Carpinteiros, levantem bem alto a cumeeira e Seymour: uma apresentação

Carpinteiros, levantem bem alto a cumeeira e Seymour: uma apresentação J. D. Salinger

Resenhas - Carpinteiros, Levantem Bem Alto a Cumeeira & Seymour, Uma Apresentação

Catsflyinginspace 11/12/2023

MELHORES FRASES
PG 20: Mas aos vinte e três anos eu era o tipo de rapaz que reage a qualquer ferimento que sua pessoa sofra em público, exceto uma fratura craniana, com uma risada oca, soando debiloide

PG 56: "Qual é a dele? Ele é doido?", A Dama de Honra disse. Eu disse que esperava que sim, e abri a porta do quarto.

PG 58: "Erguei bem alto a viga, carpinteiros. Qual Ares chega o noivo, em estatura, maior que os maiores. Beijo, Irving Safo, ex-contratado dos Estúdios Elysium Ltd. Por favor seja feliz feliz com a tua linda Muriel. Isso é uma ordem. Minha patente é maior que a de todo mundo nesta quadra."

PG 60: Ela se preocupa com o fato de que o amor que sente por mim vai e vem, aparece e desaparece. Ela duvida da realidade dele simplesmente porque ele não é tão constantemente agradável quanto um gatinho. Deus sabe que isso é triste. A voz humana conspira para dessacralizar tudo sobre a Terra."

PG 62: Pelo que a M. diz, no entanto, isso não chega nem perto de incomodar tanto a mãe dela quanto umas outras coisas. Três coisas. Um, eu sou recolhido e não consigo me relacionar com as pessoas. Dois, aparentemente há algo 'errado' comigo porque eu não seduzi a Muriel. Três, nitidamente a Sra. Fedder está há dias sem conseguir esquecer o comentário que eu fiz num jantar da semana passada, de que gostaria de ser um gato morto.

PG 90: eles não prestam atenção nos gritos de dor quando eles diam. Não conseguem, é claro

PG 91: Não fica claro? Aqueles gritos não vêm direto dos olhos? Por mais que possa ser contraditório o documento do legista -- seja ele um veredito de Consumpção ou Solidão ou Suicídio como causa da morte --, não fica claro como realmente morre o verdadeiro artista-vidente?

PG 98: Não era nem sequer parecido com o Seymour, mas, estranhamente, era uma pessoa com uma marcada semelhança - gol de placa, eu receio - comigo. O que é verdade, acho eu, ou verossímil o suficiente para fazer com que eu me

PG 105: Isso me convence de que o verdadeiro poeta não tem escolha quanto aos seus temas. É nitidamente o tema que o escolhe, e não o contrário

PG 138: Você sabe do que eu estava rindo?Você escreveu que era escritor por profissão. Aquilo me pareceu o eufemismo mais lindo que eu já li

PG 139: Ah, se você lembrasse ainda antes de sentar para escrever que você era leitor já bem antes de ser escritor

PG 182: O Seymour uma vez me disse que em toda a nossa vida a gente só passa de um pedacinho de Terra Santa para outro

Vini 06/11/2023

Chato demais
Meu senhor que livro chato kkkkk. Talvez seja pela epoca em que foi escrito, mas tedioso demais!! O primeiro conto ate da pra engolir, mas quando ele começa a narrar a história do Seymour, nao da pra aguentar nao

Maria.Clara 24/10/2023

Achei bem mais ou menos, a primeira parte como eu disse é legal, mas achei a segunda sinceramente um monte de baboseira pra preencher o livro

Mariana 17/06/2023

Irmãos
Gostei da fluidez da escrita do autor, realmente muito boa. A história é legal, não foi algo surreal, mas bom.
Esse livro conta a história de um dos irmãos Glass, o Seymour. Uma narrativa do seu irmão Buddy, sobre a vida deles dois em alguns momentos, na 2° guerra, mas sem muita ênfase. A ênfase é no casamento do Seymour, e aí na primeira parte a história vai desenrolando mas não muito.
Na segunda parte, já temos uma narrativa ao estilo diário, onde Buddy se dirige diretamente ao leitor, gostei disso, é como se eu estivesse sentada assistindo -o em um monólogo.

Eu vou ler os outros livros para conhecer melhor a família Glass. Faltou algumas coisinhas, mas o livro é legal.

Andre.S 11/03/2023

Achei excelente a primeira parte, divertidíssima, colocando o protagonista numa situação inusitada , bem no estilo do ?Apanhador no campo de centeio?, livro que eu sou apaixonado! A segunda parte é totalmente diferente e extremamente chata, onde o mesmo protagonista da primeira parte se lança numa descrição do irmão mais velho, a mim muito desinteressante e chata.

