Antígona

Cegalla

Resenhas - Antígona

Rafael 15/05/2020

O poder do feminino
Um clássico sempre deve ter espaço na nossa estante, especialmente se esse clássico é uma tragédia grega. Embora ela tenha sido escrita há séculos atrás, Antígona se mantém atual porque Sófocles conseguiu captar, brilhantemente, a alma humana e essa, a despeito de uma suposta evolução, continua sendo, na sua essência, a mesma. Claro que o drama e a tragédia são o pano de fundo dessas elucubrações sobre o ser humano. E a carga emocional e de dramaticidade ganha corpo quando se trata de uma peça de Sófocles. Além de tudo isso, o autor ainda mostra, num período em que isso nem era pensado, o poder do feminino em questionar as incongruências das sociedades patriarcais, colocando uma mulher como protagonista de uma bela história. Recomendo fortemente a leitura.

Leandro 17/04/2020

Clássico
Livro clássico. Dispensa mais comentários.
Muito bom para pensar questões sobre a justiça das leis, poder e democracia, bem como o papel feminino na antiguidade.

Tatiana Hollanda 15/07/2020

A tragédia de Antígona, filha de Édipo, é uma sequência dramática da peça "Édipo Rei" em que Sófocles propõe de forma magistral uma reflexão a respeito do conflito entre as leis dos homens e a lei divina.

linne 12/02/2022

Perfeito!
Gostei bastante da leitura! Consegui fazer muitas reflexões tanto em relação à estória em si quanto à importância social das tragédias. Muito bom!

Laura 17/03/2021

Bela tragédia
Antígona nos faz refletir que nem as leis de Deus nem as leis do homem não suficientes para a humanidade, que sempre devemos olhar o meio termo. Amei!

Natalie Lagedo 10/11/2016

Na Grécia Antiga, os antepassados eram cultuados como divindades, chamados de Lares ou Manes. Fazia parte do ritual de passagem para o Hades a realização de sepultamento dos corpos, os quais ficavam enterrados em solo pátrio. Constituía sacrilégio descumprir essa lei e era dever da família zelar pelos túmulos de seus entes.

Dentro desse contexto, houve a Guerra dos Sete Chefes contra Tebas ou Guerra de Corinto, da qual Tebas saiu vencedora. Antígona perdeu quase toda a sua família restando-lhe apenas uma irmã, Ismênia. Seus dois irmãos lutaram em lados opostos e também tombaram, mas aquele que ficou do lado perdedor não teve direito à inumação, pois o Rei de Tebas, Creonte, proibiu expressamente que fosse tomada qualquer medida a esse respeito. Para cumprir as leis religiosas, Antígona pede à irmã que a auxilie na remoção do corpo de Policine para que seja feito o sepultamento. Esta, porém, com medo da ira régia, não a ajuda.

Ao descobrir a desobediência, Creonte enfurece e condena Antígona à morte. Dessa decisão surgem diversas consequências nefastas. Tirésias, famoso vidente, aconselha a majestade a mudar de decisão em favor do bem estar da cidade; seu filho, Hémon, que era noivo da condenada, também tenta dissuadi-lo da sentença, mas tudo em vão. Antígona se enforca, confiante de ter feito a ação corretamente e ansiosa por encontrar os familiares no reino subterrâneo e seu amado, ao vê-la pendurada pelo cinto do vestido que usava, pegou uma espada e transpassou pelo peito, jazendo no mesmo local. A esposa de Creonte, ao saber da morte do filho, cai inerte.

É uma linda tragédia. Diversas frases sobre o Amor e a Justiça foram usadas posteriormente por Camões e Shakespeare, por exemplo. Conta bastante sobre as crenças antigas e o fator determinante que o Destino tinha sobre cada um.

guilhermevasq 03/06/2023

Eu nasci para amar, e não para odiar
Não terminei de ler esse livro agora, mas esqueci de adicionar aqui, então lá vai. li esse livro por causa da faculdade, um professor comentou em aula e me interessei. a peça é uma obra muito bacana, centro de grandes discussões dentro do mundo do direito. a antígona é uma personagem incrível, porque ela ama, seu pai, seu irmão, apesar do que eles possam ter feito. sofremos com ela a pena tão dura estabelecida pela lei. apesar disso, a história não é feita de herói vs. vilão, mas sim de diferentes pessoas, com suas convicções e personalidades próprias, que entram em conflito. ou seja, a sociedade.
?mas saibas que, mesmo insensata, os que tu amas te amam mesmo assim.?

Melissa 22/07/2020

Não existe desculpa para não ter mulheres fodas em clássicos
Sófocles escreveu Antígona 442 a.c. Ele criou uma personagem forte que luta pelo que acredita, mesmo com as limitações impostas pela sociedade em que vive, onde mulheres não são vistas como cidadãs e só devem se calar diante da autoridade masculina.
Quando falam de personagens femininas fortes na literatura Antígona deveria ser referenciada como uma das pioneiras.

