O Casamento Nelson Rodrigues

Resenhas - O casamento

nathischneider 09/11/2016

O Casamento foi o meu primeiro livro de Nelson Rodrigues, mas já conhecia sua fama. Este que é o único romance escrito pelo autor, que tinha tudo para ser um best seller - muita polêmica -, mas foi censurado pela Ditadura Militar. Nelson acerta incrivelmente na forma, o texto flui incrivelmente entre os diálogos e o emaranhado de pensamentos dos personagens. Entretanto, quanto ao conteúdo, não posso dizer o mesmo. Machismo, adultério, homofobia e incesto são alguns dos temas do livro. A hipocrisia da classe média brasileira é escancarada pelas palavras de Nelson, mas alguns trechos podem soar excessivamente pesado para alguns. Pela forma a leitura flui, mas pelo conteúdo o texto se torna difícil de digerir.
Thiago 08/03/2017minha estante
Que nada, todos os romances dele são assim, mas eu adoro assim mesmo.

Tamires 08/11/2016

O Casamento
Certa vez resolvi ler A vida como ela é, de Nelson Rodrigues (1912-1980), mas a leitura não rendeu muita coisa. Mal cheguei à página 100. O autor pareceu muito politicamente incorreto para mim, e por politicamente incorreto entenda extremamente machista e um pouco homofóbico. Mal sabia eu que, pouco tempo depois, ficaria vidrada, presa até a última página, em seu romance O Casamento.

O Casamento foi o livro do mês de agosto/2016 enviado pela TAG- Experiências Literárias, indicação da Heloísa Seixas. Resolvi, como recomendado pela curadora, deixar o preconceito de lado e embarcar na leitura. Fiquei surpresa por ter gostado tanto do livro! Tanto que agora vou pensar um pouco mais antes de dizer que não leio de jeito nenhum determinado autor.

“Leia sem preconceito. Todo gênero é único. É criador, é inventor, não segue padrões existentes e por isso não se enquadra em escaninhos. Nelson é livre. E é preciso ser livre para lê-lo.” (Heloísa Seixas, para os associados da TAG)

O romance conta a história de Sabino Uchoa Maranhão e sua família. Ele é um bem sucedido empresário carioca e está às vésperas de casar a sua filha mais nova (e favorita), Glorinha. Tudo seguia conforme o planejado quando o ginecologista de Glorinha, Dr. Camarinha, faz uma revelação bombástica ao pai da moça: o médico teria surpreendido o genro de Sabino, Teófilo, aos beijos com o seu assistente, Zé Honório, chegando ao seu consultório. A partir daí, Sabino precisa descobrir o que fazer com essa informação, mas uma coisa era certa: cancelar o casamento estaria fora de questão.

"Afinal de contas, o casamento já é indissolúvel na véspera.” (p. 26)

Pensamos que o grande problema da história é a pederastia (sim, o autor usa esse termo) de Teófilo, mas há muito mais sujeira debaixo do tapete de Sabino e sua família.

Polêmico e publicado na década de sessenta, O Casamento foi censurado pela ditadura militar menos de dois meses depois de seu lançamento. O romance é uma leitura ágil, crua e totalmente despudorada. Nelson Rodrigues não usa de meias palavras em sua história. Aqui são expostos temas como machismo, incesto e homofobia de forma bastante escrachada. Escrito em capítulos curtos, dificilmente alguém demora mais de três dias para terminar essa leitura, a não ser os leitores que se incomodem em demasia com a trama.

Durante a leitura senti uma incômoda semelhança entre a sociedade da década de 1960 e a nossa. Obviamente o texto de Nelson Rodrigues faria muito barulho se fosse publicado hoje, pois ele não é do tipo que se esconde atrás da cortina do politicamente correto. A família de Sabino, a sociedade a qual ela pertence, lembra muito certa camada da sociedade brasileira que impõe regras, modos de conduta, mas que esconde, ao mesmo tempo, bastante sujeira debaixo de seus tapetes também. Sabino era um homem de bem. Quem fizer a leitura poderá tirar as próprias conclusões.

Outro ponto interessante relacionado ao tempo que estamos vivendo é o fato de o jornal O Globo e a Marcha da Família com Deus pela Liberdade apoiarem a ditadura na censura do livro, ainda que o autor fosse, na época, colunista do jornal. Um suplemento no final da história, na edição da Nova Fronteira, fala bastante sobre o caso.

