A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

DAbora311 20/01/2024

Um livro muito pesado, mostra a triste realidade de muitas mulheres pretas da zona rural nos Estados Unidos. O livro é escrito em formato de cartas, você se apega muito fácil a história. O livro vai abordar racismo, machismo, religião, abusos, romance LGBT( pela época que foi lançado, fiquei impressionada). Fiquei muito comovida com o amor das duas irmãs, as mulheres que são retratadas são inspiradoras, cada uma da sua maneira de ser, nos ensina algo, é impressionante como a autora desenvolveu cada uma. Tô muito ansiosa pra assistir o remake, essa é uma das histórias que nunca vou esquecer, me marcou muito.

Mary 19/01/2024

Um livro que retrata a realidade, Muito triste, impactante, e real, Célie manda cartas para Deus sobre tudo que vai passando na vida dela, é comovente, eu chorei em vários momentos por sentir a dor da Célie, e o que conforta meu coração foi o final, depois de muitos anos ela ainda pode ver a irmã e os filhos que foram tirados dela...uma verdadeira obra este livro.

Luísa 19/01/2024

A cor púrpura
O livro mostra a realidade de uma mulher q sofre muito e q ve uma luz no fim do túnel com a chegada da Shug, mas quando o mundo dela desaba q ela percebe q p ver a tal luz no fim do túnel só depende dela mesma.
O livro é muito interessante p conhecermos outras realidades q muitas mulheres passam mas nn expõem, enfim o livro é òtimo

Ditorory 19/01/2024

É uma história incrível e muito impactante que aborda muitos temas, como racismo e misoginia, muitas formas de viver e de sentir, fazendo pensar e enxergar o mundo de outra maneira a partir da história de Celie, uma garota negra estadunidense do século vinte, que começa a escrever cartas para Deus quando sofre abusos e não tem ninguém mais para recorrer. Me envolvi demais com esse livro e amei a escrita de Alice Walker, com personagens tão reais, tão sinceros... Chorei, senti raiva, frustração, alívio, amor e felicidade com você, Celie.
nandaceci 19/01/2024minha estante
que lindo

Bella 19/01/2024

Que leitura emocionante. A construção dos personagens e ver eles aprendendo sobre a vida e sobre eles mesmo é deslumbrante.

Jordananobre 19/01/2024

?A Cor Púrpura? é uma obra literária profunda e significativa, que mergulha nas complexidades das experiências humanas e aborda temas de opressão, superação e autodescoberta. No entanto , eu particularmente não adaptei a forma como foi escrito e por muitas vezes quis abandonar o livro.

É um livro que nos leva a uma jornada emocional e introspectiva, nos fazendo refletir sobre a resiliência da alma humana diante das adversidades.

Ao longo da narrativa, testemunhamos a transformação das personagens principais, especialmente Celie, que evolui de uma mulher submissa e silenciada para uma figura empoderada e autoconfiante.

Além disso, o livro explora a importância da comunidade e da conexão humana na luta contra a opressão.

clingriid 19/01/2024

Primeiro cinco estrelas do ano
Amei essa história, amei acompanhar a Celie, amei a Sofia, amei a cumplicidade entre todas as mulheres desse livro.

simplesmente amei tudo e poderia ler mais ainda sobre a vida deles.

Brenofg 19/01/2024

Sendo um clássico de 1982, "A Cor Púrpura" permanece incrivelmente relevante, explorando de maneira impactante as experiências desafiadoras das mulheres pretas na década de 1930. A obra se destaca por sua habilidade em abordar temas complexos, como a religião (que foi muito importante para mim), proporcionando uma reflexão profunda sobre a fé e o embranquecimento da imagem bíblica. A protagonista enfrenta essas adversidades como mulher negra em uma sociedade extremamente misógina e racista, oferecendo uma experiência literária marcante que, embora contenha gatilhos,
apresenta uma aula envolvente sobre diversos assuntos.

Obs: Chorei TANTOOOO com tudo; só queria dar um abraço na Celie e dizer que a amo.
SamBelmont 19/01/2024minha estante
Linda Review. Deu vontade de ler o livro. ?

Brenda Santos 18/01/2024

?De qualquer maneira, ele falou, você sabe como é. Você faz uma pergunta pra você mesmo e ela leva você a fazer mais quinze. Eu comecei a imaginar por que a gente precisa de amor. Por que a gente sofre. Por que a gente é preto. Por que tem homem e tem mulher. De onde as criança vêm mesmo. Num demorou muito pra discobrir queu quase num sabia nada. E se você pergunta por que você é preto ou é um homem ou uma mulher ou uma moita isso num quer dizer nada se você num pergunta por que é que você tá aqui, pronto.

E o que é que você acha? eu perguntei.

Eu mesmo acho que a gente tá aqui pra se adimirar. Pra adimirar. Pra perguntar. E adimirando as grandes coisa e perguntando sobre as grande coisa é que a gente vai aprendendo as coisa pequena, quase que por acaso. Mas a gente nunca sabe mais sobre as grandes coisa do que sabia quando começou. Quanto mais eu admiro as coisa, ele falou, mais eu amo.?