Vevelyn 29/03/2021

Muito legal!! Nunca tinha lido uma tragédia, (o vocabulário é meio dificultoso, mas dá para compreender o que os personagens querem dizer) confesso que gostei dessa e pretendo ler outras. Vale a pena para quem deseja sair um pouco da zona de conforto.

Karisma 06/01/2021

Continuação de Édipo Rei.
Por se tratar de uma obra teatral, pode ser lido rapidamente. Diria que em menos de 1 (um) dia, até pelos leitores mais inexperientes.

A obra trata de uma decisão do Rei Creonte de Tebas, que julga um ato de Antígona ou Antígone (filha/irmã de Édipo) e o enredo se desenrola do fato, até a condenação e as consequências de uma lei "mortal" que fere as leis naturais ou divinas.

O livro tem um desenrolar interessante, visto que é uma relato histórico e até mistíco dos preceitos que guiavam a Grécia antiga.

O próprio autor por sua vez transparece no conto, aquela que seria a moralidade da história.

Nesse ponto, por viver em uma época completamente diferente e pertencer a uma religião distinta aquelas pertencentes aos conterrâneos de Sófocles, vejo que ao final Antígona que seria heroína por muitos, pra mim, embora admire á coragem da personagem a vejo tão destrutiva, inflexível e imprudente quanto o próprio Creonte, e ambos conjutamente trouxeram mais mortes a Tebas.

Acredito que todos os que fizerem a leitura em certo grau, também farão seus próprios julgamentos das personagens.

Por hoje é isso.

Mr. Matos 29/04/2021

Sensacional
A trilogia trágica de Tebas é simplesmente viciante. Li as três peças em um quase transe obsessivo pelos personagens, a musicalidade do texto (tragédias gregas devem ser lidas em voz alta), a por vezes estranha mais certamente competente tradução de Trajano Vieira que é bastante "grecizante" por isso a presença de muitos "neologismos" que incomodam alguns leitores como o Sr. Henry Bugalho que não aprecia a tradução de Os trabalhos e os Dias (Hesiodo) feita por Trajano Vieira, pois a considera de difícil acesso para leitores menos experientes, na minha opinião é besteira você tem que encarar os livros difíceis de qualquer jeito nenhuma leitura é imediata a primeira leitura é sempre equivocada (se você um dia tiver a oportunidade de topar com a Fenomenologia do Espírito vai entender isso muito bem) é somente da segunda leitura para frente que realmente conta ( tenha brio). Os heróis de Sófocles são "demonícos" no sentido grego -pela sua capacidade de nos "seduzir" para o seu universo- o seu pathos se elevam a universalidade da experiência humana do homem enquanto Gattungwessen por isso a sua possibilidade de mesmo após mais de 20 séculos ainda nos assombrarem ( como o próprio Marx pontuou sobre o Gênio dos mestres gregos como Homero e Sófocles) Os seus temas inabarcaveis em uma simples resenha ( livre arbítrio x determinismo, taboo, origem da ordem social etc.) seus dilemas torturantes para suas personagens que as levavam a refletir sobre a condição humana em patamares que talvez só apareçam novamente em Shakespeare ou Dostoiévski. Sofocles presentou a humanidade com essa constelação de personagens que fascinaram pelos séculos figuras luminares da história que vão de Aristóteles a Hegel de Nietzche a Freud.

Maria11360 13/06/2022

Conclusão da trilogia
Antígona, que já provara sua bondade ao guiar o pai cego, mostra - se uma verdadeira heroína fazendo o justo sepultamento do irmão, mesmo sendo proibida por uma lei de um rei tirano. A peça é trágica e levanta inúmeros questionamentos a cerca das leis terrenas e da lei divina, esta que vigora desde sempre.
" A quem deveis obedecer, aos deus ou aos homens? " .
Certamente não cheguei nem perto de absorver sua grandiosidade, mas fiquei muito impressionada e marquei várias passagens. Antígona talvez seja a melhor dentre as três. A trilogia entrou com louvor para minha lista de favoritos.

LaraF 15/11/2010

Neste livro fica claro e evidente que as leis dos homens quando sobrepõem as leis divinas levam toda uma realidade para o terror. Antígona, filha/irmã de Édipo, ao tentar fazer justiça, dando as devidas cerimônias ao irmão morto é condenada por Creonte, pai de seu esposo, à morte. Mesmo sob conselhos, Creonte, cego por sua justiça questionável, não percebe que dali surge seu piore tormento: seu filho, Hemon, enamorado de Antígona, se mata, por não mais poder viver com sua amada. O que nos faz lambrar que a justiça humana, limitada em sua ignorância, quando ultrapassa a justiça divida, arca com as consequências...
Deve-se a essa justiça humana a realidade de hoje?

Belo livro, sem dúvida!