Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Artthur0 09/05/2023

Årtusende
Um suspense policial de primeira linha, com uma ambientação fora do comum, Stieg Larson simplesmente não erra em nada, e constrói um romance perfeito, inúmeros nuances e elementos muito interessante pra essa trama macabra, visceral e ainda discorrendo uma denúncia gravíssima de violência contra mulheres, tudo embreado na sua escrita ótima, assustadora e empolgante.
A impressão é que desde a sua primeira página o livro te prende pra nunca mais largar, talvez o principal acerto dentre de muitos, o que nos faz afogar nessa trama peçonhenta é a ambientação, o clima, a incerteza misturada com tensão de que algo ruim esta ou vai acontecer. Ao ambientar Suécia, e principalmente o vilarejo da família Vanger, o autor nos faz sentir naquele pele, o lugar mórbido e traiçoeiro, que ajuda construir a visão distorcida da família Vanger.
Misturando com sua narrativa de suspense policial clássica disfarçada de jornalismo investigativo, pautada em documentos históricos, como diários, fotografias, e registros de serviço da empresa, (fazendo meu eu historiador vibrar com o trabalho do protagonista) é elaborado de forma muito inteligente o passado da família, sendo os personagens críticos destacado em momentos certos, sempre somando para teia de aranha que se transforma o caso.
A escrita é fenomenal, passando por uma combinação precisa em ser um aspecto leve e acelerado com o aspecto mais sisudo quase que acadêmico ao retratar elementos no sentido crítico de política, economia, advocacia, leis jornalísticas, e acima de tudo fazendo uma denúncia a violência contra mulher. Em suma a história vai tratar sobre essa violência de várias óticas, várias formas, e sempre acusando a sociedade de um horror absurdo que nos ronda o mundo todo, em cada capítulo, é passado uma estatística na Suécia assustadora sobre esse tipo de violência que o livro está tratando.
A temática é pesada sim, contendo cenas fortíssimas, tentando mostrar o quão grave é a situação e o mínimo possível de como uma mulher violentada pode se sentir. Mas uma vez enaltecer a escrita do autor, que nenhum momento deixa tudo isso se tornar enfadonho, corriqueiro ou gratuito, é tudo muito bem arquitetado com a narrativa que tem outros objetivos além de chocar e chamar nossa atenção para a temática.
Um absurdo de um livro, com seu mistério que simplesmente nos faz pirar de tanto pensar no que teria acontecido, com uma investigação que vai se desdobrando e que nos faz vibrar com cada descoberta do protagonista, trazendo questões importantíssima para nossa sociedade, um livro fantástico, que para mim transborda a perfeição.

5/5

Kiyo 07/05/2023

Minha humilde opinião
Há muitos anos eu assisti o filme, não gostei, porém assisti depois de uns 2 anos e amei. Até então não havia sentido a vontade de ler o livro até ir em um sebo e ver ele por 20,00 então decidi comprar.
O livro começa com dois amigos conversando sobre um empresário e um deles a nosso protagonista Mikael, jornalista que está tentando pegar uma matéria sobre esse determinado empresário. Corte para alguns meses depois quando tudo dá errado e ele vai ser contratado por um grande milionário na Suécia pra investigar um desaparecimento. Resumo do super resumo.
Ele tem 2 protagonistas o Mikael e a Salander, gosto dos dois. O livro retirada alguns assuntos com gatilhos tem uma cena no filme, que também é escrita no livro, que me dói tanto de assistir e me doeu tanto de ler.
Recomendo eu demorei pra terminar pois tem bastante detalhes, não é necessário ler os outros a história se fecha nesse primeiro sem a necessidade de ler os seguintes, não é uma pirâmides de livros. Não sei se lerei os outros talvez se eu achar em promoção, quem sabe.

Lívia 05/05/2023

O título faz jus a história
4 ⭐
Os nomes e lugares em surco atrapalharam um pouco a leitura para mim, pois não sou familiarizada com a língua. Além de que, tem TANTOS personagens que me deu vontade de anotar num papel kkk.

Porém, a narrativa e a trama em si foram o suficientes para prender a atenção. As descrições minuciosas dos acontecimentos podem aparecer entediantes, mas, ao meu ver, foram essências para contextualizar as situações que ocorreram e que viriam a ocorrer.

