Antes de Morrer

Antes de Morrer Jenny Downham

Resenhas - Antes de Morrer

Márcia 08/02/2013

Quando li esse livro, dormi com o travesseiro molhado
"Antes de Morrer" traz a história da morte de Tessa - uma adolescente de 16 anos que vê o mundo correr mais rápido e o seu tempo acelerar desde os 12 anos, graças a uma leucemia que a mata implacavelmente.

Se eu tivesse lido este livro há alguns anos poderia tê-lo achado o suprassumo da criatividade e me emocionado por dias a fio. No entanto, hoje eu o considero bem conduzido, utilizando uma história relativamente original, mas com uma narrativa usual para o gênero extremamente dramático - reflexões sobre a vida; o olhar nostálgico de uma pessoa à beira da morte. O fato de se tratar de uma adolescente é mais um elemento sentimental que conquista a simpatia e o interesse de leitores, principalmente dos jovens, atraídos pelas ideias e conflitos de uma menina da mesma faixa etária.

A Tessa é uma típica moribunda com todos os problemas existenciais e as mesmas neuroses comuns a todos os personagens desse tipo. Mas apesar disso gostei do fato de ela não ser uma pobre coitada resignada. Não que ela não tenha se acomodado em certos momentos, mas não era uma moribunda fácil - ao contrário, dava bastante trabalho, e de algum modo achei essa atitude mais real, mais humana.

O romance não poderia ser mais conveniente e surreal, mas valeu a tentativa - acalenta o coração do leitor que se aperta pela menina. O pai dedidado e a mãe negligente compõem uma dupla ideal para as ruminações familiares da jovem - gostei da inversão dos papeis no casal, o pai é dedicado, amoroso e largou a vida própria para cuidar da filha, enquanto a mãe tem de conviver com a culpa de tê-la abandonado pouco antes do diagnóstico letal.

Do ponto de vista da abordagem do tema o livro não é exatamene inovador, mas como eu disse, é bem conduzido e proporciona emoção - principalmente nas últimas páginas, quando o óbvio acontece, mas do jeito mais tocante possível, o suficiente para me arrancar densas lágrimas.

Juliana 27/09/2012

.Emocionante
Antes de morrer é realmente um livro emocionante.A saga de Tess,uma menina como tantas outras,a não ser pelo peso de saber que tem um câncer incurável e com isso pouco tempo de vida.Entregue ao seus conflitos,tudo muda quando ela decide criar uma lista de coisas que pretende realizar antes de morrer,alinhado com os dilemas de uma adolescente cheia de dúvidas tão comuns aos 16 anos.

Emocionante do começo ao fim,esse livro fala de amor,amizade,respeito,lealdade e preconceito.Nos ensina a dar mais valor a vida,nos importar menos com problemas pequenos e a viver intensamente!

Impossível conter as lágrimas ao mergulhar no universo de Tess e seus dilemas da vida e da morte.

Taryne 27/08/2012

Desejo esse livro há muitos anos e por motivos que não sei explicar, nunca comprei. Navegando pela internet, achei um link para download e resolvi tentar a sorte, afinal nunca consegui ler um livro inteiro pelo computador. Logo nas primeiras linhas, percebi que "Antes de Morrer" seria o primeiro.

A história de Tessa Scott, de 16 anos, que convive com uma doença dolorosa e incurável desde pequena, nos envolve completamente. Isso se deve em parte à escrita da autora - suas palavras são repletas de afeto e delicadeza - e em parte aos personagens criados por ela, muito verossímeis e honestos.

Através da perspectiva de Tess, podemos acompanhar seus sonhos, suas raivas, suas frustrações, seus desejos enumerados numa lista que parece não ter fim. Muitos leitores podem julgar as atitudes da protagonista, mas numa situação como a dela, quem não se sentiria irritado? Quem não tentaria culpar alguma coisa? Quem não teria vontade de brigar com o mundo? Não é justo partir aos 16 anos, por isso entendo perfeitamente o egoísmo e as dores escancaradas da protagonista. Seus atos apenas demonstram a tristeza que sente em ter que se despedir de seus céus, seus chocolates, sua melhor amiga, seu irmão, seus pais e do menino que a fez descobrir o amor. Preciso repetir o quanto a narrativa de Jenny Downham é tocante, o romance que se desenrola entre Adam e Tessa não parece forçado, mas puro e natural. Suas descrições da natureza, percebida e sentida em toda sua essência pela protagonista, são de uma beleza inexplicável.

Em vários momentos da leitura não pude seguras as lágrimas, especialmente no final porque senti, assim como Tessa, como às vezes são necessárias e como doem as despedidas. Recomendadíssimo, mas preparem as caixinhas de lenços, vão precisar...

