4.37272 1041

Resenhas - A Cor Púrpura

Raquel 26/08/2015

A cor púrpura em um campo
Tomei conhecimento do livro “A cor púrpura”, da escritora estadunidense Alice Walker, ao descobrir que meus alunos do 7º Ano o pegavam na biblioteca pra ler as “partes pornográficas”. Obviamente, fiquei curiosa, iniciei a leitura e agora mal posso conter as lágrimas enquanto escrevo essa resenha, peço licença, portanto, para escrever de maneira pessoal e emocional.
O livro é em formato epistolar, ou seja, através das cartas da personagem principal, Celie, conhecemos uma história extremamente sofrida e que, infelizmente, podia muito bem ser baseada em fatos. O contexto é a sociedade americana do final do século XX, a qual era baseada na segregação racista. Celie sofre uma série de violências durante sua infância e acaba se casando com um homem que também a subjugava e a traía. Em busca de algum alívio, a personagem recorre às missivas que escreve, mesmo sem saber se seu destinatário a ouvia e seria capaz de responder.
É de suma importância, para entendermos bem a história, consideramos a interlocução nas cartas, uma vez que é, justamente, a relação entre a remetente e os destinatários que nos mostram os aspectos mais subjetivos da história. Celie escreve, a princípio, apenas pra Deus, contando todas as situações pelas quais passava e rememorando sua própria história. Depois, ela passa a remeter à sua irmã, de quem desconhece o paradeiro, e, por fim, quando parece ter assimilado “a cor púrpura”, se dirige aos “Querido Deus, Queridas estrela, queridas árvore, querido céu, querida gente. Querido tudo.”
O texto é carregando de trechos super emocionantes e que nos levam à muitas reflexões existenciais, destaco aqui o momento em que – na minha percepção – o título da obra é explicado: “Você tá dizendo que Deus é vaidoso? Eu perguntei. Não, ela falou. Num é vaidoso, só quer repartir uma coisa boa. Eu acho que Deus deve ficar fora de si se você passa pela cor púrpura num campo qualquer e nem repara.” (Reparem que a linguagem é informal, o que confere ainda mais simplicidade e delicadeza à história narrada.)
Outro tema que é muito explorado pela autora é a importância da sororidade (amizade entre as mulheres), posto que é no momento em que as personagens femininas se unem que a libertação começa a ocorrer. O interessante é que o empoderamento vem de onde menos se espera, fazendo com que enxerguemos que amor e amizade precisam, necessariamente, estar ao lado da luta contra as opressões.
Essa leitura foi, para mim, mais uma prova de que sempre se pode aprender com os alunos, mesmo com as “travessuras” que eles aprontam. Aproveitei o “interesse” deles pela obra e selecionei uns excertos para discutir o gênero epistolar e racismo estrutural.

P.s.: Pasmem, mas só depois fui descobrir que este livro incrível foi adaptado para o cinema, em 1985, por Steven Spelbierg e estrelado por Whoopi Goldberg e Oprah Winfrey, sendo indicado a vários prêmios e muito elogiado pela crítica.

Referência:
WALKER, Alice. A cor púrpura. São Paulo: Círculo do Livro, 1982.

site: http://asgarotasdepemberley.blogspot.com.br/2015/08/tomei-conhecimento-do-livro-acor.html

Marques 10/06/2015

Melancólico. Desesperançoso. Um drama no sentido mais literal da palavra, com uma maravilhosa adaptação nas grandes telas.
Somos transportados para aquela época infame e desumana de uma forma tão sutil que mal percebemos o amor que passamos a ter pela protagonista e passamos a torcer por ela fervorosamente.

Rosie 16/11/2014

Um enredo que tinha tudo para ser extremamente triste e pesado mas que com maestria conseguiu despertar uma mistura de sentimentos, reflexões e sim, até risadas.

A história de vida de uma mulher que teve seus direitos renegados desde sempre, uma infância infeliz, um casamento onde desempenhava o papel de nada mais que uma empregada, separada da pessoa que ela mais amava e uma jornada de auto conhecimento. E tudo isso narrado de seu ponto de vista inocente e doce, através de cartas.

