A Filha do Reverendo

A Filha do Reverendo George Orwell

Resenhas - A Filha do Reverendo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

C.F. 01/03/2021

Sou um grande admirador do livro A Revolução dos Bichos e li ano passado 1984 e também gostei da discursão envolvida no livro. Então busquei outro livro de George Orwell e escolhi A Filha do Revedendo.
O autor escreve muito bem, e neste livro acompanhamos a história da filha do reverendo, sua saída de casa e todas as consequências disso, os diversos perrengues pelos quais ela passa, e conhecemos um pouco mais sobre a sociedade da época e sobre como funciona as escolas para as moças. Dá para se fazer bem um comparativo com as escolas particulares modernas, onde muitas delas possuem um foco muito maior na mensalidade do que no aprendizado do aluno. Acho que esta foi a parte que eu mais me interessei.

Ricardo Rocha 16/02/2017

talvez ela tivesse se recuperado se tivesse recebido cuidados. o sordido submundo sem identidade era um pesadelo de fome e exaustao, de calor e frio. os pes constantemente dploridos. apatia e tontura pela falta de sono e continua exposicao aas intemperies. Um calor abrasador. ela aceitava aquela vida desconfortavel com uma unica remota lembranca de que a vida antiga nao era sssim.
nao eh sobre a opressao aa mulher. mas sobre a opressao aa bondade e a gentileza que aos olhos das pessoas normais sao sinal de fraqueza. eh sobre a hopocrisia familiar. até porque tem muita mulher nesse sentido que é muito homem, que sabe oprimir como nenhum homem saberia... é sobre a preguiça moral dos que querem ser servidos. a crueldade preconceituosa contra a pobreza, embalada de discurso politicame te correto. Eh o melhor livro de Orwell. não é uma grande escrita, sofre desse excessos, de descrição, de redizer o que já dizer, de adjetivar sem necessidade. Mas o contéudo mantem o livro acima disso tudo
Wagner 18/02/2017minha estante
Saudações caro amigo Ricardo Rocha. Excelente, parabéns.

Ricardo Rocha 18/02/2017minha estante
bom final de semana, meu amigo

Ma. 18/09/2011

A opressão da mulher. A opressão patriarcalista, social, afetiva, sexual...Não é um livro sobre a opressão, mas sobre a dor da opressão, de suportar os dissabores e desfortúnios da vida, em uma época, que a moral determinava quem se podia ser, predestinada a ser.
A protagonista, enfrenta seus próprios medos numa sociedade hipócrita, cruel e atemporal. Não me parece uma história que se passa na década de 30 inglesa, está mais próxima que imaginamos, a roupagem da opressão feminina hoje é outra, mas é tão intensa quanto a nossa Dorothy experimenta. Orwell pontual, profundo, cônscio da dor.

Thaysss 21/01/2009

Um livro que tive dificuldade para encontrar, e pouco conhecido dentre as obras de Orwell.

Trata do dilemas das mulheres do período: ou se entregavam à exploração de gênero (tendo que seguir os padrões do que a mulher é e deve fazer na perspectiva do patriarcado) ou se entregar à exploração econômica de uma vida independente.

O que vemos hoje é a convivência das duas explorações simultâneas...

*************
Thays
Blog sobre leituras e escritos: http://literaturainformal.zip.net

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6