Bell Moraes 18/07/2012

Tessa é uma menina de apenas 16 anos que está perdendo a batalha de quatro anos contra a leucemia. E ao perceber que não vai sobreviver ao câncer, e não poderá terminar o colegial, ir ao baile de formatura, casar ou ter filhos, faz uma lista de desejos a serem atendidos antes de morrer.
Nessa lista estão itens como viajar o mundo, fazer sexo, infringir a lei, dirigir, juntar os pais separados, usar drogas, viver um grande amor e...viver o tempo que resta.
A autora faz com que você se coloque no lugar dessa adolescente que pensa que não tem mais nada a perder. Você ri, chora e reflete junto com a personagem até o moneto final.
Tessa torna-se um exemplo, porque ela pensa e faz coisas que você gostaria de fazer, mas acha que não pode. Ela nos ensina a dar valor a cada pequeno detalhe que deixamos passar despercebidos em nosso dia-à-dia e nos mostra o quanto sentiríamos falta de algo "banal" e o quanto podemos nos arrepender daquilo que deixamos para depois.
Quando os olhos de Tessa se fecharam para sempre, eu senti meu coração apertado, como se alguém querido tivesse partido.
De todos os livros que já li, essa é a menina de 16 anos mais incrível que já conheci como personagem.
Graças a Tessa, todo dia quando eu me levanto, abro a porta e respiro fundo. Tento sentir cada cheiro, agarrar cada sensação das coisas que tenho à minha volta. Sorrio e dou bom dia para o nada (ou seria tudo?).

Paulinha 06/07/2012

Ler 'Antes de Morrer' antes de morrer!
Um dos melhores livros que eu já li. Reúne amplamente todos os elementos que devem ser importantes na vida de uma pessoa, além de coisas materiais. Assim como seu título, é um livro para ser lido antes de morrer.

Book Addicted 24/05/2012

bookaddicted.net
Não tem como terminar de ler “Antes de Morrer” de Jenny Downham e não chorar. O modo como a autora o termina, os sentimentos da personagem, tudo isso traz a emoção à flor da pele.

É um livro sensacional, emocionante, que toca fundo as pessoas. Faz repensar sobre nossas prioridades na vida, se estamos vivendo intensamente cada momento, não sabemos o que pode nos acontecer amanhã.

O que talvez torne o livro ainda mais ‘forte‘ é o fato de ser escrito em primeira pessoa. Não é um narrador que diz saber o que a personagem está vivendo. E sim é a própria personagem que narra suas dores, suas angústias, suas perspectivas sobre o que resta de sua vida…

Tessa é praticamente uma ‘personagem real’. Não é aquela personagem que diz estar preparada para o que der e vier. Ela tem MEDO! E isso a torna real.

Muitos leitores podem abandonar a leitura por ser um livro triste, mas sinceramente, eu aconselharia que terminassem.

Pra mim, ‘Antes de Morrer’ não é somente uma leitura. É um ‘manual para repensar a vida’. Fictício, sim. Mas que pode ajudar muito caso real!

...

Mais em http://bookaddicted.net/antesdemorrer-jennydownham/

Leia e comente!

FabyTedrus 23/03/2012

O livro é lindo. Triste mas não é tão dramático como os livros e filmes comuns com esse tema. A lista do que Tessa faz das coisas que ela quer antes de morrer já são a prova disso!

Uma frase que li no livro e eu nunca esqueci foi: "Sinto saudade assim que ele vai embora. Quando ele não está comigo, eu acho que o inventei."

Para quem gosta de drama é uma ótima escolha!

Canafístula 10/03/2012

Antes de Morrer, de Jenny Downham
Confesso que sempre tive muita expectativa para ler esse livro. Em parte essa expectativa não foi correspondida, porque pensei que seria um livro mais meloso, tipo Soul Love (que também aborda o mesmo tema). Mas mesmo assim o livro conseguiu me tocar, ainda mais nas partes finais.

Em várias partes da narrativa, confesso que achei a história bem bobinha. Em muitas partes do livro, podemos achar Tessa uma garota mimada e rebelde, mas na situação dela, quem não o seria? Se você tivesse câncer em estado terminal, incurável, você não iria querer sair por aí fazendo tudo o que em circunstâncias normais você não faria?

O começo do livro é meio parado, tem partes que você acha muito cansativa toda aquela rebeldia da Tessa, mas quando você se dá conta de que ela está morrendo, de que ela não terá outra chance na vida, você se pergunta se não está sendo insensível com ela. Eu creio que só quem teve câncer ou teve alguém próximo com essa doença, será capaz de entender completamente a mensagem desse livro, porque em vários momentos eu não entendi as razões da personagem e parece que só fui cair em mim quando ela já estava morrendo.

E o final do livro então... Sem comentários. Há não ser que você seja feito de telha, é impossível não chorar ou se sentir emocionado. Confesso que em várias partes meus olhos ficaram cheios de lágrimas. Também era impossível evitar um sorriso sempre que Tessa conseguia cumprir mais um item de sua lista. Eu apenas não dei cinco estrelas pro livro porque achei a narrativa confusa em algumas partes – como quando a autora tenta explicar como ela pegou câncer, não ficou muito bem entendido – e porque achei outras bem previsíveis. Tirando isso, o livro é muito bom. Com certeza vale muito a pena a leitura.

A pergunta final que fica é por quê? Por que há de existir doenças como essas que simplesmente tiram das pessoas seu direito de viver?

