Antes de Morrer

Antes de Morrer Jenny Downham

Resenhas - Antes de Morrer

Ale 24/08/2010

Encantador!!

Estória muito linda, superbem humorada, triste tbm (como era de se esperar), com uma narrativa simples mais que aflora em sensibilidade!
Essa é uma das estórias que li, e que sentirei falta, e que tbm não esquecerei e com certeza voltarei a ler em breve!
Entendo o que Shakespeare quis expressar quando disse que nós somos o tecido que são feitos os sonhos, mas sabe aqueles sonhos que vooc corre, corre e não sai do lugar?
Somos um fantoche na mão do destino.
Carlos Drummond de Andrade falou: A dor é inevitável, o sofrimento é opcional!

Larissa2518 19/07/2010

Não gostei, foi uma total decepção.
Acho que levo as coisas um pouco a sério demais, então não deu pra acompanhar a Tessa e sua lista.
Esperava algo bem mais profundo e emocionante, mas só encontrei futilidade.

Nana 12/07/2010

Triste... Emocionante...Lindo!
O livro conta a estória de Tessa, uma menina de 16 anos, que desde os 12 anos luta contra uma leucemia, de um tipo raro e sem cura. Ela faz uma lista de dez coisas que gostaria de fazer antes de morrer e corre contra o tempo para realizá-las.
Todos nós sabemos que vamos morrer um dia, é inevitável. Descobrir que temos uma doença terminal é doloroso para qualquer pessoa com certeza. Mas descobrir esta doença tão cedo quanto Tessa e passar por um tratamento pesado e sofrido durante o período da adolescência deve ser ainda mais terrível, pois este já é um momento dificil na vida de qualquer um, com muitas mudanças e cheio de dúvidas.
Ter que abandonar a escola, os amigos, bem nesta fase em que se está descobrindo a vida, namoros, festas.
Os personagens do livro são muito humanos e tive a sensação de estar lendo o relato de um história real....muito real!
O livro é muito triste e bastante emocionante. Nos faz refletir sobre a importância de aproveitar cada momento da nossa vida e principalmente de darmos valor a nossa saúde que é o que temos de mais valioso. Com certeza uma estória pra ficar na memória!
Eu particularmente me emocionei ainda mais, pois tenho um filho que hoje tem 16 anos (a mesma idade da personagem) e fiquei me imaginando no lugar dos pais. Quanto sofrimento e angústia. Chorei muito no final da leitura!
Elaini 26/07/2010minha estante
Nana..que livro emocionante!!! e sua resenha resume muito bem a estória, fora que o livro não parece ficção. Chorei d+.
Bjs
obs: Você faz ótimas resenhas. Parabéns!!

Carla Buffolo Altoé 05/07/2010

O que você faria se soubesse que sua vida está perto do fim? Pegunta difícil, não? Tessa tem um tipo raro de leucemia e sabe que não tem cura....O que você faria no lugar dela?
Me tocou muito a forma como o pai dela deixou de lado a sua vida e se dedicou a cuidar dela, e achei que a Tessa foi muito mau agradecida...
Este livro nos leva a refletir sobre a vida e acima de tudo, refletir sobre as pessoas que estão ao nosso lado, qual a importância do pai, da mãe, de um(a) amigo(a), irmão(ã), namorado(a)...
Muito bem escrito...Recomendo!

OceaneMontanea 02/07/2010

Eu precisava ler algo assim...
Ler esse livro foi muito mais que um passatempo, foi uma experiência. É incrível como o livro se encaixou no meu momento de vida. Dizer que a história de Tessa Scott, a menina de 16 anos que está fadada a sofrer e morrer pelo câncer é uma “lição de vida” seria muito clichê, e eu tento evitar clichês o máximo que eu puder. É uma história que dói no coração, e se você estiver em um momento de reflexão na sua vida, como eu estava, com os olhos bem abertos certamente você vai ver em Adam o seu grande amor, em Zoey aquela sua melhor amiga ou amigo que talvez você deixa de lado com mais freqüência do que deseja, em Cal o seu irmão ou irmã chato, que te perturba, que te irrita, mas que é seu irmão e é sua família e talvez só precise de um pouco mais de você, do seu tempo, do seu amor. Os pais de Tessa podem ser os seus pais, imperfeitos, que não te tratam como os pais dos filmes, que podem ás vezes te fazer sentir como se você não fosse amado, mas é o que a vida te deu, e você também tem que fazer a sua parte para fazer dar certo o relacionamento de vocês.
A lista de desejos de Tessa antes de morrer são coisas que a maioria dos adolescentes no fundo quer fazer. Sexo, drogas, dizer sim para tudo por um dia, dirigir por aí sem carteira, infringir o máximo de leis possíveis em um só dia, etc. Ás vezes o modo como ela reage a certas coisas me deu raiva, mas sei lá o que eu faria no lugar dela. Todos sabemos que vamos morrer, mas ver a morte eminentemente próxima deve ser como um sonho ruim, uma piada, uma brincadeira de mau gosto da qual esperamos sair, e nos vemos frustrados quando não conseguimos.
Um trecho que eu gostei muito, e que se tornou uma espécie de oração para mim é esse:

