Phantastes George MacDonald

Resenhas - Phantastes - A Terra das fadas

Rony 12/07/2023

Bons inícios
Demorei muito para finalizar esse livro. O protagonista é bem chato, tem canções o tempo todo, em cada capítulo acontece algo novo e a sensação é que não finaliza nada. Não há um aprofundamento em nenhuma questão, o que é bem triste pois há algumas ideias bem interessantes, mas elas se perdem...
Comecei a ler esse livro pois o autor e esse livro em específicos são considerados o pai e o inicio da fantasia mais moderna e é possível ver algumas ideias que MacDonald iniciou e que outros autores trabalharam de melhor forma, como em Narnia e até em Senhor dos Anéis.

Dougnuz 10/07/2023

Mundo fantástico
Já ouvi falar sobre o George MacDonald algumas vezes e sobre o seu incrível legado, porém comprei esse livro exclusivamente pela capa belíssima e pela trabalho gráfico do livro.

No geral eu gostei da leitura como um todo, apesar dele ser um autor que faz muitos floreios o que deixava algumas partes lentas e até desanimadoras, mas com começo, meio e fim excelentes, um mundo construído extraordinário e que vale muito apena ser lido e conhecido por todos.

Vinicius 10/07/2023

Uma boa fantasia
Devemos ler mais do gênero fantasia, isso estimula nossa imaginação. Fantasia, nos faz ir para lugares que a realidade não é capaz de nos levar. Nos conduz a mundo totalmente novo.
Phantastes faz isso.

Nos desconecta da realidade assim como as Crônicas de Nárnia.

Uma boa leitura.

Beth 02/07/2023

Conto infantil...obs a história não termina nesse livro ?
O narrador interessante,deixa em suas observações em aberto,a sensação que tive que era um pai contando a história para os filhos...
A enredo em si simples, típico de conto infantil . ( Talvez seja porque criei uma expectativa que havia uma grande lição onde ,os goblin, seria uma reflexão como nós através da nossa "visão"criamos "inimigos"...foi só uma viagem minha...)
Mas foi um ótimo passatempo.

Matheus Corrêa 28/06/2023

Leia esse Conto de Fadas!
Exercitar o imaginário precisa ser uma atividade constante para ter uma mente saudável, tal como o exercício físico para um corpo sádio.

E ler Phantastes é sem dúvida indispensalvel para o "atleta da mente".

Já tive oportunidade de ler vário contos de fadas, e pude ver que aqueles que li, todos, bebem da mesma fonte: George MacDonald - o Avô dos Contos de Fadas.
Você que é adulto, vista sua "mente de criança" e se permita ser guiado por essa obra, para uma aventura profunda e cheia de valores a serem ensinados. Depois disso, leia para seus filhos, sobrinhos ou netos, leia para eles ou junto com eles. Todo adulto ou criança precisa mergulhar nessa narrativa fastástica.

Todas as camadas do Amor são ensinadas aqui, - Amizade, Eros, Afeição e etc - a dragédia e os finais tristes também. Sobre irmandade, batalhas, cavalheiros e donzelas, o mal em nós e tudo mais. Leia o livro, apenas leia.

Letícia Martins 27/06/2023

Não recomendo
O livro começou LINDO, fiquei muito empolgada por viver mais um tempinho no universo de Rei Arthur/As Brumas de Avalon, mas com o passar dos capítulos, esse trem foi se tornando um show de horrores. O personagem parecia que nunca tinha visto uma mulher na vida, se apaixonava por todas, queria beijar todas, nem a véia foi perdoada. Ele é o personagem mais cabaço que eu já vi, pelo amor de deus, que horror que foi acompanhar esse inútil. O livro em si é bem escrito, meio confuso e às vezes com floreio demais, mas bem escrito.

Esther 19/06/2023

No início achei um pouco difícil, escrita bem articulada! Mas que final surpreendente, pra mim uma leitura ótima! Gosto de fantasias, e essa é uma fantasia adulta porém o final me surpreendeu, cada palavra e poema descritos no livro também! Enfim é uma leitura que eu faria novamente

Rodrigues196 16/06/2023

Sinopse:

Phantastes apresenta a jornada de Anodos, um rapaz comum que está explorando seu castelo recém-herdado quando, uma fada imponente aparece para ele prometendo-lhe que no dia seguinte ele iria encontrar o caminho para o Reino das Fadas.

Resenha.

Foi sem dúvida alguma a minha leitura mais difícil. A história é fantástica, porém a escrita é arrasta e a narrativa extensa mas as aventuras de Anodos no país das fadas nos faz ir até o final, para quem gosta de fantasia e do reino das fadas é uma aventura muito gostosa, super recomendo! Mas acredito ser uma leitura para uma única vez! ♡

Thayane Oliveira 08/06/2023

Uma viagem pelo mundo das fadas
O livro conta a viagem de Anodos pelo Reino das fadas. O livro é como um passeio pela infância perdida, nós faz recordar lugares que existem apenas na imaginação, mas que de alguma forma nós já visitamos.
Para quem é fã das obras de C. S. Lewis e Tolkien, a chance de gostar do livro aumenta, porque tem aquele gostinho de uma felicidade perdida, mas que esperamos ter de volta um dia.

