Doze contos peregrinos

Doze contos peregrinos Gabriel García Márquez

Resenhas - Doze Contos Peregrinos

Filino 11/12/2018

Doze pérolas do mestre colombiano
Essa coletânea é uma boa amostra do talento desse escritor premiado com o Nobel. São histórias passadas em vários locais da Europa, tendo latinos como protagonistas. Há de tudo: fantasia, amores, crimes... em suma, uma excelente obra.

Lopes 06/08/2018

O sabor do fantástico
“Doze contos peregrinos”, de Gabriel García Márquez, são contos que emulam cheiros, pequenas doses de fragrâncias florais que seus personagens exalam. A beleza tende a se construir a partir de uma junção de situações e desenho linguístico da qual o autor é mestre. Sua excitação principal é desvendar quais fantasias a mais poderiam surgir para o leitor, por meio de sua expectativa. O universo latino sempre está em movimento, porém existem características básicas como a natureza, o ar, temperatura, dentre outras, das quais o autor sabe extrair sua essência artística. E não necessariamente sua fórmula é a descrição. “Doze contos peregrinos”, pretende sintetizar em poucos reflexos os adjetivos que formam as pessoas contidas nos contos. E cada um possui um cheiro, geralmente de flores ou terra. Fantasiar-se de lavanda, copo-de-leite ou orquídea, por exemplo, revela, principalmente, a melancolia e o peso da vida e seu destino. O espírito acompanha a fé na vida, e de que ela e seus desejos são princípios que servem de suportes para se sentir calorosamente bonito para alguém. Em cada espaço existem belezas e feiúras, e no fantástico ambos são formações dolorosamente poéticas, pequenos ensaios de delicados carinhos que ao tear personagens em seus destinos, transformam-se jardins literários. Para morte seguimos sem deixar de nos surpreender com cada esquema seu. Do amor e ou tesão ouve-se o suspiro e gemido com o qual os personagens precisam ser resilientes. Ler Gabo é renascer em cada história, é se perder da realidade, mesmo indo de encontro a ela, é também sacrificar os olhos em razão das belas flores no jardim.

Fábio Nogueira 05/06/2018

Um outro Gabo
Gabo mostra toda sua versatilidade nesses maravilhosos contos. Saimos um pouco da América Latina, mas ela não sai dos contos de Gabriel. Recomendadíssimo!

Fernanda Sleiman 10/05/2018

Gabo é sempre Gabo
Doze Contos Pergrinos é pequenas doses de Gabo que se torna grande

Nilva 19/04/2018

Os 12 Contos Peregrinos, do Gabo, têm uma história de peregrinação mesmo. Contos escritos, guardados, perdidos, reescritos, recontados... enfim, os que sobreviveram ao tempo são muito bons! Todos. Foi ótimo reler e confirmar a excelência de "Me alugo para sonhar" e "Só vim telefonar".

Ótimos também "Maria dos Prazeres" e "A luz é como a água". O primeiro pela surpresa da protagonista (e minha) com aquela mais uma chance; o segundo pela poética dos elementos desde o título, pela plasticidade das imagens. Daria um belo filme.

O inusitado, o surpreendente, a reviravolta na vida, tanto de crianças ou jovens quanto dos protagonistas idosos é a constante na escrita de Gabriel Garcia Márquez nestas histórias.

Que bom estes 12 contos terem peregrinado até nós.

Joice (Jojo) 28/01/2018

Poucas palavras que valem um livro inteiro
Sempre gosto de recorrer a contos (ou a Agatha Christie) quando o ritmo de leitura está deixando a desejar; algo na brevidade das histórias me confere um novo ânimo. E contar com esta maravilhosa coletânea de Marquez foi um alento.

Esta não é minha primeira experiência com o autor, e confesso que o senti mais palatável nestas histórias curtas ("Crônica de uma morte anunciada" não me cativou, e posso ser ainda menos lisonjeira em relação a "Cem anos de solidão"). Não consegui escolher um conto favorito; cada um tinha personagens tão cativantes e tramas tão fantásticas que fica difícil eleger um predileto.

Gabriel Garcia Marquez me conquistou com seus contos peregrinos.

Boo 18/02/2012

Gente, é muito bom, cada vez que um vento forte passa por mim penso "Tramontana..."
Praticamente leitura obrigatória.

Rafael 08/09/2014

Doze Contos Peregrinos - Histórias sulamericanas
Sempre ouvi falar muito bem de Gabriel Garcia Marquez, mas devo admitir que não comecei bem com ele.
Acredito que Doze Contos Peregrinos não são as melhores histórias que ele tenha escrito.
Os contos nos remetem aos emigrantes, saídos da América Latina, que foram buscar novas oportunidades, ou novas vidas, em locais diferentes do mundo.

