A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Roberta543 29/01/2024

Emocionante
Que grata surpresa foi esse livro, todo ele é contado em cartas, ora para Deus e ora para Nettie e Celie, isso acaba intensificando sua experiência com a leitura.
A história é triste, com tem abuso sexual e violência física, por muitas vezes a personagem principal é desumanização, mas a autora retrata com mestria o machismo, racismo e o patrialcalismo tão presentes na sociedade.
O livro ao abordar a vida de Celie aborda todas as relações e laços sociais da personagem e apesar de muita dor física, moral e sentimental nos traz tanta força, resiliência, resistência, compaixão, empatia, amizade e amor que chega a ser palpável.
Me emocionei na primeira página e em muitas outras.
Gostei principalmente de como a autora decidiu contar a história focada na perspectiva feminina e de todas as escolhas e imposições que as mulheres passam para serem inseridas e respeitadas na sociedade sem ter um "senhor".
O livro é simplesmente brilhante.

Max 28/01/2024

Leitura necessária
O livro conta a história de Celie, uma mulher preta que mora no sul dos Estados Unidos. A leitura constantemente faz críticas ao racismo e machismo de forma geral.
Apesar de pesado é uma leitura incrível e completamente necessária, um ótimo livro com uma escrita maravilhosa e abordagem de assuntos de extrema importância, respeitando e trazendo sensibilidade aos leitores sobre tais questões.

euridesxx 27/01/2024

Uma leitura cativante
A Cor púrpura conta a história de uma moça chamada Celie, o livro acontece de acordo com as cartas que Celie escreve para Deus. O começo do livro é bem incômodo, já que começa de uma forma bem pesada, e pensei que toda a leitura seria dessa forma mas com o tempo a leitura acaba ficando mais ?leve?. Ou talvez a forma que Celie escreve acaba ficando mais íntima, não sei ao certo.
Por ser escrito em forma de cartas muitas vezes parece que estou ali de intrusa e achei esse formato bem imersivo, apesar de estar e gostar de livros com muitos detalhes, a outra não precisa descrever tudo e todos para que você sinta parte do livro, além de toda a história tocar seu coração e fazer com que você torça a todo momento para que tudo fique bem e melhore no final. Uma leitura obrigatória para todo leitor, pois o livro é rico de cultura.

Lari 27/01/2024

Emocionante
A cor púrpura é um livro emocionante e que deveria ser considerado uma leitura obrigatória.
Ao longo da história, é impossível não se emocionar com a trajetória de vida da Celie.
A história é toda apresentada através de cartas, o que torna a leitura bem fácil.
O livro tem ótimos personagens e todos são bem desenvolvidos pela autora.
É possível entender porque esse livro é considerado um clássico.

toricarvl 27/01/2024

Me sinto incapaz de elaborar uma resenha descrevendo o que senti a partir dessa leitura. Foi um misto de sentimentos, mas os predominantes eram o amor e a esperança.
Sinto que toda a história gira em torno disso. É um favorito da vida que não sei dizer muito bem por qual razão, talvez tenha sido um pouco de tudo.

Reg 27/01/2024

Favoritado
Gente, que livro maravilhoso. É um livro com uma temática extremamente relevante, racismo, violência contra mulher, a má educação das mulheres, enfim. São tantos assuntos polêmicos e importantes trazidos de uma forma leve, em forma de cartas, fácil de se ler e entender. Favoritado com sucesso. E tô ansiosa pra ver o filme.

Ana Caroline 27/01/2024

"A Cor Púrpura" de Alice Walker é uma jornada impactante contada através das cartas de Celie, uma narrativa que me envolveu desde o início. Testemunhar a vida e as lutas de Celie no sul dos EUA, abordando questões de raça, gênero e superação, foi profundamente comovente. A escrita cativante de Walker me conectou emocionalmente com os personagens, tornando essa história uma experiência memorável de autodescoberta e força interior.