Fica aqui uma ótima dica de leitura. Peço que não cometam o mesmo erro que eu: não sejam insensíveis com relação à Tessa. Tentem colocar-se no lugar dela. No lugar dela, vocês não fariam tudo que ela fez e mais um pouco? Reflitam. Um ótimo exemplo, devemos valorizar nossa vida SEMPRE!

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/

Kellen 08/03/2012

Antes de Morrer
O livro de Jenny Downham foi escolhido por minha amiga secreta do Clube do Livro – Alana – para a minha leitura de férias. Sempre estive muito curiosa para acompanhar a história da protagonista, mas estava me preparando para tudo que ia encontrar no livro antes de realmente tirá-lo da estante. Assim que peguei o livro para começar a ler eu já afirmava que ia chorar muito, afinal, é o que se espera de um livro com esse título e com o tema que aborda: o câncer terminal em uma adolescente de 16 anos.

Tessa Scott descobriu no inverno dos seus 13 anos o seu diagnóstico. Sua mãe havia abandonado a família quando ela tinha 12 anos, ela vivia com o pai e o irmão mais novo, Carl. Desde que descobriu a doença, o pai de Tessa se dedicou integralmente à ela, largou o emprego e tudo o que pensava era na melhora da filha, no bem-estar dela. Só que ter uma doença como esta em uma fase de tantas mudanças não é nada fácil. Na verdade, não é fácil em idade nenhuma, mas acho que vocês me entenderam.

A protagonista desse drama é só uma menina, que ainda não experimentou muitas coisas da vida, que teria “n” experiências para viver, mas agora ela tem pouco tempo, cada vez menos tempo, para poder realizar o que gostaria. Então, Tessa decide fazer uma lista do que ela gostaria de fazer antes de morrer e para isso pede ajuda de sua melhor amiga, Zoey. A amiga no começo não acha a ideia boa, mas depois decide ajudar, se é essa mesmo a palavra que melhor se encaixa na situação.

O fato é que Zoey parece ser mesmo nome de piriguete, foi a primeira coisa que pensei quando as coisas começaram a desenrolar no livro. Lembrei direto e comparei, claro, com Zoey Redbird, de House of Night, a piriguete mor. Voltando, a primeira coisa na lista de Tessa era fazer sexo. Qualquer pessoa com um pouco de juízo a faria pensar sobre o assunto. Mas Zoey não, ela veste Tessa no vestido mais “periguetoso” e a leva para uma balada. Lá aponta um cara, que tem um amigo, e depois anuncia que elas estão indo para a casa deles. Simples assim.

Depois a lista vai ganhando outros itens absurdos, até que chega em coisas boas, mas muita loucura é feita no meio do caminho. Não me emocionei com o livro tanto quanto eu pensava. Na verdade, só chorei em uma parte, relacionada ao irmão de Tessa, que é uma criança simplesmente adorável. Acho que eu esperava encontrar na lista de Tessa algo como nadar com os golfinhos e outras coisas fofas assim. Mas o que encontrei foi sexo, drogas, roubo, etc.

Tessa era muito revoltada, eu sei que ela tem motivo, mas houve várias situações em que eu queria entrar no livro e dar uns belos sacodidões nela. Ela teve muitos momentos egoístas, frios e insensíveis. Eu entendo que Tessa estava sofrendo, mas não era só ela, né? Imagina a dor de um pai que tem que perder as esperanças, a dor de um irmão que quase não entende tudo aquilo que ocorre na sua casa. Na verdade, para mim, com suas atitudes, ela mostrava que não dava valor a tudo o que o pai dela fez. Ela aprontou tanto, que o pai dela chegou a chamá-la de monstra e isso é extremo.

Então ela conhece Adam, seu vizinho, e os dois têm muita química, uma atração sem explicação, mas com prazo de validade. Em um primeiro momento, eles se afastam, para que sofrer mais, não é? Só que quem não gostaria de ter uma pessoa que a ame, que dê carinho, que a chame de linda e tudo o mais? Adam é um sopro de vida para Tessa. E é um cara digno, um cara que ganhou o meu respeito, o mocinho perfeito para a história de Tessa.

A escrita de Jenny é envolvente e real. Foi muito elogiada pela crítica, mas com todos os ingredientes que tinha em mãos, poderia ter sido muito mais emocionante. Minha experiência com ele poderia ter sido mais emotiva. Acho que mesmo com um assunto tão triste, nós ainda queremos poder sonhar, romancear as coisas. O livro é bom, mostra a realidade de uma menina igual a muitas pelo mundo. Com uma rebeldia justificável, mas ainda assim, em alguns momentos, exagerada.

Alexandre 15/01/2012

Um livro depressivo, mas, infelizmente, mostra a realidade de algumas pessoas que possuem a mesma doença que Tessa. Um ótimo livro, que mostra que, no meu ponto de vista, mostra que não há limites, barreiras para uma pessoa seguir seu sonho, fazer o que ela quiser. O modo como a autora descreve tudo... Faz você, realmente, se sentir dentro da história. Adorei o livro, a ótima história. É um bom drama. Um dos melhores livros que eu já li.