Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Kah 03/12/2023

Esse foi o meu primeiro contato com o autor, e gostei da escrita, é rápida e fluida, mas não consegui me apegar aos personagens. Vou tentar outro livro do autor.

Thais545 26/11/2023

Instigante
Gostei do livro, apesar de algumas coisas confusas é uma narrativa bem construída...................

Bruno 26/11/2023

O que você faria?
O que você faria se soubesse que um crime estivesse prestes a acontecer?

É nessa linha que a narrativa se desenrola, mostrando que são vários os motivos que nos levam à inércia, mesmo diante de uma tragédia anunciada.

Como plano de fundo, a obra ainda trata do patriarcado, do machismo e de vários sentimentos que fazem do homem um ser racional, mas também impulsivo por instinto.

Através de uma narrativa quase jornalística, a história mostra que um fato pode ter várias versões e põe em dúvida o que se entende por realidade e culpa.

Cris 23/11/2023

23.11.2023
Não me lembro de ter lido um livro com essa narrativa, do autor mostrar a mesma cena, mas de ângulos diferentes, ou seja, de cada pessoa participante da história. É sobre uma morte anunciada de um jovem acusado de desonrar uma moça, onde todos sabem, menos ele. Vale a leitura.

gi 23/11/2023

Uma morte mais que anunciada
Meu primeiro contato com o autor, e tenho que admitir que eu tinha um certo pré-conceito com ele, por ja ter escutado de tudo um pouco sobre cem anos de solidão. Mas aqui nesta obra, nossa ele quebrou com tudo que eu tinha de ideias contrária talvez sobre a escrita ou qualquer outra coisa que for, eu simplesmente amei!
O que Gabriel faz aqui é fora de série, te deixa preso nessa trama que você ja sabe cada detalhe e mesmo assim continua ali interessado, literalmente vai contra o que temos em má conta hoje, o famoso Spoiler.
Indico muito começar a obra dele por esse, a escrita é perfeita e a forma com que ele junta todas as narrativas é fenomenal, um controle sobre os acontecimentos e cronologia mesmo não sendo em ordem, completamente fácil de entender.

Andrea 21/11/2023

Sem spoiler
É uma leitura na qual o próprio autor subverte a maneira de contar histórias e já nos anuncia que ocorreu uma morte, quem morreu, quem matou e o motivo.
Ainda assim, ao longo da leitura nos pegamos acreditando que possa haver outro desfecho. Fiquei curiosa pra entender porque a tragédia não foi evitada e isso foi o que me prendeu ao livro.
É possível perceber o olhar crítico do autor, como em outras de suas obras que já li. É possível identificar temas em discussão na atualidade, como o machismo e o patriarcado, os desmandos dos poderosos e a corrupção das autoridades.
Ele ironiza a hipocrisia social e também fala sobre a tendência de boa parte das pessoas a se omitir em determinadas situações. Na história muitos se isentam de tomar uma atitude, ainda que haja uma tragédia anunciada, pois preferem evitar aborrecimentos e esperam que outra pessoa faça alguma coisa.

Aline221 18/11/2023

Crônica de uma morte anunciada
Um livro muito rápido e fluido, que nos prende até o final.
Já começamos o livro sabendo o desfecho mas mesmo assim esperamos que a história tome outro rumo.Faz uma crítica à sociedade individualista e insensível com a vida humana.

Euborgesleticia 15/11/2023

Diferente.
Comecei o livro sem maiores expectativas. Foi minha primeira experiência com esse autor. No geral é um bom livro, uma história bem construída.

Você começa o livro já sabendo o maior plot: MATARAM SANTIAGO NASAR. Mas aí vem os questionamentos: Quem? Como? Quais os motivos? Quais as circunstâncias?

E o livro vai sendo construído de forma a responder esses questionamentos. Confesso que o livro não me "pegou" logo de início. Estava achando algo meio repetitivo até eu pegar no tranco. Mas depois entendi o objetivo do autor e foi só alegria.

É um livro diferente, mas muito bom. Recomendo.

Monique 15/11/2023

Difícil descrever
Gabriel Garcia Márquez não é do tipo de leitura fácil. Esse é o meu segundo livro do autor e infelizmente, eu não gostei.
Valorizo e me debruço em clássicos de diversos países por entender que sempre há muito o que aprender com quem contribui para a cultura de um país inteiro perante o resto do mundo, mas não posso dizer que encontrei prazer, lições ou emoções em relação a esse livro.
Com certeza, esse não seria o livro de Gabriel que eu indicaria a alguém. Mas respeito.

