A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

thamaralho 15/02/2024

Celie
A Celie é uma personagem fantástica, amei todas as palavras dela principalmente quando ela percebe que esta contente sozinha.
Um livro triste, profundo e bastante poético. Me envolvi bastante com a leitura e me arrependi de não ter lido ele antes.

"Eu tento ensinar o meu coração a não querer nada que ele não pode ter."
"Eu não acredito que você ta morta, como você ta morta se eu ainda sinto você?"
"Eu nem olho pros homens. Essa é que é a verdade. Eu olho para as mulher, sim, porque não tenho medo delas.
"E como você vai, querida irmã? Os anos vieram e se foram sem uma única palavra sua. Só o céu acima das nossas cabeças é o que temos em comum. Eu olho muitas vezes para ele como se,
de alguma maneira, refletida na sua imensidão, um dia eu me encontrarei olhando nos seus olhos. Os seus queridos, grandes, límpidos e lindos olhos."

Anita.Pacheco 15/02/2024

Nota 9/10
Leitura gostosa, enriquecedora e reflexiva! Como é bom relembrar a história por meio de perspectivas pessoais, com muita fé e amor! Amei ler ?

MilenaSales00 15/02/2024

Palavras não são suficientes.
Nem acredito que demorei tanto pra ler esse clássico. Do início ao fim, completamente presa na narrativa e esse formato de cartas me encantou. Apesar de toda temática pesada, que é o racismo, abuso e misoginia, as páginas não deixam de emocionar e encantar.

Me encantei com a história dessas mulheres fortes e resilientes. Em vários momentos precisei parar pra respirar e digerir o que estava lendo.

Mil estrelas. LEIAM !!!!!!!

Obs1: após finalizar a leitura corri pra ver o filme e é incrível mesmo como o Steven Spielberg conduziu/compactou o enredo. Poético. Dramático. Perfeito. Não entendo nada de cinema, mas? quem entendeu deu Oscar né ? Hahahah

Obs2: me apressei pra ler o livro porque queria MUITO ver a nova adaptação no cinema, mas depois vi que era um musical: perdi a vontade haha

Giovanna 15/02/2024

Celie. apenas Celie.
Que leitura pesada e ao mesmo tempo filosófica. Nunca imaginei ler sobre questões raciais, machistas, sexuais e religiosas de maneira tão direta e simples, mas que, mesmo assim, foi debatido de forma tão profunda.
A trajetória de Celie é muito triste e cheia de gatilhos para aqueles leitores mais sensíveis, mas a autora não aborda essas temáticas apenas pra dramatizar o enredo, elas são o ponto de partida pra construção de Celie como uma pessoa não subserviente e uma mulher capaz de dar e receber amor.
Que livro fantástico!

Ludimyla Lopes 14/02/2024

THIS IS A WORK OF ART
Eu odeio ter que escrever resenhas aqui pra poder contabilizar nos desafios. Um dos motivos é não ter palavras pra descrever um livro como este e acabar escrevendo uma coisinha porca como essa que eu acabei de escrever aqui.
Celie, te amo
Nettie, te amo
Sofia, VOCÊ FOI GRANDONA SEM MEDO
Alice Walker, sem palavras pra você

Eduardoow 13/02/2024

A cor púrpura
Esse livro me surpreendeu de algumas formas, antes de ler achei que focaria mais em cenas pesadas que iriam retratar a desigualdade de gênero ou racismo/preconceito na época, mas achei ótimo que não precisou ser tão explícito para ainda assim estar evidente e passar a própria ideia da autora, no início foi meio confuso e cansativo de ler por conta da escrita fonética da personagem a toda hora, não achei que seria o livro inteiro, mas deu pra entender o motivo, obviamente, bom, aos poucos foi melhorando, a história é boa, os personagens também são e o final igualmente, valeu a pena ter lido.

Evelyn.Micheline 13/02/2024

Livro muito necessário
Livro muito necessário. Retrata a história de Celie e todos ao seu redor onde podemos ver o quanto as pessoas pretas continuaram a sofrer mesmo após o fim da escravidão. Aborda o tabu da sexualidade feminina e acima de tudo sobre o amor. Quem ama deixa ir e não prende o outro jamais.

Gostei muito do livro, a única coisa que me incomodou foi a escrita através de cartas, onde eu ficava muitas vezes confusa, mas nada que tirasse o valor profundo do livro para mim. Ameiii!!!

talilittle 13/02/2024

Leitura difícil
Achei uma leitura bem difícil e demorei uns bons meses para terminar de ler o livro? uma história pesada e cheia de tristeza, que incomoda a todo momento :(((

confesso que não me atraiu o formato da escrita em cartas, apesar de entender a necessidade desse recurso pra contar a história.

O Garrancho 12/02/2024

Obra-prima capaz de nos levar às lágrimas
Vencedor do Prêmio Pulitzer, “A cor púrpura”, de Alice Walker, é uma leitura que nos desperta emoções contraditórias. Epistolar, o romance, que se passa entre os anos 1900 e 1940, tem Celie como protagonista e principal narradora de uma história extremamente triste, mas capaz de nos encher de esperança.

Vítima de inúmeras e frequentes brutalidades sofridas ao longo da vida, Celie jamais se afasta de Deus. Numa aparente e eficaz estratégia de sobrevivência, ela Lhe escreve cartas e mais cartas por meio das quais nós, leitores, conhecemos os episódios mais marcantes de sua trajetória de vicissitudes, porém com resistência e superação.