Jo 06/01/2023

o melhor título de livro de todos os tempos
pra começar: o título é perfeito, absolutamente perfeito. sério, que livro FANTÁSTICO. uau. pra mim as narrativas do jd salinger em primeira pessoa são as maiores, não tenho palavras pra descrever o quão geniais são. é uma escrita livre, a mais livre que eu já li na vida, não sei nem explicar. a imagem que ele constrói do seymour é maravilhosa, uma baita homenagem (muito doida) q me fez ficar com vontade de reler todos os outros livros dele (tá tudo conectado, é genial!!!!!!!!). de verdade, achei ambos contos FANTÁSTICOS. o segundo conto me fez amar parágrafos gigantescos, eu não queria q eles acabassem nunca. leituras que me deixaram muito felizes (apesar de tudo). &amei como acabou do nada, AMEI como o narrador conversa diretamente com nós leitores. arrisco dizer que foi o segundo livro que mais gostei do jd salinger (apanhador em primeiro claro)! mestre!!!!!!!!!!!!!

_bbrcam 27/06/2022

fechou bem!
eu amo que ao longo dos livros vamos construindo a imagem do Seymour pela perspectiva dos irmãos que, claro, o viam de forma diferente. não é o meu livro preferido do autor, mas foi bom enquanto durou! gostei!

Lucas 02/04/2021

Inteiramente só e inteiramente cercado por outros
Com sorte, nos percebemos Gordas diante do espelho de Salinger. “Tudo o que o Cânone Ocidental pode nos trazer é o uso correto de nossa solidão, essa solidão cuja forma final é o confronto com nossa mortalidade”, escreve Harold Bloom, referindo-se ao fruto da leitura dos grandes clássicos nas nossas vidas. Podemos dizer o mesmo quanto ao cânone literário (ocidental e oriental) lido pela família Glass. “Esse leitor não lê pelo prazer fácil ou para expiar alguma culpa social, mas para ampliar uma existência solitária. (…) Como se pode ensinar solidão? A verdadeira leitura é uma atividade solitária, e não ensina ninguém a se tornar um melhor cidadão”, acrescenta o grande crítico. Por mais complicado que tenha sido o confronto de Seymour com sua mortalidade (e com sua cidadania, por assim dizer), o seu legado aos irmãos está intimamente ligado à compreensão dessa solidão a que Bloom se refere, materializado nos livros que ocupam as paredes da sala.

Ensaio completo no link

site: https://www.revistaamalgama.com.br/04/2021/inteiramente-so-e-inteiramente-cercado-por-outros-os-livros-da-familia-glass/

J. W. Murta 11/03/2021

Muito bom!
Gostei particularmente da primeira novela, ?Erguei bem alto a viga, carpinteiros?. A segunda novela o Salinger altera bastante seu modo de escrita e deixa a novela um pouco mais arrastada que o de costume.

claudio.louzd 10/12/2020

2 Contos longos de Salinger
Ele é incrível, sem dúvida. A gente aprecia quando conhece sua história e o que quer dizer, quer seja, falar de si, na pessoa dos seus personagens, em especial os sete irmãos Glass, alguns dos quais aparecem nesses dois contos. Cara um dos 7 tem algo de JD, quem conhece sua biografia enxerga na hora.
Então sugiro, sempre: antes de ler Salinger, leia sobre sua vida e obra. Aí sim vai ser possível apreciar. Boa leitura!

tripsdapaula 25/05/2020

Leiam O Apanhandor no Campo de Centeio antes.
O livro é bom e se divide em duas partes: carpinteiros, levantem bem alto a cumeeira e Seymour, uma apresentação - ambas tratam da relação entre dois irmãos e sua família e um casamento. A segunda parte também é altamente recomendável aos escritores.

Para quem nunca teve contato com Salinger, recomendo fortemente a leitura
de ?o apanhador no campo de centeio? antes da leitura desse livro.

Bruno Gil 01/01/2018

Metade incrível, metade mais ou menos
Assim como muitas pessoas sem muita criatividade, um dos meus livros favorites é O apanhador no campo de centeio.

Mesmo sendo muito fã, ainda não tinha me dado o "trabalho" de ler qualquer outro livro do Salinger. Apesar de já ter visto alguns documentários e a cinebiografia lançada em 2017.

Resolvi começar por esse. E posso dizer que me surpreendi bastante pelo começo. O conto "Carpinteiros etc." é incrível. Você se importa com os personagens e quer muito que esse encontro, nada planejado, continue por horas e dia a fio.

A química entre os personagens é incrível e você torce para que o confronto entre a Dama de Honra e Bobby continue. Tanto faz se no momento da história eles estão se dando bem ou não. O que importa é o antagonismo entre eles.

Quando acabou o conto deu até uma tristeza. Queria saber se em algum outro momento da vida esse grupo peculiar de pessoas se encontra de novo.

Já "Seymour, uma apresentação" é bem arrastado. Mesmo você se importante com ele, já que ele é um dos personagens principais, mesmo não aparecendo, no conto anterior, depois de algumas páginas você percebe que irá ver o brilhantismo do outro conto.

Cheguei a um ponto que estava lendo apenas por obrigação. Para terminar logo e partir para o próximo livro. No final até melhora, mas não o suficiente para se tornar marcante. Pelo menos não para mim.

Minha recomendação? Leia "Carpinteiros.." e siga sua vida. Só leia Seymour se se importar mais com a pequena quantidade de material que temos de Salinger do que por qualquer outra coisa.