O Casamento foi uma grata surpresa para mim: eu jamais compraria esse livro se o visse em uma livraria. Conhecendo previamente o autor, me incomodava demais o machismo em sua escrita, mas aqui, muitas passagens encarei com humor. É ficção. Claro que com boas e generosas pitadas da realidade da nossa sociedade. Mas, ainda assim, é ficção, não verdades absolutas. Afinal, qual o melhor lugar para explorar certos assuntos senão em um livro? O Casamento é uma leitura que pode ser perturbadora, mas que merece ser feita, especialmente por aqueles que admiram uma história bem escrita.

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-o-casamento-de-nelson-rodrigues/

Karla.Marisa 01/11/2016

Final muito bom!
Tido como o único romance de Nelson Rodrigues (que eu tenho que dizer que não se distanciou tanto das suas peças pelo estilo usado) achei esse livro no mínimo obsceno!
Eu tinha um professor que costumava dizer que o ser humano é podre e para mim isso foi um pouco do que o Nelson Rodrigues narrou nas personagens de "O casamento".
Achei o começo da história um pouco arrastada, mas o final dos dois dias antes do casamento de Glorinha me surpreendeu!
Sabino é realmente um personagem único.
Além de tudo isso esse livro foi proibido durante a ditadura (quando ler, você entenderá o porque) então pratique a rebeldia de ler esse livro nos dias atuais e veja como as coisas não mudaram tanto, infelizmente Nelson Rodrigues, ao mostrar preconceito, machismo, homofobia, continua atual!

Joy 17/10/2016

Cru, cheio de "coisa errada", mas incrivelmente viciante. Só não li num dia só por ter começado no fim da tarde. A escrita de Nelson Rodrigues é maravilhosa. Recomendo esse livro a todos que consigam transcender a polêmica e se focar na forma e na essência.

Toni Nando 17/10/2016

Perturbador
É isso a palavra mais adequada que encontrei para esse romance de Nelson, foi essa; Pertubador. A narrativa é densa, intensa. Porém nos faz refletir em que não existe família perfeita, todas tem seus segredos e pecados mais medonhos, nenhuma família está imune a um romance de Nelson Rodrigues.
Excelente livro.

Monie 06/10/2016

O Casamento
O Casamento, o único romance assinado por Nelson Rodrigues e censurado pela ditadura militar. O enredo do livro gira em torno do casamento da Glorinha, a filha caçula de Sabino, um empresário de sucesso. A narrativa é permeada de conflitos sociais o que nos faz perceber a hipocrisia do ser do ser humano, não no que fala, mas o que é, pois sob o verniz social, está quem somos, o que pensamos... Confesso que a escrita de Nelson Rodrigues me chocou um pouco com sua forma de falar, mas valeu a pena! Uma leitura impressionante.

Thirza 30/09/2016

Nunca havia lido nada de Nelson Rodrigues e gostei muito da linguagem e da fluência da narrativa. Contém vários pontos polêmicos que tornam o livro instigante. Apesar de chocar em algumas partes, o livro me arrancou boas risadas com algumas passagens. O Dr. Camarinha é hilário, trazendo verdades que não conseguimos assumir, mas que no fundo é o que pensamos também. Indico a leitura para quem quer sair da sua zona de conforto.

Lilly 30/09/2016

Bizarro
Nelson Rodrigues tem uma necessidade incrível de chocar a sociedade, não é um choque para fazer a sociedade refletir,é o puro ato de simplesmente chocar e nada além disso,não lhe traz uma reflexão profunda.
Isso é lamentável.
A primeira mão ficamos na curiosidade será que o noivo é pederasta ou não,só que a história vai tomando outra proporção, e o exagero de cada personagem não enfeita a história tenho a sensação que a deixa mas pobre.
A única verdade que esse livro diz é que somos todos leprosos,pois todos nós temos as suas chagas.

Adriana1161 28/09/2016

Ufa!
Nelson Rodrigues...eu gosto!
Achei o livro bem atual, politicamente incorreto, o que tem sido bom, de certa maneira, nos dias de hoje, em que nada pode ser escrito ou falado, nem com licença poética/romântica!
É um livro simples, que fala de temas complexos. Às vezes irritante...Mas, não dá pra não continuar lendo.
É um não gosto, mas...gosto!
Foi um livro encomendado e depois censurado em pouco tempo. Talvez hj em dia passasse despercebido.
Enfim, é Nelson Rodrigues, e quando chega ao fim, dá um alívio!
Ufa!

Victor Vale 16/09/2016

O preconceito, o machismo, a hipocrisia e a loucura cruelmente expostas até os nervos no romance do emblemático Nelson Rodrigues. Nesta história ninguém é perfeito, muito pelo contrários, canalhas e perversos sucedem na narrativa causando risadas, angústia e asco.

aline vp 15/09/2016

Gostei
Interessante! Eu gostei !