do livro em si.

O final do livro, porém, surpreende positivamente com algumas conclusões mais filosóficas e profundas sobre amor e vida que era o que eu esperava encontrar.

É um livro desconexo, como que se fossem variados sonhos. Mas proveitoso e com diversos personagens e momentos interessantes.

Vale a leitura.

Milly86 08/08/2023

Uma Jornada de Amor e Magia
"Labirinto de Amor e Magia" é uma envolvente e cativante conto literário que nos leva a um mundo mágico repleto de rivalidades políticas, superações e, acima de tudo, amor verdadeiro. O enredo se desenrola em torno de Caleb, o Herdeiro do Trono dos vampiros, e Roxy, a princesa perdida da ordem das Fênix. Inicialmente inimigos devido às divergências entre suas ordens mágicas, eles se encontram em meio a um cenário de conflito, onde a curiosidade do coração e a barreira da vida os conduzem a uma transformação emocional profunda.

A narrativa nos guia através de diversas partes, cada uma retratando uma fase importante da jornada de Caleb e Roxy. Desde o encontro inesperado durante um baile de outono na escola de magia "Magical Time", até a superação de desafios mágicos e pessoais.

Os personagens são habilmente construídos, com Caleb e Roxy evoluindo de inimigos relutantes para um casal formidável que desafia destinos e desvenda segredos ocultos. Suas personalidades complexas, habilidades mágicas distintas e medos compartilhados tornam-nos genuínos e cativantes.

"Labirinto de Amor e Magia" é mais do que um conto de amor; é uma narrativa que explora temas universais como a superação de diferenças, a importância da compreensão mútua e o poder transformador do amor verdadeiro.

Misantropia 03/08/2023

Como em um sonho
Algumas passagens de Phantastes são, deveras, belíssimas, assim como o Reino das Fadas, que é pra onde Anodos, a personagem principal vai, ao acordar de um "sonho", ou terá sido real o encontro que teve com aquela fadinha!? Ele, então, parte rumo a sua jornada de auto conhecimento e principalmente de amadurecimento.
???????
A narrativa de Phantastes é singela, e vê-se o porquê de George Macdonald ser considerado o avô da fantasia e ter inspirado tantos outros, como o professor Tolkien e C.S.Lewis. A base da fantasia, daquilo que é nostálgico e onírico, está esculpido ali, mesmo que de forma não tão aprofundada.
???????
Em certos momentos me senti frustrada com aquilo que poderia ter sido, mas não foi. Quando achei que a narrativa seguiria uma linha de acontecimento, ela seguiu outra, e isso não é ruim, de forma alguma, só não atendeu as minhas expectativas. Tudo discorre como num sonho, onde nada parece fazer sentido ou ter propósito, apenas acontecem.
???????
Anodos me deu nos nervos em certos momentos, tão dramático e fatalista, tomando sucessivas atitudes que o levariam a se arrepender, mas jamais deixando de fazê-las e apaixonando-se fervorosamente por toda mulher que conheceu. Contudo, creio, isso deve-se ao fato de ser ainda tão jovem e inexperiente, mas que progressivamente moldou-se no decorrer da narrativa. A estória não me cativou tanto quanto eu esperava (é sempre um erro esperar, eu sei) e, sinto que teria a estimado muito mais na adolescência (pra ser sincera, depois de Tolkien, tudo pra mim parece meio desbotado, no que se refere ao gênero da fantasia, pelo menos). De qualquer forma, o desfecho de Anodos é simbólico e carregado de melancolia, e muito belo, de fato.

Viviane 31/07/2023

Fantástico!!
Eu tinha grande expectativas para essa leitura e me encontrei extremamente surpresa com o quanto ele é incrível de uma maneira completamente diferente do que eu esperava. Já havia lido a Princesa e o Goblin do mesmo autor e imaginava que esse livro fosse seguir o mesmo estilo. Como eu estava enganada hahaha Não tenho bem palavras para descrever essa história, mas é como se fosse uma viagem minuciosa por quadro surrealista transcrito em forma de texto. Várias coisas vão acontecendo durante essa viagem fantasiosa como num sonho daqueles que vocês não entende nada, mas acorda com um sorriso no rosto e uma sensação de que foi algo bom. Muitas vezes eu me via perdida no meio do texto e tinha que reler o mesmo paragrafo várias vezes enquanto tentava entender algum sentido nas passagens, mas então comecei a perceber que não precisava fazer sentido para ser algo incrível; nisso mergulhei de cabeça pelo Reino das Fadas e abracei a loucura da narrativa. Não acho que seja um livro que todo mundo vá gostar, porque as descrições são longas e detalhadas e a história bem maluca com subplots sem nenhuma conexão, porém eu amei demais e super recomendo!!

Chelsea.Archer 30/07/2023

Um bom livro
Gostei muito da leitura. O mundo das Fadas foi incrivelmente bem construído e o autor escreve muito bem.
Alguns capítulos, no entanto, foram bem lentos e cansativos. Mas no geral considero a história muito boa.

Roberta.Biasioli 30/07/2023

Literatura fantástica para quem gosta de contos cheios de aventuras e fantasia. Nesta história, bastante indicada para o público infantil, mas não só para ele, vemos triunfar o bem, a família, a amizade e a inocência.
Leitura fácil, rápida e deliciosa!
Gostei muito!

Tati Freitas 19/07/2023

Eu sempre me sinto pressionada a dar 5 estrelas pra livros muito antigos, fico com medo de ser injusta avaliando uma obra que foi escrita a tanto tempo atrás com o olhar de hoje. Dito isso, não achei que tão difícil de ler quanto algumas pessoas disseram que seria, também não achei cansativo, mas acredito que seja por estar familiarizada com a linguagem. Ainda assim a história muitas vezes sai numa tangente que parece não fazer sentido, parece mais que o autor usou uma história pra contar várias. Um Viagens de Gulliver, só que no mundo das fadas.

Falando em mundo das fadas, esse me interessou bastante, me deixou imaginando quem outras histórias não acontecem lá, me peguei pensando no destino de personagens que só passaram pelo protagonista, de onde vieram, porque estão ali, o que vai acontecer com eles.

Não é um livro perfeito, pode ser considerado rebuscado e às vezes se perde, mas é uma história muito gostosa de ler.

@otiobacca 17/07/2023

Um ótimo conto de fadas, com algumas ressalvas, principalmente em relação ao ritmo da narrativa em alguns pontos da história. Apesar disso, pouco afeta a construção de um conto de fadas rico em conteúdo.

Percebe-se nitidamente a influência que George MacDonald teve sobre Tolkien e Lewis em sua obras.

P.S.: Anodos é um belo de um tarado, como Sanji em One Piece.

Talita 16/07/2023

Talvez eu leia pro meu futuro filho.
É uma boa fantasia.
No início o protagonista parece bem perdido, uma coisa sem roteiro, largado ao Deus dará, mas as peças aos poucos vão se encaixando.
Em certos pontos chega a ser fantasmagórico, melancólico e até gótico.
Mas é uma boa fantasia, talvez eu leia pro meu futuro filho.

Helo 14/07/2023

Phantastes
Chato dmsss achei que seria legal por conta do assunto, infelizmente me decepcionei dmsss eu ia lendo e nada acontecia ele andava pra lá e pra cá descrevia as coisas mas nada rolava sofri dms
O livro é lindo kkkk