Confesso que a uma estrela que eu tirei foi de: meia ⭐ para o mistério da Harriet, pq eu esperava uma seita religiosa ou algo do tipo, com bem mais personagens; e a outra meia ⭐ foi o final mesmo do livro, que eu achei tão enrolado, muito embrometion kkk.

Mas a experiência e perspectiva do livro foram incríveis. Ainda bem que tive a coragem de ler. Simplesmente adorei!!!

sara 04/05/2023

Os homens que não amavam as mulheres
Demorei pra fazer a resenha desse por inúmeros motivos, como o fato de eu não fazer nenhuma pra livros que tem continuação, mas honestamente o principal é porque eu nem sei o que falar sobre. tipo, tem tantas coisas, acho que só não sei me expressar muito bem.

de qualquer forma, é uma grande livro. tanto no literal quanto no figurativo da palavra.

pra começar tem diversos personagens e os nomes me deixaram maluca. depois, a história é bem complexa, tanto pelo clímax de tentar descobrir o que aconteceu com a harriet quanto pelas diversas narrativas que se desenvolvem no livro.

e na verdade foi isso que me deixou vidrada. depois de uns capítulos, quando as histórias começam a se interligar, a expectativa que se cria pra descobrir o que aconteceu é absurda. era tudo que eu esperava mesmo.

não sei como vai ser o próximo, mas realmente nem importa. seja como for, esse livro é muito bom.

Vanessa Viana 03/05/2023

Que sabor!
Uma história cheia de camadas e muitos mistérios pra serem resolvidos. A trama principal é solucionada mas o final deixa aquele gostinho de quero mais. Cenas fortes e angustiantes com personagens marcantes (Lisbeth, pelo amor de deus... Que personagem incrível). Muito bom, 5 estrelas e super recomendado!
PS: contém muitos gatilhos que envolvem vários tipos de violência.

Amanda.Carolyne 28/04/2023

É uma obra incrível, um mistério que traz a tona vários problemas psicose, abuso tanto sexual quanto psicológico, e demais temas perturbadores.
A narrativa é de fácil compreensão, é sem dúvidas um dos melhores livros de mistério que já li.

Doug 28/04/2023

Uma reflexão sobre violência contra mulheres e corrupção
"Os Homens que não Amavam as Mulheres" de Stieg Larsson é um livro incrível que me prendeu desde as primeiras páginas. A trama é cheia de mistérios, intrigas e reviravoltas que mantiveram minha curiosidade até o final. O livro aborda de forma corajosa e realista temas como violência contra a mulher e o poder das grandes corporações. Além disso, o protagonismo feminino é muito forte e inspirador, com personagens complexas e bem desenvolvidas. Este livro é uma obra-prima do gênero policial, que vai além de uma simples história de suspense, trazendo reflexões importantes para o nosso mundo atual.

filipe_jsousa 23/04/2023

Profundidade temática e desenvolvimento de personagens
Embora possa ser um pouco longo em algumas partes, a escrita é envolvente e a trama é rica em detalhes. Mas sua maior qualidade é no desenvolvimento de personagens complexos e cativantes, que se destacam pela profundidade psicológica.

Outro aspecto interessante da escrita do livro é a forma como o autor aborda temas delicados e controversos. Larsson não hesita em expor a brutalidade desses assuntos, mas o faz com uma sensibilidade e um senso de justiça que tornam sua escrita ainda mais poderosa.

Portanto, é um livro que vale a pena ser lido por sua profundidade temática e desenvolvimento de personagens.

Renata Barreto 22/04/2023

Gostei muito, a história prende bastante e a escrita é fluida o que faz com que mesmo o livro sendo longo não fique muito cansativo. Vou ler a saga completa. Para quem gosta de livros investigativos, pode se lançar que esse vai agradar!!

eufernandafreitas 19/04/2023

Bom demais, gente. Era tudo que eu precisava depois do livro péssimo que tinha lido anteriormente. E, felizmente, todos os desfechos que eu esperava aconteceram aqui e não ficaram para os outros livros da série.

Fernanda Serrão 17/04/2023

Maravilhoso
Larsson não decepciona, leitura que prende do início ao fim, trama super envolvente e apesar dos personagens serem "esquisitos" (a maioria deles, não só a Lisbeth) conseguem te cativar, estou louca pra ler o resto da abra.

Carol Dias 07/04/2023

Incrível!
Já é a segunda vez que leio e não deixa a desejar. A história te prende a cada palavra! Sensacional!