Todas as personagens femininas desse livro são incrivelmente bem construídas, todas são fortes e com histórias de vida difíceis. Todas tem seu papel essencial no enredo.

Um livro que consegue abordar temas complicados de maneira sublime e que certamente irão emocionar.

Dose Literária 25/09/2014

A Cor Púrpura - Alice Walker
Meu primeiro contato com A Cor Púrpura foi através da adaptação cinematográfica em 1991. Eu tinha 7 anos, mas o filme teve grande impacto na minha mente infantil. Tornei-me grande fã da atriz Whoopi Goldberg que fez o papel da protagonista Celie.

Este ano, conversando com uma professora que teve sua tese de doutorado sobre literatura afro americana, pedi sugestões de escritores e ela indicou-me duas escritoras: Alice Walker e Toni Morrison (as favoritas dela).

Alice Walker (nascida em 1944), recebeu cinco premiações por seu trabalho e é hoje incluída, pelos mais importantes críticos literários dos Estados Unidos, entre os melhores escritores americanos contemporâneos .

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/09/a-cor-purpura-alice-walker.html

Doni 20/08/2014

Uma saga em busca da felicidade...
Simples de ler, dramático com pitadas de humor e inocência alheia, essas são algumas das características que definem o romance de Alice Walker, que ganhou o prêmio Prêmio Pulitzer em 1983.
O livro é narrado totalmente em primeira pessoa, por Celie a protagonista, uma negra semi-analfabeta, o que torna a leitura do livro, uma leitura que se deve dar a devida atenção, já que as dificuldades da protagonista ao se comunicar impedem que ela escreva de modo coerente.
O que me chamou a atenção no livro foram as questões que ele aborda, discussões simples porém com um grande profundidade elas são:

* Machismo; Celie vive sob uma sociedade machista, onde é explorada pelo pai, pelo marido, e as vezes pelo enteado pelo simples fato de ser mulher, sob o fundamento de que o homem "é quem reina".

* Religião; é tratada poucas vezes, mas existem discussões (calmas) que falam sobre a aparência, a origem e as vontades e crenças de Deus e Jesus.

* Cultura Africana; alguém do livro que não vou citar para não revelar spoilers, acabou indo parar na Africa como ajudante de missionários, através dessa personagem é possível conhecer algumas tribos da região.

* Apartheid Americano; a protagonista e todos os outros negros, vivem sob as ignorantes Leis de Jim Crow, leis estaduais dos Estados Unidos que separavam os negros, asiáticos, dentre outros grupos dos considerados brancos, e esmagava essa parte da população e os privatizava de sua liberdade e direitos em alguns estados.

Celie passa por tantos problemas que é impossível se colocar no lugar dela e tentar resolver seus problemas diante de tantas poucas opções e é claro, de medo e submissão. Alguns trechos do livro são lindos, e Celie consegue descrever de uma forma tão simplória mas o mesmo tempo o simploísmo de Celie torna tudo tão profundo e verdadeiro.
É um romance para se fazer pensar e varias pessoas deveriam ler, especialmente aquelas que não conseguem entender as diferenças entre as pessoas e precisa abrir sua cabeça para respeita-las e tolera-las.

Raquel 13/02/2014

Um livro que celebra a vida
Maravilhoso! Belíssimas lições de amor, perdão, religião...tudo que tem haver com a vida!
Aprendi lendo este livro o quanto uma adaptação para o cinema pode mudar uma história, não para pior, nem para melhor; apenas mudar. O filme acaba sendo muito mais forte que o livro, pelo modo que os acontecimentos são ordenados, diferente do livro.
Ambos são obras belíssimas, mas o livro, mostra uma lição que o filme não mostra, o Perdão.
Como sempre vale muito a pena ler o livro que inspirou o filme. Não vou cair no clichê em falar que o livro é sempre melhor, pois não é o caso. O livro sempre acrescenta ao filme, e o filme acrescenta também ao livro.

