Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Tamara Ferraz.As3Artes 11/02/2024

Infelizmente não me conectei
Razão e Sensibilidade? nos traz a história das Dashwood, três irmãs filhas do segundo casamento do pai, que cresceram como protegidas de um tio numa confortável e charmosa propriedade no campo, mas a morte dele, seguida pela do pai delas, colocou fim à vida privilegiada. O livro é focado nas duas irmãs mais velhas: Elinor, a primogênita, uma mulher prudente e reservada, e Marianne, uma jovem romântica que tem uma visão idealizada da vida e do amor, mas também é fútil e um tanto impulsiva, o que fará com que sofra bastante ao longo da trama. É um romance clássico, e é normal que seja mais lento, mas durante a leitura fiquei com uma sensação aquela sensação de que não acontecia nada. Eu não me conectei com nenhuma das Dashwood e não consegui ver graça nos casais, e por outro lado já gostei da adaptação. Mesmo assim valeu a leitura pela forma rica como Jane Austen consegue nos apresentar os costumes de sua época.

ariadne90210 03/06/2022

Razão e Sensibilidade
Tive uma grande dificuldade para me aproximar dessa leitura, não consegui fazer fluir da forma que eu gostaria que fluísse, principalmente por ser Jane Austen.
Consegui chegar ao fim dele após grande esforço..

Cíntia 12/05/2022

Razão e Sensibilidade conta a história das irmãs Elinor e Marianne Dashwood, nos mostra a vida em sociedade do século XIX na Inglaterra e as dificuldades que mulheres enfrentavam na época por não possuírem fortuna e nem influências.

Segundo livro da Jane Austen que leio. E até a página 230 eu achei que ela ia partir meu coração em dois, mas até que a história me surpreendeu (eu não esperava mesmo), foi um verdadeiro plot twist para mim, e amei o final.

Gostei bastante da história. Indico para quem gosta de romances de época, quem não curte muito uma história descritiva e com divagações acredito que se torne uma leitura cansativa.

Thati 10/09/2020

Mergulhar na escrita da Jane Austen é sempre um privilégio. De maneira poética somos envolvidos no dia a dia dos personagens, seus dramas familiares, viagens, amizades e etc. Razão e sensibilidade me fez ficar vidrada na história de Elinor e Marianne. Ri, senti raiva, repugnância, consolo e afeto pelas meninas. Temi que a história concluísse de maneira desagradável e não poderia escolher um final mais justo que este.

Lia 22/05/2020

Que história!
É um livro que não trata apenas de romance, apesar de isto ser muito abordado no decorrer do livro. Essa obra de Jane Austen traz a forma como as mulheres eram tratadas e vistas em um século que não as favorecia. Se busca um livro esclarecedor esta é uma ótima escolha!

Nicole.Bassi 07/05/2021

Jane Austen é considerada autora de romances ?água com açúcar? por ter romance em seus livros e pelo casamento estar sempre em evidência nas suas histórias, porém quem se dedica a conhecer mais a autora e ler com mais atenção os livros percebe a crítica e a ironia, de forma sútil, dirigida ao comportamento de algumas classes sociais, posições sociais e até o papel que a mulher deveria ter diante a sociedade da época.
Eu já tinha lido Orgulho e Preconceito; e Persuasão da autora, mas confesso Razão e Sensibilidade foi uma experiência diferente na minha opinião, foi o livro mais lento porém o que mais deixa claro a ironia e a crítica a diversas situações hipócritas, deixando a história ainda mais rica.
Amei a leitura e os personagens, as personalidades das irmãs achei super bem desenvolvidas uma sendo razão e a outra sensibilidade e a forma como a relação das duas é desenvolvida, apesar de muitas vezes não se entenderem muito bem, estão sempre tentando cuidar uma da outra.

Bruna 05/06/2021

O pior da Jane Austen
Ainda bem que esse não foi o primeiro livro que li da gênia Jane Austen. Foi o primeiro livro dela a ser publicado e da pra perceber o quanto a autora evoluiu nas suas obras.

Apesar das críticas que contém no livro, a obra é bem amarga de se ler, principalmente porque nenhum personagem é realmente cativante. Muito pelo contrário, inclusive. Tanto as protagonistas quanto os coadjuvantes são extremamente egoístas, mesquinhas, arrogantes e falsas. Quanta tortura pra quem está lendo e para os próprios personagens que se forçam a conviver nessa sociedade.

Sim, realmente foi proposital da autora colocar dessa forma, porém não deixa de ser extremamente maçante de ler.

O romance que é o foco principalmente nos livros da minha querida autora, nesse aqui ficou bem mal construído. Todos os moçinhos são detestáveis, cometem erros graves sem pensar nas consequências, ferem as mulheres que estão envolvidas, e as justificativas para tais erros não são aceitáveis. Os fins nesse caso, não justificaram os meios e a gente tem que engolir esse bando de embuste. Aí que saudade do Sr. Darcy!!!

Enfim, leiam as outras obras da autora, Persuasão é minha favorita.

Giu 01/04/2021

Um dos livros mais divertidos da Jane Austen. Os personagens são tão ridiculamente imperfeitos que por vezes te deixam de queixo caído ou te fazem soltar uma gargalhada. Aqui não tem maniqueísmo, mas um banquete repleto de todo tipo de defeito de caráter que se possa imaginar.

A história te prende e é cheia de reviravoltas malucas, terminando com o ?felizes para sempre? que é típico dos livros da autora.

Carol 04/10/2020

Minha primeira leitura da Jane Austen.
Ele não é um livro típico romântico, como eu imaginava que fosse. E faz uma boa crítica sobre a sociedade da época, cujos valores se baseavam muito nos bens das pessoas.

maywin 23/05/2020

Acho incrível que o modo de escrever da Jane Austen me faz sentir uma nostalgia de uma época que nunca vivi. Apesar disso, nesse livro não tive muita conexão com as personagens. É interessante o modo que ela critica a questão do casamento nessa época e como ela escreve a relação entre as irmãs. Foi um livro bom mas queria que tivesse sido melhor.