Antes de Morrer

Antes de Morrer Jenny Downham

Resenhas - Antes de Morrer

JuniorNSMG 30/11/2009

Excelente!
Muito bom o livro, apesar de triste nos dá uma verdadeira lição de vida.

Luiza Machado 19/11/2009

Nem me lembro mais onde parei de ler, continuarei depois do fim do ano letivo, mas posso dizer que até onde estou (ou estava?), o livro tem se mostrado excessivamente depressivo. O que é compreensivo se considerarmos que a personagem-narradora vai morrer e sabe disso, convivendo com isso o tempo todo. Tudo o que aconteceu até agora, tudo que foi narrado rodeia em torno de sua doença e um ar debochado do tipo ''que se ferre, eu vou morrer mesmo'' não paira, mas gruda no ar.
Tudo muito triste, no começo nem tanto, mas depois isso vai se agravando e eu fiquei com pena da Tessa, que não consegue fazer coisas que a farão feliz; ela não consegue ser feliz, não tem motivos para isso. Vai morrer, tem dores o tempo todo e muita raiva dos saudáveis. ''Tomara que morram todos e sofram muito.'' Deve ser o que ela pensa a todo o tempo.
As pessoas (não me excluo de jeito nenhum) têm aquela ideia: Se você fosse morrer daqui a um mês, o que você faria? E todos dizem que fariam coisas boas, divertidas, especiais, emocionantes; enfim, curtiriam a vida. Mas não é possível para uma pessoa como Tessa, uma menina real, que quando pequenina fora diagnosticada com câncer, como muitas crianças são. Outras nem chegam a ser diagnosticadas. O livro atenta também para a ''não-ajuda'' do governo com relação aos adolescentes com câncer. Isso na Inglaterra. Imagine no Brasil, onde o governo ''tá se lixando'' para, não só a opinião pública, mas a saúde, educação e TUDO relacionado ao povo? Isso é triste, até porque milhões também são abandonados, sofrem, morrem aqui.
Rose 21/06/2011minha estante
Não só gostei da tua resenha, como incluí o livro em minhas leituras futuras. :)

Luiza Machado 17/08/2011minha estante
Obrigada. :)

Aline 09/11/2009

Comecei a ler em e-book mesmo rs, não aguentei esperar!

kassya 08/11/2009

Minhas Impressões.
É engraçado como as coisas acontecem, esta semana eu terminei de ler, “Quem me roubou de mim” e fui bombardeada por uma serie de perguntas ao final do livro, perguntas que nem sempre queremos nos fazer, exatamente por medo de descobrir as respostas. Só que existe um momento na vida, ( acredito assim ) que não adianta muito fugir das respostas, são os momentos que crescemos... As perguntas ficaram ecoando na minha cabeça, repetindo, martelando.

Esse livro me levou por um caminho difícil, e que eu precisava percorrer sozinha, mas não sabia muito como chegar até a ele.

Estou impressionada com a coincidência ( nada acontece por acaso !!!! ), um livro que vai ficar pra sempre em mim, porque caminhei ao lado dessa personagem tão intensa, tão menina, tão mulher ! Aprendi através dos seus passos, o meu caminho, as minhas respostas.

Como sempre, gosto de esclarecer que estas são as minhas impressões sobre o livro, não é uma resenha, são apenas palavras que expressam os meus sentimentos, o meu envolvimento com o livro, minhas descobertas, as marcas que a historia é capaz de deixar em mim!

“Personagens tão humanos em suas fraquezas e grandezas, tão frágeis diante da dor e da perda, tão reais e comuns”.

“Destinado a conduzir centenas de milhares de leitores à lágrimas. Downham descobre uma sutil verdade: que, apesar de todos os avisos, nunca se sabe como a vida termina.”

E LAGRIMAS ATÉ O FIM....

antunes 09/11/2009minha estante
Fiquei bastante curioso, para conhecer essa historia. gostei do escreveu. são realmente suas impressões. pessoal. parabéns, se expressou muito bem. despertou a minha curiosidade.