Matheus Nunes 26/05/2023

"Nossa vida não é um sonho, mas deveria tornar-se um, e talvez será." O Nonsense pré Alice no País das Maravilhas e o que eu encontrei por lá.
Phantastes é a tentativa do escritor escocês George MacDonald de criar um romance fantástico por excelência. E com isso eu não me refiro apenas a excelência na escrita ou no desenvolvimento da historia, porque por um lado há sim uma excelência na forma como esse livro é escrito e em como o protagonista Anodos passa ao leitor de seus relatos uma descrição poética e convincente daquilo que ele esta passando. Já a excelência no desenvolvimento da historia isso quase sempre não acontece em diversas das aventuras que o protagonista persegue. Há um forte teor onírico em toda essa historia, onde as coisas se confundem e o que estava sendo relatado quase nunca encontra um desfecho, não no padrão clássico de uma aventura fantástica. O autor é muito breve em esclarecer ao seu leitor que não se trata de uma historia comum, e que no Reino das Fadas para qual somos levados a realidade quase sempre se confunde com a magica das coisas.

"Como você sabe, o Reino das Fadas é cheio de esquisitices e toda a sorte de coisas incrivelmente ridículas que um homem é obrigado a encontrar e tratar como existências reais, embora, durante todo o tempo, ele se sinta um tolo por isso."

Bom, é no mínimo reconfortante encontrar uma frase assim logo perto do final do livro, é aquele toque delicado do MacDonald em nosso ombro avisando que a Phantastes reconhece a sua própria estranheza. A obra sabe que é estranha, e seu autor não foge em nenhum momento disso. Durante a leitura eu não deixei de fazer algumas comparações, no começo do livro toda a falta de logica e linearidade me lembrou do pouco que li de Ulisses, do James Joyce (inclusive eu insisto na minha ideia de que esse livro é para a literatura de fantasia o que o livro do Joyce é para a literatura em geral...), e do desenho 'Over the Garden Wall', onde acontece uma serie quase que interminável de coisas bizarras e sem um sentido aparente e onde os protagonistas apenas seguem sem questionarem muito a logica de tudo aquilo, talvez, pelo bem da própria sanidade. E para encerrar e não ficar muito distante do nosso Brasil nessas comparações, o mais perto deste livro que a nossa literatura produz (e que eu conheço) é o conto fantástico Demônios, do Aluísio Azevedo. É quase o mesmo sentimento constante de estranheza.

Conclusão: É um bom livro, apesar de tudo. Mas devo dizer que nem Alice no País das Maravilhas sofreu tanto com o nonsense como o jovem Anodos sofre aqui, mas ambos não se importariam muito com isso pois a aventura para eles é o essencial.

Jhaze 20/05/2023

Incompreensível
Por ter lido Lewis Carroll, C.S. Lewis, achei que deveria conhecer a "clássica" obra Phantastes de George Mcdonald, considerado pai da literatura fantástica moderna e inspiração para dentre outros os nomes citados acima.
Digamos que eu seja exigente demais, ou talvez tenha um baixo intelecto, mas não consegui compreender o objetivo do autor com o texto.
O livro tem um início interessante, mas a partir do terceiro capítulo o autor parece se perder e divaga com uma história desprovida de um rumo específico para o personagem que vagueia por um "país das fadas" sem especificamente fazer o leitor compreender aonde o autor quer chegar.
Faltou pouco para ir para a lista dos livros abandonados... é que não queria aumentar ela rsrs.

Néia Barbosa 14/05/2023

Comecei a ler pensando que seria uma história como da Aurora, que no começo ate parece, mas depois voce ver que é diferente pq fala da irene uma preincesa de 8 e seu novo amigo mineiro curdie, que juntos vão enfrentar os goblin, o enredo é bem legal e não termina nesse livro,

Caroline Dama 01/05/2023

Gente que livro perfeitoooo.
Por que eu não li George Macdonald antes eu não sei, mas amei muito.
A história te prende do começo ao fim, te deixa aflita, feliz e ansiosa para saber o final!
Além de ter lições sobre a vida no geral.

É um conto de fadas, narrado em primeira pessoa. Você acompanha um homem que após perder o pai, é "levado" ao reino das fadas onde vive várias aventuras. O melhor de tudo é acompanhar o amadurecimento de Anodos e de certa forma, crescer com ele no processo!

Alexandre Nabhan 05/04/2023

A beleza do "Fazer poético".
Esse livro assim como o próprio nome diz é fantástico.
Alá contos arthurianos nosso protagonista é lançado ao Reino das fadas, e de aventura em aventura vai se desenvolvendo obtendo respostas sobre a vida.

Porém esse livro é muito mais do que isso, a começar pela escrita do autor que é quase poesia pura, a beleza das frases dos diálogos sempre elegantes e carregados de significados. O livro está repleto de aventuras de estórias dentro da estória, de poesias e músicas, da vários ambientes mágicos em todos os sentidos da palavra.

Tanta coisa acontece nessas 288 páginas que as vezes é difícil para mim fazer a conexão das primeiras páginas com as últimas e lembrar com precisão de todos os acontecimentos. Isso só virá através da releitura, pois é muita, mais muita coisa que acontece. E todas elas sempre envolta de muita magia e muito simbolismo.

Com toda certeza pessoas iniciadas em simbólica da idade media, ou com mais conhecimento dos contos e mitos da Europa medieval vão conseguir tirar melhor proveito do livro.

Eu consegui atingir apenas uma camada bem superficial, mas ainda assim muito proveitosa. Indico este livro até todos os amantes do mundo feérico, mas não subestimem, não é um livro para criancinhas ala Alice no pais das maravilhas, apesar de muito bom para criancas, grandessíssima parte do livro trada do transcendente e isso vai necessitar de reflexão.

carol_lp 30/03/2023

Phantastes
Eu amei esse livro!! Se não me engano ele foi um dos primeiros livros de fantasia que já foram escritos e ele é maravilhoso! Enquanto eu lia o livro eu me senti dentro de um conto de fadas, a escrita é fluida e as descrições são maravilhosas!