“Feitiços para afastar a morte.

Peça à sua melhor amiga para ler as melhores partes da revista que estiver lendo: moda, fofocas. Diga-lhe para se sentar perto o suficiente para você poder alisar-lhe a barriga em toda sua incrível extensão. E, quando ela tiver de ir para casa, respire fundo e diga-lhe que a ama. Porque é verdade. E, quando ela se inclinar na sua direção e sussurrar a mesma coisa, abrace-a com força, porque essas não são palavras que vocês diriam em circunstâncias normais.
Faça seu irmão se sentar ao seu lado depois de chegar da escola e contar cada detalhe do seu dia, cada aula, cada conversa, inclusive o que comeu na cantina, até ele ficar tão entediado que implore para sair e ir jogar futebol com os amigos no parque.
Observe sua mãe tirar os sapatos e massagear os pés, porque seu novo emprego na livraria significa que ela tem de passar o dia inteiro em pé e ser educado com desconhecidos. Ria quando ela der um livro de presente ao seu pai porque tem um desconto e pode se dar ao luxo de ser generosa.
Veja seu pai beijar a bochecha dela. Repare em como sorriem. Saiba que, aconteça o que acontecer, eles são seus pais.
Ouça sua vizinha podar as rosas enquanto as sombras se espicham pelo gramado. Ela cantarola uma canção antiga, e você está debaixo do cobertor junto com seu namorado. Diga-lhe que sente orgulho dele, porque ele plantou aquele jardim e incentivou a mãe a cuidar das plantas.
Estude a Lua. Está bem próxima e rodeada por um halo cor-de-rosa. Seu namorado lhe diz que isso é uma ilusão de ótica, que ela só parece grande por causa do ângulo em relação à Terra.
Compare seu tamanho com o da Lua.
E à noite, quando você for levada novamente para o andar de cima e mais um dia terminar, recuse-se a deixar seu namorado dormir na cama de armar. Diga-lhe que quer ser abraçada e não tenha medo de ele não querer porque, se ele diz que sim, é porque a ama, e isso é tudo que importa. Entrelace suas pernas com as dele. Ouça-o dormir, ouça sua respiração suave.
E quando ouvir um ruído, como o vento batendo em uma pipa e chegando cada vez mais perto, como as pás de um moinho girando lentamente, diga:
- Ainda não, ainda não.
Continue respirando. Apenas siga fazendo isso. É fácil. Inspira, expira.”

Lana 31/05/2010

Lindo..e triste!

CamiBrito 29/05/2010

Não se pode morrer sem ler "Antes de morrer".
Antes de Morrer, um titulo que chamou bastante minha atenção. Sempre me pergunto as vezes o que eu faria se soubesse que iria morrer, as vezes quando eu acordo tento fazer do meu dia incrível por que sei que quanto mais horas eu vivo mais perto estou chegando da morte. E agora que eu li esse livro incrivelmente maravilhoso, percebi que diferente do que muitas pessoas pensam que esse meu tipo de pensamento é algo macabro eu estou certa.
É um livro bastante sensível, meio inapropriado para pessoas menores de 15 anos, e uma coisa que torna o livro bem penoso é que o fato de que invariavelmente você ira se sentir no lugar de Tessa e provavelmente ira fazer você pensar muito na vida e pensar na morte. E que você irá chorar, do começo ao fim irá chorar impossível de controlar.

Nyx Waldorf 19/05/2010

Resenha aqui:

Carol 15/05/2010

Lindo. Emocionante. Doloroso.
Um dos livros que obrigatóriamente você deve ler antes de morrer.

