O Casamento

O Casamento Nelson Rodrigues

Resenhas - O casamento

Lauriza Maurício 01/07/2022

Nelson sempre Nelson
Primeiro romance de Nelson, primeiro romance lido do Nelson. Ele consegue prender nossa atenção da primeira linha a última, claro que algumas coisas conseguimos prever, ou achamos conseguir, até voltar a nos surpreender.

Tia Laylinha 13/06/2022

Pura embriaguez
Ao ler esse livro eu tive a sensação de estar bêbada. Sabe quando os pensamentos fluem rápido e desorganizado num ritmo mais acelerado do que acontece ao nosso redor?! Poisé, foi assim.

Nas primeiras páginas eu tive vontade de desistir. Era tudo muito absurdo pra mim. Estava levando tudo de forma pessoal e não pensando na obra e em como era a sociedade na década de sessenta. Há falas absurdas, o livro gira em torno do absurdo. Ele entrega muito além do que se pode imaginar.

Foi meu primeiro contato com Nelson Rodrigues e fico feliz com a leitura, espero ler mais sobre o autor.

A maioria dos personagens são detestáveis. O mais detestável é a personagem do "homem de bem".

O autor abre o portal da hipocrisia e escancara tudo de uma vez só, sem dó. É tudo muito bem exposto e escrito, poucas páginas e muito conteúdo.

A primeira coisa que pensei é que esse livro seria censurado novamente e acho que isso é um consenso.

Tenho dó da Noêmia e dos traumas de Glorinha.

Leiam!

claradebolacha 25/05/2022

Não foi pra mim
sinceramente não gostei.
ganhei da TAG em 2016 e só li agora, mas quis gostar, abri com gosto pq minha expectativa é ler autores nacionais e sempre apoiar e gostar (ainda mais censurados na ditadura militar) mas desse livro não gostei. Achei mal executado e muito disperso. Já li outros livros nacionais que falam de uma família totalmente desfuncional, em uma crítica a família tradicional brasileira) e por isso soube que esse aqui não funcionou para mim. Talvez pq tenha sido escrito em apenas 2 meses, faltou polimento...

Tice 15/02/2022

Nelson Rodrigues
O casamento é uma obra cercada de atos insanos como: suicídios, incestos, homicídio, feminicídio, adultério, ganância e tantas outras mazelas sociais e familiares que já são anunciadas na orelha do livro. Por tanto, apesar de tanta atrocidade, consegui visualizar Nelson Rodrigues trancado numa sala com um maço de cigarro (nem sei se ele fumava) e garrafas de café para controlar a tensão que deve ter sido produzir esse romance. A história é muito desafiadora e intensa.

P. S. Primeiro livro censurado depois de 1964.
É uma oportunidade exclusiva fazer essa leitura.
Eu indico porque vale muito a pena.

César Augusto 06/02/2022

Um tapa na hipocrisia
Sabino Uchôa Maranhão, dono de uma imobiliária, recebe a visita em seu escritório do dr. Camarinha, ginecologista da família, que lhe faz uma revelação bombástica: vira o futuro genro de Sabino, Teófilo, com quem a filha mais nova do empresário, Glorinha, casaria no dia seguinte, aos beijos com o enfermeiro Zé Honório em sua clínica. Metido a conservador, mas um canalha capaz de seduzir e humilhar a própria secretária, Noêmia, e guarda uma paixão incestuosa por Glorinha, Sabino fica em dúvida entre cancelar o casamento ou ignorar o fato revelado pelo médico. Até a realização da cerimônia, porém, diversas verdades vem à tona sobre Glorinha, a quem o pai não apenas deseja, mas santifica, e o próprio Sabino, culminando em uma tragédia envolvendo também Noêmia e seu amante, Xavier, casado com uma mulher cega e deformada pela hanseníase. Adaptado para o cinema em filme dirigido por Arnaldo Jabor em 1976, esse primeiro romance do dramaturgo Nelson Rodrigues escancara toda a hipocrisia social e moral que ultrapassa a época em que foi escrito (1966), expondo os podres de uma família da elite carioca marcada por incesto, adultério, estupro e abusos. Simplesmente impactante!

