Doze contos peregrinos

Doze contos peregrinos Gabriel García Márquez

Resenhas - Doze Contos Peregrinos

Ju 23/01/2017

Não sou muito fã de contos mas achei que de Gabo eu iria gostar muito. Gostei, mas não amei. Gostei mais de uns do que de outros e confesso que a leitura foi arrastada não acabava nunca. O conto que mais me incomodou foi o conto " Só vim telefonar", me angustiou do início ao fim, ficou ecoando por alguns dias. Já o "Maria dos Prazeres" e "Dezessetes ingleses envenenados" eu fiquei com vontade de abraçar as protagonistas!!

Michele 08/01/2017

O primeiro conto eu não gostei. Talvez não o tenha entendido, afinal faz tempo que não me engajo na leitura incessante de vários livros e tinha saído de outra obra bem diferente. Mas a partir da segunda eu, simplesmente, não parei. Foi contagiante. Um após o outro, eu devorava os contos, com gosto. Deliciosa refeição. :)

Boo 18/02/2012

Gente, é muito bom, cada vez que um vento forte passa por mim penso "Tramontana..."
Praticamente leitura obrigatória.

Doze Contos Peregrinos – Gabriel García Márquez
Baixe o Livro Grátis: http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/doze-contos-peregrinos-gabriel-garcia-marquez/

As histórias reunidas neste volume – escritas, perdidas e reescritas ao longo de 18 anos – têm como tema comum a presença de latino-americanos espremidos pela solidão numa Europa hostil, indiferente, inóspita.

site: http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/doze-contos-peregrinos-gabriel-garcia-marquez/

Fabio Shiva 06/08/2016

astúcia poética
Sublime e magistral, essa seleção de contos que passaram anos e anos peregrinando da gaveta para a mesa de trabalho de Gabo, daí para a cesta de lixo, e de volta para a pena. Foram todos inspirados em fatos acontecidos, que o grande autor tornou mais reais graças às “astúcias da poesia”. Recomendado a todos que amam a literatura, em especial aos escritores que, como eu, encontrarão nessas páginas ricos ensinamentos sobre nosso deleitoso e penoso ofício.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Nayara Ghist 30/05/2017

O momento em que li esse livro fez toda a diferença. Li em minha primeira viagem à Europa, sendo latino-americana. No livro não tem nenhum conto sobre Portugal, talvez porque o autor seja colombiano e isso não faça parte do seu universo. Mesmo em Portugal, como brasileira sinto essa solidão que está presente na maior parte dos contos. Incrível como toda a obra do Gabo é perpassada pela temática da solidão, seja ela individual ou coletiva.

@moniquebonomini 10/05/2016

Doses homeopáticas de Gabo
A cada conto o desfrute de toda inventividade e do incrível poder da narrativa de Gabriel Garcia Márquez. Não é dificil se afeiçoar a mais de um personagem, ou se sensibilizar com suas histórias de busca, de solidão, de fim de vida. Sempre de uma forma envolvente os rumos de cada um dos contos se constrói de forma única, e mergulhar neles é uma delícia.

Luiza.Thereza 31/03/2016

Doze Contos Peregrinos
A história destes contos são interessantes: depois de anos e anos tomando notas sobre possíveis temas a se desenvolver, Gabriel Garcia Marques reuniu, em um primeiro momento, trinta ideias promissoras, que, no entanto, ele não conseguia desenvolver. Com o passar dos anos, e depois de muitas idas e vindas da lata do lixo, essas trinta ideias foram peneiradas, restando mais ou menos dezoito. Mais algumas revisões depois, restaram doze, que resistiram às peregrinações ao lixo e ao caos produtivo do colombiano Garcia Marquez.

Iniciei a leitura deste livro em uma tentativa de me distrair dos contos fantásticos de Edgar Allan Poe. Percebi que havia falhado quando me dei conta de que Gabriel Garcia Marquez, ao menos neste livro, pareceu beber da mesma fonte que o escritor americano. A mistura entre o corriqueiro e o fantástico andou lado a lado com passagens bizarras (e um tanto assustadoras também).