Tessa, uma jovem com um tipo raro de leucemia luta para conseguir viver um pouco antes de partir, fazendo uma lista de coisas malucas que quer fazer e fazendo coisas mais malucas ainda tentando terminar a lista e tentando continuar viva.

Um ser humano incrivel, com medos, raivas, tristezas, alegrias, lágrimas, sorrisos e morte, dentro de si mesma.

Ao mesmo tempo lindo, cruel e reflexivo. Eu recomendo.

Márcia 02/05/2010

O LIVRO É MUITO REAL E TRISTE CHOREI MUITO.

TatiAmaribe 01/05/2010

Emocionante
Não tem como terminar de ler esse livro e não chorar. Eu chorei a manhã inteira... O modo como a autora o termina, os sentimentos da personagem, tudo isso traz a emoção à flor da pele.

É um livro sensacional, emocionante, que toca fundo as pessoas. Faz repensar sobre nossas prioridades na vida, se estamos vivendo intensamente cada momento, não sabemos o que pode nos acontecer amanhã.

O que talvez torne o livro ainda mais 'forte' é o fato de ser escrito em primeira pessoa. Não é um narrador que diz saber o que a personagem está vivendo. E sim é a própria personagem que narra suas dores, suas angústias, suas perspectivas sobre o que resta de sua vida...

Tessa é praticamente uma 'personagem real'. Não é aquela personagem que diz estar preparada para o que der e vier. Ela tem MEDO! E isso a torna real.

Muitos leitores podem abandonar a leitura por ser um livro triste, mas sinceramente, eu aconselharia que terminassem.

Pra mim, 'Antes de Morrer' não é somente uma leitura. É um 'manual para repensar a vida'. Fictício, sim. Mas que pode ajudar muito caso real!

mura 19/04/2010

Excelente livro.
Uma adolescente com leucemia e sem perspectivas de cura cria uma lista de coisas a fazer antes da morte e saí a concretizar suas vontades.
Nos mostra como a vida é muito rápida e que quase nunca a gente tira um tempo para nós, para viver. Quantos de nós não gostariam de fazer tudo que Tessa Scot aprontou antes de morrer.

Recomendo.

luizmerino 17/04/2010

"Não há momento melhor do que o presente..."
Serei sincero quando digo que peguei esse livro achando que seria mais um livro com uma história já batida para se passar o tempo.

Confesso que me enganei absurdamente. Não é possível que alguém que tenha lido o livro, não tenha gostado.

Jenny Downham narra a história de uma maneira tão simples mas ao mesmo tempo tão intensa, mostrando a personagem Tessa numa visão próxima da morte quando soube que tinha uma doença incurável e não tinha muito tempo de vida.

A forma que a personagem se apega as coisas olhando de uma forma diferente da que via quando tinha uma vida toda pela frente, são incríveis fazendo o leitor sentir um pouco do que a personagem sentia e se cativando ainda mais por ela.

O que você faria se soubesse quando iria morrer? Faria uma lista das coisas que desejaria fazer na vida antes de partir? Tentaria afastar as pessoas o mais rápido possível para não faze-las sofrer em um futuro próximo? Ou tentaria se apegar mais ainda a elas, ao ponto de encontrar o verdadeiro amor que sentia nunca ter tido?

São questões abordadas no livro de uma forma intensa. O final é triste e tocante, acredito que muitos irão se emocionar ao lerem.

Ótima história. Excelentes e carismáticos personagens. Grandes emoções. Com certeza vai para minha lista de favoritos.

Recomendadíssimo.

Dersch 12/04/2010

A iminência da morte, vista sob vários ângulos (todos próximos, legítimos e fundamentais). Um livro com um tema que poderia facilmente cair no óbvio, mas que surpreende, emociona e, acima de tudo, deixa sua marca, nos transforma... Terminei a leitura com uma certeza: eu não tenho medo de morrer - eu tenho medo é de não viver.

Rezia 17/03/2010

Em "Antes de Morrer" a personagem Tessa mostra o que as pessoas que sofrem de câncer precisam passar. Por causa dessa enfermidade ela se torna um pouco egoísta, fazendo de tudo para conseguir fazer o que deseja no tempo que lhe resta. Por outro lado, a história mostra como tanto o amor da família quanto dos amigos podem ultrapassar barreiras e como devemos valorizar nossas vidas aproveitando cada dia como pudermos. Carpe Diem!