DESAFIO LITERÁRIO 2024
Leitura nº2

Notas.Literarias 18/01/2024

Sofridamente maravilhoso
Reler esse livro realmente foi uma experiência traumática, mas abundantemente esclarecedora.
Apesar de todas mazelas que Alice Walker traz para essas páginas, a gente consegue encontrar algumas belezas.
A beleza do amor verdadeiro que independente de status, avaliação ou aprovação social. A beleza da fé e a beleza de acreditar verdadeiramente em algo maior.
Foi exatamente uma experiência.

carol 18/01/2024

Que difícil falar sobre esse livro e classificar, não existe nada que seja páreo pro sentimento que se estende a medida em que você se envolve na leitura além da sensação de estar conhecendo uma história tão devastadora mas ao mesmo tempo tão linda, parece cruel viver nesse conflito dúbio se não fosse pela inteligência da autora em nos apresentar uma narrativa tão importante sobre racismo, o amor entre duas mulheres, misoginia, feminismo, negritude (e o sofrimento da mulher preta)... certamente um livro que jamais vou ser capaz de esquecer.

paula_ti_na_mente 18/01/2024

Um clássico
Não é à toa que ?A cor púrpura? é um clássico. Ele é um tratado sobre fé. Começa em Deus e termina no tudo.
Acompanhamos a vida de Celie através das cartas que ela escreve para Deus. O livro mostra como era (e como ainda é ? pois muita coisa não mudou até hoje) ser negro nos EUA. Fala sobre ser uma mulher negra. Fala sobre ancestralidade. Sobretudo fala sobre amor.
Eu gostei muito e fiquei completamente imersa e também impactada com o crescimento e mudança de vida da personagem.

Li 18/01/2024

Um dos livros mais brutais e transformadores que eu já li
Resenha por A Garota Entre Páginas:

Esta talvez seja a resenha mais difícil que eu já fiz.

Resenhar A Cor Púrpura não é nada simples. Como explicar a magnitude do romance de Alice Walker? Como passar um pouco de tudo que esse livro me fez sentir, as lições que ele me deu?

Cellie é uma mulher negra e pobre, uma mulher com tantas dores e traumas, sua história é marcada pela violência e pelo sofrimento. É tanta dor que a felicidade lhe é desconhecida.

Semianalfabeta, Cellie encontra paz nas cartas que escreve para Deus, onde só então ela consegue se abrir e compartilhar todos traumas que sofreu ao longo de sua vida.

Em suas cartas, Cellie vai relatando sua vida ao decorrer de décadas. Acompanhamos muitos anos de sua vida e de outros personagens que vem a fazer parte de sua história.

Essa narrativa de anos nos permite ver todas as mudança de Cellie e dos demais personagens, acompanhar cada momento marcante da vida deles. Vemos seus erros, seus traumas e suas mudanças.

Temáticas como machismo, racismo, violência e abus0 estão presentes na célebre obra de Alice Walker.

A Cor Púrpura também traz um lado mais espiritual. Eu gostei muito de como a espiritualidade, a visão de Deus, é construída por Walker. A ideia de que Deus está em tudo, na natureza, no amor, é linda.

A magia de A Cor Púrpura está na resiliência de Cellie, na força que ela encontra graças a suas amizades com outras mulheres, em sua relação com sua irmã Nettie e em seu amor por Shug. É linda a sororidade que Cellie e as demais mulheres em sua vida constroem umas pelas outras, é lindo ver a força que suas relações umas com as outras as dão.

A Cor Púrpura é um romance epistolar devastador e transformador. Uma obra que marcará a vida de todo leitor que tomar a acertada decisão de conhecê-la.

Gabi 18/01/2024

"Você sabe que a maldade mata, ela falou."
Um livro intenso demais, cheíssimo de sentimentos e emoções.
Celie é minha preciosa, me apaixonei perdidamente pela relação dela com a Nettie.
Eu amo como esse livro fala tão abertamente sobre sexualidade feminina e o jeito que fala a respeito. Sobre o romance de Celie e Shug, sendo um livro escrito nos anos 80 abordar esses temas num único livro é de uma coragem sem tamanho. Alice Walker é a mulher mais genial desse mundo. Sou eternamente grata a ela por ter escrito o melhor livro que já li na minha vida.

mafessoares 18/01/2024

Sem palavras
quando eu li a sinopse e vi os temas que seriam abordados, eu pensei que seria de uma forma bem mais contida, não pensei que pudesse ter essa proporção gigante e como trata cada tema de uma forma tão completa. acreditem em mim, quando falam que vai falar sobre desigualdade de gênero, é do jeito mais abrangente e profundo possível, o mesmo sobre racismo e etc.

mas você precisa ler pra enxergar essa profundidade, e logo nas primeiras páginas eu entendi a riqueza do livro, e como a linguagem simples da celie faz tudo parecer mais real. a escrita deixa tudo mais crível e próximo do leitor (do leitor do interior de minas gerais eu garanto), ao mesmo tempo que transmite a fragilidade da celie enquanto ela ainda era nova. porém essa intensidade é dada pelo leitor, porque o livro em si é extremamente sutil nas críticas e é a maior preciosidade dessa obra de arte.

é um livro real. eu acho que to mal acostumada com os livros que eu ando lendo e posso estar delirando, mas a forma como no final tá todo mundo ali, junto, é o que traz a realidade pra esse livro. se me contassem que a celie depois de apanhar daquele tanto, ia tomar consciência disso e no final virar amiga do marido, eu não acreditava. mas é só lendo pra entender. ali no mundinho deles eles estavam um contra os outros, mas lá fora era todo mundo contra eles. e essa noção de mundo lá fora não é tratada aqui pela celie, mas lendo eu percebi o quão fácil era ser isolado do resto do mundo, afinal, tinham guerras mundiais rolando aí e esse assunto nem foi citado pela celie.

esse é só um exemplo das milhares de coisas que você pode pensar por si próprio, sem estar explícito nas palavras, e essas são a minha parte preferida nesse livro (todo o livro rs).