O General em seu Labirinto

Resenhas - O General em seu Labirinto

1 | 2 | 3 | 4

yas 14/09/2020

Sob a influência de Alasca
Há muitos anos quando li ?Quem é você, Alasca?? de John Green não pude deixar de gravar comigo a ilustre frase ?Como sairei deste labirinto?? e foi o que me levou, mesmo após tanto tempo, embarcar nesta biografia de Simon Bolívar escrita pelo genial Gabo.

Do começo ao fim fui presa pelas descrições tão vívidas e comprometimento tão fiel que García Márquez faz das situações vividas pelo General. Me senti como companheira de viagem e observadora longínqua dos últimos anos da vida de Bolívar pela ótica tão única de Gabo.

As vivências e batalhas enfrentadas pelo General se encontram recheadas de descrições oníricas e verdadeiras, que me levaram a entender melhor o contexto histórico e social vivido na época, como se ainda que distantes ainda permanecessem vivas tantas memórias do que um dia já foi a América Latina.

Leandro.Battu 17/09/2020

Através desse livro me interessei em aprender um pouco como foi a independência dos países latinos.

Wb_Lobo_07 12/01/2021

O Final épico de um grande herói
Esta é a primeira resenha que faço aqui no Skoob, e começo com um livro que une duas figuras extremamente fascinantes. O primeiro Gabriel Garcia Nobel de literatura e na minha opinião o melhor autor latino-americano de todos os tempos, o segundo o General Simón José Antonio de la Santíssima Trinidad Bolívar y Palácios Ponte-Andrade y Blanco, o Libertador, que também na minha opinião um dos maiores nomes da história da américa latina.
Confesso que chego a esse livro como o final de uma jornada, após conhecer a fundo a história de Bolívar, através de outros livros, séries e documentários. Passando por sua infância em San Mateo, sua glória, aclamação como libertador, as traições do jogo político chego ao fim de sua jornada, onde este chega pobre e “sozinho”.
Os personagens do livro já eram bastante conhecidos por mim, com suas características e temperamentos, a narrativa de Gabo nos transporta para junto do General nos seus últimos dias, acredito que se tivesse vindo direto para este livro seria como começar uma série pelos capítulos finais onde muita coisa passaria despercebida ou faltando alguma conexão.
Por fim o livro se apresenta a mim como a união de dois gênios sendo totalmente fascinante.

Cibele 31/01/2021

Maravilhosa
Ótima leitura, Gabo sempre surpreende com a sensibilidade e a forma como coloca as suas narrativas, neste caso inspirado na tragetoria de Simon Bolívar.

Giany.Alves 18/04/2021

O Grande General
O livro traz um pouco da história do grande General Simon Bolívar que lutou pela libertação e sonhava com a unificação da América Latina, o grande Gabriel Garcia Marques narra no livro os últimos acontecimentos de Simon Bolívar, logo após renunciar ao cargo de presidente, contando sobre os fatos acontecidos e abrindo espaços para recordações do passado.
Apresenta os últimos meses de vida, o agravamento da sua doença e apresenta um pouco sobre a personalidade e a obstinação de ajudar o povo no sonho da libertação e união.

Raquel Lima 28/01/2010

Descrevendo os últimos dias do Didatos Simon Bolivar, doente, sofrendo fisicamente seu abandono, social e político, Gabriel nos conta a luta deste homem quanto a loucura dos últimos momentos. Um livro angustiante, triste. Apesar de não ter sido santo é muito triste ver o sofrimento da morte de alguém na solidão.

Beatriz 27/07/2021

muito bom
no começo desse livro eu estava pensando em abandoná-lo, pois estava achando muito sem graça, mas conforme foi passando, foi aparecendo mais história da vida do general eu fui gostando. Até chegar no final, eu amei o final, não acredito que achei esse livro ruim no começo.

alex 30/09/2021

O general em seu labirinto, de Gabriel García Marquez (1989)
Após comprar por impulso (e por conta do autor), descobri tratar-se de uma biografia romantizada dos últimos meses de vida do venezuelano Simon Bolívar, que no século XIX lutou pela independência de diversas regiões da América "espanhola", com o propósito de uni-la em um grande Estado.

É uma leitura diferente pra quem está acostumado com as grandes obras do autor. Além disso, a ignorância sobre os locais e dos grandes nomes presentes na história, sem dúvida, retiram grande parte de seu brilho e prazer.

Não há uma grande discussão psicológica, política ou filosófica. O foco é na descrição dos acontecimentos desse última parte da vida de Bolívar.

Não recomendaria a leitura, exceto por alguma curiosidade específica sobre o tema.

1 | 2 | 3 | 4