Edevaldo 26/01/2024

Sobre minha leitura
Envolve violência contra mulher, racismo numa época, não sei podemos dizer pós escravatura. É possível ver bem como era a forma pesada como eram tratadas as mulheres negras, violência entre membro da própria família.
No entanto, uma excelente leitura com um final muito interessante. Leitura essencial para tomar conhecimento das barbaridades que o ser humano é capaz de cometer.

Fernanda.Cristina 26/01/2024

A cor púrpura
É até difícil encontrar as devidas palavras que possam de algum modo reverenciar adequadamente o que é a obra ? A cor púrpura?.
É de uma magnitude e complexidade imbricada justamente na simplicidade feita pela autora ao longo da narrativa, e que só aqueles que se conectam e entendem a profundidade do que está sendo abordado é que podem sentir, entender e se emocionarem com a história da Celie. Uma história que envolve trauma, dor, sofrimento, solidão, angústia, abuso, racismo, perda e resistência, mais que envolve também amor, união, esperança, empatia, compreensão, afeto e resiliência. Eu encerro essa leitura extremamente grata e feliz por ter me permitido mergulhar e me deleitar tão profundamente nessa obra brilhante!
E sim dona Celie, você está aqui! ?

Graziela Delazir 25/01/2024

Já tomei um choque logo no início do livro, as questões raciais, abusos, me fez repensar se continuaria a leitura, mais conforme vai passando os capítulos é tão bonito ver o crescimento das pessoas, da história que não quis mais largar.
Valeu muito a leitura para mim.

Rafael Batista 25/01/2024

Pesado e necessário.
O livro começa muito empolgante e ágil, mas em alguns momentos a leitura se torna um pouco cansativa. Porém, merece o seu lugar de destaque como um clássico literário por abordar assuntos em sua época de lançamento que (infelizmente) continuam muito atuais. O racismo, sexismo, machismo é extremamente desconfortável de se ler, pautas como colorismo já eram abordadas no filme, numa época em que isso não era debatido, diferenças religiosas e a percepção do negro diante de sua própria raça. É um livro de muitas camadas e importante para qualquer pessoa entrar em contato. Não foi um cinco estrelas pra mim, por em alguns momentos o ritmo da história ficar desinteressante em alguns capítulos.

Kess 25/01/2024

A ambientação de A Cor Púrpura no Sul dos Estados Unidos, entre 1900 e 1940, narra a trajetória de Celie, uma mulher negra, pobre e com limitada escolaridade, cuja vida é marcada por brutalidades desde a infância. Após ser vítima de abuso pelo padrasto, é compelida a se casar com Albert, um viúvo violento que a trata como serviçal, submetendo-a a sofrimentos físicos e morais diários.

Ao longo de muitos anos, Celie escreve cartas endereçadas a Deus e à sua irmã Nettie, cujo destino a leva a ser uma missionária na África. Em meio a diversas provações, a presença memorável de Shug Avery, uma talentosa cantora de jazz, traz alívio à vida de Celie.

Apesar da narrativa tocante e pesada, A Cor Púrpura explora temas como resiliência, perdão, amor e esperança. Constitui uma celebração impressionante da experiência da mulher negra, sem atenuar as adversidades, mas mantendo uma fé positiva nas possibilidades, no perdão, na gentileza e na esperança.

A obra, com seu significado profundo e comovente, destaca as marcas duradouras do racismo e sexismo na sociedade e nas vidas das pessoas.

A frase de Celie encapsula sua resiliência interior: 'Sou pobre, sou preta, posso ser feia... mas estou aqui.'"

Paloma Costa 25/01/2024

Que livrão ????
Que história incrível minha gente. Aqui vamos conhecer muitas trajetórias, conhecer culturas diferentes, mulheres fortes e o quanto a sororidade faz diferença na vida das mulheres. Nesse livro vamos falar sobre invasão de terras, racismo, machismo, preconceito, violência doméstica, amor, amizade, autoestima, perdão, maldade, são tantas coisas que nem consigo citar todas. Mas com certeza é um favorito, livro que vou indicar para todo mundo. ?????