Zelinha.Rossi 26/06/2017

Acho muito difícil escrever uma resenha sobre algum livro de Gabriel García Márquez. Até porque o Gabo é o Gabo. Não dá, simplesmente. "Cem anos de solidão" é um dos, se não "o", meu livro favorito. E até hoje não consegui escrever uma linha sobre a história. Nadinha.
O mesmo aconteceu com "Doze contos peregrinos". Cheguei a ler algumas coisas que escreveram sobre o livro. Como o fato de dizerem que alguns dos fatores responsáveis por seu sucesso e brilhantismo é o fato de serem contos peregrinos por mostrarem peregrinações de pessoas entre a América e a Europa, ou o fato de retratarem a solidão e a eterna busca humana. Para mim, são peregrinos porque, como o próprio García Márquez afirma no prólogo, peregrinaram entre a lata de lixo e a escrivaninha. Só isso, simples assim. Não quero e nem pretendo "escarafunchar" nada sobre eles. Até porque, para mim, a magia é inexplicável. Reside em ler cada um e se deixar envolver pelo realismo fantástico do autor - usando os múltiplos sentidos da palavra fantástico. E só.

Nayara Ghist 30/05/2017

O momento em que li esse livro fez toda a diferença. Li em minha primeira viagem à Europa, sendo latino-americana. No livro não tem nenhum conto sobre Portugal, talvez porque o autor seja colombiano e isso não faça parte do seu universo. Mesmo em Portugal, como brasileira sinto essa solidão que está presente na maior parte dos contos. Incrível como toda a obra do Gabo é perpassada pela temática da solidão, seja ela individual ou coletiva.

Ricardo 22/09/2012

"Só Vim Telefonar" é uma história tão trágica, bem construída e marcante, que acabou se tornando um dos meus contos preferidos, lá pelo terceiro ou segundo lugar.Garcia Marquez é um gênio,disso ninguém pode duvidar.

Ju 23/01/2017

Não sou muito fã de contos mas achei que de Gabo eu iria gostar muito. Gostei, mas não amei. Gostei mais de uns do que de outros e confesso que a leitura foi arrastada não acabava nunca. O conto que mais me incomodou foi o conto " Só vim telefonar", me angustiou do início ao fim, ficou ecoando por alguns dias. Já o "Maria dos Prazeres" e "Dezessetes ingleses envenenados" eu fiquei com vontade de abraçar as protagonistas!!

Michele 08/01/2017

O primeiro conto eu não gostei. Talvez não o tenha entendido, afinal faz tempo que não me engajo na leitura incessante de vários livros e tinha saído de outra obra bem diferente. Mas a partir da segunda eu, simplesmente, não parei. Foi contagiante. Um após o outro, eu devorava os contos, com gosto. Deliciosa refeição. :)

Karina 25/10/2016

Doze Contos Peregrinos - Gabriel Garcia Márquez
BOA VIAGEM, SENHOR PRESIDENTE:

Boa Viagem, Senhor Presidente é um pequeno conto que compõe o livro "Doze Contos Peregrinos".
Escrito pelo talentoso Gabriel Garcia Márquez, a pequena história nos leva para conhecer os dramas do Presidente.
Homem que sempre procurou ajudar a população da melhor maneira possível, mas que vinha sofrendo com os efeitos da Guerra em Genebra.
Agora se via perdido ao descobrir uma grave doença. Mesmo solicitando sigilo por parte do hospital, se viu ameaçado por um segredo que poderia prejudicar toda sua carreira.
Precisaria fazer uma viagem às pressas.
Encontrar uma forma de tratamento que pudesse prolongar sua vida.
Se agarrou em sua amizade com Homero, um humilde rapaz que milagrosamente lhe estendeu as mãos.
Mas o presidente não imaginava que estava sendo levado para uma verdadeira armadilha.
Qual será o desfecho dessa história?
O Presidente irá se curar?
Homero atingirá seus objetivos?
Casa de Livro Recomenda!

Seu estilo clínico era tão dramático que a sentença final pareceu benévola. O presidente tinha que se submeter a uma operação arriscada e inevitável.

No dia em que fez setenta e cinco anos havia tomado uns cálices pequenos de esplêndido rum da Martinica, que caíram muito bem, e voltou a fumar. Não se sentia melhor, e claro, nem pior.

Titulo: Boa Viagem, Senhor Presidente - Doze Contos Peregrinos
Autor: Gabriel Garcia Márquez
Ano: 1992
Páginas: 256
Editora: Record

Boa Leitura
Casa de Livro.
Karina Belo
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

site: www.casadelivro.com.br

val silva 18/10/2016

Doze Contos Peregrinos – Gabriel García Márquez
Baixe o Livro Grátis: http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/doze-contos-peregrinos-gabriel-garcia-marquez/

As histórias reunidas neste volume – escritas, perdidas e reescritas ao longo de 18 anos – têm como tema comum a presença de latino-americanos espremidos pela solidão numa Europa hostil, indiferente, inóspita.

site: http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/doze-contos-peregrinos-gabriel-garcia-marquez/