Lucy 08/11/2023

O loko bicho
Eu não sei você, mas fiquei esperando que Nazar escapasse, e aí...
E depois pá, e aí,
E depois pá, e aí
E depois pá
Pensa num texto todo trabalhado no gore, pegado num quê de documentário e de inquérito, explicitando a banalidade do mal e a sociedade do espetáculo

Pois é, pois é, pois... e 17 anos depois?
Mds
Me mataram, a mim que lia!

Rafael1082 07/11/2023

Justiça (?)
O segundo livro que leio de Gabriel Garcia, e nesse fica mais evidente como a escrita dele é única, apesar de já sabermos o fim da história desde o início (Até agora, uma tônica nas obras dele que li), o livro prende a atenção pois desejamos saber os detalhes, os diferentes motivos e a visão de cada envolvido no fato. Também é importante dizer que é um livro de camadas, você vai encontrar nas entrelinhas críticas a autoridades, romance, características da sociedade e seu diversos preconceitos e por aí vai, um livro incrível, com uma ambiguidade em relação a culpa do protagonista, mas, uma história que preza não pelo fim, mas pelos meios.

Ale 06/11/2023

Primeira vez que li Gabriel Garcia Marquez e amei a escrita dele. A gente já sabe o que vai acontecer desde a primeira página e mesmo assim a história nos prende até o fim. Só um gênio da escrita conseguiria produzir esse feito.

Invasão Bárbara 05/11/2023

Crônica de uma morte anunciada
Esses dias esqueci a leitura atual em casa, junto com o e-reader, e não teria tempo de ir até a biblioteca da Letras pegar algo para me distrair nos intervalos. Foi graças a esse pequeno descuido que descobri, na biblioteca do meu curso, uma estante de literatura, com, no máximo 50 obras, entre elas uma que passaria reto se uma colega não a tivesse recomendado na noite anterior. Foi assim que o Universo, cansado da minha falta de atenção, jogou no meu colo um Gabriel García Marquez e gritou: "Para de enrolar e lê essa 🤬 #$%!& logo!"

No primeiro parágrafo ficamos sabendo que Santiago Nasar acordou às 5:30 no dia em que seria morto, retalhado como um porco na frente de sua casa. (começa assim, sem dó nenhuma do leitor)

Nas páginas seguintes, um narrador semi-anônimo, testemunha do ocorrido, entrevista seus vizinhos e conhecidos para juntar os detalhes daquela fatídica manhã.

Na noite anterior, havia ocorrido uma grande festa de casamento, todos os moradores locais foram convidados e o clima deveria ser só de alegria. Porém, algo aconteceu no meio da madrugada, desencadeando a ira contra Santiago, um rapaz de boa família, vinte e poucos anos, amigável e também prestes a se casar.

Acompanhamos a notícia da desgraça se espalhando pelo vilarejo interiorano, com cada cidadão descobrindo o que estava por vir.

A narrativa não é linear, é um quebra-cabeças sendo montado. O livro, publicado em 1981, é uma mistura de relato jornalístico com tragédia grega, daquelas impossíveis de serem impedidas pela vontade humana.

Não vou ficar surpresa se A História Secreta, da Donna Tartt, teve o Crônica como uma das suas referências: o livro da norte-americana tem a estrutura bem semelhante à do colombiano.

Enfim, amei a obra, recomendo para todos os gostos. E mais um Garcia surge aqui na página, é um sobrenome comum e gosto de pensar que estamos todos ligados por longínquos laços de sangue ou afeto. Sei que é uma ideia romântica, meio boba, mas ela sempre me faz sorrir.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/

Icaro 04/11/2023

Genial
Livro-crônica que relata uma história de assassinato em uma cidade fictícia no litoral da Colômbia.

Gabo, genialmente, nos envolve em saber como o assassinato se desenrola já sabendo que ele acontece no título do livro.

Publicação de 1981 pela Editora Record.

Nota 9,5/10 ???

inasantos 04/11/2023

Poderia falar que é um livro fofo, mas conta a história de uma morte e poderia soar estranho. Mas o autor consegue prender o leitor desde o início mesmo que no título do livro já conte o enredo, mesmo que nas primeiras páginas já anuncie o falecido. Irreverente e mágica a escrita.
Primeiro livro que li do autor, já adorei e quero ler outros!