Vinícius 18/10/2009

Não deixe para o fim da vida.
PUTA LIVRO BOM! Recomendo! Dá a impressão de que a sua vida é monótona demais, e que só parece que algo como a leucemia da Tess pra mudar mesmo completamente.

Jasmin Freman 15/10/2009

Viver está acima de tudo
Como é incrível , o poder que palavras unidas , por uma pessoa que nem conhecemos tem sobre o nosso emocional. Quando compramos um livro sempre criamos expectativas sobre ele, com esse não poderia ser diferente, mas ao começar o livro, achei que ia me decepcionar pois a personagem parecia fútil. Então seria mais uma história sem aprofundamentos ,onde o fim seria tradicional ?
Não.Mas para minha surpresa o livro te prende, te envolve e te emociona , mostrando não só os clichês sobre o tema morte , mas sim mostrando que devemos agir de forma a se sentir feliz, até quando isso é louco ou perigoso , desde que não agrida o próximo.
Tessa a personagem principal , relata a doença em todos os sentidos que pode atingir o corpo e como ocorre a convivência com a mesma .Seus relatos em muitos momentos, nos confundem pois juntam a realidade, o sonho e até o delírio, esses que constituem a temática deste tão encantador livro.
Mais que um livro uma lição, onde viver está acima de tudo.

Fabrine 10/10/2009

Uma livro que realmente nos bota na pele da nossa querida Tessa, durante toda a sua historia , até o momento mais especial(a sua morte)!
Valeu muito ler esse livro especial!

*Cris 05/10/2009

A inversão da ordem natural das coisas
Encontrei este livro meio por acaso. O olhar da menina da capa se destacava na estante da biblioca, e não resisti. O apelo daquele olhar intrigado me convenceu a deixar "Antes de Morrer" furar a fila entre as dezenas de livros que compõem a lista de obras que pretendo ler nos próximos meses.

Logo que iniciei a leitura, porém, a empolgação diminuiu consideravelmente. O texto de Jenny Downham é muito fraco na primeira parte da obra. Os primeiros capítulos não passam de situações e descrições infantis. Ao longo do enredo, no entanto, a narração melhora. Sobretuto pela (SPOILER!) inesperada gravidez de Zoey e pelo surgimento de Adam. A partir daí o livro começa a se tornar interessante.

Alguns podem argumentar que a história é extremanente óbvia, mas para mim não é. Inexplicavelmente, eu acreditava que a Tessa, personagem principal que sofre de leucemia, não fosse morrer. Isso, para mim, seria o final (feliz) mais previsível, contrariando a morte certa. Mas "Antes de Morrer" não é, decididamente, uma história feliz.

Contra a minha vontade, lágrimas furtivas saltaram dos meu olhos, impedindo, inclusive, o bom andamento da leitura. Acho que isso se deve às descrições precisas dos procedimentos aos quais Tessa tinha que se submeter e do sofrimento que aquilo lhe causava.

Quando retirei a obra na biblioteca, uma amiga minha comentou: "parece aquele tipo de livro que tenta te passar uma lição ou algo assim". Pensando por esse lado, acho que o grande trunfo de "Antes de Morrer" foi, justamente, não induzir este tipo de conclusão. Não há nenhuma "moral da história" infiltrada subliminarmente em algum parágrafo. Há somente a constataçõo de que (agora vou apelas fortemente para o senso comum, mas não vejo outro caminho) "para morrer basta estar vivo".

É doloroso demais o conteúdo de um dos diálogos finais de Tessa com seu pai. A conversa trata do que deveria ser o seu futuro: entrar na universidade, casar-se, ter filhos, dormir trocentas noites ao lado de Adam. E, por fim, enterrar seu pai,poupando-o do sofriemento de inverter a ordem natural das coisas e preparar o funeral da própria filha.

Erika 18/10/2009minha estante
Oi Cris.

Sua resenha é muito bacana. Deu-me a impressão de que vc gostou do livro.