Lukas 06/02/2022

Expõe as hipocrisias
Como já esperado por ser um livro de Nelson Rodrigues, ele expõe os podres da alta classe da cidade do rio de janeiro.
Desejos sexuais reprimidos, perdas não esquecidas, adultério e todas essas coisas que acontecem em nossa sociedade mas muitos tentam esconder.
O livro muitas vezes volta no tempo pra mostrar eventos passados, sendo isso bem constante, mais ainda é de muito fácil compreensão.

Hellio Piagge 19/01/2022

Um retrato fiel da sociedade brasileira em decadência
Sabino é um homem como tantos outros: sério, bem-casado, trabalhador, com uma empresa para chamar de sua e uma belíssima família cheia de segredos. Na véspera do casamento de Glorinha, caçula de Sabino, ele ouve de um amigo que seu futuro genro fora flagrado beijando outro homem.

Sem saber o que fazer com a informação, entrega-se a lembranças antigas que despertam os mais intensos e desconcertantes sentimentos. Delas decorrem pensamentos, gestos e atitudes que pouco se afeiçoam à imagem de chefe de família bem-sucedido e tradicional que ele construiu para si.

Censurado em 1966 pelo ministro da Justiça do governo de Castello Branco, O Casamento traz um retrato fiel da sociedade brasileira em decadência. Os bastidores escandalosos da família Uchoa Maranhão trazem personagens repugnantes, ambiciosos e preconceituosos em uma narrativa curta, ágil e imoral que observa cada particularidade do conservadorismo nacional.

Escrito originalmente como romance, O Casamento é ideal para quem busca conhecer a escrita singular de Nelson Rodrigues, o maior dramaturgo brasileiro. A obra, em seu contexto, aborda temas como suicídio, preconceito, incesto e racismo. Mesmo trazendo conteúdos pesados, é uma leitura necessária para entender a organização social do Brasil.

A nova edição da HarperCollins Brasil conta com textos de Bárbara Paz e Paulo Werneck.

Marcos 22/10/2021

Hipocrisia e sexualidade
Temas centrais nessa obra, a hipocrisia dos personagens se dá por tentarem dar a forma da sociedade a sua própria sexualidade. Primeiro, se deixa explícito o preconceito com os pederastas (homossexuais), passando pela traição, masturbação, estupro, sexo grupal, sexo de chefe e secretária, sexo na igreja, etc. Rodrigues perpassa pelos desejos humanos que não se encaixam na sociedade heterossexual com fins no casamento, pois, segundo o próprio personagem do livro, o casamento é o que importa. Não interessa a essa sociedade quantos morrem pelo caminho. Não interessam os suicídios, as vidas destruídas pelo preconceito, os estupros que ocorrem pela visão de "homem macho", ou os feminicídios que ocorrem por ciúme. O autor faz a denúncia de uma sociedade doente sexualmente. Não sabe o quer, sofre e paga com mortes por tentar se adaptar a um formato que não existe na natureza.

Darlan 22/09/2021

Imparável
Nelson é imparável em todos os sentidos. Somente a forma com que o livro foi escrito já vale todo o sucesso que teve e tem, uma escrita euforicamente direta e divertida mesmo lidando com os tabus mais grotescos e bizarros da sociedade. E de tabus grotescos sendo abordados tão abertamente este livro está cheio. Pra mim, mesmo o problema da falta de desenvolvimento de alguns personagens é perdoado pela crueza com que os eventos são apresentados. Enfim, não posso falar mal dessa obra incrível, só posso recomendo muito!!