Atravessada por sua condição de mulher negra e semianalfabeta, a personagem, que foi magistralmente interpretada por Whoopi Goldberg na aclamada adaptação ao cinema – com direção de Spielberg – em 1985, é abusada pelo padrasto e depois forçada a se casar com um “Sinhô” viúvo e pai de quatro filhos que a trata como se fosse sua escravizada.

No entanto, tudo começa a mudar para Celie com a chegada de Shug Avery, uma cantora de blues e amante do seu marido. É com essa sua nova hóspede que ela descobrirá o poder transformador de um verdadeiro amor.

Do meu desafio “50 livros para ler antes do 50 anos”, eu li “A cor púrpura” nesses dias escaldantes de fevereiro, mês em que a autora estadunidense completou seus 80. Dessa obra-prima, capaz de nos levar às lágrimas, destaco também as peripécias enfrentadas por Sofia e, principalmente, por Nettie, irmã de Celie e que se torna missionária na África após ser violentamente afastada da família.

Lido o livro, agora já posso assistir ao novo filme, que foi dirigido por Blitz Bazawule e que conta com o roteiro de Marcus Gardley.

Se você leu esta minha breve resenha até o fim, me conta nos comentários se já leu essa joia da literatura norte-americana ou se ficou com vontade de ler?

site: https://www.youtube.com/@OGarrancho

Luiza Rabelo 12/02/2024

Verdadeiro e mais puro significado de dororidade
Esse livro foi e é tão perfeito em TANTAS formas diferentes que eu poderia ficar escrevendo sobre por horas e dias. Ele é o sinônimo mais puro do termo Dororidade do início ao fim.
Aqui a gente encontra dor, sofrimento, verdades difíceis de digerir, mas que são realidade de milhares de mulheres e principalmente de mulheres negras, tanto no presente quanto no passado. E ao mesmo tempo que esse livro é extremamente doloroso, você também acha amor nas entrelinhas, cuidado, apoio, carinho, segredos e compreensão que, numa sociedade onde o machismo e o racismo estão tão enraizados no (in)consciente de todos os indivíduos, são quase que raridade. Onde o afeto é demonstrado com cautela e comedido.
Eu amei a forma como ele questiona a crença em Deus como um símbolo de características caucasianas e os termos que distorcem para favorecerem os brancos, eu amei ver a Celie ganhando força, conhecimento e amor por ela mesma, eu amei a discussão sobre a sexualidade, feminismo, a luta pelo direito de ser humano num ambiente em que os homens punem as mulheres só por olharem de certa maneira, e que se consideram proprietários das mesmas como uma mercadoria, um objeto.
Eu fiquei apaixonada pelo que as personagens mulheres representaram pra Celie. Nettie foi sinônimo de esperança, admiração e busca pelo conhecimento pra além da vivência prática, seu verdadeiro primeiro amor recíproco. Shug foi sinônimo de liberdade, sexualidade, curiosidade, força, vontade,ação e reação, amor próprio e amor sem termos e condições. Sofia foi sinônimo de revolta, de confiança e se ater aos seus princípios e direitos, não abaixar a cabeça perante às injustiças causadas e luta pela sua dignidade. Sua mãe foi sinônimo de algo pelo qual ela não gostaria de se tornar, uma simbologia do que poderia acontecer caso ela não tomasse as rédeas da sua vida e falar por si mesma.
Eu poderia falar sobre os homens do livro, mas sinceramente, não vejo sentido dar espaço pra eles aqui quando são as mulheres que brilharam apesar de todo o mal que os mesmo infringiram a elas.
Enfim, finalizo dizendo que isso aqui é uma obra-prima da literatura, que Alice Walker é uma gênia em todos os sentidos, que deveria ser leitura obrigatória pra todo mundo e principalmente pras mulheres. Virou um dos meus favoritos da vida!

Aylane Nunes 12/02/2024

Triste porém necessário
A cor púrpura é um livro triste porém extremamente necessário. Pois mostra a difícil realidade de pessoas que ficaram à margem da sociedade.
Na primeira página já traz aquele impacto que permeia todo o livro trazendo à tona costumes e fatos históricos através de uma conversa com Deus e posteriormente com a irmã da personagem, ao qual longos anos separam ambas.
Recomendadíssimo!!

Paula905 12/02/2024

Conhecer uma cultura diferente, que se passa em um tempo e realidade muito diferente do atual. Esse livro traz muitas formas de amor e de crueldade, traz muitas reflexões sobre o que é importante? Como lidar com as situações difíceis? E acima de tudo que o na amor fraterno é forte intransponível!? leiam!!!

Foals 12/02/2024

Não quero escrever muita coisa aqui, mas que livro incrível, o desenvolvimento é impecável, você nota o amadurecimento dos personagens pela escrita da autora, e isso eu achei 🤬 #$%!& . Além de abordar muitos temas necessários, me transportando para os momentos em que os personagens se situam. Eu amei muito, a escrita, a história. Uma história densa com muitos gatilhos, porém linda e doce.

Adriana.Karimi 11/02/2024

"E NAO ESTAR AMARRADOS AO QUE DEUS PARECE, NOS LIBERTOU."
"Eu tento ensinar meu coração a não querer nada que ele não pode ter." IMPACTANTE, EMOCIONANTE E APAIXONANTE. Dois livros até hoje me fizeram chorar. E A Cor Púrpura foi um deles. Um livro que te surpreende do começo ao fim. Alice Walker foi brilhante do começo ao fim.