No entanto, avaliou-o com apenas 2 estrelas. Confundiu-me :)

Interpretei erroneamente sua resenha?

Abs

Lalá Ribeiro 22/09/2009

O livro é maravilhoso. Eu não consegui parar de ler.

A auora surpreende por não tratar as pessoas com câncer como pessoas acima extremamente perfeitas, que mereciam viver porque não cometem nenhum tipo de falhas.

Esse livro trata de pessoas comuns, pessoas que erram. Pessoas que merecem viver porque todo mundo merece. E mesmo assim o livro não perde o encanto. É perfeito demais.

M Pozelli 17/09/2009

UM MAXIMO!
Nossa eu me diverti muito cm esse livro, apesar de ele ter um lado triste pela doença dela, pelo outro tudo o que ela apronta é tão maximo, queria eu poder fazer o que ela faz OIPJSAIOAHSIHOAS nao gostei muito do final, me confundi toda! Mais isso nao importa, o que importa é que o livro vale muito a pena a ler *-*

Val 15/09/2009

A P A I X O N A N T E
Amei o livro, nao consegui parar de ler.
Incrível como a protagonista narra sua vida, cada detalhe, cada pensamento.
Uma heronina msm a Tessa, não conseguia sentir pena dela, sentia orgulho de uma pessoa tão corajosa, confesso que tinha esperanças que ela se curasse... mas o livro retrata a realidade, e o livro mostra que apesar da realidade ser muita dura, ela tb pode ser vista com outros olhos.

Me emocionei demais com a historia, recomendo muuuito, terminei de ler e me sinto sensível e agradecida por cada coisinha minima em minha vida!!!!

Dany 11/09/2009

Maravilhoso e Comovente
Nuss... O livro é apaixonante, confesso que quando me indicaram o livro achei que não iria gostar, mais me enganei profundamente. O livro me ensinou diversas coisas.

Enquanto lia o livro eu senti como se eu fosse a Tessa,vivi cada momento chorei, sorri e etc e admito que tinha esperanças dela sobreviver.

Quando terminei de ler meu coração ficou apertado e ainda demorei alguns minutos para me recuperar da leitura e de conseguir conter as lagrimas.

O livro mexeu muito comigo e foi uma grande lição pra mim... :)

10/09/2009

Perfeito.
Eu esperava um livro que me lembrasse o valor da vida, um livro que me fizesse chorar nas últimas páginas. Nada disso.
É um livro maravilhoso, com personagens maravilhosos, um livro que ensina sobre a vida, sobre o mundo, sobre a morte. Tive vontade de rir e chorar o livro todo.
O melhor livro que eu já li na vida, e minha nova heroína se chama Tessa Scott.

vsc80 08/09/2009

Comovente!
Em alguns momentos, me fez lembrar o filme "Um amor para recordar" (que é baseado no livro "Um momento inesquecível", de Nicholas Spark), quando Tessa resolve seguir adiante a sua lista de desejos antes de morrer.
Adorei o relacionamento dela com Adam e ficou faltando saber se o bebê de Zoey nasceu (confesso que não prestei atenção direito nesse detalhe, mas lembro que era um dos desejos de Tessa: conhecer o bebê).
Achei que a autora não precisava deixar o final extremamente depressivo e enrolar para chegar o fim de Tessa.
No entanto, gostei do livro e foi ótimo gastar duas horas para terminá-lo de ler no celular.

Carol Rodrigues 28/08/2009

Um soco no estômago
Li por pura curiosidade. Achei bem parecido com a temática do livro "Através do Espelho" do Jostein Gaarder.

"Antes de morrer" não é ambicioso, tem uma linguagem fácil, cativa e é intenso. Em algum momento vira ensinamento, em algum momento vira aprendizado, em algum momento o leitor parece querer agarrar a vida da personagem com as mãos para que ela não morra.

O final é - como não poderia deixar de ser - emocionante, sufocante, um soco no estômago e um nó na garganta!

Recomendo!