Bagagem

Bagagem Adélia Prado

Resenhas - Bagagem

Élida Lima 01/03/2009

Madura, consistente, divina
O livro Bagagem, foi a primeira publicação de Adélia Prado, de 1976, aos 40 anos de idade, por indicação de Carlos Drummond de Andrade.

Licença Poética

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas, o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
(dor não é amargura).
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida, é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.

---

A INVENÇÃO DE UM MODO

Entre paciência e fama quero as duas,
pra envelhecer vergada de motivos.
Imito o andar das velhas de cadeiras duras
e se me surpreendem, explico cheia de verdade:
tô ensaiando. Ninguém acredita
e eu ganho uma hora de juventude.
Quis fazer uma saia longa pra ficar em casa,
a menina disse: "Ora, isso é pras mulheres de São Paulo"
Fico entre montanhas,
entre guarda e vã,
entre branco e branco,
lentes pra proteger de reverberações.
Explicação é para o corpo do morto,
de sua alma eu sei.
Estátua na Igreja e Praça
quero extremada as duas.
Por isso é que eu prevarico e me apanham chorando,
vendo televisão,
ou tirando sorte com quem vou casar.
Porque que tudo que invento já foi dito
nos dois livros que eu li:
as escrituras de Deus,
as escrituras de João.
Tudo é Bíblias. Tudo é Grande Sertão.

---

Yuririn 14/06/2022

quando tive interesse neste livro pela primeira vez não sabia que era de poemas, mas achei eles bacanas, principalmente os do começo. Dá pra pegar a personalidade e história de vida da autora através deles, porém também achei alguns com termos meio repetitivos, como em relação às cores que ela menciona pra elucidar certas situações. Outro ponto positivo foi que a escrita descreve bem as situações, dá pra formar td certinho na cabeça durante a leitura hahah. Achei a experiência de ler Adélia Prado legal, mas não tive poemas favoritos e não fixei muito deles.

nate 18/04/2022

Uma escritora levemente carente
Primeiramente, a escritora Adélia Prado consegue nos trazer mais de 100 poemas que contam basicamente sobre coisas um pouco desconexas e sobre o quão carente ela é. Usando uma linguagem até que bem coloquial típica do modernismo da época, Adélia vai nos contando uma história que vai se tornando mais frustrante com o passar da leitura, sobre como é ruim estar sozinha e como ela quer um marido, utilizando cores para associar com sentimentos. Outro ponto importante é sobre algumas perdas que foram sofridas pela autora e retratadas em vários poemas, sobre seu pai e etc. Muito legal o livro, não é recomendado para ser seu primeiro livro de poemas mas, muito bacana nota 3

Bruna1893 24/03/2021

O que não parece vivo, aduba O que parece estático, espera.
Meu primeiro livro de poemas que li por conta própria eu amei tanto.
Poemas tristes, românticos, religiosos e alguns que você tem que reler pre entender kkkkk.
Eu amei de mais Adélia quero conhecer outros poétas!

Prof. Edivaldo 03/09/2020

Bagagem
São poemas simples, colhidos do dia a dia da autora

Leti 08/09/2020

Não sou fã de livros desse tipo e acredito não ser adequada para julgá-lo! :)

Maria.Clara 22/10/2020

Não rolou
Misericórdia, realmente só me obriguei a ler todo porque eu literalmente preciso para o vestibular. Mas não entendi foi é nada e eu gosto de poesia. Se curti dez dos cento e treze poemas do livro foi muito...

Leticia2063 20/09/2023

Me encantei pela escrita de Adelia Prado, provavelmente lerei mais obras da autora.
Ela tem o dom de fazer poesia com tudo que a cerca, tudo que é rotineiro.
Senti que ela carregava uma dose de nostalgia quando escrevia tudo.
Essa obra não é pra qualquer um, apenas pra quem sabe apreciar beleza na rotina.

Karol507 07/12/2023

- Um livro que eu não me conectei.
Assim, foi um livro de poesias cristãs que eu gostei de algumas partes, mas não foi um livro tão marcante para mim, eu gostei do intuito, mas não foi um livro que me marcou.

Achei muito bonito a capa e sim, gostei de alguns poemas, mas nada muito de impacto pra minha pessoa.

Teve alguns que eu consegui entender a mensagem e me sentir próxima da escritora, mas outros, eu nem entendi o que ela queria passar para quem estava lendo.

Mas a experiência foi legal, não incrível, mas foi legal, eu esperava amar, mas não foi isso que aconteceu, então foi um livro que não me trouxe muito impacto.

Manoela.Carvalho 06/06/2021

Não me emocionou. Apesar de claramente ter a intenção de passar uma mensagem, os poemas com temática repetitiva foram sem graça e tornaram a leitura apenas mais uma.

Laura.Rutigliano 02/05/2021

um livrinho de poemas tri rápido de se ler mas que infelizmente eu não gostei nem um pouco.

thalita 18/04/2021

gostei muito. é um livro curtinho mas com ótimas poesias. é ótimo para sair de uma ressaca literária, aliás.

Lena 03/05/2020

Ler este livro de poesias foi como se eu estivesse sendo transportada para o interior de Minas Gerais, e que era a melhor amiga e confidente de Adélia Prado.