O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz

Resenhas - O Primo Basílio

Graça 10/02/2009

Bom sou suspeita pra falar sobre os livros do Eça de Queiroz. Está entre meus autores preferidos e foi por muito tempo o preferido. Primo Basilio é um livro maravilhoso. O amor ingenuo de Luiza, a tirania da empregada invejosa, diálogos imperdíveis. Personagens inesquecíveis, o que dizer do Conselheiro Acácio? Virou até referência. Não dá pra não ler.

Felipe 09/03/2010

É difícil pensar em alguma coisa que falte a este livro
Há quem diga que os clássicos devem ser relidos de tempos em tempos. Não sei se por esta máxima ou por que outro motivo resolvi reler “O primo Basílio” depois de uns 15 anos e dos tempos de leitura obrigatória da escola. Não me arrependi, esta releitura me trouxe uma nova perspectiva sobre a obra de Eça e sobre a literatura portuguesa que eu acreditava que somente eu gostava de contemporâneos como Miguel Sousa Tavares.

A história todos devem conhecer, Luísa é deixada sozinha em sua casa em Lisboa por seu marido Jorge que vai trabalhar no interior de Portugal. Neste período solitário, Luísa recebe a visita de seu antigo namorada e primo Basílio. Os dois deixam a antiga paixão aflorar, Luísa apaixonada e Basílio procurando uma aventura. A empregada intercepta uma das cartas de amor entre o casal extraconjugal e passa a chantageá-la, e quando Jorge retorna a situação fica tensa para Luísa. O final não vou contar para que aqueles que ainda não tiveram o prazer de ler o romance de Eça o façam com o prazer de descobrir o final pela palavras de Eça de Queirós.

O que me chamou atenção nesta releitura de Eça foi como sua obra é baseada no deboche da sociedade portuguesa em que ele viveu na segunda metade do século XIX, e do próprio país em si que Eça enxergava como atrasado e retrógrado. Ele ataca todas as instituições com extremo sacarmos, da família a religião, passando pelos artistas e burocratas. As coincidências entre a descrição de Machado de Assis da sociedade carioca do mesmo período e a feita por Eça força-nos a traçar um paralelo entre a obras destes dois grandes escritores. Ambos são críticos sociais e o fazem suas críticas com extremo deboche e de maneira muito cômica.

Uma característica de Eça que também me chamou atenção é seu extremo detalhismo em descrever os cenários onde as cenas ocorrem, o leitor é transportado para lá mesmo que não queira. O sexo e a traição estão presentes, não somente em Luísa, mas em sua amiga Leopoldina. Assim como Machado de Assis onde a traição conjugal está presente em quase todas as suas obras, Eça usa e abusa da infidelidade.

Eu confesso que torci pela oprimida empregada sair bem da história por querer que uma pessoa reprimida pela sociedade se sobressaísse pelo menos em um romance. Acredito que outros leitores tenham se identificado com a solidão de Luísa que o marido preteri ao trabalho, ou com o marido incompreendido ou mesmo com o sedutor Basílio. E neste ponto de construir personagens tão característicos e fortes, com os quais os mais diferentes leitores possam se identificar é mais um dos pontos fortes de Eça.

O primo Basílio é um livro que deve ser lido e relido muitas vezes, nele há de tudo: amor, paixão, traição, sexo, incesto, intrigas. Enfim, não falta nada que uma grande literatura necessite.

Deka 26/03/2009

Detestei.
Podem insistir que ele foi um gênio ao descrever a hipocrisia da sociedade da época. Adoro gênios que descrevem sociedades de forma irônica.

Mas disso, ele só descreveu a sociedade, porque não vejo nenhum gênio.

A impressão que tenho é que ele criou uma situação em que se meteu numa sinuca e como não teve saída, matou a protagonista pra ver se o drama comovia o leitor.

Olivia 02/01/2011

Luísa a dondoca que vivia com a cabeça nos romances esperando o príncipe encantado. Juliana, a empregada que vive e sobrevive na realidade...

Íris 18/02/2009

Cansativo mas ao mesmo tempo envolvente,desperta a curiosidade do leitor.Bom,é Eça um gênio da sua escola literária.

Filme e livro,sem comparações o filme óbvio deixou muito a desejar.
O livro é sempre melhor do que o filme.

Cristal 06/04/2009

cansativo demais.

Zuca 18/04/2009

Diferente de "Dom Casmurro", em "O Primo Basílio" há adultério comprovado.

Eunice.Vilares 12/08/2009

Adorei o livro e o filme... Adorei os protagonistas e adorei várias frases do livro... Nota 9

pysche 31/05/2024

Meus manos que livro, o cara simplesmente denunciava as falcatruas que ocorriam na elite de forma extremamente chique e com um português extremamente complicado (por causa da época obviamente).

eu já havia lido anteriormente mas agora foi com maior atenção devido às atividades escolares. pelo menos agora estava ciente do quão a narrativa devagar era normal, mas só que é muito cansativo.

ORPinto 21/11/2009

Retratando a vida cotidiana, os amores e as traições da pequena burguesia de Lisboa, o autor faz uma crítica demolidora da sociedade portuguesa.Obra básica do realismo português que desmistifica a instituição do casamento.

Jss 01/01/2010

Ultra romântico

Leo 01/01/2010

O PRIMO BASÌLIO
O primo Basílio é uma obra prima de Eça de Queiroz, é um livro fascinante, uma linguagem pouco rebuscada e que torna maisfácil a leitura e a compreenção, podemos usufruir juntamente com cada personagem dos sentimentos experimentados na obra, como amor, insegurança, medo, rancor, aventura e felicidade. Pena, ou melhor, que bom que o final do livro vem dar um banho de água fria em tudo o que poderíamos esperar para uma história de burgueses portugueses daquela época, a história da empregada Mariana foi sempre muito triste, devido a sua amargura e a sua postura final diante da patroa Luísa condenou-se a um fim ainda mais triste,já a Luísa, foi uma pena e o Basílio nem se fala, vamos dizer que a honra nunca foi um de seus fortes, nem a lealdade, nem a honestidade, não vou contar o final, nem o que aconteceu bem ao certo a estes personagens para que leiam o livro, tenho certeza de que não irão se arrepender...

Dica: Depois de ler o livro procurem no you tube o clip da música Amor I love you, da Marisa Monte, que reproduz por cima um pouco do que foi a história e em seus versos reproduz as palavras de Luísa da pág. 134 do livro(se não me engano)e revela ao leitor o que ela sentiu ao receber a primeira carta de amor de seu primo.

Fernanda 10/01/2010

Leitura chata, não avancei muito e fui no máximo a 5º página, alguém consegue me convencer a ir mais adiante?

Jééh 31/01/2010

e o amor?
bom esse livro é sim uma verdadeira novela, e foi esse livro tbm que me incluir Eça de Queirós entra os meus autores prediletos...a culpa é um persongagem importante nessa história, ela domina varias páginas...No fim (embora que esse fim tenha sido triste)união do casal se mostra mas forte que qualquer outro sentimento e eu acho que é isso que nos prende a essa história ^^