A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Lucas1429 11/01/2024

Em que você pensa? eu, em continuar viva.
Alice Walker, expoente na política da comunidade negra norte-americana, através da literatura disseca um máximo, a complexa relação humana - num conjunto, das suas mulheres pretas. "A cor púrpura", seu maior sucesso, obra lançada em 1983 e vencedora do Pulitzer, alçou-a na miscelânia de outros autores que investigam o fenômeno étnico.

Celie, garota pobre e sem perspectiva, se casa com um violento homem de poucas posses no sul segregacionista e se vê separada de seu bem mais precioso, sua irmã Nettie, que parte à África para se tornar missionária. Deste mote, a colcha de retalhos da narrativa vai se alinhavando num cenário ainda desconhecido.

Sem ter a quem comunicar seus anseios, escreve a Deus por meio de cartas, como se fossem endereçadas à Nettie, já que pensa tê-la perdido. Para Ele, numa linguagem simples e informal (inovadora na forma de contar), até lírica, revela um desabrochar íntimo por vir, e, deste recurso, aproveita Walker para expor não apenas a violência física, mas psicológica endereçada a protagonista pueril, vinda de pretos e brancos.

Enquanto isso, Nettie, do outro lado do mundo, mantém a frequência da promessa, lhe escreve continuamente, material este interceptado pelo abusivo Albert, esposo e "senhor" de Celie, que as separou configurando a irmã caçula como ameaça à sua integridade moral: na verdade, um homem de desejos. Mas a entrada de personagens irreverentes - Shug Avery, Sofia, Harpo - farão presença na vida doméstica de Celie, acolhida numa jornada sensível que ditará sua permanência numa sociedade irregular às muitas minorias.

Walker não apela e não invisibiliza. Emociona, encanta e da vazão para sua Celie viver. Há muito pelo que viver, em especial pelo desfecho delicado e otimista do fim de uma longa batalha. Primeiro livro do ano às lágrimas.

M.Siih 11/01/2024

Sensível e tocante.
Aborda assuntos complexos podendo ser gatilho para algumas pessoas.
Foi muito bom acompanhar a evolução da personagem.

joaoderstand 11/01/2024

5 estrelas não é o suficiente
Socorro esse é um dos melhores livros que eu já li em toda a minha vida! Obra inacreditável do começo ao fim e cada fragmento de detalhe no desenvolvimento, triste, chocante, mas acima de tudo, lindo lindo lindo

Renan249 10/01/2024

Lágrimas do início ao fim
Apenas tomem cuidado pra não estragarem o livro com tanto choro, você vai chorar de alegria, de tristeza, de raiva e principalmente pela beleza e simplicidade que o amor e a amizade são retratados nessa história clássica e impecável.

Luiza.Santos 10/01/2024

Emocionante
Sem palavras, tem tristeza (muita tristeza), alegria e mais mensagens importantes que posso contar, devia ser leitura obrigatória pra todo mundo, imensamente importante e necessário. Ameeeei

Clara.Beatriz 08/01/2024

O que você pensa de Deus?
Primeira leitura de 2024 e já começamos com o pé direito. Que leitura incrível, que livro incrível, personagens bem construídos, uma obra prima.
Me irritei um pouco no final com a Shug e com os capítulos muitos longos que não vi necessidade, por isso dei 4.5.

"Eu mesmo acho que a gente tá aqui pra se admirar. Pra admirar. Pra perguntar. E admirando as grandes coisa e perguntando sobre as grandes coisa é que a gente vai aprendendo as coisa pequena, quase que por acaso. Mas a gente nunca sabe mais sobre as grandes coisa do que sabia quando começou. Quanto mais eu admiro as coisa, ele falou, mais eu amo. E as pessoa, eu aposto, começam a amar você de volta, eu falei."

Lívia 08/01/2024

Sensibilidade.
O título da resenha resume o que esse livro significou pra mim: uma leitura de incrível sensibilidade ao retratar a violência doméstica, o racismo, o abuso infantil e outros tantos temas que são recorrentes ,e que nós conhecemos, mas que é tão difícil de falar sobre. O livro é de extrema importância, fiquei confusa em alguns momentos por conta dos longos diálogos mas logo conseguia me encontrar e compreender. O final foi como eu queria e não quebrou minha expectativa, até porquê sou o tipo de leitora que detesta finais sofridos ?. Indico demais!

Rayane.Bahiense 07/01/2024

Senti a pedrada
Comecei a ler pra ter contexto pro filme que tá pra sair. Comecei a ler sem saber nada da história, nadica de nada. A depressão bateu já no primeiro dia, nas primeiras páginas. Agora terminei dando uma choradinha de alegria de tão bonito que acabou.

Normalmente minha leitura rende muito mais com capítulos contínuos, aqui a gente lê cartas, então no início achei que não fluiria tão bem. Não podia ter me enganado mais! A história me pegou de jeito e fico pensando por que demorei tanto a ler esse livro. Mas o dia chegou e ainda bem que li.

Patrícia 07/01/2024

A cor púrpura
Com uma narrativa linda, fluida e encantadora, Alice Walker aborda temas difíceis, importantes, necessários? ao trazer a vida de Celie com diversos abusos e dificuldades. O desenvolvimento da personagem é gigante. A construção das relações é muito intensa. Terminei em lágrimas, refletindo sobre diversos aspectos, mas com um sentimento de preenchimento e esperança.

itsfepo 06/01/2024

Querido Deus,
Há muito tempo que eu sou apaixonado pelas músicas do musical de A Cor Púrpura e demorei um bom tempo para ver o filme e sempre fiquei intrigado pela profundidade que a história parecia ter.

Ler o livro fez com que essa história ficasse muito mais profunda, mais triste, mais inspiradora. É uma leitura muito fluída, porque como está escrita em formato de cartas, a leitura é muito rápida.

Com certeza, meu ano de 2024 começou muito bem.

Emmanuele.Machado 06/01/2024

Ainda não sei se é um favorito ou não e preciso refletir muito sobre todas as camadas desse livro, mas QUE LIVRO. Com certeza merecedor de todos os prêmios e aplausos que recebe até hoje. Um 5 estrelas fácil e certo.

Raquel.Cesare 06/01/2024

Este livro é uma obra poderosa que mergulha nas complexidades da vida, explorando temas como resiliência, empoderamento feminino e a busca por identidade. A narrativa comovente e a força dos personagens oferecem uma experiência literária enriquecedora, destacando a capacidade humana de superar adversidades e encontrar a beleza na jornada.

Ana Lee 05/01/2024

Merecedor do prêmio Pulitzer com certeza
Um clássico! Sempre quis muito ler esse livro e quando consegui comprar fiquei muito feliz. A maneira como a história se desenrola, te faz ter esperança, ele não é apenas pra mostrar um vida de dor, mas pra lembrar de que isso não te define, que você pode mudar a própria história e mesmo que demore, pode ser feliz.

camila1856 05/01/2024

Uma grata surpresa
Um livro marcante, sensível e verdadeiro. Logo de cara me causou um estranhamento na leitura pela linguagem informal, mas logo se tornou algo peculiar na narrativa. Muito especial e necessário. Perdi a conta de quantas marcações eu fiz nesse livro. Traz muitas reflexões e ensinamentos. Foi incrível acompanhar a história de Celie, que é feita através de cartas, o que torna a leitura dinâmica e fluida. Gostei DEMAIS!!! Já estou ansiosa para ver o filme.