Antes de Morrer

Antes de Morrer Jenny Downham

Resenhas - Antes de Morrer

Lyn 20/12/2010

Emoção à flor da pele, lição de vida!
'Antes de morrer' é um livro extremamente tocante.
A partir do capítulo 30 já não conseguia mais parar de chorar...
Tessa, uma linda jovem de apenas 16 anos, condenada à morte.
Mesmo assim, encontra forças, tenta aproveitar a vida ao máximo, mesmo sabendo como será o seu fim.
Apesar do livro ser narrado em primeira, esta consegue transmitir particularidades de cada um dos personagens, ainda que estes não tenham vozes próprias no livro, ou seja, tenham suas histórias contadas a partir do ponto de vista de Tessa.
Por isso acho que esta obra foi escrito com maestria!
...
Em minha opinião, o mais emcionante foram as descrições da natureza, de um pôr-do-sol, de uma folha caíndo,ou apenas de uma mosca atordoada...
Coisas tão simples, que vemos todos os dias de forma insignificante, despercebida,como se fossem comums... Mas não, não o são. E podemos perceber o tamanho de nossa cegueira para os pequenos milagres da vida ao ler a história de uma adolescente se dando conta de como sentirá falta de abrir os olhos, de apenas sentir o vento.

'Antes de morrer' põe em voga a efemeridade do tempo, como não se pode controlar nada, e o que hoje parece bem, amanhã pode não mais existir... A vida é um presente de Deus, e devemos dar valor à cada minuto, perceber que acordar, poder levantar, tudo isso é uma dádiva (e quantos são privados dessas pequenas coisas, sem, no entanto, serem infelizes?!).

Ynnah 16/12/2010

Ai esse livro é tão emocionante!

A Tessa está com câncer terminal e resolve aproveitar cada minuto de vida que ela tem e pra isso ela resolve realizar as coisas que estão numa lista que ela faz.

E o resto segue e isso tudo na companhia de sua amiga Zoey que é muito doida! gostei dela! mas as vezes ela era meio chata com a Tessa, parecia que ela não entendia que a Tessa precisava fazer aquelas coisas,aproveitar mesmo.

Depois ela conhece seu vizinho Adam e começa um romance!
O Adam é super atencioso com ela, ele é um fofo!

Adorei o irmão dela, o Cal, ele adora mágica e é muito divertido!

Os pais da Tessa, gente eles são muito fortes, acho que se fosse eu, eu ia ficar chorando o tempo todo perto da minha filha, não sei. Ainda bem que eles não ficaram assim pq senão ela ia ficar triste e aí danou-se.

Esse livro me lembrou o filme Um amora pra recordar. Mas só em umas partes, o resto é diferente, como ela enxerga o mundo estando doente, apreciando a grama, o vento, ai tudo!

Tmabém tem as parte dela quando a doença agrava, que é muito triste, mas ela tenta se manter firme e forte.

Gostei muito! o final é como a gente espera desde que se lê o titulo, mas achei muito legal o processo na cabeça da Tessa!

Esse livro é uma deixa pra nós aproveitarmos cada momento de nossas vidas, viver intensamente tudo! pq depois não tem volta!
Mais que recomendado!
x

rafinha 16/12/2010

Esse é um dos livros que eu termino de ler e penso "PRECISO fazer uma resenha sobre ele", um dos poucos, aliás.

Quando comecei a ler este livro achei que iria abandonar, pois o modo como é escrito não é algo que me agrada ler. Mas, depois de um ou dois capítulos desisti. Precisava o que iria acontecer com Tess e sua lista de coisas para fazer e é fato que eu não me arrependi.

A doença e o que acontece com a Tess durante o filme é relatada pela escritora com tantos detalhes que eu podia jurar que ela é médica ou fez uma pesquisa MUITO boa sobre o assunto, por que os detalhes e sensações que ela nos da são algo que eu nunca li em livro algum. E Jenny escreve coisas piegas de um modo fácil, simples. Isso me encantou demais.

Adam e Tess foi a coisa mais fofa do livro depois do Cal (Nunca vou me esquecer o que ele disse sobre as estrelas!). E o pai da Tess? Muito forte, admirei muito tudo o que ele fez pela filha dele. A mãe da Tess deixou muito a desejar como o papel de mãe, o que deu uma mudadinha no final do livro.

Ah, o final do livro! Quando você lê um livro, você se apega a algum personagem, ainda mais se você se por no lugar da Tess e foi exatamente o que aconteceu. Eu me apeguei a ela e a história dela, ao que ela vivia/sentia de uma tal forma que isso me fez ler o livro aos poucos. Eu não queria perde-la. Eu não queria que terminasse. E, mesmo sendo avisada desde a sinopse e até mesmo pelo nome do livro que ela iria morrer, quando aconteceu... Fiquei mal, mal mesmo.

Se você quer ler uma estória que mexa com você, super recomendo Antes de Morrer.

Isabela 11/12/2010

Ela me irrita e as atitudes dela me irritam. Ela age como criança... Cansa.

Patricia Duarte 17/11/2010

Se eu fosse resumir essa historia em três palavras, diria: Lindo, forte e triste!
Impossível não se envolver, não se imaginar no lugar de Tessa, não sentir a dor de seu pai.
Uma menina com tão pouco tempo e tantas coisas para realizar, faz você refletir na sua própria vida, sobre cada minuto perdido, sobre cada reclamação desnecessária, enfim faz você dar valor as coisas mais simples do mundo.
Tessa que na maioria das vezes era forte, às vezes surtava e tinha atitudes que magoavam aqueles que a amavam. Mas quem não surtaria em sua situação? Quem não iria fazer o que quisesse em seu pouco tempo restante? Quem se preocuparia com as conseqüências de seus atos?
Uma história comovente de amor, não apenas entre um homem e uma mulher, mas também entre uma família que se despede a cada dia de um ente querido.