Porém, os contos de Garcia Marquez são bem menos melancólicos e possuem uma identidade latina muito forte, e isso fica muito visível nos costumes e no comportamento dos personagens.

Quatro contos me chamaram atenção: O avião da Bela Adormecida, Assombrações em Agosto, Tramontana e O Rastro de Seu Sangue na Neve. O primeiro me chamou atenção pela agonia que a gente sente pelo amor platônico do narrador com a bela adormecida do voo Paris/Nova York. Os três últimos me ganharam pela semelhança com a narrativa (e com a bizarrice) de Edgar Allan Poe.

Fiquei contentíssima por ter recebido um livro de contos desse autor. Apesar de este não ser o livro que rendeu o Nobel de Literatura à Gabriel Garcia Marquez (foi Cem Anos de Solidão), deu para perceber que ele domina muito bem seus textos.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2016/03/doze-contos-peregrinos-gabriel-garcia-marquez.html

Beta 05/02/2016

Muito Bom
livro lindo e fácil de ler. ..os melhores contos são : Boa viagem, senhor presidente; a santa; Maria dos prazeres

Cristiano 09/01/2016

Tanto Mágico Como Real
O realismo mágico é realmente fantástico ainda mais nas mãos de seu criador. Marquez consegue criar contos que às vezes podem parecer surpreendentemente reais com aquele toque de magia, que torna tudo mais fantástico. Mas não são somente contos fantásticos e sim a forma como são contados.A lingaguem utilizada, a forma de demonstrar os pensamentos e sentimentos do personagem que tornam todas os contos cativantes. Ao ler os contos é possível sentir a tristeza, agonia, ironia ou qualquer outro sentimento do personagem e a história de alguma forma atravessa o realismo para se formar como um quadro a sua frente.
Marquez também consegue de forma surpreendente descrever culturas. Por todos os contos contarem com latino-americanos na Europa, Marquez chama a atenção para a cultura e o folclore cultivados por aqui e não compreendidos pelos Europeus que preferem tender para o lado racional. Não obstante, o folclore, lenda ou crença pode acabar se tornando real, como em "Tramontana", embora não seja da forma esperada.
Enfim, uma ótima leitura, um ótimo livro. Recomendo para quem não tenha lido Marquez, por ser um livro mais curto e mais leve é o suficiente para demonstrar um pouco do grande autor de Cem Anos de Solidão.

Rapudo 31/12/2015

Recomendação da Suzana Herculano neste meu primeiro TAG, que por sinal, valeu a pena! Livro de contos que foram e voltaram entre a escrivaninha e o lixo no curso de quase 15 anos, quando amadurecidos, mereceram um esforço de reescrita pelo autor e nos chegam assim, fechadinhos.
Uma leitura fácil e refrescante; diversas estorietas e sentimentos de latino-americanos - em geral idosos - na Europa, com todas as loucuras e delícias desta alma caribenha que o Gabo revela a nosotros.
Entre 23 e 30 de dezembro.

ElisaCazorla 13/10/2015

O Tempo e as chances
Acho que foram essas duas ideias que permaneceram comigo após o término deste livro. Alguns contos acrescentaram também uma generosa dose de angústia, como Só Vim Telefonar e o último conto Rastro de Sangue na Neve. Mesmo assim, sinto que todos eles gritam como a vida é algo que acontece agora! Como a vida não está sob o nosso controle e não é algo que podemos prever ou prevenir. A vida é apenas os segundos que respiramos neste momento, as pessoas que estão neste momento ao nosso lado, as decisões que tomamos agora e as chances que agarramos assim que elas aparecem. Viver é apenas agora. Não existe depois. Não existe mais tarde. Não existe daqui a pouco.
Todas essas ideias parecem clichê, mas obviamente que Gabriel Garcia Marquez nos deixa desconfortáveis, angustiados e pasmados com a fugacidade da vida e o quanto ela é efêmera.
Viver o agora e as pessoas que atravessam conosco o agora nunca foi tão urgente, nunca foi tão pungente.