Arthur 03/09/2021

Nelson nunca fica a desejar, leitura boa, fácil, que nos prende e o melhor, uma crítica pesada e velada ao casamento, triste em saber que uma obra dessa foi censurada na ditadura

Mari 22/08/2021

Perturbador, mas interessante
O que eu escutei antes de ler foi "crítica à sociedade hipócrita e coisas ruins faladas de um jeito engraçado" eu não sei onde era pra estar essa suposta ironia ou graça, pq eu nem lembro de ter dado uma risada lendo esse livro.
Entretanto, não foi de todo mal, foi uma experiência muito diferente, considerando que eu leio romance e fantasia. Eu nunca tinha lido essas coisas sendo ditas tão sem escrúpulos. Estar estudando sobre o romantismo enquanto eu li me fez ter uma análise melhor também, ficou mais interessante entender como funcionava
Nao sei nem se indico ou não, é bem perturbador, mas pode facilmente ser usado de repertório em redação com temas sociais, entao pra quem quer fazer Enem...

Ps: gostei de conhecer, até pra pode ter uma opinião em outra coisa, mas ainda não acho que mudou meu gosto

Jardel.Felipe 11/07/2021

Primeira vez
Bom, primeira vez lendo algo de Nelson Rodrigues. E, creio que como muitos outros leitores de primeira viagem do Nelson, eu saio perplexo kkkk Pelo que li sobre o livro ele é o primeiro e último romance do autor.

Uma coisa que me deixou curioso é adoração que alguns conservadores da nossa atualidade tem por Nelson Rodrigues. Esses ditos conservadores nos costumes e liberais na economia. Muito me impressiona algumas citações que fazem dele tendo em vista tudo que ele representa. Que ao meu ver não tem nada de conservador e muito menos conservador da tradicional família brasileira. Creio que talvez eu precise ler mais para poder compreender de onde vem a adoração.

Sobre o livro ele é tudo que falam mesmo. Chocante, nojento, abjeto, repugnante e por consequência humano! Nesse romance em específico vemos traições, estupros, incestos, homicídio, suicídio e por aí vai. Ficamos diante da hipocrisia humana. Vemos o que há por trás de cavalheiros e damas da alta sociedade. Cada pensamento é nos jogado na cara. Sem filtros, assim como pensamos no dia a dia.

Para quem tem curiosidade de ler, aconselho que leia. Sem medos. Se você for muito sensível no máximo sairá perplexo como eu kkkk Aos que já leram Dostoiévski ou Tolstoi, acho que seja uma boa. Me pareceu a escrita. Só que com um toque a brasileira kkk Quem curte Bukowski também, possivelmente vá gostar!

Taisa 21/04/2021

Leis o romance!
Se vc gosta de Nelson Rodrigues, leia O Casamento, seu único romance.
Gostei muito dessa edição, do tipo do papel, tamanho e tipo da fonte.

Larissa.Meira 23/03/2021

Com certeza, um dos livros mais malucos que eu já li! Essa história é de embrulhar o estômago em certos momentos, Nelson Rodrigues não teve medo de retratar o pior do ser humano em ?O Casamento?.
Para falar a verdade, eu consegui sentir raiva de absolutamente todos os personagens, a maneira como a gente tem acesso aos pensamentos mais sujos, nojentos e decadentes de cada um deles deixa a leitura, ao mesmo tempo, maçante e incômoda.
É um livro extremamente bem escrito, mas tem que ter estômago para ler certas frases. O autor certamente vai até o âmago do pior que existe na nossa sociedade e coloca em cada um desses personagens, abordando estupro, assassinato, arrogância, paranoia, incesto e por aí vai.
É muito difícil ler esse livro porque a maiorias das falas nos deixam morrendo de ódio, além que o autor nao falta com adjetivos para descrever as situações mais absurdas.
Em alguns momentos da história, eu sinceramente nao tinha ideia do que estava acontecendo, parecia que havia tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo com um mesmo personagem, que a sensação era de que eu estava dentro da mente deles, acompanhando cada pensamento, e era até difícil entender um diálogo.
O livro é bem escrito, muito incômodo e não sei se lerei outro do Nelson Rodrigues tão cedo.

Diogo 19/03/2021

Escancara a hipocrisia e mostra a podridão da sociedade ("família tradicional"?) com seus tabus e preconceitos.
Cenas nauseantes, indigestas, desconfortáveis, temas pesados e polêmicos. Tragédia. Gente muito errada fazendo coisa mais errada ainda. Tudo isso tratado com um toque de humor, ironia, sarcasmo