*** Nin@!! *** 15/11/2010

Muito bom mesmo!
Gostei bastante do livro...
Li devido ao fato de um grande amigo meu estar com leucemia, me indicaram o livro... foi difícil lê-lo até o final e não pensar em meu amigo a cada página...
A autora foi ótima, escreveu um livro alegre... em todos os momentos falado sobre morte... não era melancólico.. não me fez chorar... porém me entristeceu diversas vezes... quem não ficaria triste com uma história dessas?!? Enfim.. recomendo... as pessoas não dão valor na vida... isso é fato!

DANIELI.NOGUEIRA 30/10/2010

Esse livro foi uma verdadeira surpresa para mim. Quando li a sinopse dele sabia que a história correspondia perfeitamente com o tema do desafio de outubro, Lição de vida. Imaginava que era a história de alguém que precisa conviver e suportar a certeza de uma morte proxima, algo já muito explorado pela literatura e o cinema., não tinha muitas expectativas alem disso. Mas, a história se mostrou muito melhor e mais original do que eu esperava.A autora soube escrever uma história tão proxima do real, que por vezes esquecemos que de fato é ficção. Não a pinturas ou disfarces, não é filme da Disney. Os personagens são humanos e imperfeitos, cada um a seu modo amadurecem com o problema, e não se tornam viloes ou mocinhos. São pessoas como voce ou eu. Poderia ser voce ou eu. E esse pensamento nos causa um aperto no coração.

Resenha completa no Blog: http://mundofeitopordany.blogspot.com/2010/10/desafio-literario-livro-reserva.html
Aline/Blog SLMP 20/06/2011minha estante
A história parece ótima... Já marquei-o.

Barb 23/10/2010

Por: Barbara Y. S. O.
Me apaixonei por esse livro antes mesmo de lê-lo. Encontrei uma resenha em um blog e resolvi ler. Nossa, acho que foi o livro que eu mais gostei!
O livro tem uma narrativa envolvente e conta a história de tessa, uma garota com leucemia, já em estado terminal.
Essa garota resolve fazer uma lista de coisas que quer fazer antes de morrer, como: fazer sexo, ouvir um garoto dizer 'porra como eu te amo Tessa', ...

Realmente vale a pena se envolver nessa maravilhosa história!
Confesso que nunca gostei de drama, mas esse... NOSSA.

Douglas P Da Silva 19/10/2010

A história é muito tocante e recomendo!
É um livro muito tocante, da busca desesperada de experiências antes de morrer... Bonito, mas não esperem uma visão docinha... Ela é romântica! Mas há uma certa crueza nos seus sentimentos que a tornam bastante tangível. Acho incrível como a autora Jenny conseguiu descrever tudo que se passa na cabeça de uma pessoa com uma doença terminal.

O livro nos faz pensar como é estar na pele de Tessa . Tocou-me profundamente
fiquei um tempão sentada com o livro na mão e pensando
não é estranho em um segundo deixar de existir?
Enfim...
recomendo!

Vinicius 26/09/2010

Uma adolescente tem uma doença terminal e faz uma lista do que quer fazer antes de sua morte, coisas como a primeira transa, uso de drogas, andar de moto, coisas assim.

O legal que não é apelativo como é de se esperar de livros do genero e você passa a dar a mais importancia as coisas pequenas

Lila 21/09/2010

maravilhoso!
Não é possível que alguém que tenha lido o livro, não tenha gostado.

Acho incrível como a Jenny conseguiu descrever tudo que se passa na cabeça de uma pessoa com uma doença terminal.

O livro nos faz pensar como é estar na pele de Tessa.

Ela sofre bastante, mas decide que não quer passar seus últimos momentos no hospital.

Esse negócio de fazer uma lista de coisas a fazer antes de morrer, foi uma ótima idéia da Jenny. O que eu achei legal, é que são coisas incomuns.

A história é muito tocante e recomendo!

Gigi Vergetti 06/09/2010

Já pensou o que se passa na cabeça de alguém que tem certeza que vai morrer? Foi um pouco do que me levou ler esse livro, ver um pouco do que sem passa no interior de cada um. O que você faria se você soubesse que ia morrer? Bem esse livro mostra um pouco disso, através de coisas às vezes divertidas, simples e tristes. É impossivel não chorar lendo esse livro. E você aprende com a personagem que apesar de seu destino final, ela aproveitou cada momento que lhe restava. Ou seja devemos viver cada dia como se fosse o último.

Dani 06/09/2010

"Cal diz que os seres humanos são feitos das cinzas do núcleo de estrelas mortas. Segundo ele, quando eu morrer, tornarei a virar pó, luz cintilante, chuva. Se for verdade, quero ser enterrada bem aqui, debaixo desta árvore. Suas raízes vão penetrar a matéria macia do meu corpo até eu ficar totalmente seca. Renascerei como broto de maçã. Na primavera, despencarei até o chão como confetes, e grudarei nos sapatos da minha família. Eles me carregarão no bolso, me espalharão, em forma de seda sutil, nos travesseiros para ajudá-los a dormir. Então, que sonhos terão?"

Anna 02/09/2010

"Talvez eu já esteja morta. Talvez seja simplesmente assim que vá ser. Os vivos continuarão em seu mundo – tocando-se, caminhando. E eu continuarei neste mundo vazio, batendo sem fazer barulho no vidro que nos separa (...) Nenhum gosto, nem cheiro, nem textura, nem som. Nada para ver. Um vazio total para sempre".