A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

isamoraex 05/03/2024

Que livro!!!
a denúncia da vivência de uma mulher preta posta em uma condição subalterna, sofrendo as mais diversas violências.
emocionante e revelador

Lila 04/03/2024

Emocionante e lindo
O livro é uma preciosidade, com toda representatividade e significado para trajetória de mulheres e homens pretos na descoberta ou conhecimento de uma história marcada por racismo, rejeição e violência. Mas também com um caminho repleto de descobertas, amor e aceitação. A linguagem usada pela autora é envolvendo e cria um vínculo entre o leitor e a personagem principal, a Celie. Impossível seguir a leitura sem ansiar pela liberdade, conquistas ou realizações dela. O livro aborda temas sensíveis para comunidade negra entre religião, gênero e racismo. Além de tocar no assunto África e missões. É fantástica a forma como a autora transita por temas tão importantes e polêmicos de forma leve e forte ao mesmo tempo, através da história da Celie. Recomendo a leitura e lencinhos para quem estiver começando.

Juliana 03/03/2024

Reflexivo
A história de Celie, é contada por meio das cartas que ela escreve para Deus e para a Irmã Nettie.
Uma reflexão sobre a vulnerabilidade das mulheres negras nos anos de 1900
As personagens exemplificam como o racismo e o machismo validavam severas violências contra as mulheres negras.

Luana0612 03/03/2024

Amei, amei, amei!
Com uma narração muito genuína e sensível, é possível dizer que os personagens são fantasticamente bem construídos e detalhados. É lindo ver os dons artísticos e a força feminina nessa história, além de perceber a inserção de pautas sociais importantíssimas inseridas no contexto em que a obra foi escrita.

Recomendo muito!!!

Lê Rebeschini 01/03/2024

Pesado, verdadeiro, sensível, lindo. Tantos adjetivos para esse livro porque ele é tudo isso e muito mais!!
Ele é narrado em forma de cartas em sua grande maioria curtas, o que facilita a leitura. Em contrapartida, a escrita pode dificultar um pouco, pois as mesmas são escritas por uma protagonista semi analfabeta. Com isso vemos várias palavras escritas erradas e junções de algumas.
Eu gostei muito da autora ter optado por escrevê-lo assim, pois foi como se eu realmente estivesse lendo essas cartas. Achei isso genial!
Ele também não possui diálogos com travessão, sendo estes inseridos no meio da frase (porém de fácil identificação).
Ele aborda temas como racismo, machismo, abuso de vários tipos, pobreza, mas principalmente amizade e amor.
E o final. Ah, o final! MARAVILHOSO!!

Elis 01/03/2024

Repare na cor púrpura
A leitura que há muito estava nos meus planos, finalmente foi concluída graças ao multiverso grupo.

Surpreendente, apesar de trazer temas sensíveis como abuso, misoginia, racismo, foi para mim uma leitura fluida.

A história desperta muitos sentimentos, mas a própria narrativa não nos permite permanecer muito tempo naquele sentimento ou em determinado acontecimento, pois logo se encadeia novos. Contudo, o sentimento de revolta em mim foi permanente.

É uma história com muitas camadas, que diz muito mais do que o que se pode ler nessas linhas. É uma obra incrível que recomendo.

Camila.Mendonca 29/02/2024

Um dos melhores livros que eu já li na vida!
Eu não sei como demorei tanto tempo pra ler esse livro! Não poderia estar mais apaixonada e apegada a todos os personagens.

Uma história pesada e que aborda temas extremamente sensíveis, mas que demonstra a intensa luta contra o racismo, a violência, o machismo e a pobreza nos Estados Unidos.

Apesar dessa abordagem, o livro consegue expor o íntimo e as batalhas de cada personagem. É emocionante acompanhar toda a evolução e a capacidade deles de encontrar a felicidade mesmo com tão pouco.

E sobre a emoção, as amizades são o ponto chave! A força da amizade feminina e da empatia é trabalhada de uma forma muito linda e que faz o nosso coração ficar quentinho, com a sensação de que com uma boa amizade, tudo pode melhorar. É uma forma de incentivo para sempre seguir em frente e superar.

A narrativa é feita em primeira pessoa, no formato de cartas escritas pela Celie, personagem principal e que não recebeu alfabetização. Então os erros gramaticais nos fazem aproximar ainda mais da sua realidade.

Me emocionei muito, muito mesmo! De 70% pra frente foi só choro e emoção. Eu só queria abraçar cada um deles.

Definitivamente entrou pra lista de melhores livros que eu já li na vida!! Lindo, único, sensível e brutal.

ohara.dourado 29/02/2024

Uma história muito emocionante. É fácil perceber o amadurecimento de Celie e como todo o sofrimento pelo qual ela passou contribuiu para o endurecimento da personagem. Também é nítido o paralelo com a vida de mulheres reais, principalmente mulheres negras. As características intrínsecas a cada personalidade apresentada mostram muito do olhar da sociedade para mulheres negras e nos fazem refletir sobre o racismo, principalmente sob a ótica de países colonizados e descendentes de uma cultura escravocrata e patriarcal.

Lelelele 29/02/2024

Uau
É muito difícil pra mim avaliar clássicos. Fico pensando o que eu tenho pra contribuir perto de tantas pessoas q já leram e já falaram sobre.
Então, nesse, eu só queria dizer q deveria ser uma leitura obrigatória pra formação de caráter de qualquer pessoa.

rayanemlp 28/02/2024

A Cor Púrpura
Livro que trata de assuntos muitos delicados.
Narrativa oscila e cansa em alguns momentos.
Boa história.

Tati 26/02/2024

Linda história
Um livro que fala sobre amor e dor. Doloroso principalmente porque o maior amor retratado e o mais machucado é entre duas irmãs. Tem muitos outros elementos interessantes, mas para mim o que mais marcou foi o quanto o machismo e a crueldade vitimaram duas irmãs por décadas.
Eu achei lindo, comovente e importante essa leitura.

Thalyta 26/02/2024

Dolorosamente real..
Me tirou o ar em muitos momentos, me fez querer abandonar a leitura, mesmo que eu soubesse que não seria capaz até ter certeza que essa mulher tivesse o mínimo de paz que tanto merecia.

É um livro muito real, angustiante e lindo, consegue mostrar tantas perspectivas de uma mesma pessoa que sozinha eu não conseguiria imaginar.

Recomendo muito.