Gláucia 03/12/2013

A Cor Púrpura - Alice Walker
Narrado em primeira pessoa por Célie através de cartas que ela escreve, principalmente para Deus e, posteriormente, para sua querida irmã Nettie da qual foi separada por mais de 30 anos. Ambientado nos EUA a partir de 1909. Essa correspondência é uma espécie de desabafo, onde ela fala não apenas do preconceito de cor mas da violência física e moral com que é tratada pela própria família nas figuras do pai e do marido. Acaba encontrando alento na amizade de Shug, espécie de amante do marido. Destaco a personagem Sofia, mulher forte e orgulhosa que é obrigada a passar por uma mudança de comportamento. Essa parte foi a que mais me impressionou.
Gostei da leitura mas não me impactou tanto quanto imaginava. Estou para ler esse livro desde o lançamento do filme que ainda não vi. Agora poderei fazê-lo.

site: https://www.youtube.com/watch?v=y1g6p1cnhfE

Paty ;D 18/11/2013

Escrever errado também é uma arte! Magnífico este livro!

Si Puyo 25/10/2013

Muito bom!
Diferente, simples e ao mesmo tempo realista. Repleto de refexões, situações complicadas, sentimentos variados e personagens únicos. Um livro muito bom mesmo.

Bruna 05/08/2013

A cor púrpura – Alice Walker
É um romance epistolar, contado através de cartas simples escritas por Célie, uma mulher negra que sofre as auguras de uma vida marcada por indiferenças e dramas. Celie é semi- analfabeta , submissa e incapaz de se defender, ela é estuprada pelo padrasto que ela pensa ser seu pai aos 14 anos, tendo dois filhos que são levados ao nascerem.Celie tem um amor incondicional pela irmã Nettie e para protegê-la dos abusos sexuais se oferece para ser abusado no lugar dela.Esse livro é um livro feminista que mostra o sofrimento e submissão de uma mulher negra e seu sofrimento é uma verdadeira afronta ao livre arbítrio.
Conseguimos sentir a simplicidade de Celie, a doçura e inocência, assim como seu amor de proporções incalculáveis pela sua irmã Nettie, a revolta por ter sido separada da irmã que tanto amava pelo seu cruel marido Albert, e a esperança de ter seus filhos de volta. O amor despertado por uma mulher Doci Avery uma cantora que fez com que ela deixasse de ser submissa, e mudou sua vida e seu destino. Existem personagens que gostei muito como Sofia, mulher de língua afiada bem diferente da Doci, não aceitava desaforos e acabou tendo que aceitar imposições que não imaginava ser capaz de suportar. Chorei quando sua irmã Nettie reaparece depois de muitos anos com os filhos de Celie.
Em suma,é um livro que toda mulher deveria ler.

Isis 30/07/2013

Esse livro é um encanto. Celie é uma jovem que foi abusada pelo próprio pai e entregue para se casar com “Sinhô” já que sua irmã mais jovem era mais inteligente e tinha possibilidades de um futuro melhor. O livro é composto por cartas que Celie escreve para Deus, contando coisas sobre sua vida e as pessoas que estão ao seu redor. É uma história muito linda e triste. Celie é uma personagem apaixonante, sofri e sorri com ela muitas vezes. Vale muito a pena ler esse livro e também assistir o filme dirigido por Steven Spielberg, nunca vi nada mais fiel na minha vida! Enquanto assistia, fiquei surpresa com as falas que são exatamente as do livro! Foi uma das melhores adaptações que já vi!

Suzana 14/06/2013

Um dos melhores
Vale a pena esta leitura. Bem comovente a história. Toca o coração de qualquer um. A leitura que a personagem principal faz do mundo, demonstra um misto do que doamos e recebemos da vida.

Vagner Claudio 15/04/2013

A Cor Púrpura
Livro que me fez ficar com as emoções a flor da pele, Alice Walker, retrata o racismo e o machismo de forma espetacular.

CACAU TOSTES 02/03/2013

Vale a pena,esperar a justiça divina.
Já havia assistido ao filme. Lembro-me,nitidamente que achei ótimo.
Com certeza a leitura não poderia ser diferente.
Um livro que faz acreditar que sempre é possível acreditar no amanhã.
Onde trás esperança, compaixão, perdão e acima de tudo fé.

Nota: 10,0

logo skoob
"Quem dedica boa parte de seu tempo livre às ferramentas de rede social, como Orkut e MySpace, tem agora um novo passatempo."

A Notícia